Por Que Usar Whey Protein Para Emagrecer

Especialista da área:
atualizado em 15/07/2019

O Whey Protein é um suplemento famoso no mercado, hoje em dia, usado não só por fisiculturistas profissionais como também por qualquer um que queria aumentar seu consumo de proteínas e perder gordura corporal. Shakes de whey protein te deixam satisfeito por mais tempo e ajudam a lutar contra a gordura. Aprenda a usar a whey protein para emagrecer rapidamente.

O que é a Whey Protein e de onde ela vem?

  • Whey é um derivado do soro do leite, é o liquido deixado para trás nas primeiras etapas do processo de fazer queijos.
  • A proteína do leite é 20% whey protein e 80% proteína da caseína.
  • Whey protein é uma fonte de proteínas completa, o que mostra que ela contém os 9 tipos de aminoácidos essenciais.
  • Whey também fortalece o sistema imunológico.
  • Você pode usar a whey protein para emagrecer junto a um programa de exercícios.
  • O Whey tem um valor biológico (VB) extremamente alto. Um alto VB significa que a taxa de aminoácidos é excelente para construir músculos e que uma grande parte da proteína consumida é absorvida e utilizada pelo corpo. O VB proporciona uma medida de quão eficientemente o corpo utiliza as proteínas consumidas na dieta.
  • Devido ao alto VB é ideal consumir whey protein imediatamente depois dos exercícios para construir músculos.

VB de algumas proteínas

  Continua Depois da Publicidade  

Isolado de Whey Protein 159
Concentrado de Whey Protein 104
Ovo inteiro 100
Leite 91
Clara de ovo 88
Queijo Cottage 84
Atum 83
Peixe 82
Carne bovina 80
Galinha 79
Soja 74
Caseína 71
Amendoins 68
Iogurte 68
Farelo de aveia 58
Trigo 54

Diferenças entre Concentrado de Whey Protein (WPC) e Isolado de Whey Protein (WPI)

Existem dois tipos principais de whey protein no mercado. Concentrado de Whey Protein (WPC) e Isolado de Whey Protein (WPI)

1. Concentrado de Whey Protein

É produzido empurrando o líquido de whey por um filtro muito pequeno que permite a passagem de água, minerais e outros produtos orgânicos. A proteína, que é grande demais para passar, fica no filtro, é recolhida e resulta no concentrado de whey protein.

2. Isolados de Whey Protein

Esse é o próximo passo da purificação, o WPC é purificado mais uma vez usando mais filtrações e uma técnica chamada troca de íons ou microfiltração de fluxo cruzado. O resultado é o isolado de whey protein em pó. 

  Continua Depois da Publicidade  

Diferenças entre WPC e WPI

WPC WPI
Custo Mais barata/econômica Mais cara que WPC
Quantidade de proteína Menor de 70% a 80% por peso 90% a 94% por peso. Mais proteína pura
Quantidade de lactose Contém alguma lactose Quase nenhuma
Quantidade de gordura Pode conter alguma gordura Muito pouco a nenhuma gordura

É preferível, obviamente, a WPI para emagrecer (um pó de proteínas com alto teor de proteínas e pouca gordura e carboidratos).

3 maneiras de ajuda da Whey Protein para emagrecer

1. Whey protein corta o apetite.

Enquanto muitos estudos demonstraram que a proteína é o macronutriente que mais sacia a fome, nem todas as proteínas são iguais. A whey protein tem um maior valor biológico e é a melhor escolha de proteína. Beber um shake de proteína antes de sua refeição pode te ajudar a consumir menos calorias e reduz a ingestão de outros alimentos. 

2. Whey protein aumenta sua sensibilidade à insulina.

Descobriu-se que dietas ricas em proteína aumentam a sensibilidade à insulina. Pesquisas demonstraram que a whey protein é mais eficaz que outras proteínas, estabilizando o açúcar no sangue e aumentando a sensibilidade à insulina. Desta maneira, usar a whey protein para emagrecer pode evitar o ganho de peso. 

