Pipoca antes de dormir engorda ou faz bem?

Especialista da área:
atualizado em 09/07/2021

A pipoca certamente é um dos petiscos mais democráticos que existem. Afinal, ela pode fazer parte de diversas situações e momentos do dia a dia. Mas quem se preocupa em perder peso pode se perguntar se comer pipoca antes de dormir engorda e se o lanchinho faz bem.

  Continua Depois da Publicidade  

Bem, a resposta para as perguntas vai depender muito da maneira como se prepara e, consequentemente, se consome a pipoca antes de dormir.

Por exemplo, fazer uma pipoca doce cheia de açúcar ou uma versão muito gordurosa, com manteiga e bacon, por exemplo, aumentando o seu teor calórico, vai favorecer o ganho de peso e fazer mal para a saúde. Assim, é bom evitar o consumo desse tipo de pipoca.

Além disso, não podemos nos esquecer a pipoca de cinema. Ela é um dos piores alimentos para o sistema digestivo lidar antes de dormir, podendo provocar um inchaço considerável no corpo.

O bom tipo de pipoca

Pipoca antes de dormir

Por outro lado, é recomendado preparar e saborear uma pipoca branquinha, sem a adição dos complementos citados acima e colocar pouco ou nenhum óleo.

Enquanto a pipoca dourada no cinema é uma bomba calórica, a pipoca caseira não é um lanchinho tão desastroso. Os carboidratos de digestão lenta na pipoca trabalham para transferir o aminoácido triptofano para o cérebro, onde ele é usado para disparar a produção do neurotransmissor indutor do sono, a serotonina.

Neste sentido, os carboidratos ingeridos de uma a duas horas antes de ir para a cama colaboram com a liberação da serotonina, da melatonina e de outros neurotransmissores cerebrais que promovem o sono.

Por isso, a pipoca de fogão (sem complementos calóricos, gordurosos ou açucarados e com pouco ou nenhum óleo) pode ser uma das boas alternativas de carboidratos saudáveis para consumir antes de dormir.

A questão das fibras da pipoca

Como se não bastasse, um dos benefícios da pipoca é que as suas fibras dão uma forcinha em relação à fome. Isso porque um dos efeitos das fibras no organismo é contribuir com a promoção da saciedade.

Ou seja, a versão saudável da pipoca, sem aqueles complementos e com pouco ou nada de óleo, pode ser uma boa substituta de lanches noturnos calóricos como sorvete, chocolate ou a pizza que sobrou do dia anterior, por exemplo.

  Continua Depois da Publicidade  

Quando aquele saco de batata chips estiver chamando sua atenção, recorra a algo que te conceda a crocância, mas tenha menos calorias, gorduras e sódio. A pipoca com baixo teor de gorduras é uma opção de grão integral que vai satisfazer as suas necessidades.

De olho nas calorias e gorduras da pipoca antes de dormir

Comer pipoca antes de dormir

Muitos nutricionistas concordam que não é uma escolha inteligente consumir um lanchinho rico em calorias logo antes de ir para a cama. Fazer uma refeição pesada duas horas antes de se deitar pode manter a pessoa acordada. 

Portanto, se você quiser comer a pipoca antes de dormir, certifique-se de não escolher uma porção enorme para não correr o risco de consumir calorias demais. 

Não confie em sacos de pipoca de micro-ondas. Eles são cheios de gorduras não saudáveis e substâncias químicas duvidosas.

Dica de ouro: moderar na quantidade de sal

Caso você escolha comer pipoca antes de dormir para matar aquela fome que bate tarde da noite, não encha o lanchinho de sal.

Afinal, consumir algo muito salgado fará com que você precise tomar água. Além disso, colocar acompanhamentos como manteiga e queijo na pipoca também pode dar sede.

Consequentemente, a ingestão de água fará com que você tenha vontade de ir ao banheiro para urinar, o que poderá interromper o seu sono. Não é super desagradável acordar e ter que sair do conforto da cama no meio da madrugada?

Entretanto, esse não é o único e nem o maior problema de consumir uma pipoca cheia de sal. Isso porque outro risco é ingerir sódio demais, algo que não é nada bom para a saúde.

  Continua Depois da Publicidade  

Além de saber se a pipoca antes de dormir engorda ou faz mal…

É fundamental cuidar para que o restante da alimentação seja saudável, controlada, nutritiva e equilibrada. Até porque a pipoca é um alimento só e não dá para deixar de levar em conta a influência do restante da dieta na saúde e boa forma.

Afinal, não vai adiantar muita coisa para a saúde e boa forma consumir uma versão sem gorduras, açúcares, sal de pipoca antes de dormir se o restante da alimentação no dia for de baixa qualidade.

Para quem tem dificuldade em seguir uma boa dieta, vale muito a pena contar com o acompanhamento de um bom nutricionista.

Tenha em mente que este artigo serve unicamente para informar e jamais pode substituir as orientações profissionais e qualificadas de um nutricionista. 

Vídeo

Não perca o vídeo abaixo: a nossa nutricionista explica coisas que você não pode deixar de saber antes de comer pipoca!

Você gosta de comer pipoca antes de dormir? Ou prefere o aperitivo em outro horário? Comente abaixo!

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (1 votos, média 5,00)
Loading...
Sobre Dra. Patricia Leite

Dra. Patricia é Nutricionista - CRN-RJ 0510146-5. Ela é uma das mais conceituadas profissionais do país, sendo uma referência profissional em sua área e autora de artigos e vídeos de grande sucesso e reconhecimento. Tem pós-graduação em Nutrição pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, é especialista em Nutrição Esportiva pela Universidad Miguel de Cervantes (España) e é também membro da International Society of Sports Nutrition.

  Continua Depois da Publicidade  

Deixe um comentário