Como funciona uma dieta detox

atualizado em

Uma dieta detox é baseada no consumo de vegetais, água, chás, sucos e suchás, que são misturas de sucos com chás. 

A palavra detox é uma abreviação de desintoxicação, um processo natural e constante de neutralização e eliminação de toxinas do corpo. 

A desintoxicação pode ocorrer de forma fisiológica, função realizada principalmente pelo fígado e pelos rins, de forma medicinal, necessária quando há intoxicação por álcool ou drogas, ou por meio da dieta, quando o foco é eliminar as toxinas provenientes do consumo de alimentos industrializados, ricos em conservantes, emulsificantes, acidulantes e corantes.

Veja também: Alimentos processados levam ao vício por comida, conclui estudo.

Toxina é o termo utilizado para se referir às substâncias capazes de provocar danos à saúde de uma pessoa. Alguns resíduos metabólicos, ou seja, resultantes das reações químicas que ocorrem nas células, podem, em excesso, provocar danos aos tecidos do corpo, agindo como toxinas. 

Da mesma forma, a ingestão de toxinas provenientes dos alimentos industrializados ou daqueles muito ricos em gorduras saturadas, trans, sódio e açúcar também podem provocar danos às nossas células e tecidos.

Felizmente, nosso corpo possui mecanismos para neutralizar e eliminar essas toxinas do organismo. Para isto, há um trabalho conjunto do fígado, dos intestinos, dos rins, dos pulmões, da pele, dos sistemas linfático e sanguíneo para garantir que as toxinas sejam quimicamente transformadas em compostos menos prejudiciais e sejam excretadas do corpo.

A dieta detox entra nesse cenário como uma estratégia complementar do trabalho já exercido pelo nosso organismo. Sendo assim, o objetivo com a dieta detox é promover o trabalho do fígado e dos rins na eliminação das toxinas acumuladas no corpo.

Veja mais detalhes sobre a dieta detox, por que as pessoas fazem esse tipo de dieta, quais são os benefícios, quem não deve fazer e quais são seus possíveis efeitos colaterais. 

O que é uma dieta detox?

Dieta detox
A palavra detox é uma abreviação de desintoxicação, o principal benefício dessa dieta

A dieta detox é uma estratégia alimentar que visa a eliminação de toxinas e radicais livres do corpo. Ela é caracterizada como uma dieta diurética, nutritiva e, claro, desintoxicante.

A dieta detox elimina o consumo de alimentos muito processados, ricos em aditivos químicos, sódio e açúcar. 

Diferentemente do que algumas propagandas apelativas dizem, a dieta detox não é um remédio, ou seja, ela não cura nenhuma doença. Portanto, ninguém deve, em hipótese alguma, abandonar seu tratamento medicamentoso ou deixar de procurar ajuda de um médico ou médica para tratar alguma patologia que possa ter. 

O que a dieta detox faz é ajudar o fígado a trabalhar melhor, ou seja, metabolizar (processar) as toxinas que estão em excesso no organismo e eliminá-las. 

Há alguns tipos ou métodos de dieta detox, mas todos compartilham do mesmo princípio, que é o de “descascar mais e desembalar menos”. Neste sentido, são eliminados do cardápio todo tipo de alimento industrializado e altamente processado. Veja o que acontece com seu corpo quando você para de consumir alimentos processados. 

Outro ponto comum das dietas detox é a abundância de líquidos, como água, chás e sucos. São eliminadas as bebidas cafeinadas, gaseificadas, alcoólicas e até o leite. 

Alguns tipos de dieta detox, inclusive, consistem em ingerir apenas líquidos durante alguns dias. 

Outro ponto importante a ser mencionado sobre a dieta detox é que ela não tem como objetivo principal promover o emagrecimento. No entanto, este é um efeito indireto, já que são eliminados os alimentos ricos em açúcar, sal e gordura. 

Por que as pessoas fazem dietas detox?

A dieta detox é válida para pessoas que estão buscando mudar seus hábitos alimentares, voltando-se para os alimentos mais naturais e nutritivos. É uma boa forma de começar um plano de reeducação alimentar, por isso muitas pessoas optam por essa estratégia inicial. 

