Receita de bolo de aipim sem glúten e sem açúcar light

Especialista da área:
atualizado em 12/04/2021

Um bolinho caseiro bem quentinho no final de tarde na companhia de um café e de uma conversa gostoso com a família é uma delícia, não é mesmo? Pois é, mas para quem não pode ingerir glúten, não é qualquer bolo caseiro que serve.

Isso porque muitos bolos são feitos com a farinha de trigo, um alimento que contém o glúten. Por outro lado, há várias receitas de bolos que são feitas com farinhas sem glúten ou não levam nenhum tipo de farinha e, portanto, podem ser consumidas por quem não consome glúten.

  Continua Depois da Publicidade  

Por exemplo, o bolo de aipim sem glúten light. A preparação é feita à base de mandioca (outro nome que se dá ao aipim ou macaxeira) e não pede nenhum tipo de farinha em sua lista de ingredientes.

Além disso, a receita não leva nadinha de açúcar. O ingrediente escolhido para ajudar a deixar o prato mais docinho é o adoçante culinário.

Se você ou alguém da sua família não pode ingerir o glúten, não deixe de testar o bolo de aipim sem glúten light! O passo a passo de como fazer essa delícia está logo a seguir:

Bolo de aipim sem glúten

Bolo de aipim sem glúten light

Aproveite o aipim da sua despensa para fazer um bolo sem glúten. A receita não leva açúcar!
4.25 de 4 avaliações
  Continua Depois da Publicidade  

Tempo de Preparo 20 mins
Tempo de Espera 1 hr
Tempo Total 1 hr 20 mins
Refeição Lanche
Rendimento 16
Calorias 247 kcal

Equipamento

  • Liquidificador
  • Tigela grande
  • Forma

Ingredientes
  

Instruções
 

  • Juntar os ovos, as duas colheres de sopa de óleo de coco, o leite de coco e o leite de vaca no liquidificador e bater bem até produzir uma massa uniforme.
  • Colocar a mandioca ralada em uma tigela grande e despejar o conteúdo do liquidificador por cima. Adicionar o adoçante e o fermento. Mexer até ficar bem misturadinho.
  • Despejar a massa em uma forma untada com óleo de coco. Levar ao forno para assar por aproximadamente uma hora. Esperar esfriar um pouquinho antes de servir.

Notas

  • Leia atentamente todas as informações presentes nas embalagens dos ingredientes usados na receita (inclusive e especialmente as letrinhas pequenas) para garantir que eles realmente não têm glúten. Mesmo que os produtos sejam originalmente livres de glúten, uma contaminação pode ocorrer durante a fabricação, manipulação ou processamento. Quando isso acontece um aviso é colocado no rótulo.

Informação Nutricional

Informação Nutricional
Bolo de aipim sem glúten light
Quantidade por Porção
Calorias 247 Calorias da Gordura 54
% Valores Diários*
Gordura Total 6g9%
Gordura Saturada 5g25%
Gordura Trans 1g
Gordura Poliinsaturada 1g
Gordura Monoinsaturada 1g
Colesterol 22mg7%
Sódio 50mg3%
Potássio 222mg5%
Carboidratos 48g16%
Fibras 1g4%
Açúcar 22g
Proteína 2g4%
Vitamina A 58IU2%
Tiamina (B1) 1mg83%
Riboflavina (B2) 1mg77%
Niacina (B3) 1mg6%
Ácido Pantotênico (B5) 1mg20%
Piridoxina (B6) 1mg59%
Cobalamina (B12) 1mcg42%
Vitamina C 13mg14%
Vitamina D 1mcg7%
Vitamina E 1mg7%
Vitamina K 1mcg1%
Cálcio 44mg3%
Cobre 1mg
Folato 22mcg6%
Ferro 1mg6%
Manganês 1mg43%
Magnésio 21mg5%
Fósforo 56mg4%
Selênio 3mcg5%
Zinco 1mg9%
Colina 34mg6%
* * % Valores Diários com base em uma dieta de 2.000 kcal ou 8400 kJ. Seus valores diários podem ser maiores ou menores dependendo de suas necessidades energéticas.
Palavras Chave bolo de aipim, bolo de aipim sem glúten, bolo de aipim sem glúten light, bolo sem glúten
Já experimentou essa receita?Comente abaixo o que achou!

Como você avalia essa receita?

4.25 de 4 avaliações
  Continua Depois da Publicidade  

Sobre Equipe MundoBoaForma

Quando o assunto é saúde, você tem que saber em quem confiar. Sua qualidade de vida e bem-estar devem ser uma prioridade para você. Por isso contamos com uma equipe profissional diversificada e altamente qualificada, composta por médicos, nutricionistas, educadores físicos. Nosso objetivo é garantir a qualidade do conteúdo que publicamos, que é também baseado nas mais confiáveis fontes de informação. Tudo isso para que você tenha confiança no MundoBoaForma e faça daqui sua fonte preferencial de consulta para assuntos relacionados à saúde, boa forma e qualidade de vida.

Deixe um comentário