Qual Suplemento Para Dar Energia Tomar?

Especialista:
atualizado em 21/02/2020

Existem muitas formas e motivos para se tomar um suplemento para dar energia. Abaixo, você aprenderá o que são os suplementos alimentares e uma lista de suplementos separados por categorias para que você consiga escolher o melhor para o seu objetivo. São suplementos estimulantes que afetam o metabolismo, carboidratos e até uma lista de suplementos menos conhecidos. Você vai se surpreender.

Com tantos suplementos disponíveis no mercado, tanto em lojas físicas, quanto em lojas virtuais, fica difícil para os iniciantes saberem o que, de fato, poderá ajudar ou não.

Passar o dia todo exausto e improdutivo pode ser um problema social e até mesmo para o seu trabalho. Exagerar no café pode trazer algumas consequências ruins para sua saúde e uma boa forma de sanar isso é utilizando alimentos para ter mais energia durante o dia a dia. 

O desempenho do nosso corpo depende muito daquilo que nós comemos. A melhor forma de obter mais energia dos alimentos é pensando em uma dieta nutritiva e saudável conheça os alimentos que tiram o sono e dão energia. Podem ser bebidas à base de cafeína, algumas frutas e vegetais frescos e até algumas nozes e sementes.

Muitas vezes, apenas a alimentação do dia a dia não é suficiente para ter mais energia. Impulsionar seu metabolismo com a utilização de suplementos é a saída mais rápida e eficaz. Você precisa conhecer 4 suplementos alimentares para impulsionar o metabolismo. Um bom exemplo disso é que consumir capsaicina pode aumentar o seu metabolismo em 20% por até 30 minutos. 

Nas prateleiras, os suplementos alimentares são muitos, e acabam confundindo o consumidor. Vamos ver qual suplemento para dar energia realmente vale a pena fazer parte da lista de compras, e o que deverá ficar fora dela.

O que é suplemento?

Há distorções no que diz respeito ao real significado de suplemento.

O DSHEA (Dietary Supplement Health and Education Act), define suplemento como algo que:

  • Complementa sua alimentação;
  • Contém um ou mais ingredientes dietéticos (isso inclui vitaminas, minerais, ervas ou outros produtos vegetais, aminoácidos e/ou outras substâncias);
  • É encontrado em cápsulas, comprimidos, em pó ou líquido;
  • É rotulado pura e simplesmente como suplemento dietético, não fazendo alusões a curas de doenças.

Suplementos para dar energia: estimulantes

– Cafeína

A cafeína é o ingrediente mais comum nos suplementos alimentares relacionados à obtenção de energia. Mas como a cafeína funciona?

A cafeína age no sistema nervoso central (SNC), bloqueando a adenosina, que é um neurotransmissor calmante. O resultado é a elevação dos níveis de adrenalina, e muito mais energia para os treinos.

A cafeína acelera o metabolismo temporariamente. É claro que quanto mais cafeína se consumir, maior será o tempo para eliminá-la do organismo. Ajuda os atletas a evitarem a exaustão durante os treinamentos.

– Guaraná, erva-mate, noz-cola e chá verde

São compostos que também apresentam cafeína em sua composição.

A erva-mate, o guaraná, a noz-cola e o chá verde e suas variações (chá branco e chá vermelho) também oferecem a mesma propriedade, porém, seu teor de cafeína difere, mas seus efeitos sobre a energia física e mental são comprovadamente reais.

– Ginseng

Não é derivado da cafeína, mas também tem propriedades estimulantes. O ginseng é uma erva adaptogênica que tem propriedades que ajudam o corpo a lidar com o estresse. Segundo uma pesquisa publicada em 2009 no periódico científico Current Clinical Pharmacology, os adaptogênicos em geral auxiliam o corpo a lidar melhor com a ansiedade, a fadiga e o estresse. 

