Mucuna

Mucuna: O Que é, Benefícios, Efeitos Colaterais e Como Tomar

Os benefícios da Mucuna Pruriens, ou simplesmente mucuna são bem conhecidos da Ayurveda, a medicina milenar indiana, onde tem sido utilizada de forma terapêutica por muitas gerações para equilibrar os sistemas reprodutivo e nervoso do corpo. As sementes são a parte principal da mucuna e são geralmente consumidas na forma de pó, usadas para fins medicinais como um suplemento.

Muitas pessoas tomam o extrato ou pó das sementes de mucuna diluído em água como um chá e o consideram altamente estimulante e tão eficaz como o café para melhorar o estado de alerta. Pesquisas atuais incluem a planta no grupo das adaptogênicas, com propriedades que melhoram a adaptação do nosso organismo a situações de estresse.

Originalmente usada para tonificar e fortalecer o sistema nervoso e conhecida por melhorar o humor, além de manter o cérebro saudável e protegido, a mucuna pode ser fonte de muitos outros benefícios à saúde.

A planta Mucuna Pruriens – O que é?

Mucuna Pruriens é uma planta da família das leguminosas, também chamada no Brasil de café berão e pó de mico. Ela é nativa das florestas de clima tropical da América do Sul, África e das Índias Ocidentais.

As suas sementes ou grãos são de uma cor bege, marrom ou preto e crescem dentro de uma longa vagem aveludada curva cuja cobertura é conhecida por causar irritação quando em contato com a pele.

A planta é considerada um fixador de nitrogênio e é comumente usada como cobertura fertilizante do solo em terras degradadas pela agricultura.

A árvore de Mucuna Pruriens pode atingir até 15 metros de altura e não tem uma aparência tão bonita, embora possa produzir algumas flores que variam do branco ao roxo.

O contato com os bulbos, projeções espinhosas da planta, também pode causar prurido na pele. Outro fato interessante sobre esta planta é que ela é utilizada como uma alternativa ao café por alguns povos. As sementes são secas e moídas, em seguida, fabrica-se uma bebida na forma típica do nosso café.

A Mucuna Pruriens e o L-Dopa

Mucuna é uma das maiores fontes naturais de um aminoácido chamado L-Dopa (Levodopa), um precursor essencial para o neurotransmissor dopamina.

Manter níveis adequados de dopamina é essencial para nutrir as funções mentais, a saúde emocional, o sono, a memória, as habilidades motoras e a coordenação muscular.

Este aminoácido, o L-Dopa, é um composto conhecido por melhorar o humor e é frequentemente ingerido como suplemento natural para a depressão e a ansiedade, visto que estimula a produção de dopamina no cérebro.

Para relembrar, a dopamina é um neurotransmissor muitas vezes referido como “hormônio do bem estar”. Ele é produzido pelo cérebro quando estamos bem ou como mecanismo de recompensa do organismo e pode ser naturalmente estimulado através de várias atividades gratificantes como dançar, fazer e através de experiências sexuais prazerosas.

Ele é um intermediário da noradrenalina, um neurotransmissor que ajuda a regular o sono, além de estimular também a produção do GH (hormônio do crescimento).

O L-Dopa é metabolizado em dopamina tanto pelo coração quanto pelo cérebro e seu uso pode ser muito útil para todos os indivíduos com problemas nervosos e transtornos de ansiedade que podem levar a doenças neurodegenerativas graves ou à redução da capacidade cognitiva.

Os benefícios da Mucuna Pruriens para o cérebro

Pesquisas sugerem que a mucuma protege o cérebro mantendo as funções cognitivas e neurais saudáveis, além de melhorar as atividades neurais. Tais benefícios são asociados à sua ação antioxidante.

O mecanismo físico por trás da sua ação é o seguinte: Todos os radicais livres têm um elétron desemparelhado que os torna instáveis no corpo humano. Os antioxidantes são capazes de adicional um elétron para a molécula de radical livre e assim neutralizar seus efeitos, particularmente sobre o cérebro.

O L-Dopa, aminoácido encontrado na mucuna, melhora a ação de neurotransmissores responsáveis por processos fundamentais do cérebro, além de dar ao cérebro mais capacidade de criar compostos necessários para o seu funcionamento.

O L-Dopa também é essencial na produção de dopamina e noradrenalina. Neurotransmissores ligados à sensação de humor, energia, prazer e motivação.

A Mucuna também é reconhecida por aumentar a agilidade mental e melhorar o nível de foco e concentração de uma forma diferente da cafeína. A ingestão de cafeína por algumas pessoas ou de acordo com a quantidade pode levar à ansiedade e ao nervosismo. A Mucuna Pruriens, ao contrário, pode acalmar os nervos do cérebro e promover ondas cerebrais estáveis e rítmicas semelhantes às emitidas pelo cérebro durante o sono e em momentos de serenidade.

Benefícios para a vida sexual

A mucuna é um afrodisíaco conhecido milenarmente por aumentar a função sexual e a libido. Ela também é notória por promover a fertilidade em homens e mulheres aumentando os níveis de contagem de esperma e testosterona masculinos, além de regular os ciclos de ovulação nas mulheres.

O suplemento ainda tem certas propriedades antioxidantes que podem ajudar a proteger as células sexuais de danos oxidativos.

Benefícios do uso de Mucuna Pruriens para tratar doença de Parkinson

O extrato de sementes de Mucuna Pruriens tem sido muito utilizado pela medicina tradicional indiana Ayurveda, para tratar diversas doenças, incluindo a doença de Parkinson. O L-Dopa presente na mucuna afeta positivamente o metabolismo da dopamina no sistema nervoso. Este neurotransmissor ajuda a melhorar os sintomas do Parkinson em seres humanos.

Isto se dá porque a doença de Parkinson é caracterizada pela produção parcialmente diminuída de dopamina e a Mucuna Pruriens pode influenciar na regulação dos níveis de dopamina. Estudos preliminares indicam que a forma natural de L-Dopa da mucuna fornece resultados equivalentes, ou até melhores, em comparação com a mesma substância fabricada em laboratório. E melhor, sem os efeitos colaterais comuns causados pela droga sintética como náuseas, vômitos e movimentos musculares involuntários.

