A mandioquinha ou batata baroa é um alimento que não podemos esquecer por muito tempo na geladeira, pois ela estraga com facilidade. Mas, se você já enjoou de consumi-la cozida ou de fazer purê de mandioquinha, deixe-nos sugerir uma outra receita para aproveitar o vegetal.
É a sopa de mandioquinha light, que é perfeita para aqueles dias em que o frio aperta e tudo o que queremos é nos esquentar um pouquinho. O prato é leve e não exige que você corra atrás de ingredientes difíceis de encontrar.
Isso porque, além da mandioquinha, a preparação pede somente temperos como cebola, alho, pimenta, azeite de oliva e um pouquinho de sal. E, logicamente, não pode faltar a água que é necessária para cozinhar a sopa.
Antes de aprender como fazer a receita, veja outras receitas que permitem aproveitar a batata baroa. Por exemplo, tem o chips de mandioquinha, esse bolinho de mandioquinha assado delicioso e até mesmo o queijo vegano.
Agora, podemos conferir como preparar a sopa de mandioquinha light. O passo a passo da receita está a seguir, para você aprender e experimentar agora mesmo!
Sopa de mandioquinha light
Equipamento
- Panela
- Liquidificador
Ingredientes
- 500 gramas mandioquinha descascada e cortada
- 2 xícaras água
- 2 dentes alho picados
- ½ cebola picada
- 1 fio azeite de oliva
- sal a gosto
- pimenta a gosto
Instruções
- Colocar um fio de azeite em uma panela e levar ao fogo. Adicionar o alho, a cebola e dourar.
- Então, colocar a mandioquinha, cozinhar um pouco e acrescentar a água. Deixar cozinhar até a mandioquinha ficar bem molinha.
- Desligar o fogo e esperar esfriar um pouquinho. Despejar cuidadosamente o conteúdo da panela no liquidificador e completar com pimenta e um pouco de sal.
- Bater até ficar homogêneo. Segurar a tampa do liquidificador ao bater, para evitar que vaze alguma coisa.
- Se achar que precisa, devolver a sopa à panela e levar ao fogo para aquecer antes de servir.
Notas
- Leia atentamente todas as informações presentes nas embalagens dos ingredientes usados na receita (inclusive e especialmente as letrinhas pequenas) para garantir que eles realmente não têm glúten e/ou lactose. Mesmo que os produtos sejam originalmente livres de glúten e/ou lactose, uma contaminação pode ocorrer durante a fabricação, manipulação ou processamento. Quando isso acontece um aviso é colocado no rótulo.
- Você pode finalizar a sopa com um pouco de cebolinha picada por cima ou com outra erva ou tempero de sua preferência.
Informação Nutricional
Como você avalia essa receita?