Planta é utilizada como substituta do papel higiênico, conheça

publicado em

Estamos lidando com o surgimento de uma alternativa barata e sustentável para o papel higiênico: o Plectranthus barbatus. A folha de boldo vem tornando-se cada vez mais popular na África e nos Estados Unidos devido ao custo-benefício.

Boldo
Boldo pode ser alternativa sustentável e barata para o papel higiênico

Martin Odhiambo, fisioterapeuta do Museu Nacional do Quênia, reforçou: “Pode ser o futuro papel higiênico”. A mudança se deu devido ao aumento abusivo do preço dos papéis higiênicos.

No caso da África, mesmo que o produto seja fabricado no continente, a pasta de papel utilizada na produção é muitas vezes importada, o que provoca esse crescimento no valor. Veja também: Vício de comer papel higiênico?

Portanto, a solução para o problema poderia estar nas plantas. “O Plectranthus barbatus é o papel higiênico africano. Muitos jovens hoje em dia desconhecem essa planta, mas ela tem potencial para ser uma alternativa, amiga do ambiente, ao papel higiênico, afirmou Martin, que é especializado em plantas tradicionais.

Papel higiênico
Algumas pessoas podem ser resistentes à ideia de trocar o papel higiênico tradicional por uma planta

Além de serem macias, as folhas de boldo têm um cheiro agradável. Seu tamanho também é semelhante ao quadradinho de papel higiênico e podem ser usadas em vasos sanitários modernos com descarga.

  Continua Depois da Publicidade  

A planta é cultivada amplamente em toda a África e ainda usada em áreas rurais, o que a torna de fácil acesso. Benjamin, por exemplo, utiliza o Plectranthus barbatus há mais de 25 anos e começou a cultivar a planta no quintal de casa, em Meru, Quênia.

“Aprendi sobre a planta com o meu avô, em 1985, e a uso desde então. É macia e tem o cheiro agradável”, defendeu ele.

Vale ressaltar que a produção de boldo para fins de higiene pessoal em ampla escala ainda é algo distante. No entanto, existe potencial de que a planta seja explorada com esses fins em outros países.

Robin Freenfield, ativista ambiental nos Estados Unidos, diz usar as folhas de boldo há cinco anos e cultiva mais de cem pés da planta em seu viveiro na Flórida. Ele compartilha algumas mudas pela vizinhança, para incentivar as pessoas a cultivarem como seu próprio papel higiênico.

  Continua Depois da Publicidade  

“Há muitas pessoas que associam o uso da planta como papel higiênico à pobreza, mas devo lembrá-los que, quando usam papel higiênico industrial, continuam usando plantas. A diferença é que elas apenas têm uma indústria com elas”, explicou ele.

Desde então, Robin vem recebendo comentários positivos de pessoas que utilizaram a planta para higiene pessoal. “Para quem hesita em experimentar o boldo como papel higiênico, eu diria para abandonar as preocupações sobre o que as pessoas pensam de você. E simplesmente dizer: vou ser eu mesmo. E isso pode significar me limpar com algumas folhas bem macias que eu mesmo planto”, refletiu.

Antes de abandonar o papel higiênico tradicional e usar uma folha de planta como substituto, é essencial consultar o médico de sua confiança para saber quais cuidados de higiene e saúde você deve tomar e confirmar se isso é realmente seguro para você, especialmente se você tiver alguma doença ou condição que afeta as suas partes íntimas. Afinal, a planta entrará em contato direto com áreas delicadas do seu corpo.

O que achou da ideia? Você trocaria o papel higiênico tradicional por uma planta? Comente abaixo!

Foi útil?
1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas
Loading...
Sobre Equipe MundoBoaForma

Quando o assunto é saúde, você tem que saber em quem confiar. Sua qualidade de vida e bem-estar devem ser uma prioridade para você. Por isso contamos com uma equipe profissional diversificada e altamente qualificada, composta por médicos, nutricionistas e profissionais de educação física. Nosso objetivo é garantir a qualidade do conteúdo que publicamos, que é também baseado nas mais confiáveis fontes de informação. Tudo isso para que você tenha confiança no MundoBoaForma e faça daqui sua fonte preferencial de consulta para assuntos relacionados à saúde, boa forma e qualidade de vida.

Deixe um comentário