Uma dieta sem glúten é necessária para aqueles que sofrem com a doença celíaca ou outros problemas de saúde que impedem a ingestão da substância. No entanto, há quem simplesmente escolha retirar o glúten das refeições, mesmo sem precisar.
Para todas essas pessoas é bem importante conhecer uma série de receitas sem glúten para manter a dieta variada. Por exemplo, uma das opções é a quiche de cebola light sem glúten.
Como não poderia deixar de ser, a preparação não é feita com a farinha de trigo, um ingrediente que possui o glúten. Em seu lugar, o prato utiliza a farinha de coco que, por sinal, também é uma alternativa de farinha low carb.
Além disso, a receita também leva iogurte natural e mussarela ralada. Há ainda um pouquinho de pimenta-do-reino e de cúrcuma que ajudam a dar um gostinho especial a qualquer preparação.
Agora que já sabemos tudo isso, chegou a hora tão aguardada de aprender como fazer a quiche de cebola light sem glúten. Aproveite que o passo a passo da receita está logo a seguir e teste-a agora mesmo!
Quiche de cebola light sem glúten
Equipamento
- Panela
- Tigela
- Forma de silicone
Ingredientes
- 2 cebolas grandes e picadas
- 6 ovos
- 120 gramas iogurte natural
- ¼ xícara farinha de coco
- ½ xícara queijo muçarela ralado
- 1 colher de sopa óleo de coco
- 1 pitada pimenta-do-reino
- 1 pitada cúrcuma
- 1 colher de chá sal
Instruções
- Levar uma panela ao fogo, aquecer o óleo de coco e refogar as cebolas picadas até que fiquem transparentes. Desligar o fogo e reservar.
- Juntar os ovos, o iogurte, o sal, a pimenta-do-reino e a cúrcuma. Misturar bem. Adicionar a cebola refogada, a mussarela ralada e a farinha de coco. Misturar bem novamente.
- Despejar a massa na forma de silicone e levar ao forno em 180º C para assar por 40 a 45 minutos. Esperar esfriar por 10 minutos antes de servir.
Notas
- Para garantir uma receita sem glúten, leia detalhadamente as embalagens de todos os ingredientes (inclusive e especialmente as letrinhas pequenas). Mesmo que os produtos originalmente não tenham glúten, eles podem ser contaminados pela substância quando são processados ou manipulados no mesmo ambiente em que alimentos que possuem glúten. Quando isso ocorre, um aviso é colocado no rótulo.
- Recomenda-se usar uma forma de silicone com 20 cm a 25 cm de diâmetro.
- Se não tiver a forma de silicone, você pode usar uma assadeira normal, mas terá que untar com óleo.
Informação Nutricional
Como você avalia essa receita?