Pimenta Emagrece? Como Ela Ajuda a Emagrecer?

Especialista:
atualizado em 06/07/2020

Com seu sabor único, as pimentas são alimentos incríveis cujos benefícios a maioria das pessoas desconhecem. A seguir você irá conferir se a pimenta emagrece, como ela atua no organismo e ainda descobrirá muitos outros benefícios da capsaicina. Além disso, você ainda entenderá como funciona a classificação de ardor da pimenta.

Se você adora pimenta com as coisas que come, continue colocando mais – e se você tem medo do calor, você pode começar devagar com a pimenta caiena. Isso porque pimenta emagrece e ajuda a controlar seu peso, fazendo delas o acompanhamento perfeito para a sua dieta. Embora a pimenta sozinha não te faça emagrecer de forma isolada, elas podem fazer a diferença em um quilo ou dois – o que a maioria das pessoas que fazem dieta com certeza aprecia.

A pimenta é um alimento incrível e que tem mais qualidades do que as pessoas imaginam. Se você está se perguntando se a pimenta emagrece, talvez você queira conhecer também os 10 maiores benefícios da pimenta para descobrir os inúmeros benefícios que a pimenta pode trazer para a sua saúde e boa forma.

Como a Pimenta Emagrece

O segredo do poder de eliminação de gordura da pimenta está em uma substância alcaloide chamada capsaicina, que também é a fonte do sabor ardido. A capsaicina não apenas arde sua boca, mas ela pode na verdade fazer com que seu corpo se aqueça, assim você queima calorias mais rápido.

A ligação da capsaicina com a temperatura pode ser explicada pela atividade da gordura marrom. A maioria da gordura em nossos corpos é branca, e níveis excessivos de gordura branca podem fazer com que as pessoas fiquem acima do peso ou obesas. Em contraste, gordura marrom é uma porcentagem muito pequena do total de gordura (algumas pessoas nem a possuem), e é altamente ativa já que funciona para regular a temperatura corporal. Especialistas pensavam que apenas bebês tinham gordura marrom e que a perdiam com o crescimento; agora sabemos que adultos também têm gordura marrom, e podem até criar novas células de gordura marrom.

Em estudos com animais para averiguar se a pimenta emagrece, os animais analisados demonstraram níveis maiores de gordura marrom após exposição à capsaicina. Embora estudos com animais não prevejam corretamente os resultados com pessoas, é possível que a pimenta também aumente o metabolismo humano ao ativar gordura marrom.

Também pode haver esperança para pessoas que querem efeitos similares sem ter que comer alimentos apimentados, embora a pesquisa ainda esteja em estágios iniciais. Um pequeno estudo publicado no American Journal of Clinical Nutrition revelou que homens jovens que tinham previamente demonstrado atividade de gordura marrom queimavam mas calorias na hora após tomarem capsinoides, que são substâncias parecidas com a capsaicina encontradas em uma variedade de pimenta doce. Capsinoides não têm o sabor ardido, mas esse estudo sugere que eles podem ter efeitos termogênicos similares ao de alimentos apimentados.

Independente dos efeitos da pimenta no metabolismo, a forma mais eficaz de emagrecer é reduzir a ingestão de calorias e aumentar a atividade física. A pimenta não compensa se você comer demais, ela apenas ajuda a emagrecer um pouco.

Para os apaixonados por pimenta, consumi-las em conserva pode não ser um problema, mas para as pessoas com maior sensibilidade, podem utilizá-las em molhos que acompanham perfeitamente qualquer refeição. Conheça 9 receitas de molho de pimenta caseiro e tempere a sua dieta com muito estilo e personalidade.

Essas belezas são tão versáteis que podem ser utilizadas até em sobremesas como chocolates, sorvetes e até bebidas. Uma das receitas mais incríveis feitas com pimenta são as geléias. Sua cozinha ficará muito mais interessante depois que você preparar essas 10 receitas de geleia de pimenta.

Outros Benefícios da Pimenta

Perda de peso de lado, a pimenta tem muitos benefícios à saúde. Ela contém mais vitamina C do que frutas cítricas, e mais vitamina A do que cenouras. A capsaicina também induz a liberação de endorfinas, criando uma melhora no humor que mantém muitas pessoas que gostam de pimenta querendo mais. A capsaicina também é muito usada como um analgésico tópico, e algumas pesquisas mostram que ingerir a substância pode ajudar a prevenir câncer de próstata.

Classificando o Ardor

O ardor da pimenta é classificado usando a escala de Scoville: quanto maior o número na escala, maior a quantidade de capsaicina. Peperoncino e pimentões estão no fim da lista, com números de 100 a 500, enquanto as pimentas mais ardidas, como naga jolokia, tem uma pontuação de 1 milhão. Jalapeños, por mais que pareça ardida, está quase no fim, com uma pontuação de 2500 a 8000.

Master Cleanse

Se você conhece a Master Cleanse, você provavelmente sabe que a pimenta de caiena tem um papel importante nesse plano de perda de peso/detox. A Master Cleanse foi criada por Stanley Burroughs em 1941. Em seu livro, ele alega que a pimenta caiena é um ingrediente importante na limpeza porque ela pode eliminar o acúmulo de placas e muco encontrados nos seu trato gastrointestinal. Como resultado, seu corpo é desintoxicado, e por isso pode-se afirmar que a pimenta emagrece.

Coisas a Lembrar

Embora seja um fato científico que a capsaicina pode aumentar seu metabolismo, você não pode usar apenas a pimenta de caiena para emagrecer. Você tem que manter uma dieta com poucas gorduras e balanceada. Exercícios regulares também são essenciais. Também é importante que você tome cuidado quando tomar suplementos de pimenta caiena. Mesmo que as cápsulas e o pó sejam muito menos ardidos que a pimenta inteira, eles ainda causam uma sensação de queimação na garganta.

Você já tinha ouvido falar que a pimenta emagrece? Já tentou consumi-la por este propósito? Até qual grau de ardência você aguenta e gosta? Comente abaixo!

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (19 votos, média: 4,42 de 5)
Loading...
Sobre Julio Bittar e Dra. Patricia Leite

Quando se trata de saúde, é muito importante poder contar com uma fonte confiável de informações. Afinal de contas sabemos que o sua qualidade de vida e bem-estar devem estar em primeiro lugar para você. Por isso contamos com uma equipe profissional diversificada, com redatores e editores que desenvolvem um conteúdo de qualidade, adaptando-o a uma linguagem de fácil compreensão para o público em geral, tendo por base as mais confiáveis fontes de informação. Depois disso todo artigo é revisado por profissional especialista da área, para garantir que as informações são verídicas, e só então ele é publicado no site. Tudo isso para que você tenha confiança no MundoBoaForma e faça daqui sua fonte preferencial de consulta para assuntos relacionados a saúde, boa forma e qualidade de vida. Conheça mais sobre os profissionais que contribuem para a qualidade editorial do portal.

Deixe um comentário

1 comentário em “Pimenta Emagrece? Como Ela Ajuda a Emagrecer?”