Receita de bolo de laranja sem farinha delicioso

Especialista da área:
atualizado em 04/12/2020

Preparar pratos para uma dieta sem glúten pode ser desafiador, entretanto, quando se sofre com a doença celíaca ou outra condição que impede a ingestão da proteína, não tem outro jeito. Mas ainda bem que existem muitas versões sem glúten de diversas receitas tradicionais.

Por exemplo, para o café da tarde dá para fazer um delicioso bolo sem glúten como o bolo de laranja sem farinha. A receita é feita com farinha de arroz e farinha de aveia. Ela também não leva produtos laticínios e é adoçada com mel.

  Continua Depois da Publicidade  

Essa opção de bolinho caseiro certamente vai agradar até mesmo que não precisa tirar o glúten da dieta.

Aliás, ele pode ser uma opção para quem não excluiu a substância pode completo das refeições, mas deseja moderar o seu consumo da farinha branca, usada tradicionalmente em receitas de bolos.

Isso porque existe uma grande e válida preocupação que a farinha de trigo faz mal. Ao mesmo tempo, existe o receio de que a farinha engorda. Ou seja, vale muito a pena dar uma chance à receitinha, não é mesmo?

Portanto, não perca tempo e aproveite que chegou até aqui para aprender agora mesmo como fazer o seu próprio bolo de laranja sem farinha. As instruções estão logo a seguir:

Bolo de laranja

Bolo de laranja sem farinha

Um bolinho caseiro sem farinha de trigo. Excelente para o café da tarde!
4.67 de 6 avaliações
  Continua Depois da Publicidade  

Tempo de Preparo 15 mins
Tempo de Espera 45 mins
Tempo Total 1 hr
Refeição Café da manhã, Lanche
Rendimento 12
Calorias 155 kcal

Equipamento

  • Liquidificador
  • Tigela grande
  • Forma de silicone

Ingredientes
  

Instruções
 

  • Preaquecer o forno em 190º C. Separar as gemas das claras dos ovos e bater as claras em neve dentro de uma tigela.
  • Juntar as polpas e as raspas da laranja com as gemas, o azeite, o sal e a essência de baunilha no liquidificador para triturar.
  • Adicionar as farinhas, o mel e o fermento. Bater muito bem.
  • Cuidadosamente, misturar a massa na tigela das claras. Despejar a mistura na forma de silicone e levar ao forno para assar por aproximadamente 45 minutos.

Notas

  • Para garantir que a farinha de aveia usada no bolo realmente não tem glúten, leia detalhadamente todas as informações da sua embalagem, inclusive as letrinhas pequenas. Caso faça a sua farinha de aveia em casa, cheque com o mesmo cuidado o rótulo da aveia que utilizar no preparo da farinha caseira. Embora a aveia seja um alimento naturalmente livre de glúten, quando produzida, processada, armazenada, embalada ou transportada junto de produtos que têm glúten, ela pode ser contaminada pelo glúten.  
  • Além disso, leia minuciosamente a embalagem dos outros ingredientes da receita para checar se eles não podem ter algum teor de glúten e/ou lactose.
  • A farinha de aveia pode ser trocada pela farinha de coco.
  • Já a farinha de arroz pode ser substituída pela farinha de amêndoas.
  • Você também pode trocar o mel por açúcar de coco ou xilitol.

Informação Nutricional

Informação Nutricional
Bolo de laranja sem farinha
Quantidade por Porção
Calorias 155 Calorias da Gordura 81
% Valores Diários*
Gordura Total 9g14%
Gordura Saturada 2g10%
Gordura Trans 1g
Gordura Poliinsaturada 1g
Gordura Monoinsaturada 6g
Colesterol 109mg36%
Sódio 117mg6%
Potássio 88mg2%
Carboidratos 13g4%
Fibras 1g4%
Açúcar 3g
Proteína 5g10%
* % Valores Diários com base em uma dieta de 2.000 kcal ou 8400 kJ. Seus valores diários podem ser maiores ou menores dependendo de suas necessidades energéticas. ** A porção é calculada baseada no rendimento da receita. Se ela rende 8 partes, a porção é uma delas.
Palavras Chave bolo de laranja, bolo de laranja sem farinha de trigo, bolo sem farinha de trigo
Já experimentou essa receita?Comente abaixo o que achou!

Como você avalia essa receita?

4.67 de 6 avaliações
  Continua Depois da Publicidade  

Sobre Equipe MundoBoaForma

Quando o assunto é saúde, você tem que saber em quem confiar. Sua qualidade de vida e bem-estar devem ser uma prioridade para você. Por isso contamos com uma equipe profissional diversificada e altamente qualificada, composta por médicos, nutricionistas e profissionais de educação física. Nosso objetivo é garantir a qualidade do conteúdo que publicamos, que é também baseado nas mais confiáveis fontes de informação. Tudo isso para que você tenha confiança no MundoBoaForma e faça daqui sua fonte preferencial de consulta para assuntos relacionados à saúde, boa forma e qualidade de vida.

Deixe um comentário