Dessa forma, o consumo de suplementos de ginseng pode fornecer mais energia para o dia a dia além de te deixar mais tranquilo. Outras ervas que surtem efeito semelhante incluem a ashwagandha e a rhodiola.

– Capsaicina

Princípio ativo das pimentas, tem funções energéticas devido às suas propriedades termogênicas que aumentam o metabolismo, ajudando na queima de gordura e obtenção de energia.

Conforme dados publicados em 2016 na revista Critical Reviews in Food Science and Nutrition, a capsaicina pode aumentar também a oxidação de gordura, contribuindo assim para a geração de mais energia ao mesmo tempo em que auxilia na eliminação de gordura.

– Laranja amarga

É uma espécie de laranja diferente das que utilizamos em nossos sucos. O extrato que se retira de sua casca não está relacionado à cafeína, mas seu ingrediente ativo é a sinefrina, que reduz o apetite, aumenta o metabolismo e tem efeitos estimulantes.

A sinefrina tem uma estrutura química e efeitos muito parecidos com os da efedra (um composto potencialmente perigoso para a saúde que costumava ser usado para melhorar o desempenho físico). Trata-se de uma substância estimulante com propriedades termogênicas que promete te dar mais energia para suas atividades.

Alguns produtos oferecem uma combinação de sinefrina com outras substâncias estimulantes como a cafeína ou a L-carnitina com a intenção de potencializar a geração de energia.

Suplementos para dar energia que afetam o metabolismo

– Coenzima Q10 (CoQ10)

Presente em nosso organismo, fundamental em metabolismo energético. Está presente em todas as células do nosso corpo, principalmente nas musculares, como o coração e a musculatura esquelética. Um bom suplemento para dar energia aos seus músculos pode conter CoQ10.

Com níveis baixos de CoQ10, as células do organismo não são capazes de produzir a energia necessária para que elas se desenvolvam bem e isso pode acabar causando fadiga e outros problemas. 

Alimentos como carnes, peixes e nozes contêm CoQ10, mas as quantidades presentes nesses produtos podem não ser suficientes para alcançar os níveis adequados da coenzima. Nesses casos, é importante suplementar a coenzima para diminuir a fadiga e ter mais energia.

– Vitaminas do complexo B

As vitaminas do complexo B são fundamentais para o metabolismo dos carboidratos.

  • B1 – o crescimento muscular se deve a ela. Está presente na formação da hemoglobina, proteína responsável pelo transporte do oxigênio até os músculos.
  • B2 – produz energia e metaboliza as proteínas. Está diretamente ligada ao ganho de massa muscular.
  • B3 – está ligada aos processos metabólicos ligados à produção de energia.
  • B6 – responsável pelo metabolismo dos aminoácidos.
  • B12 – fundamental para o metabolismo dos carboidratos, transmite os comandos do cérebro aos músculos.

– Carnitina

Melhora o condicionamento físico, enquanto ajuda o corpo a gerar mais energia. Isso acontece porque um dos principais papeis da carnitina ou L-carnitina no organismo é participar da produção de energia nas mitocôndrias das células. Além de transportar gordura na forma de ácidos graxos para as mitocôndrias para a obtenção de energia, a carnitina desempenha outras funções importantes.

Uma pesquisa de 2008 indexada no Journal of Strength and Conditioning Research mostrou que a carnitine pode aumentar o suprimento de oxigênio até os músculos e melhorar o fluxo sanguíneo e a produção de óxido nítrico. Todos esses fatores contribuem para a redução da fadiga, para o aumento da resistência física e para acelerar a recuperação após uma atividade física. 

– Creatina

Aumenta a massa muscular, o rendimento físico e a força porque atua como uma fonte de energia de rápida obtenção.

Em condições normais, o corpo usa ATP (trifosfato de adenosina) para gerar energia, mas nesse processo, o ATP perde um grupo fosfato e se torna o ADP (difosfato de adenosina). O que a creatina faz é emprestar o fosfato presente em sua estrutura para o ADP se transformar novamente em uma molécula de ATP que poderá ser rapidamente queimada para produção de energia. 

