Quiabo Engorda ou Emagrece

Especialista:
atualizado em 04/02/2019

O quiabo é um vegetal incrível cuja textura varia dramaticamente dependendo de como ele é cozido. Ele é um vegetal muito nutritivo, geralmente comido quando está verde, macio e não maduro. O quiabo é considerado um vegetal especialmente saudável devido à sua grande quantidade de fibras, vitamina C e ácido fólico, embora também seja uma boa fonte de vitamina B6, vitamina K, betacaroteno, cálcio, potássio e fósforo.

O quiabo contém poucas calorias, com apenas 35 calorias em 100 gramas. A vagem verde e fibrosa é livre de calorias, embora as sementes brancas dentro delas contenham gorduras insaturadas como ácidos oleicos e linoleicos. Pensar que quiabo engorda é um tremendo equívoco. Vejamos abaixo todos os benefícios que ele nos fornece e como podemos dizer que, na verdade, comer quiabo emagrece.

Calorias

Uma porção de uma xícara de quiabo oferece 35 calorias, ou 7% de uma dieta de 2000 calorias. Incluir quiabo na dieta oferece sabor e substância que sacia os sentidos e o apetite, enquanto mantém uma dieta pouco calórica que melhora o controle de peso. Quiabo fresco ou em conserva incluídos em espetinhos oferecem sabor sem excesso de óleo ou calorias.

Fibras

Apenas uma xícara de quiabo oferece 4 gramas de fibras. As fibras também te ajudam a perder peso ao satisfazer seu apetite. As fibras também se combinam com outros alimentos e nutrientes no estômago e desaceleram a passagem para os intestinos e a absorção na corrente sanguínea. Digestão desacelerada melhora o equilíbrio da glicose no sangue, um elemento importante na regulação do metabolismo e na melhora do controle de peso.

As fibras mantêm seu sistema digestivo trabalhando bem, o que encoraja o funcionamento do intestino. Isso pode ajudar a prevenir prisão de ventre ou o desenvolvimento de hemorroidas. As fibras também podem reduzir seus riscos de doença diverticular, que é a formação de bolsas no seu cólon. As bolsas podem causar dor e desconforto.

Índice Glicêmico

O índice glicêmico do quiabo é baixo, uma consequência de seus efeitos mínimos na glicose sanguínea. O impacto de alimentos na glicose sanguínea afeta a taxa de perda de peso, porque alimentos altamente glicêmicos aumentam o açúcar no sangue.

Insulina remove o excesso de glicose do sangue e a armazena nos músculos e fígado. O corpo reage ao enviar sinais de fome ao cérebro para substituir a glicose que ele precisa para energia.

Gordura

A gordura no quiabo é equivalente a 0,3 gramas, ou menos de 1 por cento da quantidade diária. A gordura é um nutriente que oferece muitos carboidratos à dieta – 9 para cada grama de gordura, comparado a 4 para carboidratos e proteína.

Se você por um acaso incluir mais do que a quantidade diária necessária de gordura para você, pode-se dizer que seria uma situação em que o quiabo engorda, ou seja, quando ingerido excessivamente, como qualquer outro alimento calórico.

Vídeo:

Gostou das dicas?

Para você, baseado nas quantidades e frequência em que você come, o quiabo engorda ou emagrece? Você o utiliza como um alimento para dieta? Comente abaixo.

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (23 votos, média: 3,74 de 5)
Loading...
Sobre Julio Bittar e Dra. Patricia Leite

Quando se trata de saúde, é muito importante poder contar com uma fonte confiável de informações. Afinal de contas sabemos que o sua qualidade de vida e bem-estar devem estar em primeiro lugar para você. Por isso contamos com uma equipe profissional diversificada, com redatores e editores que desenvolvem um conteúdo de qualidade, adaptando-o a uma linguagem de fácil compreensão para o público em geral, tendo por base as mais confiáveis fontes de informação. Depois disso todo artigo é revisado por profissional especialista da área, para garantir que as informações são verídicas, e só então ele é publicado no site. Tudo isso para que você tenha confiança no MundoBoaForma e faça daqui sua fonte preferencial de consulta para assuntos relacionados a saúde, boa forma e qualidade de vida. Conheça mais sobre os profissionais que contribuem para a qualidade editorial do portal.

Deixe um comentário

10 comentários em “Quiabo Engorda ou Emagrece”

  1. Meninas, se vocês fizerem um refogadinho de quiabo, com pouca água e com o seu temperinho caseiro, acrescentando tomate, cebola, pimentão, coentro (ou salsa), um pouquinho de Sazon, u, pouco de óleo e um pouco de vinagre de maçã, fica uma delícia! Como a minha mãe ama, ela as vezes pega um pouquinho de feijão e coloca dentro alguns pedacinho do quiabo, dá uma boa fervura e pronto, o quiabo cozinha rapidinho. Tenho certeza de que vocês encontrarão formas particulares de aproveitar os benefícios. Não é necessário fazer uma galinha caipira, a que você fizer ao molho no seu dia a dia, serve. Separe uma porção numa outra panela e acrescente pedacinhos de quiabo ou até mesmo na mesma panela, num cantinho da panela coloque os quiabos e cozinhe-os junto. Na hora de servir, retire os quiabos e faça a sua porção. Acredito que na internet deva ter mais dicas econômicas. Bjs e muita qualidade de vida á todas!

  2. oi eu ñ sou rica nao da Pra compra isso manda pra mim pelo correio alguem por favor morro em salvador bairro sam martins rua nadir fe jesus endereco 80 E

  3. normalmente se come quiabo com angu e um bom frango caipira ensopado, aí engorda e o pobre vegetal leva a culpa.

    • O angu engorda sim, mas se o frango caipira for feito na banha de porco ele é muito saudável