Qual é o número mágico de passos por dia para emagrecer? Estudos analisaram!

atualizado em

Se manter uma dieta equilibrada é fundamental para não ficar acima do peso e cuidar da saúde, movimentar-se e praticar exercícios com frequência também ajuda bastante.

Um estudo publicado em outubro de 2022 apontou os benefícios para a saúde que dar mais passos por dia podem trazer. Além disso, o autor do estudo, o Dr. Evan Brittain, afirmou que andar mais também pode diminuir o risco de obesidade.

Brittain é professor associado da divisão de medicina cardiovascular no Centro Médico da Universidade Vanderbilt e a pesquisa foi publicada no periódico Nature Medicine.

Como foi feito o estudo?

Mulher andando
Vale a pena incluir mais passos no dia a dia

O estudo analisou uma média de quatro anos de atividade física e dados de saúde de mais de 6 mil participantes do Programa de Pesquisa All of Us dos Institutos Nacionais de Saúde dos Estados Unidos, ação dedicada a investigar maneiras de desenvolver cuidados individualizados de saúde.

Os participantes do estudo usaram aparelhos que rastrearam a sua atividade durante pelo menos 10 horas por dia e permitiram que os pesquisadores tivessem acesso aos seus registros eletrônicos de saúde ao longo de vários anos.

  Continua Depois da Publicidade  

As pessoas que fizeram parte do estudo tinham idade entre 41 a 67 anos e Índices de Massa Corporal (IMC) que iam de 24,3 (considerado saudável) a 32.9 (considerado obeso). 

Brittain afirmou que o estudo teve uma média de quatro anos de monitoramento contínuo de atividade. Segundo ele, isso permitiu que eles pudessem contabilizar o total de atividade entre o início do monitoramento e o diagnóstico de uma doença.

Para o pesquisador, essa é uma grande vantagem, já que eles não precisam fazer suposições sobre a prática de atividade ao longo do tempo, diferente do que ocorreu em estudos anteriores.

Assim, os pesquisadores identificaram que as pessoas que caminhavam quatro milhas por dia (cerca de 8,2 mil passos) tinha uma propensão menor se se tornar obeso ou sofrer de apneia do sono, refluxo ácido e transtorno depressivo maior.

  Continua Depois da Publicidade  

O estudo também sugeriu que os participantes com sobrepeso (com IMC de 25 a 29) reduziam o seu risco de se tornarem obesos pela metade, se aumentavam os seus passos para 11 mil passos por dia.

Ao aplicar o dado em um exemplo específico, os autores da pesquisa indicaram que as pessoas com IMC de 28 poderiam diminuir o seu risco de obesidade em 64% ao aumentar de 6 mil para 11 mil passos por dia. Conheça algumas das causas da obesidade.

Os 10 mil passos

O estudo identificou que os benefícios aumentaram com cada passo dado, mas tiveram um pico nos 10 mil passos.

Aliás, contar o seu número de passos pode ser especialmente importante para quem faz atividades físicas sem planejamento ou estrutura, como tarefas de casa, jardinagem ou levar o cachorro para passear.

Segundo o coautor da pesquisa, Borja del Pozo Cruz, eles detectaram uma associação entre os chamados passos acidentais, aqueles que as pessoas dão enquanto seguem com a rotina habitual do dia a dia, e uma diminuição no risco de câncer e doença no coração.

  Continua Depois da Publicidade  

Ele, que é professor associado adjunto na Universidade do Sul da Dinamarca e pesquisador sênior em ciências da saúde na Universidade de Cádiz, na Espanha, publicou junto de sua equipe, um estudo similar, que apontou que caminhar 10 mil passos por dia diminuiu o risco de demência em 50%.

Com 3800 passos por dia, o risco diminuiu em 25%, apontou a pesquisa. Já se a caminhada tinha um ritmo rápido, de 112 passos por minuto ao longo de 30 minutos, a redução do risco era de 62%.

Os 30 minutos de caminhada em ritmo rápido não precisavam acontecer todos de uma vez, poderiam ser divididos ao longo do dia. As informações são da CNN.

Fontes e referências adicionais

Você sabe quantos passos costuma dar por dia? Vai tentar andar mais a partir de agora? Comente abaixo!

Foi útil?
1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas
Loading...
Sobre Equipe MundoBoaForma

Quando o assunto é saúde, você tem que saber em quem confiar. Sua qualidade de vida e bem-estar devem ser uma prioridade para você. Por isso contamos com uma equipe profissional diversificada e altamente qualificada, composta por médicos, nutricionistas e profissionais de educação física. Nosso objetivo é garantir a qualidade do conteúdo que publicamos, que é também baseado nas mais confiáveis fontes de informação. Tudo isso para que você tenha confiança no MundoBoaForma e faça daqui sua fonte preferencial de consulta para assuntos relacionados à saúde, boa forma e qualidade de vida.

Deixe um comentário