Parar de tomar anticoncepcional emagrece?

Especialista da área:
atualizado em 11/03/2022

Usado há décadas como método contraceptivo, a pílula anticoncepcional também é acusada de ser a grande culpada pelo ganho de peso de muitas mulheres. Então, se isso é verdade, quer dizer que parar de tomar anticoncepcional emagrece? Não necessariamente, como você verá a seguir.

A pílula anticoncepcional engorda mesmo?

Gordurinhas na mulher
Muitas mulheres se queixam do ganho de peso ao tomar anticoncepcional

Em primeiro lugar, para entendermos se parar de tomar anticoncepcional emagrece é importante investigar se a pílula pode realmente ser apontada como a causa principal do ganho de peso das mulheres que usam o medicamento.

  Continua Depois da Publicidade  

Logo que surgiram, no começo da década de 60, as pílulas anticoncepcionais tinham níveis muito altos de hormônios. Essas doses elevadas causavam o ganho de peso em algumas mulheres devido ao aumento do apetite e da retenção de líquidos, que provoca inchaço.

Assim, naquela época é bem provável que as pílulas tenham feito mulheres engordar. No entanto, atualmente, os anticoncepcionais têm doses muito mais baixas de hormônios.

As pílulas nos dias de hoje

Hoje, eles são considerados neutros no que se trata ao peso: a maioria das mulheres não engorda ou emagrece por conta da pílula. Uma pesquisa que revisou 44 estudos não encontrou evidências que as pílulas anticoncepcionais provocaram aumento de peso na maioria das mulheres.  

Embora seja raro, algumas mulheres ganham um pouco de peso quando começam a tomar a pílula. Mas, o efeito geralmente é temporário e ocorre devido à retenção de líquidos, não a um acúmulo extra de gordura.

Ao mesmo tempo, pode haver uma combinação de motivos para que uma mulher ganhe peso durante o uso do anticoncepcional: hormônios, dieta, retenção de líquido ou até mesmo porque muitas começam a tomar o remédio enquanto ainda estão em fase de crescimento.

  Continua Depois da Publicidade  

Além disso, mesmo quando há algum aumento de peso, ele costuma ser discreto. Pesquisadores que estudaram o tema acreditam que parece ser improvável que os contraceptivos hormonais causem um grande ganho de peso.

Logicamente, nunca podemos esquecer que cada mulher é diferente e algumas podem reter mais líquido que as outras. Mas, o que se conclui é que o ganho de peso não é um efeito colateral tão forte dos anticoncepcionais quando se poderia imaginar.

A composição dos anticoncepcionais

Enquanto alguns anticoncepcionais orais são à base dos hormônios estrógeno e progesterona, outros possuem apenas progesterona. 

Alguns possuem diferentes doses de estrógeno e cada um pode apresentar um tipo de progesterona, tanto que o hormônio pode aparecer com nomes diferentes, dependendo da pílula em questão.

Cada tipo de progesterona tem uma ação especial e, inclusive, há aquelas que possuem efeito diurético, ou seja, de combate ao inchaço. Portanto, os efeitos colaterais de cada pílula podem ser diferentes.

Assim, se o ginecologista escolher um anticoncepcional pensando nas necessidades, características e tendências da sua paciente é possível que ele encontre um que não afete o peso.

  Continua Depois da Publicidade  

Para saber quais as chances do seu anticoncepcional causar ganho de peso, leia a bula do contraceptivo. 

Há algum caso em que tomar anticoncepcional emagrece?

Pílula
Será que vale a pena mesmo parar de tomar anticoncepcional para emagrecer?

Se por um acaso, a mulher usava um anticoncepcional com uma composição capaz de aumentar o seu peso, ao parar de usá-lo é possível que o peso diminua um pouco. No entanto, a maior parte desse peso perdido provavelmente não será gordura, será água (lembre-se da retenção de líquido).

Assim, se o único motivo para abandonar o anticoncepcional é o desejo de perder uma boa quantidade de peso, vale a pena repensar. Ter uma dieta balanceada e praticar mais exercícios certamente trará melhores resultados do que simplesmente descartar a pílula.

Se a mulher ganhou algum peso enquanto usava a pílula, porém não mudou muito o seu estilo de vida, ela não terá uma diminuição significativa de peso ao parar de usar o contraceptivo. 

Caso perceba que engordou demais desde que começou a tomar o anticoncepcional, o ideal é fazer uma reflexão. Será que não existe algum outro possível motivo para o ganho de peso?

Por exemplo, uma piora na qualidade da alimentação, uma vida mais sedentária, um aumento no consumo de álcool ou noites mal dormidas. Todos esses fatores também podem afetar o peso negativamente.

  Continua Depois da Publicidade  

O que fazer?

Portanto, antes de tomar a decisão de parar de tomar anticoncepcional, vale a pena consultar o médico. Ele te ajudará a entender se a pílula é a culpada pelo seu ganho de peso e se parar de tomar anticoncepcional emagrece no seu caso em particular.

Ao mesmo tempo, se você precisar da pílula, porém estiver com receio que o contraceptivo que você usa engorde, o profissional de saúde poderá indicar uma troca para outro anticoncepcional com menos chances de aumentar o seu peso.

Fontes e referências adicionais

Você já tinha ouvido falar que parar de tomar anticoncepcional emagrece? Tem vontade de parar com a pílula para ter menos efeitos colaterais? Comente abaixo!

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (1 votos, média 5,00)
Loading...
Sobre Equipe MundoBoaForma

Quando o assunto é saúde, você tem que saber em quem confiar. Sua qualidade de vida e bem-estar devem ser uma prioridade para você. Por isso contamos com uma equipe profissional diversificada e altamente qualificada, composta por médicos, nutricionistas, educadores físicos. Nosso objetivo é garantir a qualidade do conteúdo que publicamos, que é também baseado nas mais confiáveis fontes de informação. Tudo isso para que você tenha confiança no MundoBoaForma e faça daqui sua fonte preferencial de consulta para assuntos relacionados à saúde, boa forma e qualidade de vida.

Deixe um comentário