Mucuna Pruriens como neutralizador de veneno de cobra

A mucuna é usada tradicionalmente como um agente neutralizador de veneno de algumas espécies de cobras peçonhentas. Há uma glicoproteína específica no extrato feito a partir da planta que pode neutralizar as toxinas presentes no veneno que a cobra venha a injetar em um homem.

Pesquisas já mostraram que o extrato de mucuna ainda estimula a produção de anticorpos que neutralizam a letalidades de alguns tipos de venenos.

Estimula a liberação do hormônio do crescimento

A ingestão do extrato de Mucuna contén L- Dopa, um aminoácido que contém substâncias quer podem estimular a liberação natural do hormônio do crescimento. Este hormônio, também chamado de GH, é produzido pela glândula hipófise do cérebro e tem a função de estimular o crescimento em crianças e adolescentes. O GH também ajuda a regular os fluidos corporais, o crescimento dos músculos e óssos, o nível de açúcar e o metabolismo da gordura no organismo.

É interessante ressaltar é que ao estimular os níveis do hormônio do crescimento pode haver impacto também na perda de peso devido ao estímulo mental associado. Além de regular o GH, que fortifica os músculos, melhora a coordenação, a agilidade mental e a força, o vínculo que a mucuna possui com a dopamina, traz também a sensação de bem estar e, com isso, o ânimo para as atividades físicas.

Veja também:  Tudo sobre HGH

Benéfica no processo de recuperação de dependentes químicos

O estresse, o excesso de uso de estimulantes, o abuso de drogas legais e ilegais e o uso excessivo de álcool esgotam os níveis de dopamina no cérebro. Quando os níveis de dopamina baixam, o indivíduo tende a ficar excessivamente agitado e nervoso e ainda causar danos à produção de neurotransmissores no cérebro. O L-Dopa presente na Mucuna Pruriens ajuda a repor os níveis deficientes de dopamina nas pessoas em processo de recuperação do uso de substâncias viciantes e ainda age restaurando as sinapses neuronais para níveis saudáveis.

Outros possíveis benefícios

Entre os benefícios já associados ao consumo do extrato das sementes de Mucuna Pruriens ainda podemos listar os seguintes:

  • Uma fonte natural de L-Dopa (levodopa), aumenta a dopamina no cérebro
  • Ajuda a relaxar o corpo diminuindo o estresse e a ansiedade
  • Aumenta a libido e revitaliza o sistema reprodutivo
  • Pode oferecer resultados semelhantes aos antidepressivos
  • Promove um sono melhor
  • Coadjuvante na recuperação de dependência de drogas
  • Melhora as funções cognitivas e de memória
  • Estimula a produção do GH e outros hormônios que ajudam a manter a jovialidade
  • Normaliza as habilidades motoras e age como relaxante dos movimentos musculares
  • Pode ajudar a regular os níveis de açúcar no sangue
  • Promove a digestão
  • Ajuda a energizar o corpo naturalmente

Efeitos colaterais no uso da Mucuna Pruriens

Consumir Mucuna Pruriens é bastante seguro e o extrato está entre os favoritos entre as pessoas que utilizam estimulantes cerebrais naturais, a base de plantas, também chamados de nootrópicos. No entanto, existem alguns efeitos colaterais associados a seu consumo, incluindo dores de cabeça, vômitos, insônia e, possivelmente, confusão. Todos esses efeitos são muito raros e geralmente só se apresentam em indivíduos que tomaram doses excessivamente altas da planta.

O contato com a haste e a vagem da planta pode causar coceira intensa, mas isto não ocorre no caso do consumo do extrato da planta.

Como tomar Mucuna Pruriens

A mucuna pode ser ingerida de três formas:

– Extrato ou em pó: Devem conter pelo menos 15 por cento de L-Dopa para serem eficazes. O pó ou o extrato são tomados misturados na água.

– Comprimidos: O extrato é comprimido e sua ingestão torna-se mais conveniente para algumas pessoas.

– Tintura: A tintura é o extrato líquido feito a partir da dissolução das sementes em álcool para a extração dos nutrientes.

Tanto o pó quanto a tintura podem ser misturados com água, sucos e batidas. O pó também pode ser misturado à água quente e ser tomado como um substituto do café para dar energia ao corpo sem estimulá-lo excessivamente.

Na Amazônia o extrato de mucuna é utilizado há mais de 2.000 anos como um ingrediente do chocolate, junto com o cacau cru.

Na hora de comprar, observe sempre se o produto é feito exclusivamente a partir dos grãos apenas, isto porque quase todos os estudos e pesquisas científicas mostram que os benefícios para a saúde estão apenas nesta parte da Mucuna Pruriens.

A dosagem ideal para obter benefícios à saúde

A dosagem diária comumente recomendada é entre 200 e 500 miligramas. O ideal é começar com uma quantidade menor e aumentar gradativamente de acordo com a necessidade.

É possível encontrar a Mucuna Pruriens em combinação com vários outros suplementos em misturas indicadas para reforçar o humor, melhorar o bem-estar emocional, reduzir o estresse e a ansiedade e para aumentar a concentração e a energia mental.

No caso do extrato líquido, o ideal é consumir de 30 a 60 gotas diluídas em água, chá ou suco, de uma a três vezes por dia.

Você já conhecia a Mucuna? Conhece alguém que tenha tomado este suplemento e obtido bons resultados? Comente abaixo!

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (159 votos, média: 3,87 de 5)
Loading...
Revisão Geral pela Dra. Patrícia Leite - (no G+)



ARTIGOS RELACIONADOS

109 comentários

  1. ISAAC OLIVEIRA DE LIMA

    Boa tarde li tudo sobre a Mucuna e não vi nada relacionado a doenças do sangue
    mas,é para isso que é usada na Bahia,uma senhora me deu para eu dar pra minha irmã que tem anemia profunda,ela não tomou.Daí eu dei para um amigo meu que estava com problemas no sangue,pensave eu ser anemia mais era leocopenia e ele ficou curado,já outro amigo estava já debilitado sem andar por conta da anemia e foi curado totalmente.fora outros testemunhos que a senhora que me deu conta,inclusive de um rapaz com leucemia na fase inicial e ficou curado também.
    Não seria o caso de se fazer um estudo também sobre esse aspecto?