Esse mecanismo é muito útil quando o corpo precisa de energia para exercícios de alta intensidade. Nesse caso, é possível se exercitar por mais tempo e ganhar mais massa muscular devido ao aumento da energia ofertado pela creatina.

– Tirosina

A tirosina é um aminoácido que ajuda a reduzir o estresse e o desgaste mental, enquanto aumenta a resistência. É atuante também na secreção do hormônio do crescimento.

Embora seja produzida naturalmente pelo corpo, a tirosina pode ser encontrada em alimentos proteicos como ovos, frango e laticínios ou na forma de suplementos. 

A tirosina é usada na produção de neurotransmissores que transmitem sinais no cérebro. De acordo com uma publicação de 2012 do periódico científico Brain Research, tais neurotransmissores diminuem durante a realização de atividades físicas ou mentais extenuantes, o que pode reduzir os níveis de concentração e de energia.

No entanto, pesquisas como a publicada em 2015 no Journal of Psychiatric Research indicam que a tirosina só eleva os níveis de energia se houver baixa concentração de neurotransmissores por causa de situações estressantes ou cognitivamente exigentes demais.

– Fenilalanina

A fenilalanina está ligada ao aumento de massa magra. Esse aminoácido é muito importante para a síntese de proteínas e de outras moléculas importantes como neurotransmissores.

Um desses neurotransmissores é a dopamina que atua na sensação de prazer e que pode melhorar também os níveis de energia. 

– Taurina

A taurina é outro aminoácido que também está ligado ao ganho de massa magra. Naturalmente presente no corpo e em vários alimentos, a taurina é um aminoácido que se concentra no cérebro, nos olhos, no coração e nos músculos.

Segundo um estudo publicado em 2013 na revista científica Amino Acids, a taurina ajuda a remover os resíduos que levam à fadiga durante a prática de exercícios físicos. Atletas que usam suplementos de taurina têm um melhor desempenho nos exercícios justamente por causa da diminuição da fadiga.

Além de aumentar a energia, a taurina aumenta a queima de gordura e reduz os danos musculares.

Suplementos para dar energia: carboidratos

O nosso entendimento sobre calorias, na maioria das vezes, é distorcido. Muitos pensam em calorias como algo que faz engordar, mas calorias são a medida do potencial de energia de cada alimento.

O nutriente que nos fornece calorias de modo rápido são os carboidratos, que são absorvidos facilmente, tornando-se combustível para o treino. Além do mais, também são importantes no pós-treino, permitindo a recuperação muscular mais rapidamente.

O problema do consumo desordenado dos carboidratos está ligado ao ganho de peso, caso não sejam queimados e transformados em energia nos treinamentos.

Suplementos para dar energia menos conhecidos

Mais recentemente, alguns suplementos alimentares começaram a apresentar em suas fórmulas algumas novidades. Por esse motivo, talvez seus efeitos não sejam tão eficazes quanto as promessas de seu material promocional. Alguns deles:

– Cordyceps

Pouco conhecido entre os leigos, mas muito utilizado, o cordyceps é um cogumelo que aumenta o metabolismo energético das células, aumenta a produção de ATP, e ainda ajuda a melhorar a utilização do oxigênio.

Embora pareça novidade, foi utilizado na década de 30 por um tibetano que escalou o Everest, permitindo que esse alpinista tivesse energia e oxigênio suficientes para concretizar tal feito.

– Sinefrina

Aumenta a taxa metabólica. Pode ser comparada à cafeína, no que diz respeito aos seus efeitos estimulantes, bem como na elevação nos níveis energéticos. Além de ser um suplemento para dar energia, ainda reduz o apetite.

Trata-se de uma substância semelhante à encontrada na laranja amarga que ajuda a melhorar o desempenho físico, o humor e os níveis de energia.