A dieta detox pode beneficiar, principalmente, aquelas pessoas que vivenciam as seguintes situações:

  • Em grande parte do tempo, consomem alimentos industrializados, aqueles comprados nos supermercados
  • Até comem alimentos preparados em casa, porém com excesso de adição de sal e açúcar
  • Abusam de alimentos gordurosos, desde frituras a cortes de carnes com muita gordura. Ou que adicionam muito óleo vegetal ou animal no preparo dos alimentos
  • Que tomam bebidas alcoólicas em excesso ou com muita frequência
  • Vivem em locais muito poluídos ou que fumam 
  • Estão vivendo um período muito estressante em suas vidas
  • Que passaram por um período de exagero alimentar, como festas de fim de ano, férias e viagens

Uma quantidade crescente de pesquisas têm mostrado que muitas das toxinas que ingerimos diariamente através dos alimentos ou que entramos em contato, por meio da água e do ar, podem se acumular nas células de gordura do nosso corpo. 

Essas toxinas incluem pesticidas, antibióticos, hormônios, aditivos químicos, produtos químicos de embalagens, produtos de limpeza, contaminantes, metais pesados, poluentes, fumaça, dentre outras substâncias encontradas nos alimentos, no ar e na água. 

Uma dieta deficiente em certos nutrientes, especialmente vitaminas e minerais, também pode prejudicar as funções naturais do nosso organismo ligada à desintoxicação do corpo, contribuindo para o acúmulo de toxinas. 

A carga acumulada, chamada de “carga tóxica”, tem sido associada a diversos distúrbios, como a obesidade, o diabetes do tipo 2, os cânceres e o mau funcionamento do sistema imunológico e hormonal. 

Os sinais e sintomas manifestados no corpo são diversos, pode haver dificuldade de concentração, infecções frequentes, problemas de digestão, dores de cabeça, problemas de pele e dores musculares. 

Ou seja, a dieta detox pode ser um pontapé inicial para pessoas que estão buscando um estilo de vida mais saudável para uma melhor qualidade de vida e prevenção de doenças. 

Benefícios

Detox para emagrecimento
Entre outros benefícios, a dieta detox pode ajudar no emagrecimento

Os benefícios da dieta detox podem ser notados em curto prazo, logo nos primeiros dias da estratégia. Os benefícios mais comumente relatados pelos praticantes são:

  • Melhora da digestão: pois a dieta é rica em alimentos leves e ricos em fibras e água
  • Reduz a retenção de líquidos (diminui o inchaço): este é o benefício estético mais apreciado da dieta, pois como a dieta é rica em água e diurética, você pode observar uma expressiva redução de medidas em poucos dias
  • Desintoxica o organismo: principal objetivo da dieta, o de possibilitar que o corpo lide com o excesso de toxinas e o elimine do organismo
  • Auxilia no emagrecimento: o objetivo da dieta não é fazer a pessoa emagrecer, mas ela ajuda, quando dentro de um plano de reeducação alimentar e prática de atividade física regular 
  • Melhora a qualidade do sono: muitas vezes o sono é atrapalhado pelo consumo excessivo de alimentos gordurosos e ricos em sal à noite. Ao eliminar esses alimentos, muitas pessoas têm sua qualidade de sono melhorada 
  • Pele mais limpa: a dieta detox também melhora o aspecto da pele, pelo aumento da hidratação e redução das toxinas. A pele fica visualmente mais limpa, hidratada e viçosa 

Quem não deve fazer uma dieta detox?

Mulheres grávidas, lactantes, crianças e adolescentes não devem fazer uma dieta detox, pois ela inclui alguns períodos de restrições alimentares, que podem impactar negativamente esses grupos de pessoas, que demandam um maior aporte calórico e de nutrientes. 

Pessoas com certas condições crônicas de saúde, como doença renal ou hepática, só devem fazer a dieta sob a supervisão médica. A dieta detox não deve ser feita com o objetivo de tratar intoxicação por álcool ou drogas.

Fadiga, indigestão, tosse, dor muscular e falta de sono podem ser sinais de doenças sérias. Por isso, é importante consultar um médico ou médica para uma avaliação completa (check-up), a fim de garantir que certos sintomas não sejam causados por uma condição de saúde que requer tratamento imediato. 

Isso quer dizer que, apesar da dieta detox resultar em benefícios que podem “solucionar” esses sintomas, ela não deve ser usada como uma forma de tratamento.