  2. Gostei do artigo.
    Contudo não encontrei as referências para pesquisar mais sobre o assunto.
    Grato pela postagem.

  3. Parabéns pela matéria,
    eu gostaria de saber qual a melhor hora para consumir,no pré ou pós treino e aproveitando vocês acham que a MUCUNA é melhor que o TRIBULUS ? Obrigado ,abraço.

    • Recomenda se uso em conjunto! Geralmente fazem 1500 de tribulus e 500mucuna dividido em duas tomada ….vc pode tomar um pela manhã e uma a tarde! A mucuna me tira o sono um pouco!

    • Ingerir em duas tomadas, uma no meio da manhã e outra no início da tarde, sempre com 200ml de água. Foi-me passado por nutricionista especialista em ortomolecular e nutrição desportiva, em combinação na mesma cápsula com Tribullus terrestris e Cáscara Sagrada.

    • Melhor fazer uso dos dois.

  4. Alguem ja tomou e sentiu melhoras como foco, energia, força, aumento da libido?

    • eu tomei ,e foi ótimo p energia ,memoria , voltei aos meus 20 anos ,foi milagroso mesmo p tudo q a pesquisa diz ,mas para
      libido ñ vi nem um resultado,mas vale a pena foi muuuuto bom ansiedade angustia depressão…..

      • olá marlene! boa comprou em que loja e qual o padrao do extrato da mucuna? tomando quantas miligramas por dia e de que forma?
        abraço!

        • Além do descrito acima, inicialmente melhora o líbido, isto depende até de atividades físicas e achar a dosagem correta. Para mim foi um resultado excelente, voltei no tempo dos meus 14 anos por 2 semanas.

          • PEDRO PAULO NORONHA

            Jorge Almada, Por favor, de que farmácia você esta comprando, e é em cápsulas ou extrato, informe a dosagem?
            Eu usei em cápsulas e não senti nenhum resultado
            Estou decepcionado após comprar porcarias na internet

          • PEDRO, tanto a Mucuna como o Tribulus são manuzeados em Farmacias confiaveis e com certificado de Analise, conforme norma da ANVISA>

          • qual a sua dosagem? como fez o uso/ quanto % de l-dopa?

    • Olá! Boa noite.

      Fiquei animado com os relatos aqui descritos.
      Apresento sintomas de parkinson a 4 anos, já tomei diversos farmacos indicados por médicos especialistas e hoje tomo apenas um que acho o custoXbeneficio é aceitável.
      Segui uma das dicas deste site e mandei manipular em laboratorio indicado aqui.
      Recebi as cápsulas e comecei a toma-las pela manha, durante 15 dias. Para minha decepção, não teve nenhum efeito.
      Que decepção !

      • Nutricionista Consciente

        Bom dia, Paulo!
        Para Parkinson, pesquise a questão do óleo de coco! Uma médica curou o próprio marido utilizando até 10 colheres de dopa de óleo de coco ao dia!
        Procure comer mais alimentos fontes de gorduras boas, coma gorduras boas em todas as refeições… por exemplo: abacate, castanha do pará, noz, azeite extra-virgem, omega 3 de boa procedência….

        • Boa tarde!
          Sou parkinsoniano e já sofro dos efeitos colaterais da medicação baseada em L-Dopa química: dores e discinesias. Passei, então, a pesquisar por terapias naturais. Deparei-me com o livro “Tudo começa na Comida – Whole30”, que estou amando. Ainda não comecei o programa, mas tenho aprendido muito sobre alimentação saudável. Passei a associar o que li no livro com o que tenho sentido com a doença. Parece ter tudo a ver. Então, comecei a pesquisar sobre terapias naturais para o Parkinson. Como os neurologistas não fazem tratamento com medicina natural, estou pesquisando para conhecer a experiência de quem já fez tratamento natural. Gostaria de saber mais sobre a experiência da sua amiga médica com o óleo de coco. Poderia colocar-me em contato com ela? Desde já, agradeço.

      • Tente a Mucuna Pruriens 100% natural.A virtude das plantas está no todo complexo de suas substâncias e como elas interagem no organismo..Não confio tanto nos produtos manipulados.Na LuxSpirit você encontra a Mucuna 100% natural,sempre fresca,produzida uma vez por semana.Sei disso,porque eu mesmo que faço;tenho vários clientes com Parkinson,por todo o Brasil..desejo melhoras e um ótimo domingo

        • EDNA MARIA DE PROENCA

          Olá … boa tarde, gostaria de adquirir essa mucuna 100% natural, entrei no site, e constatei que esta mucuná é em pó, como devo preparar e quantas vezes é recomendado ao dia. minha mãe esta com Parkinson e esta tomando mucuna em capsulas 200mg.

          abraços e obrigado

        • BOM DIA SR MARCEL. Mucuna Pruriens
          VI ESSE COMETÁRIO ABAIXO DO SENHOR NESSE SITE. EU QUERO PLANTAR ESSA LEGUMINOSA MUCUNA PARA UTILIZAÇAO COMO SUPLEMENTO/REMÉDIO. QUERO ENTRAR EM CONTATO COM O SENHOR. MEU E-MAIL
          [email protected]

          Marcel 10 de setembro de 2017 at 15:53
          Tente a Mucuna Pruriens 100% natural.A virtude das plantas está no todo complexo de suas substâncias e como elas interagem no organismo..Não confio tanto nos produtos manipulados.Na LuxSpirit você encontra a Mucuna 100% natural,sempre fresca,produzida uma vez por semana.Sei disso,porque eu mesmo que faço;tenho vários clientes com Parkinson,por todo o Brasil..desejo melhoras e um ótimo domingo

