A pipoca certamente é um dos petiscos mais democráticos que existem. Afinal, ela pode fazer parte de diversas situações e momentos do dia a dia. Mas quem se preocupa em perder peso pode se perguntar se comer pipoca antes de dormir engorda e se o lanchinho faz bem.
Bem, a resposta para as perguntas vai depender muito da maneira como se prepara e, consequentemente, se consome a pipoca antes de dormir.
Por exemplo, fazer uma pipoca doce cheia de açúcar ou uma versão muito gordurosa, com manteiga e bacon, por exemplo, aumentando o seu teor calórico, vai favorecer o ganho de peso e fazer mal para a saúde. Assim, é bom evitar o consumo desse tipo de pipoca.
Além disso, não podemos nos esquecer a pipoca de cinema. Ela é um dos piores alimentos para o sistema digestivo lidar antes de dormir, podendo provocar um inchaço considerável no corpo.
O bom tipo de pipoca
Por outro lado, é recomendado preparar e saborear uma pipoca branquinha, sem a adição dos complementos citados acima e colocar pouco ou nenhum óleo.
Enquanto a pipoca dourada no cinema é uma bomba calórica, a pipoca caseira não é um lanchinho tão desastroso. Os carboidratos de digestão lenta na pipoca trabalham para transferir o aminoácido triptofano para o cérebro, onde ele é usado para disparar a produção do neurotransmissor indutor do sono, a serotonina.
Neste sentido, os carboidratos ingeridos de uma a duas horas antes de ir para a cama colaboram com a liberação da serotonina, da melatonina e de outros neurotransmissores cerebrais que promovem o sono.
Por isso, a pipoca de fogão (sem complementos calóricos, gordurosos ou açucarados e com pouco ou nenhum óleo) pode ser uma das boas alternativas de carboidratos saudáveis para consumir antes de dormir.
A questão das fibras da pipoca
Como se não bastasse, um dos benefícios da pipoca é que as suas fibras dão uma forcinha em relação à fome. Isso porque um dos efeitos das fibras no organismo é contribuir com a promoção da saciedade.
Ou seja, a versão saudável da pipoca, sem aqueles complementos e com pouco ou nada de óleo, pode ser uma boa substituta de lanches noturnos calóricos como sorvete, chocolate ou a pizza que sobrou do dia anterior, por exemplo.
Quando aquele saco de batata chips estiver chamando sua atenção, recorra a algo que te conceda a crocância, mas tenha menos calorias, gorduras e sódio. A pipoca com baixo teor de gorduras é uma opção de grão integral que vai satisfazer as suas necessidades.
De olho nas calorias e gorduras da pipoca antes de dormir
Muitos nutricionistas concordam que não é uma escolha inteligente consumir um lanchinho rico em calorias logo antes de ir para a cama. Fazer uma refeição pesada duas horas antes de se deitar pode manter a pessoa acordada.
Portanto, se você quiser comer a pipoca antes de dormir, certifique-se de não escolher uma porção enorme para não correr o risco de consumir calorias demais.
Não confie em sacos de pipoca de micro-ondas. Eles são cheios de gorduras não saudáveis e substâncias químicas duvidosas.
Dica de ouro: moderar na quantidade de sal
Caso você escolha comer pipoca antes de dormir para matar aquela fome que bate tarde da noite, não encha o lanchinho de sal.
Afinal, consumir algo muito salgado fará com que você precise tomar água. Além disso, colocar acompanhamentos como manteiga e queijo na pipoca também pode dar sede.
Consequentemente, a ingestão de água fará com que você tenha vontade de ir ao banheiro para urinar, o que poderá interromper o seu sono. Não é super desagradável acordar e ter que sair do conforto da cama no meio da madrugada?
Entretanto, esse não é o único e nem o maior problema de consumir uma pipoca cheia de sal. Isso porque outro risco é ingerir sódio demais, algo que não é nada bom para a saúde.
Além de saber se a pipoca antes de dormir engorda ou faz mal…
É fundamental cuidar para que o restante da alimentação seja saudável, controlada, nutritiva e equilibrada. Até porque a pipoca é um alimento só e não dá para deixar de levar em conta a influência do restante da dieta na saúde e boa forma.
Afinal, não vai adiantar muita coisa para a saúde e boa forma consumir uma versão sem gorduras, açúcares, sal de pipoca antes de dormir se o restante da alimentação no dia for de baixa qualidade.
Para quem tem dificuldade em seguir uma boa dieta, vale muito a pena contar com o acompanhamento de um bom nutricionista.
Tenha em mente que este artigo serve unicamente para informar e jamais pode substituir as orientações profissionais e qualificadas de um nutricionista.
Vídeo: Pipoca engorda ou emagrece?
Não perca o vídeo abaixo e continue a aprender sobre os efeitos da pipoca em relação ao peso:
Eu amo comer antes de dormir, já virou hábito, me satisfaz
Ótima matéria sobre a pipoca, eu amooo muito comer pipoca, antes de dormir então, é o meu horário preferido!
Eu janto pipoca todos os dias kkkk eu não sabia. Obrigada pela informação.minha barriga incha sempre.vou tirar.