Pesquisadores da Sociedade Internacional de Hipertensão afirmam que, se implementado na rotina, um simples hábito pode ajudar a combater a pressão alta relacionada ao estresse. Confira neste artigo qual é esse hábito!
A hipertensão ou pressão alta se tornou um grande desafio para a saúde pública. De acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS), a condição afeta um em cada três adultos no mundo inteiro.
A preocupação é grande porque a pressão alta descontrolada pode levar a complicações como ataque cardíaco, acidente vascular cerebral (AVC), aneurisma e insuficiência cardíaca, por exemplo.
Porém, um recente artigo, publicado por pesquisadores da Sociedade Internacional de Hipertensão, trouxe um novo olhar ao problema, ao apresentar novas diretrizes no Journal of Hypertension, apontando que algumas mudanças simples no estilo de vida podem ajudar a combater o aumento da pressão arterial.
Afinal, que simples hábito é esse?
Embora muitos hábitos possam ajudar a controlar a pressão, a prática citada pela pesquisa foi a meditação, por atuar na diminuição da inflamação e no relaxamento dos vasos sanguíneos.
De acordo com o estudo, praticar apenas 45 minutos diários de meditação já pode fazer diferença na queda da pressão arterial.
Na verdade, o benefício da meditação tem como causa a ação do óxido nítrico, que auxilia na expansão dos vasos sanguíneos, permitindo um fluxo sanguíneo mais saudável.
Mas, atenção: isso não significa que uma simples meditação possa resolver o problema. Quem foi diagnosticado com problemas de pressão deve continuar a seguir todas as orientações e tratamentos prescritos pelo médico que o acompanha. Veja também: 6 sinais que sua pressão pode estar alta e o que fazer.
Outras dicas para combater a pressão alta
As recomendações de hábitos que podem ajudar contra a pressão alta também incluem:
- Investir em yoga e exercícios relaxantes, para combater o estresse.
- Procurar ouvir música calma, com efeito relaxante.
- Reduzir o consumo de sal.
- Parar de fumar e de consumir álcool em excesso.
- Praticar exercícios físicos.
- Ter uma boa rotina de sono.
De acordo com as novas diretrizes, essas novas abordagens também não devem substituir os tratamentos médicos convencionais. Elas apenas servem como um complemento que, segundo os pesquisadores, podem exercer um papel positivo no combate à hipertensão.
Quando procurar ajuda médica
As pessoas que não têm um diagnóstico de hipertensão costumam ter a pressão aferida em suas consultas médicas, uma vez que a doença é considerada silenciosa, já que não costuma provocar sintomas. Portanto, torna-se necessário checar como andam os seus níveis.
Para quem já sabe que sofre de hipertensão é extremamente importante ter o hábito de monitorar a pressão arterial regularmente, porém, sem fazer desse hábito um estresse. É preciso procurar estar atento e, caso perceba que a pressão está muito alta, então, a recomendação é buscar orientação médica.
Geralmente, a pressão elevada fica em torno de 15×10, ou seja, significa que a pressão arterial está em 150/100 mmHg, que é considerado muito alta. Veja mais: Pressão 15×10 é perigoso? O que fazer?