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Quantas Calorias Tem um Pastel? Tipos, Recheios e Dicas

Confira a seguir quantas calorias tem um pastel, de acordo com seus diferentes tipos, recheios e variações, além de conhecer a melhor forma de consumi-lo sem engordar.

Que brasileiro não gosta de um pastel? Essa delícia que pode receber diferentes recheios já se estabeleceu como preferência nacional há tempos. Mas quem vive de olho na balança para emagrecer ou manter o peso pode se perguntar: será que o pastel não é muito calórico?

Já parou para pensar quantas calorias tem um pastel? Para quem se preocupa com a boa forma, também vai valer a pena conhecer as calorias do hambúrguer, por exemplo, outro prato favorito de muitos brasileiros, além de aprender como fazer receitas de pastel light.

E então, quantas calorias tem um pastel?

Na lista a seguir, você vai conferir quantas calorias tem um pastel em diferentes tipos, versões e recheios:

1. Calorias do pastel de carne

  • Genérico: 168 calorias em uma unidade ou 425 calorias em uma porção de 125 gramas;
  • Pastel de carne da marca Habib’s: 177 calorias em uma porção de 70 gramas;
  • Pastel de carne assado da marca Zaffari: 139 calorias em uma porção de 50 gramas.

2. Calorias do pastel de queijo

  • Genérico: 131 calorias em uma unidade de 43 gramas ou 305 calorias em uma porção de 100 gramas;
  • Pastel aperitivo de queijo da marca Mezzani: 90 calorias em cinco unidades ou 30 gramas;
  • Pastel de queijo da marca Habib’s: 195 calorias em uma unidade de 70 gramas;
  • Pastel assado integral de ricota com peito de peru da marca Casa do Pão de Queijo: 217 calorias em uma unidade.

3. Calorias do pastel de frango

  • Pastel assado de frango genérico: 82 calorias em uma unidade ou 330 calorias em uma porção de 100 gramas;
  • Pastel de frango com catupiry genérico: 380 calorias em uma unidade de 120 gramas;
  • Pastel folhado de frango da marca Zaffari: 118 calorias em uma porção de 50 gramas;
  • Pastel de forno integral light de frango com requeijão da marca Delícias do Forno: 232 calorias em uma unidade de 50 gramas;
  • Pastel integral de chester com ricota: 90 calorias em meia unidade ou 40 gramas ou 180 calorias em uma unidade ou 80 gramas.

4. Calorias do pastel de camarão

  • Genérico: 214 calorias em uma unidade de 80 gramas ou 267 calorias em uma porção de 100 gramas.

5. Calorias do pastel de pizza

  • Genérico: 389 calorias em uma unidade ou 120 gramas.

6. Calorias do pastel fit

  • Pastel de forno com molho de laranja: 120 calorias em uma unidade;
  • Pastel de forno de cenoura: 63,3 calorias em uma unidade.

Para quem deseja emagrecer ou manter o peso

Logicamente, as versões mais magras do pastel são as mais adequadas. Por isso, trocar o pastel frito pelo assado, como acontece com essas receitas de pastel de forno light, pode ser uma boa ideia. Existem ainda as versões para quem segue dietas especiais, como as de pastel sem glúten light e de pastel vegano light.

Mas isso não basta: mesmo com as versões mais leves do pastel, é necessário tomar cuidado com as porções e não exagerar na quantidade consumida, uma vez que o consumo excessivo dessas versões também pode resultar em um acúmulo de calorias no organismo.

Além disso, aquelas pessoas que possuem o objetivo de emagrecer ou pelo menos não engordar devem se preocupar com muito mais do que somente quantas calorias tem um pastel. Isso porque um único alimento não pode ser considerado sozinho o responsável por um aumento de peso.

Se alguém tomar cuidado com o pastel e consumir apenas versões fits ou light do quitute em quantidades moderadas de vez em quando, entretanto, abusar de outros alimentos calóricos, cheios de gorduras ruins e açúcares como sorvetes, pizzas e hambúrgueres, ainda assim terá problemas com o peso, não é mesmo?

Portanto, para emagrecer ou evitar engordar é essencial que toda a dieta seja saudável, controlada, equilibrada e nutritiva. Para as pessoas que têm dificuldades em manter esse tipo de alimentação, vale muito a pena procurar o auxílio de um nutricionista, que é o profissional habilitado para prescrever um programa alimentar que ajude a atingir os objetivos estabelecidos, ao mesmo tempo em que se encaixe na rotina e forneça os nutrientes e a energia que o organismo exige para funcionar apropriadamente.

Praticar atividades físicas regularmente também é outra estratégia útil para o processo de perda de peso, uma vez que os exercícios maximizam a queima de calorias por parte do corpo. No entanto, o ideal é que os treinamentos também aconteçam sob a supervisão de um educador físico, para garantir que eles sejam não somente eficientes, como também seguros.

É mais do que uma questão de aparência

Para quem acha que não tem problema abusar do pastel por não ligar tanto para a aparência, vale lembrar que ter um peso saudável não é algo simplesmente relacionado à beleza. Bem mais do que isso, apresentar um peso saudável é importantíssimo para a saúde.

De acordo com informações do Instituto Nacional de Diabetes e Doenças Digestivas e Renais dos Estados Unidos, o excesso de peso pode aumentar os riscos de desenvolvimento de problemas como diabetes do tipo 2, pressão arterial elevada (hipertensão), doença no coração, acidente vascular cerebral (AVC), apneia do sono, osteoartrite, doença hepática gordurosa, doença renal e determinados tipos de câncer.

Para as mulheres gestantes, estar acima do peso envolve perigos como o desenvolvimento de níveis elevados de açúcar no sangue (hiperglicemia) e pressão arterial elevada ao longo da gravidez e o aumento dos riscos de precisar dar à luz por meio de um parto cesariano, acrescentou o Instituto Nacional de Diabetes e Doenças Digestivas e Renais dos Estados Unidos.

Isso sem contar que um pastel muito calórico e frito se enquadra como um dos alimentos ricos em gorduras ruins, que também representam perigos para a saúde, principalmente quando consumidas de maneira excessiva.

Fontes e Referências Adicionais:

Você já sabia quantas calorias tem um pastel? Consome com frequência em sua rotina? Comente abaixo!

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