      • Ora pró nobis planta medicinal
        Um amigo que a esposa estava muito doente, ganhou umas folhas desta planta, e apesar do PARKSON hoje sua qualidade de vida melhorou muito
        Fui com ele colher folhas desta planta e dei para minha mulher preparar para minha cunhada que também tem PARKSON
        Minha cunhada agora anda, faz sua alimentação e custura
        Preparo: 3 a 5 folhas no liquidificador com suco de 2 laranjas ou maçã ou mamão (asista o video)
        As frutas é para disolver as folhas e melhorar o paladar, pode ser outras.
        Os benefícios das folhas de Ora-pro-nóbis para a saúde (Pereskia aculeata)
        https://www.youtube.com/watch?v=KACmEW92tjU

      • Tome o suco da fruta Physalis angulata, é encontrada em grandes mercados. Faça o suco e tome três vezes ao dia até o desaparecimento total do mal de Parkson. O suco é preparado como qualquer outro suco. No nordeste as frutinhas são encontradas a preço muito baixo, já nos mercados, cada 100 gramas geralmente é vendido entre 5 a 10,00. Desejo melhoras e não esqueça de ensinar outras pessoas assim que surgirem os resultados.

        Fábio Caldas
        Homeopata & Naturopata
        Brasília, DF.

  5. Meu pai tem Parkinson há mais de 5 anos. Venho buscando alternativas para administrar a doença, o remédio já não faz mais efeito. Tem algum depoimento de portador da doença que fez uso? Onde encontro a Mucuna aqui em Salvador?

    • Compra na luna ervas comprei um extrato com 50% L Dopa…a maior concentraçao q achei…tenho poucos dias tomando 300mg p dia…. não deu para falar em melhora de foco energia e força!
      Espero que ajude seu pai!
      DEUS ABENÇOE!

    • ola, tente a mucuna mas se nao tiver sucesso fale com o neurologista do seu pai para ver a possibilidade dele passsar um medicamento chamado NEUPRO se nao me engano tem 4 e 8mg, trata-se de uma caixa de aproximadamente 350,00 reais com 28 adesivos de duracao 24hrs cada um, tenho parquinsom e o adesivo e otimo

      • Boa tarde, meu pai tem Doença de Parkinson há exatamente 13 anos, fez agora em fevereiro de 2016… Ele tomou por uns 3 anos praticamente direto Mate Leão feito em casa de maneira natural, ajuda bastante.
        Mas, confesso que as dosagens das medicações devem ser aumentadas pelos médicos Neurologistas como o Prolopa e o Sifrol.
        Atualmente, meu pai está tomando SIFROL 1,5mg aumentou-se a miligrama, era 1g e passou administrar 3 comprimidos por dia de 1,5mg. Melhorou significativamente.
        Foi o Neurologista particular quem prescreveu.
        Mas, também estou tentando comprar a Mucuna para ver se melhora mais.
        É horrível, pois quando ele ficava sem coordenação motora, reclamava de fortes dores….
        Abraços!

        • DEUS ABENÇOE E ILUMINE TEU PAI NESSE PROCESSO ! ESPERO SINCERAMENTE MELHORAS AO SEU PAI!!

        • Ora pró nobis planta medicinal
          Um amigo que a esposa estava muito doente, ganhou umas folhas desta planta, e apesar do PARKSON hoje sua qualidade de vida melhorou muito
          Fui com ele colher folhas desta planta e dei para minha mulher preparar para minha cunhada que também tem PARKSON
          Minha cunhada agora anda, faz sua alimentação e custura
          Preparo: 3 a 5 folhas no liquidificador com suco de 2 laranjas ou maçã ou mamão (asista o video)
          As frutas é para disolver as folhas e melhorar o paladar, pode ser outras.
          Os benefícios das folhas de Ora-pro-nóbis para a saúde (Pereskia aculeata)
          https://www.youtube.com/watch?v=KACmEW92tjU

    • Tenta iherb da Now foods( importado 20dias)! Aqui dalissa, luna ervas….
      Tomando da luna ervas…terminando irei testar importada!

    • Vc teve alguma resposta a sua pergunta? Meu pai tb tem Parkinson e gostaria de saber se alguém fez uso da mucuna. Obrigado.

    • O meu cabeleireiro está usando e sentiu grandes melhoras. Ele está tão bem que vou comprar para minha mãe.

    • Tome o suco da fruta Physalis angulata, é encontrada em grandes mercados. Faça o suco e tome três vezes ao dia até o desaparecimento total do mal de Parkson. O suco é preparado como qualquer outro suco. No nordeste as frutinhas são encontradas a preço muito baixo, já nos mercados, cada 100 gramas geralmente é vendido entre 5 a 10,00. Desejo melhoras e não esqueça de ensinar outras pessoas assim que surgirem os resultados.

      Fábio Caldas
      Homeopata & Naturopata
      Brasília, DF.

  6. ahh uma correçao! o ideal é q a manipulação de extrato de mucuna L dopa seja feito com tribulus facilita a chegada ao cérebro! coisa tipo se caps de 750 colocar 500 mucuna e 250 de tribulus!

  7. Duvidas: solicito resposta. Por favor, o que é Tribulus ???

    Posso tomar Mucuna, junto com remedios para parkinson? Estou tomando:
    Neodopaston(L-Dopa-300mg-dia), Komutan, Rekippu, Bermax. Xadago.

    • tribulus é uma erva muito usada em terapias pós ciclo (tpC) de anabolizantes! normaliza a produção de andrógenos no corpo humano e aumenta a libido em homens e mulher, mas a finalidade do uso conjugado com a mucuna é facilitar a chegada da L dopa e atravessar a membrana celular cerebral!

      https://examine.com/supplements/mucuna-pruriens/

      veja de preferencia no navegador chrome e coloque para traduzir o texto!

  8. olá vc já faz uso de L-dopa substancia esta q se encontra na mucuna, portanto, nao ha necessidade! ressalto, todavia, ter estudo dizendo que a L-dopa encontrada na mucuna ter uma melhor resposta, desde que o extrato de mucuna tenha um bom padrão e referencia!

