Proteinato de Cálcio é Bom? Para Que Serve?

Especialista:
atualizado em 11/07/2020

O Proteinato de Cálcio é um suplemento produzido à base da proteína de soja e que pode ser indicado para casos de carência de proteínas e carboidratos, desgaste físico e recuperação de doenças crônicas, além de ser utilizado dentro de dietas equilibradas.

Além de complementar o fornecimento de proteínas para o organismo, ele é conhecido por trazer vitaminas e minerais em sua formulação com o objetivo de ajudar a aumentar a massa magra no corpo, fortalecer o sistema imunológico e evitar doenças provocadas por vírus e bactérias.

Por exemplo, o Super Proteinato de Cálcio 65% da Integralmédica promete fornecer aminoácidos que melhoram o desempenho de atletas e evitam o estresse físico e mental.

Será que o Proteinato de Cálcio é bom mesmo? 

Agora que já vimos para que serve o Proteinato de Cálcio, chegou a hora de investigarmos se ele é bom mesmo. Até porque não podemos confiar somente no que dizem as fabricantes e empresas que comercializam o produto, não é mesmo? Precisamos ir mais fundo para entender como ele realmente pode funcionar na prática.

O suplemento pode ser bom para praticantes de atividades físicas que não consomem proteínas de origem animal, tendo em vista que o produto é formulado à base da proteína de soja.

Por ser à base de soja, uma parcela de profissionais e consumidores considera que o proteinato de cálcio não tem a mesma qualidade nutricional do whey protein e albumina.

Além disso, uma porção do produto pode ter 7g de proteínas, mas 20g de carboidratos. Então, não dá para considerar como um suplemento proteico apenas, com baixo índice de carboidratos. E se considerarmos somente a quantidade de proteínas por dose, percebe-se que o suplemento não fica muito barato para quem quer proteínas somente.

Outras considerações

Vale lembrar aqui que nenhum suplemento consegue promover magicamente a construção de massa muscular. Eles até podem auxiliar, porém, para atingir a construção de músculos é necessário que a pessoa siga uma dieta voltada para esse objetivo e pratique treinamentos físicos com esse foco.

Outro ponto importante é que um produto não age necessariamente da mesma maneira em diferentes pessoas. Precisamos levar em consideração o fato de que diferentes pessoas possuem diferentes organismos, diferentes necessidades por nutrientes e diferentes hábitos de alimentação e prática de exercícios físicos.

Portanto, não é porque o Proteinato de Cálcio foi bom para uma pessoa que ele será para você. É sempre necessário contar com o acompanhamento de um nutricionista e um educador físico para auxiliar a escolha dos suplementos que sejam indicados para o seu caso em particular.

Relato de usuários

Um tópico em um forúm de discussão colocou em pauta o seguinte assunto: “Proteinato de Cálcio vale a pena?”, sendo que o produto avaliado foi o Super Proteinato de Cálcio 90 da Integralmedica.

Enquanto alguns usuários não recomendaram o suplemento por se tratar de uma proteína de soja, um disse que o único lado bom do suplemento era a sua alta dosagem do aminoácido arginina, e outro reclamou do preço elevado do produto.

Por outro lado, um usuário que se apresentou como vegano (que não consome nada de origem animal), disse que indica o Proteinato de Cálcio por experiência própria e que ele pode aparecer no lugar de suplementos como ehey Protein e albumina, ainda que seja necessário fazer as combinações corretas para obter um efeito desejável. No mesmo sentido, outro participante disse que dá para tomar o suplemento sem preocupações porque ele é realmente bom.

Já outro internauta escreveu que apesar da soja ser boa, ela não substitui de jeito nenhum o whey protein ou a albumina.

Em outro fórum, um tópico também colocou a eficiência do Proteinato de Cálcio em discussão. Por lá, teve gente que mostrou reprovar o suplemento, porém, um usuário disse que o considera um ótimo alimento proteico.

Entretanto, é fundamental que se leve em consideração o fato de que essas opiniões não são de especialistas no assunto, apenas servem para que conheçamos um pouco da reputação do suplemento entre o público geral.

As opiniões divergentes em relação ao questionamento se o Proteinato de Cálcio é bom ou não confirmam aquela ideia que colocamos no começo do tópico – os resultados e a satisfação com o produto podem variar de pessoa para pessoa.

Portanto, não compre um suplemento para favorecer o seu processo de construção muscular baseado simplesmente nas promessas que as fabricantes desses tipos de produtos trazem ou somente porque um conhecido disse que ele funciona.

Procure certificar-se de que o suplemento realmente pode te ajudar sempre checando as informações nutricionais e os dados a respeito dos componentes da fórmula do produto (que devem aparecer na embalagem), contando com o acompanhamento de bons profissionais de saúde que sejam qualificados para recomendar o que pode realmente ser útil para que você alcance o seu objetivo de maneira segura.

Cuidados com o Proteinato de Cálcio

Não foram encontrados efeitos colaterais associados ao suplemento. Entretanto, ele não deve ser utilizado por mulheres que estejam grávidas ou amamentando os seus bebês, crianças, idosos, pessoas que precisam restringir a sua ingestão de proteínas ou que tenham hipersensibilidade (alergia) a qualquer um dos componentes da fórmula do produto.

Mesmo que você não se encaixe em um desses grupos, consulte o médico para se certificar de que o suplemento não fará mal a você. Caso faça uso de algum medicamento ou outro suplemento, também cheque com o médico para saber se não existem riscos de interação entre a substância em questão e o Proteinato de Cálcio.

E se experimentar algum tipo de efeito colateral ao fazer uso do produto, procure rapidamente ajuda médica para saber como deve proceder.

Você já tinha ouvido falar do proteinato de cálcio? Conhece alguém que tenha tomado esse suplemento e tenha tido bons resultados? Comente abaixo!

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (4 votos, média: 3,75 de 5)
Loading...
Sobre Julio Bittar e Dra. Patricia Leite

Quando se trata de saúde, é muito importante poder contar com uma fonte confiável de informações. Afinal de contas sabemos que o sua qualidade de vida e bem-estar devem estar em primeiro lugar para você. Por isso contamos com uma equipe profissional diversificada, com redatores e editores que desenvolvem um conteúdo de qualidade, adaptando-o a uma linguagem de fácil compreensão para o público em geral, tendo por base as mais confiáveis fontes de informação. Depois disso todo artigo é revisado por profissional especialista da área, para garantir que as informações são verídicas, e só então ele é publicado no site. Tudo isso para que você tenha confiança no MundoBoaForma e faça daqui sua fonte preferencial de consulta para assuntos relacionados a saúde, boa forma e qualidade de vida. Conheça mais sobre os profissionais que contribuem para a qualidade editorial do portal.

Deixe um comentário

1 comentário em “Proteinato de Cálcio é Bom? Para Que Serve?”

  1. Bom dia!
    Usei proteinato de calcio ja faz um tempo, quando pedalava muito.
    Tenho metabolismo acelerado e uma certa intolerância à lactose, proteinato de calcio veio pra salvar, rs.
    Estou pensando em tomar novamente.
    Excelente final de semana a todos!