3. Whey protein pode gerar mais músculos magros.

  Continua Depois da Publicidade  

Consumir a whey protein antes e depois dos exercícios ajuda a queimar gorduras e ajuda a ganhar e manter massa magra. A whey protein rapidamente entrega aminoácidos durante o exercício, adicionando massa muscular e queimando gordura. 

Como usar o whey protein para emagrecer

A maneira mais fácil de usar a whey protein para emagrecer é nos seus shakes de café da manhã. Estes shakes podem ser muito nutritivos e saudáveis desde que você controle o que põe neles. Alguns ingredientes para adicionar no seu shake são: 
leite de amêndoas,
leite de coco, iogurte grego desnatado, 
frutas vermelhas congeladas, 
manteiga de amendoim,
 bananas ou outras frutas,
 semente de linhaça,
 sementes de chia,
 sementes de cânhamo, chocolate, etc.

Shakes de proteínas não têm que ser sem graça. Você pode ser criativo e descobrir como gosta mais.

Conclusão

Adicionar isolado de whey protein à sua dieta é uma maneira fácil e conveniente de acrescentar mais proteínas a ela e melhorar seus esforços para emagrecer. Ele não é um suplemento que apenas fisiculturistas deveriam estar usando. Devido a sua alta capacidade para ser absorvido, é a melhor fonte de proteínas no mercado.

Vídeo:

Gostou das dicas?

Você já procurou utilizar whey protein para emagrecer dentro da sua dieta? Que tipos de alimentos você combina à whey protein, quais ficam mais gostosos e em quais você observou melhor resultado? Comente abaixo!

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (108 votos, média 4,05)
Loading...
Sobre Equipe MundoBoaForma

Quando o assunto é saúde, você tem que saber em quem confiar. Sua qualidade de vida e bem-estar devem ser uma prioridade para você. Por isso contamos com uma equipe profissional diversificada e altamente qualificada, composta por médicos, nutricionistas e profissionais de educação física. Nosso objetivo é garantir a qualidade do conteúdo que publicamos, que é também baseado nas mais confiáveis fontes de informação. Tudo isso para que você tenha confiança no MundoBoaForma e faça daqui sua fonte preferencial de consulta para assuntos relacionados à saúde, boa forma e qualidade de vida.

Deixe um comentário

90 comentários em “Por Que Usar Whey Protein Para Emagrecer”

  1. Boa noite, estou malhando a duas semanas, iniciei com 112 kg e estou com 109kg, gostaria de saber qual Whey Protein é indicado para me auxiliar na perda de peso e ganho de massa.

    Responder
  2. oii preciso de tira uma duvida eu faço musculação todos os dias to tomando o suplemento elektra 30 m ou 1 hr antes de cada treino que é pra acelera o metabolismo , mais eu tb quero perde gordura localizada na barriga ,mais tb quero fica com o corpo definido eu tenho 1,66 de altura e peço entre 68 a 70 kg e nao saio disso , meu corpo ja mudo bastante mais quero perde a barriga mais fica definida então queria sabe se posso ussa o whey junto com o shake e tb continua usando o elektra ,, me ajudaaaa

    Responder
  3. Oiii fiz a dieta da proteína e emagreci 18 kilos preciso perde mais 10 queria saber como devo toma termogênicos e whey proteínas isolado se vai me ajudar a emagrecer faço crosfit jump aula de ritimos e mas na musculação não guento pegar peso… Esses dois vainme ajudar a emagrecer e to um pouco flácida nas pernas me de ajuda ai que devo fazer e como tomar ???

    Responder
  4. Olá, estou começando a dieta da proteina, porem tenho duvidas em relação ao uso do Whey, geralmente eu uso o Whey após o treino, porem a dieta pede o Whey no café da manha, como eu deveria tomar o Whey? Só de manha? Só no pós treino? Ou de manha e no pós treino? (pratico musculação e Crossfit)

    Responder
  5. Olá. Estou fazendo a dieta da proteína, com o objetivo de emagrecer 12 kg. Desses, já emagreci 3. Estou fazendo caminhadas, pois antes era totalmente sedentária. Será que tomar Wey protein pode me ajudar?

