Receita de hambúrguer de legumes light e vegano

Especialista da área:
atualizado em 07/05/2021

Resolveu aderir a uma dieta vegetariana ou simplesmente quer diminuir um pouco o consumo de carne do seu dia a dia? Então, para que a sua alimentação não caia na mesmice, você precisa aprender toda uma variedade de receitas sem carne.

  Continua Depois da Publicidade  

Por exemplo, que tal um hambúrguer vegetariano? A receita que vamos conhecer hoje é o hambúrguer de legumes light. Ele une os benefícios dos cogumelos com os do brócolis, cebola, feijão branco, cenoura, alho e as sementes de linhaça.

A preparação também pode ser uma alternativa para os veganos, já que não leva ovo, leite de vaca ou qualquer outro ingrediente de origem animal.

O hambúrguer vai no pão integral ao lado de folhas de alface, rodelas de tomate maduro e um molho de abacate com limão, pimenta e sal. Ficou com vontade de experimentar como o prato fica?

Então, confira a lista de ingredientes em detalhes, aprenda o passo a passo da receita e corra até a cozinha para preparar e experimentar esse incrível hambúrguer de legumes light!

Hambúrguer de legumes

Hambúrguer de legumes light

Aproveite vários legumes em uma única receita de hambúrguer sem carne. Ideal para os vegetarianos e veganos!
5 de 1 voto
Tempo de Preparo 20 mins
Tempo de Espera 40 mins
Refeição Almoço, Jantar, Lanche
Culinária Brasileira, Portuguesa
Rendimento 10
Calorias 227 kcal

Equipamento

  • Processador de alimentos
  • Frigideira antiaderente
  • Recipiente de vidro
  • Assadeira
  • Papel vegetal

Ingredientes
  

Instruções
 

  • Triturar grosseiramente os cogumelos no processador. Levar ao fogo na frigideira antiaderente para refogar, mas sem colocar qualquer gordura.
  • Adicionar o alho e deixar os cogumelos reduzirem de tamanho. Enquanto isso, triturar a cebola no processador. Após, acrescentar na frigideira. Refogar por um minuto até a cebola ficar mole.
  • Então, triturar a cenoura, o brócolis e o feijão no processador. Adicionar à frigideira dos cogumelos, misturar bem e desligar o fogo.
  • Temperar com páprica, tomilho seco, pimenta-do-reino e sal marinho. Mexer bem e transferir tudo para um recipiente de vidro. Deixar esfriar completamente.
  • Guardar na geladeira por algumas horas ou até o dia seguinte.
  • Com a massa totalmente fria, acrescentar a linhaça triturada aos poucos. Misturar tudo muito bem com as mãos para sentir a consistência. Se achar que precisa, colocar mais linhaça triturada – a massa fica no ponto ideal quando você consegue fazer bolas que não grudam na mão com elas.
  • Então, modelar a massa no formato de hambúrgueres e colocar em uma assadeira forrada com papel vegetal.
  • Levar para assar no forno em 180º C por 30 minutos. Virar os hambúrgueres na metade do tempo.
  • Enquanto os hambúrgueres assam, fazer o molho: triturar a polpa de abacate com suco de limão, sal marinho e pimenta-do-reino no processador até formar uma pasta homogênea.
  • Servir os hambúrgueres no pão integral com o molho, uma folha de alface e rodelinhas de tomate.

Informação Nutricional

Porção: 1Calorias: 227kcalCarboidratos: 31gProteína: 9gGordura: 9gGordura Saturada: 1gSódio: 251mgPotássio: 501mgFibras: 7gAçúcar: 5gVitamina A: 1351IUVitamina C: 15mgCálcio: 92mgFerro: 3mg
Palavras Chave hambúrguer de legumes, hambúrguer de legumes light, hambúrguer light
Já experimentou essa receita?Comente abaixo o que achou!

Como você avalia essa receita?

5 de 1 voto
Sobre Equipe Editorial MundoBoaForma

Quando o assunto é saúde, você tem que saber em quem confiar. Sua qualidade de vida e bem-estar devem ser uma prioridade para você. Por isso contamos com uma equipe profissional diversificada e altamente qualificada, composta por médicos, nutricionistas, educadores físicos. Nosso objetivo é garantir a qualidade do conteúdo que publicamos, que é também baseado nas mais confiáveis fontes de informação. Tudo isso para que você tenha confiança no MundoBoaForma e faça daqui sua fonte preferencial de consulta para assuntos relacionados à saúde, boa forma e qualidade de vida.

  Continua Depois da Publicidade  

Deixe um comentário