Efeitos colaterais

Um dos efeitos colaterais mais comuns é dor de cabeça nos primeiros dias da dieta detox, geralmente devido à abstinência de cafeína. Por isso, médicos e nutricionistas geralmente aconselham que se diminua a quantidade de cafeína ingerida gradualmente antes de começar uma dieta detox. Além disso, algumas pessoas escolhem tirar alguns dias de folga no trabalho para começar a dieta detox ou começá-la no fim de semana.

Outros efeitos colaterais incluem diarreia excessiva, o que pode levar a desidratação e perda de eletrólitos. A prisão de ventre (constipação) pode ocorrer se a pessoa consumir muitas fibras sem aumentar também a ingestão de líquidos. 

Outros efeitos colaterais podem incluir cansaço, irritabilidade, acne, perda de peso e fome. O aparecimento de acne é comum nos primeiros dias, devido à eliminação de excesso de sebo e toxinas pela pele. Em médio e longo prazo, o resultado é uma pele mais saudável. 

Qualquer piora dos sintomas ou novos sintomas que ocorram durante uma dieta detox deve ser seguida por uma visita ao médico.

Se a pessoa seguir uma dieta detox mais restritiva por um longo tempo, pode resultar em deficiências nutricionais, principalmente de proteínas (algumas dietas detox evitam produtos de origem animal) e cálcio.

Escolher um método de dieta detox

Existem várias estratégias de dieta detox, que você pode conhecer para saber qual é a melhor opção para você. De preferência, siga a estratégia recomendada pelo médico(a) ou nutricionista que te acompanha. 

Uma dieta detox padrão apresenta um período de jejum, seguido de dieta composta de frutas, vegetais, chás, sucos, suchás e água. Algumas dietas incluem o uso de suplementos, como o de cúrcuma, para maximizar o efeito detox. 

Nas diferentes estratégias de dieta detox, há a exclusão de determinados grupos de alimentos e a inclusão de alimentos de origem vegetal. 

Alguns dos principais métodos de dieta detox são:

  • Dieta detox para limpeza do fígado: tem duração máxima de 8 dias, inclui alimentos de origem vegetal, sem laticínios e produtos processados. 
  • Dieta detox líquida: tem duração de 3 a 10 dias e inclui apenas sucos, smoothies e sopas à base de frutas e vegetais. Veja 13 sucos detox simples e rápidos.
  • Dieta detox intestinal: pode durar de 3 a 21 dias e inclui alimentos probióticos, frutas, verduras e peixes. São proibidos os alimentos com glúten, lactose, leguminosas, carne suína e bovina, açúcar refinado e todos os alimentos processados. 
  • Dieta detox de 48 horas: durante esse período, só é permitido consumir saladas, proteínas magras, água e shots de limão, gengibre e cúrcuma. 
  • Jejum: existem vários tipos e duração de jejum. Tipicamente, se faz um jejum de 12 a 24 horas, em que não é permitido ingerir nenhum alimento, apenas água, café e chá sem açúcar ou adoçantes. 

Se você se interessou pela dieta detox e deseja fazer alguma das estratégias, não deixe de conferir este guia da dieta detox, contendo várias recomendações importantes, para você ter bons resultados com essa estratégia alimentar. 

Vídeo: Como fazer uma dieta detox certo

O vídeo a seguir também traz dicas importantes para quem se interessa pela dieta detox!

Você já fez alguma dieta detox? Como foi? Compartilhe sua experiência nos comentários abaixo!

Foi útil?
1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas
Loading...
Sobre Dra. Patricia Leite

Dra. Patricia é Nutricionista - CRN-RJ 0510146-5. Ela é uma das mais conceituadas profissionais do país, sendo uma referência profissional em sua área e autora de artigos e vídeos de grande sucesso e reconhecimento. Tem pós-graduação em Nutrição pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, é especialista em Nutrição Esportiva pela Universidad Miguel de Cervantes (España) e é também membro da International Society of Sports Nutrition.

Deixe um comentário

1 comentário em “Como funciona uma dieta detox”

  1. Olá,

    Não sabia que ao ingerir os alimentos alguns elementos (toxinas) ficavam impregnadas em nosso corpo. Legal saber que a dieta detox ajuda na eliminação dessas toxinas. Assim nosso corpo fica limpo e funcionando melhor. Posso fazer todos os meses?

    Responder