    • comecei a tomar 1 capsula por dia 400 mg,e impressionante,em pouco tempo ,sentia um calor forte depois passa,mas meu dia a dia melhorou muito,alegria,disposiçao,nos primeiros dia acordava muito a noite,mas foi so no começo,gostei muito,me ajudou bastante ,continuo tomando,abraços

  9. renato carlos florencio

    Eu quero saber si é original , porque tem muitos fornecedores que colocam farinha sabugo de milho eu estava tomando do fornecedor luna das ervas o frete é muito caro

    • nao chegar a ser caro o frete! o da luna ervas gostei mas nao tomei muito as caps de 300mg dizendo ter 50% de l dopa o que nao acredito! mas no maximo cheguei a tomar 2 caps ao dia me sentir com clareza mental e tal….libido nao vi um aumento, força muscular…ou resistencia muscular… um pouco….mas chegava a tirar meu sono a noite!!!

      optando pela L tyrosina ( fazer teste) e comparar!!

  10. Olá, parabéns. Muito esclarecedora a matéria sobre os benefícios da mucuna, que é novidade para mim apesar de cultivar mucuna já algum tempo para recuperação e manutenção do solo para cultivo de alguns alimentos orgânicos. Gostaria de saber no meu caso que pratico corrida de longa duração (maratona e ultramaratona) qual a dosagem que eu estaria usando para complemento do HGH e dopamina já que o exercício produz um pouco destas substâncias

  11. cilas francisco da silva

    tomo prolopa+cloridrato debenserazida juntamente com pramipexol.quero banir isso pois provoca queimacao e nao vejo muito progresso ,mandei manipular 400mg da mucuna pruriens crendo ke fara efeito ,posso tomar junto desses medicamentos ou nao!

  12. olá! Li a matéria sobre mucuna e fiquei muito interessada fazer uso deste medicamento,
    sou hipertensa, e gostaria de saber se tem alguma contra indicação, e a dosagem correta para uso.

    obrigada desde já.

    • Aurelina, normalmente a Mucuna diminui um pouco a pressão, fale com seu médico para rever a dosagem do medicamento que você usa para manutenção da pressão.

  13. MARIA ZILDA F GOMES

    tomo prolopa 100/25 e stabil 1 mg 2 vezes ao dia o prolopa tomo 3 vezes ao dia
    pra tomar mucuna eu posso tomaar com os remedios ou tenho que parar

  14. TOMO PROLOPA 100/25MG BD 3X AO DIA STAABIL 1 MG 2X AO DIA ECITALOPRAN 10MG 1X AO DIA

    PARA TOMAR MUCUNA DE 400MG TENHO QUE PARAR COM OS REMEDIOS?

  15. Eu ainda não consegui adquirir a MUCUNA para meu pai que tem Doença de Parkinson há 13 anos. Mas, confesso que devamos tentar, porque ainda não há cura para esta doença e pelo meu conhecimento que tenho, sei que ela é horrível…. a pessoa chegará em um estágio que ficará totalmente imóvel, igual a um boneco de plástico, mexendo muito mal os olhos. Então, para quem já está numa situação de quase acamada, no meu ponto de vista é claro, devamos ter todos os cuidados sim, mas vale a pena tentar a ficar esperando a sorte da vida e ficar condicionado a uma cama até o dia da morte.
    Desculpem-me a sinceridade, mas existem momentos de nossas vidas que devemos tomar atitudes e tentar arcar com as consequências.
    E, como é uma doença horrível mesmo, eu tentaria, vou dar ao meu pai e observá-lo.
    Meu esposo é químico e me disse que a Mucuna poderá aumentar a Libido do meu pai e com certeza, ela é benéfica para sua coordenação motora, melhorando os movimentos, acredito nele, porque ele é muito sincero.
    Quando tive que tomar Vitamina E em 2006 para evitar o câncer, porque tenho displasia mamária e é benigna, ele me disse o seguinte: Compre sua Vitamina E direto das farmácias porque Anvisa fiscaliza melhor. Não compre nada de farmácia de Manipulação, porque eles não são fiscalizados e colocam muito amido de milho e o efeito é demorado.
    Fiz isso desde então.
    O mesmo considero com a Mucuna, pois não adiantará comprá-la de Manipulação.
    Essa é minha opinião, porque tenho uma experiência muito grande com os problemas de saúde dos meus pais aqui, ele com Parkinson e minha mãe com Glaucoma.
    Sempre procuro na internet por uma medicina alternativa também, mas é claro, que as medicações sejam de farmácias ou lojas que realmente se preocupam com o consumidor.
    Abraços!
    Quando eu tiver uma notícia sobre o uso, aviso aqui.

    • PEDRO PAULO FERREIRA DE NORONHA

      Tem que correr atrás, estou com as mesmas desconfiança sobre o conteúdo das cápsulas. Não encontrei um laboratório no Brasil que faça extrato ou elixir de MOCUNA.
      Peço ajuda para quem sabe preparar o mucuna em pó, já tenho 2 kg de semente e não sei como extrair extrato de mucuna.
      Imagino ser possível com “máquina manual extratora de óleos vegetais” (vi no YouTube) tiro o óleo e faço o que?
      Sei que do bagaço ou do óleo faz o pó ou o elixir. Sei que é usado um tipo de álcool, para o elixir.
      Nem o ” café de mucuna” encontrei como fazer o pó
      Falta participação do povo

    • Manoel Carlos de Souza

      Bom dia, eu tenho a mucuna em grãos, tenho uma sequela neurologica muito grave, que me deixou cadeirante, hoje caminho pouco, comecei a usar mucuna e percebo uma melhora a cada dia.
      Devido a minha falta de mobilidade, eu compro em capsulas, mas creio que usar o po dela o resultado seria melhor

    • Tome o suco da fruta Physalis angulata, é encontrada em grandes mercados. Faça o suco e tome três vezes ao dia até o desaparecimento total do mal de Parkson. O suco é preparado como qualquer outro suco. No nordeste as frutinhas são encontradas a preço muito baixo, já nos mercados, cada 100 gramas geralmente é vendido entre 5 a 10,00. Desejo melhoras e não esqueça de ensinar outras pessoas assim que surgirem os resultados.

      Fábio Caldas
      Homeopata & Naturopata
      Brasília, DF.

