Saber medir a pressão é algo muito importante, principalmente para pessoas que têm hipertensão, mas existem alguns problemas que podem fazer com que a primeira medição dê mais alta.
Isso acaba causando sustos desnecessários, mas pode ser evitado com alguns cuidados simples.
Então, no artigo a seguir vamos entender os erros que podem fazer com que a primeira medição de pressão arterial dê mais alta, além de aprender algumas formas de evitar que isso aconteça.
Veja também: Como controlar a pressão alta – 5 passos importantes
Por que medir a pressão arterial?
A hipertensão arterial é uma doença que vem se tornando cada vez mais comum, e possui causas diversas, como:
- Genética
- Má alimentação, principalmente com excesso de sódio
- Obesidade e sobrepeso
- Uso de alguns medicamentos, como corticoides
Outro ponto importante é que, muitas vezes, os sintomas da hipertensão não são percebidos pela pessoa, o que faz com que o problema fique sem diagnóstico por um longo tempo.
Por isso, é recomendado medir a pressão de tempos em tempos, bem como saber quais os fatores que podem levar a um resultado errado.
Por que a primeira medição dá mais alta?
Ao contrário do que muitos pensam, o aparelho de medição de pressão arterial, ou esfigmomanômetro, nem sempre dá resultados exatos, já que o processo depende bastante de fatores externos.
Assim, é comum que a primeira medida de pressão dê um pouco mais alta que o esperado. Os motivos para isso podem ser vários, e aqui separamos os mais comuns:
1. Não esperar o tempo adequado
Esse é o principal motivo que leva a uma medida de pressão mais alta que o esperado.
Por isso, antes de começar a medição, é importante que a pessoa repouse por cerca de 10 minutos, uma vez que qualquer esforço físico, mesmo uma simples caminhada, pode aumentar a pressão arterial.
2. Ansiedade e medo
Outro ponto que se deve levar em conta é o estado emocional da pessoa, já que isso também pode aumentar a pressão.
Assim, é comum que logo na primeira medida o valor dê um pouco mais alto, já que existe um certo nervosismo associado aos exames médicos.
Esse medo, inclusive, é chamado pelos médicos de Síndrome do Jaleco Branco, e costuma causar aumentos significativos de pressão em pessoas que, na verdade, não são hipertensas. Por isso, é importante estar atento a essa possibilidade.
3. Conversar durante a medição
É comum que, no início de um exame clínico, tanto o médico como o paciente conversem, seja sobre os sintomas apresentados ou outros assuntos não relacionados a isso.
Mas saiba que essa conversa pode causar o aumento temporário da pressão, comumente na primeira medida.
Quando procurar ajuda?
Normalmente, o valor de referência que indica uma possível hipertensão é de 14 por 9, ou 140×90 mmHg (milímetros de mercúrio, a unidade usada para medir pressão).
Ou seja, se você apresentar a pressão com este valor, ou maior, é importante marcar uma consulta com um médico, para que ele possa fazer os exames necessários, e assim diagnosticar e tratar o problema de forma adequada.
Além disso, é importante prestar atenção aos sintomas que podem acompanhar a pressão alta, e que podem indicar a necessidade de buscar atendimento emergencial. São eles:
- Enjoo
- Dor de cabeça muito forte
- Dor na nuca
- Visão embaçada
- Tonturas
- Desconforto ou dor no peito
- Falta de ar
- Suor excessivo
- Fraqueza
Veja também: Pressão alta – O que fazer de imediato?
Dicas para evitar erros
Para evitar resultados errados na hora de medir a pressão arterial, é importante seguir algumas regras que, apesar de simples, nem sempre são lembradas. São elas:
- Esvaziar a bexiga antes de medir a pressão
- Observar a circunferência do braço, pois o aparelho deve se ajustar perfeitamente a ele. Por isso, existem braçadeiras mais largas ou mais curtas
- Sentar ou deitar antes de iniciar a medição
- Repousar por cerca de 10 minutos, para que a pressão se normalize. Caso tenha consumido café, chás ricos em cafeína e álcool, o ideal é aguardar ao menos 30 minutos
Além disso, caso precise medir a pressão duas vezes no mesmo braço, o ideal é esperar de 1 a 2 minutos entre as medidas, para assim garantir um resultado mais preciso.
Fontes e referências adicionais
- Hipertensão (pressão alta), Ministério da Saúde
- Hipertensão arterial sistêmica, Cadernos de Atenção Básica
- Principles and techniques of blood pressure measurement, Cardiol Clin. Author manuscript; available in PMC 2013 Apr 30.
- Tips to measure your blood pressure correctly, Harvard Health Publishing
Fontes e referências adicionais
- Hipertensão (pressão alta), Ministério da Saúde
- Hipertensão arterial sistêmica, Cadernos de Atenção Básica
- Principles and techniques of blood pressure measurement, Cardiol Clin. Author manuscript; available in PMC 2013 Apr 30.
- Tips to measure your blood pressure correctly, Harvard Health Publishing