Receita de feijoada vegana light super nutritiva

Especialista da área:
atualizado em 22/04/2022

A feijoada é um dos pratos mais brasileiros que existem, daqueles que todo mundo ama, de norte a sul do país. Tanto que há diferentes versões da receita, inclusive para quem não come carne ou qualquer ingrediente de origem animal.

Por exemplo, vamos te apresentar uma feijoada vegana light, que combina o feijão preto com carrega ingredientes como tofu, cogumelos e cenoura. 

  Continua Depois da Publicidade  

Além desses, a preparação ainda conta com uma série de itens que o ajudam a deixar bem saboroso como cebola, alho, louro, páprica defumada, pimenta, salsinha e cebolinha (cheiro-verde).

O prato também pede o molho shoyu. No entanto, para não abusar do sódio, o mais indicado é que você opte por um shoyu com teor reduzido de sódio.

Experimente como a feijoada vegana fica! Confira a lista de ingredientes em detalhes e aprenda o passo a passo, que estão descritos logo abaixo:

Feijoada vegana

Feijoada vegana light

Uma feijoada sem ingredientes animais para quem é vegano. Com tofu, cogumelos e temperos variados.
5 de 2 avaliações
  Continua Depois da Publicidade  

Tempo de Preparo 15 mins
Tempo de Espera 50 mins
Tempo Total 1 hr 5 mins
Refeição Almoço, Jantar
Rendimento 4
Calorias 401 kcal

Equipamento

  • Tigelas
  • Papel-toalha
  • Peneira
  • Panela
  • Frigideira

Ingredientes
  

Instruções
 

  • Deixe o feijão de molho em uma tigela com água pelo menos 8 horas antes de fazer a receita.
  • Com um papel-toalha ou pano de prato bem limpo, seque o tofu, apertando bem sem desmanchar, até não sair mais água. Pique o tofu em cubos e coloque-o em uma tigela com shoyu, água e páprica. Deixe marinar por 8 horas.
  • Peneire o feijão e descarte a água do molho. Transfira para uma panela (sem pressão) e adicione o triplo de água em relação à quantidade de feijão. Acrescente o louro, um pouco de sal e cozinhe em fogo médio por aproximadamente 40 minutos.
  • Ponha metade do óleo em uma frigideira e leve ao fogo. Junte a cebola, o alho e doure bem, até ficar marrom. Pegue uma concha do feijão e coloque na frigideira.
  • Mexa bem para pegar o dourado do fundo da frigideira e despeje tudo na panela do feijão. Acrescente a cenoura e cozinhe por mais 10 minutos.
  • Em outra frigideira, adicione o restante do óleo e leve ao fogo. Quando estiver bem quente, ponha o tofu peneirado e doure.
  • Reduza o fogo e vá apertando o tofu com uma espátula, sem deixar desmanchar, até fazer um barulhinho. Vire para o outro lado quando dourar e ficar crocante.
  • Complete com o cogumelo e doure por aproximadamente 5 minutos. Então, despeje o refogado de tofu e cogumelo na panela do feijão.
  • Adicione a pimenta, a salsinha e a cebolinha. Teste o sal e se achar necessário, adicione mais uma pitadinha. Desligue o fogo, retire o louro, espere amornar e sirva.

Informação Nutricional

Informação Nutricional
Feijoada vegana light
Quantidade por Porção
Calorias 401 Calorias da Gordura 126
% Valores Diários*
Gordura Total 14g22%
Gordura Saturada 1g5%
Gordura Trans 1g
Gordura Poliinsaturada 5g
Gordura Monoinsaturada 7g
Sódio 1038mg52%
Potássio 1203mg26%
Carboidratos 46g15%
Fibras 15g60%
Açúcar 6g
Proteína 26g52%
Vitamina A 4710IU157%
Tiamina (B1) 1mg83%
Riboflavina (B2) 1mg77%
Niacina (B3) 4mg25%
Ácido Pantotênico (B5) 2mg40%
Piridoxina (B6) 1mg59%
Cobalamina (B12) 1mcg42%
Vitamina C 28mg31%
Vitamina D 1mcg7%
Vitamina E 3mg20%
Vitamina K 257mcg214%
Cálcio 145mg11%
Cobre 1mg
Folato 249mcg62%
Ferro 7mg39%
Manganês 1mg43%
Magnésio 167mg40%
Fósforo 438mg35%
Selênio 8mcg15%
Zinco 3mg27%
Colina 27mg5%
* * % Valores Diários com base em uma dieta de 2.000 kcal ou 8400 kJ. Seus valores diários podem ser maiores ou menores dependendo de suas necessidades energéticas.
Palavras Chave feijoada, feijoada vegana, feijoada vegana light
Já experimentou essa receita?Comente abaixo o que achou!

Como você avalia essa receita?

5 de 2 avaliações
  Continua Depois da Publicidade  

Sobre Equipe MundoBoaForma

Quando o assunto é saúde, você tem que saber em quem confiar. Sua qualidade de vida e bem-estar devem ser uma prioridade para você. Por isso contamos com uma equipe profissional diversificada e altamente qualificada, composta por médicos, nutricionistas, educadores físicos. Nosso objetivo é garantir a qualidade do conteúdo que publicamos, que é também baseado nas mais confiáveis fontes de informação. Tudo isso para que você tenha confiança no MundoBoaForma e faça daqui sua fonte preferencial de consulta para assuntos relacionados à saúde, boa forma e qualidade de vida.

Deixe um comentário