    Responder
  6. olá treino a mais de 7 meses perdi 15 quilos. comecei a tomar wey pro no2. queria ganhar mais massa magra . mais to com medo de engordar. como devo tomar o wey, quero definir meu abdomen . desde ja agradeco

    Responder
  7. Olá Faço aulas de aeróbicas incluindo aulas de jump step e treinamento funcional intercalando entre três dias me indicaram a iso whey pretendo perder peso e definir o corpo será que estou indo no caminho certo?

    Responder
  8. olá! Estou em processo de emagrecimento a uns 7 meses, reeducaçao alimentar, com algumas jacadas…. fiz por 5 meses zumba e nos 2 ultimos meses entrei na musculação, já perdi 11kg… e estou tomando bcaa e whey protein após o treino… o whey vai me prejudicar na perda de gordura? noto que a musculatuta da perna aumentou, panturrilha tb, biceps tambem! mas sigo perdendo gordura… me disseram que o whey atrapalha, isso é verdade? quero emagrecer, mas quero emagrecer com um corpo legal, sem perder massa magra.. obrigada

    Responder
  9. Boa tarde, tira uma duvida minha, preciso perder peso, trabalho o dia todo e treino a noite, devo tomar o whey concentrado, ou o isolado? e de preferencia com água?

    Responder
    • De preferência com água. O isolado traz resultados mais rápidos, mas seu preço é maior. Basta você colocar na balança estes prós e contras e decidir o melhor para você.

      Responder
  10. Bom dia. ..eu troquei o almoço por sanduíche q eu faço em casa … pão integral com frango e cenouras raladas e alface. Mesmo coisa na hora da janta .. mais não estou emagrecendo .queria saber pq? …

    Responder
    • É preciso analisar o que está comendo nas outras refeições. Seria bom fazer exercícios para ativar seu metabolismo e beber bastante água por dia.

      Responder
  11. Bom dia, eu estava tomando termogênico para emagrecer, mas quero definir os músculos. O whey protein por se sor faz o trabalho de emagrecer e definir os músculos? E se, como devo utiliza-lo?

    Responder
    • O whey ajuda na construção muscular, que por sua vez pode ajudar assim a queimar mais calorias e emagrecer. Ele por si só não é um emagrecedor. Você deve focar no aeróbico, musculação, água, boa alimentação e deficit calórico diário.

      Responder
  12. Bom dia, estou lutando para emagrecer 20kg… estou fazendo uma dieta com baixo carboidrato, gostaria de saber se posso conseguir EMAGRECER tomando whey e fazendo MUSCULAÇÃO ou CIRCUITO.

    Responder
  13. Oiii…Peso 55 kilos mas tenho 1,53 de altura.Qual seria meu peso ideal???to fazendo academia ha quase 2 meses e tenho um pouco de gordura localizada na barriga e queria tomar o whey protein.Sera que ele vai me ajudar a peder a gordura abnominal??

    Responder
    • O peso ideal é relativo porque depende da sua composição corporal. Com 55kg você poderia ficar muito sarada. Então, você deve se preocupar em ganhar massa muscular, fazer o aeróbico e consumir menos calorias do que gasta por dia. Um whey depois de malhar pode ajudar sim.

      Responder
  14. Boa Noite julio. Tenho dúvida sobre como fazer meu pré treino quando não tenho apetite de manha.
    Por exemplo na Sexta (31/10) fiz pré treino assim, comi uma barra de cereal e tomei o thermogenico, mas dai não me senti tão disposto no treino.
    Será q posso tomar em jejum uma colher de iso pro whey com 100ml a 200ml de agua com o thermogenico extra black da probiótica (420 g de cafeina) para o pré treino? e será q vai me dar mais disposição? (como eu disse alimentação reforçada pela manhar pra mim é impossível)
    No pós treino eu tomo o q esta na embalagem 3 colheres cheias (62g) com 300 ml.
    Abs

    Responder
    • Você precisa de carboidratos no seu pré-treino. Tente banana e ou mel em conjunto com seu whey protein. Isso dará a energia que precisa.

