6 Benefícios do Suco de Umbu – Como Fazer, Receitas e Dicas

Especialista:
atualizado em 23/12/2019

O umbu é uma fruta originária da caatinga que pode ser encontrada no Brasil em localidades como Piauí, Bahia, Paraíba, Pernambuco e no norte e nordeste de Minas Gerais.

Sua polpa pode ser utilizada no preparo de uma série de receitas culinárias como bolos, sorvetes, compotas, geleias, bolinhos, biscoitos, docinhos como o beijinho, molhos e inclusive versões do marshmallow e da cerveja. No entanto, vamos falar sobre outra receita que é preparada a partir da fruta: o suco de umbu.

6 benefícios do suco de umbu 

E então, vamos conhecer alguns benefícios que estão associados ao suco de umbu? Dê uma conferida na lista a seguir.

1. Rico em nutrientes

A fruta que dá origem à bebida serve como fonte de uma série de nutrientes que são importantes e necessários para o funcionamento do nosso organismo. A lista inclui: carboidratos, cálcio, magnésio, fósforo, potássio, zinco, vitamina A, vitamina B1, vitamina B2, vitamina B3 e vitamina C. As informações são da Tabela Brasileira de Composição de Alimentos (TACO).

2. Alimento energético

O suco de umbu, a geleia e doce preparados a partir da fruta são os alimentos mais energéticos que podem ser encontrados na merenda escolar de estudantes do sertão da Bahia.

3. Fonte de vitamina C

Pesquisadores da Universidade Federal da Bahia (UFBA) explicaram que, apesar do umbu ser pouco estudado, sabe-se que a fruta carrega metade do teor de vitamina C encontrado no suco de laranja e que a quantidade do nutriente presente no alimento é maior do que o valor existente na uva.

A vitamina C é importante para estimular o sistema imunológico, auxiliar a absorção de ferro por parte do organismo, reparar e manter cartilagens, ossos e dentes, curar feridas e formar o tecido de cicatrização.

O componente também possui ação antioxidante, bloqueando a ação de radicais livres, e é utilizado na formação de uma proteína que, por sua vez, é usada na constituição da pele, dos tendões, dos ligamentos e dos vasos sanguíneos.

4. Auxílio ao combate ao escorbuto

Segundo informações da cartilha “Boas Práticas de Manejo para o Extrativismo Sustentável do Umbu“, o suco da raiz do umbuzeiro é utilizado desde a época da colonização para o tratamento do escorbuto, uma condição que surge em decorrência da carência grave de vitamina C na alimentação e que causa problemas como hemorragias nas gengivas.

Antes de utilizar o suco da raiz de umbuzeiro para tratar a doença, é fundamental conversar com o médico para se certificar de que ele é realmente indicado para o seu caso em particular e que não lhe fará mal.

5. Efeito antidiarreico

Acredita-se que o suco de umbu possua propriedades antidiarreicas, ou seja, que atuam no controle da diarreia.

Entretanto, tendo em vista que a condição pode ser sintoma de outra doença ou complicação é importante que o médico também seja consultado ao experimentar o problema, inclusive para se certificar de que o umbu realmente pode colaborar nesse sentido, mesmo que você já tenha o utilizado e obtido resultados satisfatórios.

6. Efeito antioxidante

Uma pesquisa realizada por cientistas da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) Semiárido em parceria com uma professora do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sertão Pernambucano (IF-Sertão) identificou que existe a presença de antioxidantes na composição da fruta.

O experimento concluiu que os chamados polifenóis fazem parte do umbu. Esses componentes contribuem com o combate a substâncias maléficas ao organismo conhecidas como radicais livres.

Os tais radicais livres estão associados ao desenvolvimento de condições graves de saúde como é o caso do câncer, doença no coração e artrite. Mas as coisas não encerram por aí: o envelhecimento precoce também está associado a esses elementos malignos.

Como fazer – Receitas de suco de umbu 

1. Suco de polpa de umbu

Ingredientes: 

  • 200 g de polpa de umbu;
  • 1 xícara de água;
  • 4 colheres de sopa de açúcar demerara ou adoçante a gosto;
  • ½ xícara de gelo picado.

Modo de preparo:

Colocar todos os ingredientes no liquidificador; Bater e servir-se imediatamente.

2. Suco de umbu com hortelã

Ingredientes: 

  • 200 g de polpa de umbu;
  • 1 xícara de água;
  • 1 xícara de gelo;
  • 5 folhas de hortelã.

Modo de preparo:

Juntar todos os ingredientes e levá-los ao liquidificador; Bater e servir-se imediatamente.

3. Suco cremoso de umbu

Ingredientes: 

  • 1 kg de umbu – não deve estar muito maduro;
  • 500 ml de leite bem gelado;
  • Açúcar a gosto ou adoçante;
  • Água.

Modo de preparo:

Colocar todo o umbu dentro de uma panela, encher com água até cobrir as frutas e levar ao fogo; Depois que a água ferver, deixar cozinhar durante quatro minutos. Apagar o fogo, escorrer a água e esperar esfriar; Após, retirar todos os caroços do umbu e colocar a polpa em um recipiente e levar ao congelador. Para adquirir um suco bastante cremoso como resultado final da receita, recomenda-se deixar a polpa de um dia para o outro no congelador; Então, finalmente colocar a polpa de umbu juntamente com o leite e o açúcar no liquidificador. Bater e servir-se imediatamente.

Você já conhecia a bebida e os benefícios do suco de umbu para a saúde e boa forma? Pretende aprender como fazer essas receitas para aproveitá-los? Comente abaixo!

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (6 votos, média: 4,33 de 5)
Loading...
Sobre Dra. Patricia Leite

Dra. Patricia é uma das nutricionistas mais conceituadas do país, sendo uma referência profissional em sua área e autora de artigos e vídeos de grande sucesso e reconhecimento. Tem pós-graduação em Nutrição pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, é especialista em Nutrição Esportiva pela Universidad Miguel de Cervantes (España) e é também membro da International Society of Sports Nutrition. É ainda a nutricionista com mais inscritos no YouTube em português. Dra. Patricia Leite é a revisora geral de todo conteúdo desenvolvido pela equipe de redatores especializados do Mundo Boa Forma.

Deixe um comentário