  16. Nasceu um pé de mucuna em meu quintal eu não conhecia mas me interessei pelo grão e fiz a pesquisa que me saiu melhor q a encomenda eu estava pensando em cozinhar como um feijão comum, posso consumir o grão como cápsula e uma planta linda e os grãos são muito belos mas o estudo q foi postado diz q é uma árvore mas na verdade é uma trepadeira por isso fico em dúvida se o q tenho em mãos seja realmente o mucuna, se for mesmo gostaria de aprender a fazer o pó dele obrigado.

  17. Sou de Maringa’-PR., Estou atualmente em Hyannis- MA- USA., Sou Portador de Parkison e tomo o remedio prolopa( L Dopa) a 5 anos, no Brasil se compra-se em Farmacia sem receita, aqui nos EUA so’ com receita, recebo o medicamento da Capital Boston, este mes, extraviou o medicamento que vem pelo correio, eu adquiri o Mucuna L-Dopa 20%, e tou tomando as capsulas ate’ que chegue o remedio, a fraqueza e paralizacao que estava sentindo depois de um dia sem o “L Dopa”, cessaram com as pilulas e tou podendo trabalhar normalmente ate que o medicamento chegue. Glorias a Deus por existir o MUcuna.

  18. Tenho uma arvore de mucuna no meu quintal.
    Como posso consumir, de forma q tenha o melhor aproveitamento dos nutrientes ?

    • sinceramente eu procurava um extrato puro e padronizado!!!

    • PEDRO PAULO F. de NORONHA

      REPASSANDO: Autor: GILBERTO

      Comentário: FEIJAO MUCUNA E O NOME DA PLANTA …. ESTE FEIJAO TAMBEM E CONHECIDO COMO FEIJAO DE ADUBO,FEIJAO DE BURRO ETC… ESTE FEIJAO COLHIDO E SECADO DEPOIS TORRADO EM UMA PANELA DE FERRO POR 10 MINUTOS MECHENDO SEMPRE ..DEPOIS DE TORRADO MOER BEM FININHO E DEPOIS PENEIRAR E ESTA PRONTO PARA SER USADO 2 COLHERES DE CHA DE MANHA NO LEITE OU SUCO 2 COLHRES NO ALMOÇO NO SUCO OU NA AGUA E NO JANTAR MAIS 2 CONHERES TAMBEM NO SUCO OU AGUA OU SE PREFERIR LEITE ESTE PO CURA MAL DE PARKSOM ……

  19. Tomo cifrol e comtan juntto com prólogos, aconselho tomar 1 mucuna por dia, pois eu tomei + e qdo chegou as pílulas
    Do
    Médico prolopa/lêvedopa eu tomei deu reação fiquei com coração palpitando. Ok

  20. Meu pai tem Parkinson. A mucuna mudou a vida dele. Melhorou o andar, a energia, o humor e a disposição.

    Enquanto a levodopa sintética agride os neurônios e causa fortes efeitos colaterais após 3 a 5
    anos, a mucuna é neuroprotetora e não causa estes efeitos, continuando eficiente por muitos anos.

    Enquanto o Prolopa demora cerca de 60 minutos para fazer efeito, a mucuna demora apenas metade
    deste tempo e tem uma vida 30 minutos maior.

    Além da levodopa, a mucuna tem compostos com propriedades similares a carbidopa/benserazida
    que maximizam a absorção pelo cérebro, e a Entacapona que prolonga o efeito da levodopa.
    Substituímos (diminuímos) o trio Prolopa+Entacapona+Sifrol. O Sifrol é usado para diminuir
    os efeitos colaterais (movimentos involuntários) do levodopa sintético.

    Substituímos as doses de Prolopa 100/25 por metade disso + 5 gramas de mucuna.

    O prolopa de 200/50 tem 200 mg levodopa e 50mg de benserazida. Esta última potencializa
    o efeito da levodopa prevenindo que ela se transforme em dopamina. Como a benzerazida não cruza a
    barreira hematoencefálica, a levodopa se transforma em dopamina apenas no cérebro (e não
    no corpo inteiro). O uso da mucuna com o prolopa potencializa a levodopa da mucuna.

    Tentamos extrato de mucuna, no entanto não vimos resultado. Mesmo aumentando a dose. Não sabemos se pela falta de alguns componentes da mucuna que não estavam no extrato ou se o conteúdo das cápsulas não continham o que prometiam.

    Para o tratamento de Parkinson o melhor é usar a mucuna em pó (integral) ao invés do extrato. A mucuna tem vários componentes que aumentam sua eficácia e que podem não estar presentes nos extratos, onde a apenas a levodopa é prioridade na extração.

    Referências:
    http://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/15548480
    http://www.globalhealingcenter.com/natural-health/mucuna-pruriens-parkinsons-disease/#2
    https://examine.com/supplements/mucuna-pruriens/
    http://www.levodopa.net/
    http://www.iocob.nl/?s=mucuna+parkinson
    http://www.blog.parkinsonsrecovery.com/category/mucuna/
    http://neurotalk.psychcentral.com/archive/index.php/t-48015.%20html
    http://www.amazon.com/Mucuna-versus-Parkinson-Treatment-levodopa-ebook/dp/B00N0EQJR6/
    ref=tmm_kin_swatch_0?_encoding=UTF8&qid=1411830270&sr=8-1

    • Tome o suco da fruta Physalis angulata, é encontrada em grandes mercados. Faça o suco e tome três vezes ao dia até o desaparecimento total do mal de Parkson. O suco é preparado como qualquer outro suco. No nordeste as frutinhas são encontradas a preço muito baixo, já nos mercados, cada 100 gramas geralmente é vendido entre 5 a 10,00. Desejo melhoras e não esqueça de ensinar outras pessoas assim que surgirem os resultados.

      Fábio Caldas
      Homeopata & Naturopata
      Brasília, DF.

    • Olá André!

      Gostaria de saber mais detalhes do tratamento do seu Pai. Como entro em contato !?
      Grata pela atenção!

  21. Já tomei diversas ervas e chás e nenhuma delas causou o efeito que prometia,inclusive o Tribulus Terrestris que não funciona, no entanto com a Mucuna Pruriens, adquirida em um mosteiro hare Krisna, estava tomando há 30 dias e nada acontecia, mas após este tempo comecei a me sentir mias calmo, menos ansioso e o sono melhorou muito e comecei a ter ereções matinais. O único efeito colateral tem sido coceiras nas pernas e no rosto.