      Responder
  15. Oi , estou querendo perde peso e ja comecei uma dieta com base de proteina para emagrecer , gostaria de saber qual seria o whey adequado para esse tipo de situação , e eu faço caminhada 1 hora todo dia , e quantas vezes posso tomar o whey por dia ?quais sao os horarios que posso tomar ? Obg desde já !

    Responder
    • Olá Luiz, a melhor opção é tomar pós-treino (no seu caso, no máximo 30 minutos depois da caminhada, mas se você também fizer musculação, é melhor após a musculação). Se você tiver condições financeiras, pode tomar também pré-treino. Dessa forma, tomaria uma dose antes e uma dose depois de fazer exercícios.

      Quanto aos tipos de Whey para escolher, você pode dar uma lida nesse artigo, bem explicativo: https://www.mundoboaforma.com.br/tipos-de-whey-protein-beneficios-e-dicas/

      Responder
  16. Boa noite,

    Tenho 20 anos e faz 1 mês que estou malhando, preciso emagrecer 16kg de gordura.. e malho logo depois que acordo. O whey protein seria um boa?

    Responder
    • Certamente, João. Experimente tomá-lo como pré e pós-treino. Se não for viável economicamente, opte pelo pós-treino apenas.

      Responder
    • Depende do seu corpo e estilo de vida. Uma opção barata e cientificamente comprovada é o chá verde. Pode ser na versão em capsulas mesmo. Um substituto de refeição proteico pode ser positivo se você tem uma vida corrida. E o whey protein depois dos exercícios também pode ajudar na medida que você ganha massa muscular magra, que irá ajudar no emagrecimento.

      Responder
  17. Muito Obrigada Julio. Suas dicas serão muito uteis p/mim!!!! Estou adorando ler suas respostas p/ a galera! Td muito bem explicado, esclarece muitas dúvidas!!!!

    Responder
  18. Olá, tenho 25 anos, 1.63m peso 64 kg faço academia ha 03 anos, porém não vejo resultados satisfatórios, minhas pernas só engrossam a cada dia ficam mais grossas, ganhei até umas estrias devido a isso e nada de ficarem definidas, e eu já estou incomodada,estou pensando seriamente em tomar uma suplemento mais tenho muitas duvidas, quero um suplemento que não faça mau a minha saúde, que deixe minhas pernas definidas e não me deixe redonda, também quero perder gordura abdominal. Andei pesquisando sobre o whey onde dizia muitas coisas ruins como induzir a proliferação de células cancerígenas, resistência insulínica causando diabete mellitus tipo 2”.Quero saber se essa informação procede, e quais os verdadeiros riscos de tomar o whey. Quero saber se o ISO PRO WHEY probiótica é bom e como devo toma-lo?

    Responder
  19. Ótimo post Júlio Bittar!! Também estou nessa luta na perca de gordura corporal..Não sou muito fã de fazer aeróbico,meu sistema de musculação é até a falha,sem contar repetição.Pensei em tomar creatina mais vou pareçer roliço,gordo né?Fiz uso de termogenico da universal,minha pele ficou um pouco flácida, e ainda tem muita gordura pra baixar! O QUE me diz da whey protein no pós treino ou no café da manhã e também no pós treino??

    Responder
    • Whey protein no pós-treino vai ajudar na construção de massa muscular que por sua vez irá ajudar no emagrecimento. No cadé-da-manhã é uma boa porque geralmente é uma refeição mais dificil de manter uma boa proporção de proteínas e além disso ajuda a baixar o índice glicêmico da refeição. Se for escolher apenas uma refeição faça o consumo de whey protein depois de malhar.

      Responder