– Gerânio

Semelhante à epinefrina, esse derivado do óleo de gerânio estimula o sistema nervoso central (SNC), aumentando a energia, o foco e o desempenho físico dos praticantes de exercícios.

Além de melhorar a energia, o gerânio tem propriedades calmantes que também ajudam a regular os hormônios associados com o estresse e a ansiedade, melhorando assim o humor. 

Considerações finais

Embora o mercado de suplementos seja vasto, oferecendo produtos para todos os gostos, de nada adianta consumir um suplemento para dar energia sem considerar os fatores a seguir:

  • Alimentação saudável e balanceada;
  • Exercícios físicos corretos;
  • Boas noites de sono;
  • Não fumar;
  • Não ingerir álcool;
  • Contatos com a natureza;
  • Praticar atividades que proporcionem prazer;

Dessa forma, ficará mais fácil atingir os objetivos, independente do tipo de suplemento que se escolha.

Não deixe de se alimentar bem, dormir bem e nem de exercitar mesmo tomando algum desses suplementos para aumentar os níveis de energia. 

Se mesmo tomando suplementos você não se sentir mais disposto, procure um médico ou um nutricionista para avaliar a sua saúde. Pode ser necessário fazer alguns exames para verificar se alguma condição de saúde está afetando a sua energia. Nesse caso, apenas o tratamento adequado será capaz de melhorar a sua disposição e acabar de vez com a sua fadiga.

Fontes consultadas:

Referências adicionais:

Você utiliza algum suplemento para dar energia? Qual é o seu preferido? Por que você começou a tomá-lo? Foi por alguma orientação profissional? Comente abaixo!

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (113 votos, média: 3,82 de 5)
Loading...
Sobre Julio Bittar e Dra. Patricia Leite

Quando se trata de saúde, é muito importante poder contar com uma fonte confiável de informações. Afinal de contas sabemos que o sua qualidade de vida e bem-estar devem estar em primeiro lugar para você. Por isso contamos com uma equipe profissional diversificada, com redatores e editores que desenvolvem um conteúdo de qualidade, adaptando-o a uma linguagem de fácil compreensão para o público em geral, tendo por base as mais confiáveis fontes de informação. Depois disso todo artigo é revisado por profissional especialista da área, para garantir que as informações são verídicas, e só então ele é publicado no site. Tudo isso para que você tenha confiança no MundoBoaForma e faça daqui sua fonte preferencial de consulta para assuntos relacionados a saúde, boa forma e qualidade de vida. Conheça mais sobre os profissionais que contribuem para a qualidade editorial do portal.

Deixe um comentário

12 comentários em “Qual Suplemento Para Dar Energia Tomar?”

  1. Também sentia cansaço na hora do treino .então comecei a tomar guaraná em pó 30 min antes do treino e está sendo otimo

  2. Boa noite gostaria de tomar algo que me desse disposição, me sinto sem forças e muito cansada, um desânimo terrível não tô conseguindo dar conta das minhas obrigações diárias, só quero ficar dormindo é uma péssima sensação…

  3. tenho 64 anos e descobri depois de uma biopsia muscular, que tenho distrofia muscular de cinturas, como não tem cura e nem remédio, estou em busca de algum suplemento que me de energia e disposição, que não tenho nem para uma subida curta em rua íngreme, já ouvi falar da creatina, da coenzima Q10, mas ainda não me sinto segura, vou continuar pesquisando. obrigada pela matéria.

  4. Boa noite tô querendo tomar algo para me dar energia , disposição, me sinto sem forças nenhuma e muito cansada, um desânimo terrível não tô conseguindo realizar minhas funções diárias, só quero ficar deitada , o que eu poderia estar tomando pra melhorar.

  5. Boa tarde!!!! Quando acabo d treina fico desanimada de mais, vou para casa me arrastando. Gostaria d saber oq poderia esta tomando???? Desde já obg…