  22. ADEMIR VIEIRA DA SILVA

    Achei muito interessantes os depoimentos, perguntas e respostas. Entretanto, tenho dúvidas, se estamos comentando sobre a mesma espécie botânica e se os fabricantes estão assim, bem informados. Encontrei sobre outras espécies, M. aterrima (Mucuna Preta) que antes era chamada de M. pruriens e Stizolobium, M. deeringiana (variedades anã e rajada) e M. sp (Mucuna verde), todas essas espécies de leguminosas são herbáceas, rasteiras, vigorosas, com ramos trepadores bem desenvolvidos, especialmente a Mucuna Preta, estas nunca formam árvores, originária da África, segundo uma publicação da EMBRAPA – Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária, Adubação Verde e plantas de Cobertura no Brasil, Volume 1 pgs 87 a 96 de 2014. Gostaria que me esclarecesse á respeito.

    • Manoel Carlos de Souza

      Sr Ademir, todas são mucuna, e acredito que tem as mesmas propriedades, mas a mucuna pruriens, é a mucuna cinza, eu comercializo a preta e a cinza, muito utilizada para recuperar solos degradados e no uso de ração para o trato de animais.

  23. tenho parkisom estou medicado por um neurologista, mucuna por ser um medicamento manipulado posso usar junto com outros, e que dose poderia ser a inicial,

    • Altas doses de mucuna podem causar alergia.

      Meu pai toma uma colher de chá rasa de mucuna em pó (aprox 4g), junto com a sua dose habitual de Prolopa.

      A benzerazida presente no Prolopa irá potecializar o efeito da mucuna, mesmo com pequenas doses, e ao mesmo tempo as outras substâncias presentes na mucuna irão proteger seu cérebro dos danos causados pela levodopa sintética isolada.

      Não é recomendado o uso de extratos ou capsulas pois eles podem não conter sustâncias importantes. I ideal é usar a mucuna em pó integral. https://www.youtube.com/watch?v=1Od9AcNf7Rg

  24. PEDRO PAULO FERREIRA DE NORONHA

    No Brasil a Mucuna preta é produzida por uma planta rasteira, também costuma trepar em outras arvores e cercas, é cortada pouco antes de da florada para fixar nitrogênio no solo. Se produzir a vagem com semente, o nitrogênio não fica no solo, vai para a semente (utilizado também para fazer café)

    Na África e na Ásia, a árvore de Mucuna Pruriens pode atingir até 15 metros de altura e não tem uma aparência tão bonita.

    Será que tem a mesma composição e os mesmo efeito como medicamento?

    Como é extraído o pó da semente de mucuna? ( Mucuna Pruriens em pó)

    • Pedro Paulo Noronha

      Muito importante esta informação do Sr Carlos Wagner :

      Autor: Carlos Wagner da Silva Dias

      Comentário: estou torrando o mucuna em panela de pressão tapada, por 15 minutos, balançando sempre para não queimar. Depois ponho num pilão e moo os grãos que são muito duros. Volto para a panela de pressão e torno a torrar e depois de esfriar coloco no liquidificador. Tomo todas as manhãs uma xícara como se fosse café. Estou fazendo isto tem uma semana e não percebi nenhuma alteração. Tenho 77 anos e estou começando a esquecer as coisas mais recentes (notícias na TV, nomes…). Faço com o mucuna preto que trago do sítio.

  25. FEIJAO MUCUNA E O NOME DA PLANTA …. ESTE FEIJAO TAMBEM E CONHECIDO COMO FEIJAO DE ADUBO,FEIJAO DE BURRO ETC… ESTE FEIJAO COLHIDO E SECADO DEPOIS TORRADO EM UMA PANELA DE FERRO POR 10 MINUTOS MECHENDO SEMPRE ..DEPOIS DE TORRADO MOER BEM FININHO E DEPOIS PENEIRAR E ESTA PRONTO PARA SER USADO 2 COLHERES DE CHA DE MANHA NO LEITE OU SUCO 2 COLHRES NO ALMOÇO NO SUCO OU NA AGUA E NO JANTAR MAIS 2 CONHERES TAMBEM NO SUCO OU AGUA OU SE PREFERIR LEITE ESTE PO CURA MAL DE PARKSOM ……

    • PEDRO PAULO F. de NORONHA

      Muito obrigado, Gilberto, vou comprar as sementes de mucuna e fazer o pó, acredito que á da mesma forma que os nativos da região Amazônica utiliza como “pó de café”
      Eu vou consumir, tenho insônia e ansiedade, não tenho Parkinson.
      Tenho um amigo, sofre muito com esta doença, com certeza ele vai utilizar como ” CAFÉ ”
      Acredito que não tenha contra indicação por ser utilizado por nativos da região Amazônica .

      • gilberto DA SILVA SANTOS JUNIOR

        acho que nao tem contra indicaçoes nao … tenho um amigo que foi constatado com esta doença mal de parkison a cinco anos por um medico japones .. pois de ano em ano o governo japones envia medicos para visitar as colonias japonesas d cidade de alvares machado sp e ele foi que receitou este remedio milenar mas ensinou a fazer e disse que e mais eficaz e puro que o manipulado e desde de 2012 ele começou a tomar e apos este periodo ele esta totalmente curado ……..

        • Gilberto, boa tarde!
          Sou parkinsoniano e tenho interesse em iniciar tratamento com Mucuna Pruriens. Mas, tenho receio. Gostaria de conhecer melhor a experiência desse seu amigo. Pode passar o contato?

  26. Tomo mulungu, gostaria de saber se posso tomar mucuna também.

  27. Gostaria de informação onde adquirir extrato de Mucuna pois em capsulas estou com alergias tipo urticaria, em poucos dias de uso da capsula notei melhoras no sintoma de parkinson, estou tomando mucuna associada com mulungu

    • PEDRO PAULO NORONHA

      Eu comprei as sementes, no Mercado Livre através da NET, vi também anúncio de mucuna em pó, estou dando um tempo para obter mais inconformação para eu torrar e moer as sementes de mucuna.
      Extrato de mucuna não encontrei, desconfio que as farmácias de manipulação no Brasil usa o mucuna em pó para as cápsulas.

