Não é porque a couve-flor é um alimento coringa da dieta low carb que você precisa consumir o vegetal sempre do mesmo jeito. Até porque há muitas formas saborosas de prepará-lo, que vão muito além de uma saladinha básica ou do clássico arroz de couve-flor.
Por exemplo, uma opção deliciosa é um bolinho de couve-flor low carb. Sem qualquer tipo de farinha, é a própria couve-flor que funciona como a base da massa da preparação.
Além disso, a receita traz todo o sabor do queijo parmesão ralado (ou outro queijo da sua preferência) e de temperos como cúrcuma, páprica e alecrim. Não tem como não ficar uma delícia!
Você pode comer os bolinhos no lanche da tarde ou servir de acompanhamento no almoço ou jantar ao lado de uma boa fonte de proteínas e de uma salada bem temperada.
Não deixe de aprender como fazer o bolinho de couve-flor low carb. As instruções estão logo a seguir:
Bolinho de couve-flor low carb
Equipamento
- Processador
- Recipiente para micro-ondas
- Pano de prato
- Frigideira
- Papel-toalha
Ingredientes
- 1 cabeça couve-flor
- 3 ovos
- 1½ xícaras queijo parmesão ou outro queijo ralado da sua preferência
- 2 colheres de chá páprica
- ¾ colher de chá alecrim
- 1 colher de chá cúrcuma
- 1 fio azeite de oliva
Instruções
- Transforme a couve-flor em arroz de couve-flor: corte os floretes em pedaços pequenos ou médios e triture no processador.
- Então, transfira tudo para um recipiente que possa ir ao micro-ondas. Leve ao micro-ondas por cinco a sete minutos.
- Abra um pano de prato bem limpo em cima de uma superfície bem higienizada. Despeje a couve-flor em cima do pano, enrole e aperte para remover o excesso de água.
- Devolva a couve-flor ao recipiente e deixe esfriar.
- Após esfriar, adicione um ovo por vez: ponha um e mexa, coloque o outro e mexa, quebre o último e mexa novamente.
- Adicione a páprica, o alecrim, a cúrcuma e outros temperos que desejar. Acrescente o queijo e misture tudo.
- Ponha o azeite na frigideira e leve ao fogo. Adicione uma porção da massa e achate com uma espátula. Repita o mesmo com o restante da massa até acabar.
- Depois que dourar a parte de baixo dos bolinhos, vire para dourar do outro lado. Ao retirar os bolinhos da frigideira, coloque em cima do papel-toalha para que fiquem mais crocantes.
Notas
- Se quiser uma receita sem glúten, leia detalhadamente a embalagem de todos os ingredientes (inclusive e especialmente as letrinhas pequenas) para ter certeza que eles não contêm nada de glúten. Mesmo que os produtos sejam originalmente livres de glúten, uma contaminação pode ocorrer durante a fabricação, manipulação ou processamento. Quando isso acontece, um aviso é colocado no rótulo.
- O número de porções que a receita rende e o teor de carboidratos por porção variam conforme o tamanho que você der aos seus bolinhos.
Informação Nutricional
Como você avalia essa receita?