    • PEDRO PAULO NORONHA

      A distribuidora de medicamentos para farmácia de manipulação “GAMMA” importa, não sei se atende o consumidor.
      Acredito que seu médico prescrever digamos, ” Tomar X gotas de 12 em 12 horas de extrato de mucuna pruriens “, a farmácia de manipulação vai lhe atender.
      Extrato é líquido, e medicamento em cápsulas é em pó, (seco)
      Sem receita, acho que é difícil , a não ser produto importado que não sabemos a procedência.
      ,

  28. PEDRO PAULO FERREIRA DE NORONHA

    No vídeo abaixo encontrei mais informações sobre Mucuna

    https://www.youtube.com/watch?v=LaDesSB8b4c#t=343.492621

  29. Comecei a tomar a Mucuna e senti muita tontura, me sentia o tempo todo zonza, como se estivesse de ressaca. Parei e so continue com a Maca e o Tribullus e esse efeito passou.

  30. Tenho interesse em adquirir o óleo de macuma.Fui diagnosticada como na fase bem inicial do Mal de Parkuison.

    • recomendo consumir o pó sem 100% natural,pois como o próprio artigo disse o L-dopa natural da mucuna é mais eficaz que o sintético…isso se deve porque a virtude das plantas está no todo de suas substâncias que interagem em conjunto no nosso organismo..Eu tenho vários clientes que tem Parkinson e estão satisfeitos com a mucuna pruriens da LuxSpirit..Eu mesmo produzoo pó 100%natural da mucuna todo final de semana.Assim a mucuna pruriens da LuxSpirit está sempre fresca.Desejo melhoras

    • É a primeira vez que vejo falar em óleo de mucuna, já vi propaganda de extrato de mucuna e mucuna em pó , que se faz cápsulas.
      Li que muita gente (menos favorecida ) toma café feito com mucuna torrada.

  31. eu uso a mucuna contra ansiedade alternando com o kratom e acho sensacional..Conheço também pessoas que usam a mucuna e o kratom e assim conseguiram largar tranquilizantes.Eu recomendo comprar na luxspirit,pois o vendedor produz lá a própria mucuna pruriens de semana em semana sempre fresca e 100% natural

    • Pedro Paulo Ferreira de Noronha

      Obrigado pela informação, Marcel
      Uso faz tempo, tranquilizantes e só durmo de 3 a 4 horas em cada 24
      Qual destes você usa, Kratom Sumatra Withe vein, Kratom Red Thai , Kratom Green Riau ou Kratom Green Malay Premium ?
      Eu nunca usei, acho que é o mais indicado para eu dormir mais seria Kratom Sumatra red vein com mucuna
      Me adiciona no Facebook, Pedro Paulo Noronha , moro em Magé / RJ

  32. Estou usando a mucuna associada a outros componentes há dois meses e os resultados estão sendo extremamente positivos.
    Estava há um ano sofrendo com todas as consequências da menopausa e uma nutricionista de Belo Horizonte me prescreveu essa fórmula, que mandei manipular, e hoje sou outra pessoa. Voltei no tempo, recuperando minha libido e toda disposição.

  33. Boa tarde! Li aqui sobre os benefícios da Mucuna Pruriens e principalmente em relação aos benefícios para o cérebro, memória, etc…..Gostaria então de saber, se a Mucuna pode ser administrada em crianças/adolescentes com TDAH(Déficit de Atenção) , falta de concentração, no meu caso é um adolescente com 14 anos.

  34. gilberto DA SILVA SANTOS JUNIOR

    o melhor e vç mesmo preparar o remedio ok torrar uma quantidade de mucuna e depois moer bem fininho de preferencia nestas moedoras de cafe ou se vç tiver moinho manual tambem da passar na peneira duas vezes e depois colocar em um recpiente bem tapado e usar duas colheres de cafe no leite<suco de manha duas colheres de cafe na hora do almoço,duas colheres de cafe no jantar sempre nestes horarios com certesa vç vera uma melhora significativa …. para vç adquiri a semente do mucuna geralmente empresas que trabalham com sementes de capim ,sementes forrageiras pois o feijao mucuna e muito usado para adubo do solo espero ter ajudado fique com DEUS ABRAÇOS …..

    • Pedro Paulo F. de Noronha

      Gilberto da Silva Santos Junior
      Muito grato pela informação, tenho 2 kg. de semente de mucuna desde maio (veja acima, 16/05/2017) estava aguardando orientação. Torra no mesmo ponto que se torra café?
      Que o SENHOR lhe abençoe , abraço

  35. Olá, fiquei muto interessada no produto, mas tenho pressão baixa: tipo normal 10×06…será que posso tomar?

    • Nesse caso, é preciso verificar com seu médico.

    • Minha esposa tem o mesmo problema de pressão baixa, e não toma remedio para pressão pois já é baixa. Tentou tomar a pressão caiu mais, parou de tomar. Talves uma das saídas seria fracionar a dose diária por exemplo, 3 tomadas 3 vezes ao dia com intervalo de 8 horas. MAS NÃO DEIXE DE CONSULTOR SEU MÉDICO. FALOU!

  36. carlos wagner da silva dias

    estou torrando o mucuna em panela de pressão tapada, por 15 minutos, balançando sempre para não queimar. Depois ponho num pilão e moo os grãos que são muito duros. Volto para a panela de pressão e torno a torrar e depois de esfriar coloco no liquidificador. Tomo todas as manhãs uma xícara como se fosse café. Estou fazendo isto tem uma semana e não percebi nenhuma alteração. Tenho 77 anos e estou começando a esquecer as coisas mais recentes (notícias na TV, nomes…). Faço com o mucuna preto que trago do sítio.

  37. Gostaria de saber sobre doença de epilepsia, mucuna auxilia nas crises?
    Obrigada.

Deixe uma resposta

Seu email não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados *

*