Benefícios do suco de tomate – Receitas e dicas

Especialista da área:
atualizado em 04/02/2021

O tomate já é um antigo conhecido do cardápio dos brasileiros, mas poucos sabem que é possível usá-lo para a preparação de sucos, que possuem os mesmos benefícios do vegetal puro.

  Continua Depois da Publicidade  

Esses benefícios são trazidos pelos nutrientes do tomate, que ajudam não só a manter a boa saúde, como também na perda de peso.

Então, vamos conhecer um pouco mais esse vegetal tão comum em nossa dieta e seus benefícios para a saúde, além de aprender algumas receitas de suco de tomate.

Benefícios do suco de tomate

suco de tomate

O tomate, e consequentemente o seu suco, é riquíssimo em licopeno, um poderoso antioxidante que traz diversos benefícios para a saúde.

Além disso, ele contém boas quantidades de vitaminas, minerais e fibras alimentares, que contribuem também para a promoção da saúde e da boa forma.

Veja abaixo a composição de macronutrientes por porção de 100 g de tomate in natura.

ComponenteValor por 100 g
Calorias17 kcal
Carboidratos3,82 g
Proteína1,04 g
Gorduras0,17 g
Fibra alimentar1,6 g

Os demais nutrientes estão em uma tabela mais detalhada, ao final do artigo.

1. Ajuda na prevenção do câncer

O licopeno, presente em grande quantidade no tomate, é um dos antioxidantes com efeitos anticâncer mais potentes que existe.

E assim como todos os outros antioxidantes, o licopeno age na prevenção dos danos causados pelos radicais livres ao DNA das células.

Isso, somado à sua ação anti-inflamatória, faz com que o seu consumo evite o aparecimento de alguns tipos de câncer, principalmente o de próstata, como já foi demonstrado em um estudo publicado no periódico Medicine, em 2015.

  Continua Depois da Publicidade  

2. Regula o intestino

O tomate também é rico em fibras, que são essenciais para a regulação do intestino, uma vez que elas ajudam a hidratar e dar volume às fezes.

E quando consumido na forma de suco, esse efeito é ainda melhor, pois a água potencializa a ação das fibras, evitando assim a constipação.

3. Protege contra doenças cardíacas

Outro efeito do licopeno é a prevenção das doenças cardiovasculares, através da redução do colesterol LDL (também conhecido como colesterol ruim).

Além disso, as fibras presentes no tomate também contribuem para o controle do colesterol, uma vez que agem diretamente na absorção de gorduras, colesterol e carboidratos durante a digestão.

4. Regula o sistema imunológico

Esse talvez seja o principal benefício do consumo de alimentos antioxidantes, como o suco de tomate, que agem evitando reações exageradas do sistema imunológico. Dessa forma, contribuem para a prevenção de doenças inflamatórias e autoimunes.

5. Bom para seus ossos

A vitamina K encontrada nos tomates é de grande importância para a saúde dos ossos, pois ela participa do processo da construção óssea.

E, para turbinar esse efeito, você pode adicionar algumas folhas verde-escuras no seu suco, e assim suprir a necessidade diária de vitamina K.

6. Ajuda a emagrecer

Outro benefício do suco de tomate é sua ajuda na perda de peso, que se dá pela presença das fibras. Elas ajudam a manter a sensação de saciedade por mais tempo, reduzindo assim o consumo calórico.

  Continua Depois da Publicidade  

7. Bom para a saúde dos olhos e da pele

Por ser rico em carotenoides como o betacaroteno, a luteína e a zeaxantina, além da vitamina A, o tomate ajuda a manter a saúde dos olhos e da pele, protegendo-os dos danos causados pelos radicais livres, como:

  • Degeneração macular: Esse efeito se dá principalmente pela presença da luteína e da zeaxantina;
  • Radiação solar: Nesse caso, o betacaroteno tem um papel mais importante;
  • Envelhecimento precoce da pele: A maioria dos antioxidantes, quando usados em doses adequadas, ajudam a combater esse problema, mantendo a pele com a aparência mais jovem por mais tempo.

8. Mantém os cabelos saudáveis

Beber o suco de tomate irá trazer uma melhora significativa na aparência e saúde dos seus cabelos. Isso acontece porque o tomate é rico em vitamina A, que contribui para que o cabelo cresça forte e sedoso.

9. Ajuda a curar a ressaca

O suco de tomate, principalmente quando preparado com outros vegetais, como o pepino e o gengibre, é um ótimo remédio para a ressaca.

Isso acontece porque o suco ajuda a hidratar e a repor os nutrientes perdidos, contribuindo assim para uma recuperação mais rápida.

Como preparar suco de tomate

suco de vegetais
O tomate pode ser usado com outras frutas e vegetais na preparação de sucos

Como o tomate é um ingrediente versátil, ele pode ser adicionado em uma infinidade de sucos, para melhorar suas propriedades nutricionais.

1. Receita de suco de tomate com cenoura

Ingredientes:

  • 2 cenouras grandes;
  • 2 tomates;
  • 1 pepino.

Modo de preparo:

  • Corte os ingredientes em pedaços e bata tudo no liquidificador;
  • Beba logo em seguida.

2. Receita de suco de tomate com melancia

Ingredientes:

  • ½ melancia;
  • 2 tomates médios;
  • 1 pepino.

Modo de preparo:

  • Corte os ingredientes em pedaços pequenos e bata tudo no liquidificador;
  • Beba logo em seguida.

3. Receita de suco de tomate com maçã e cenoura

Ingredientes:

  • 3 maçãs vermelhas;
  • 2 tomates médios;
  • 3 cenouras;
  • Gelo a gosto.

Preparo:

  • Corte os ingredientes em pedaços pequenos e bata tudo no liquidificador;
  • Então, adicione o gelo.

4. Receita de suco de tomate com maçã e gengibre

Ingredientes:

  • 3 maçãs;
  • 3 tomates;
  • 1 pedacinho de gengibre (aproximadamente 1 cm).

Preparo:

  • Descasque o gengibre;
  • Depois, corte os ingredientes em pedaços pequenos e bata tudo no liquidificar;
  • O suco deve ser consumido assim que pronto.

Assista ao vídeo abaixo com a nossa nutricionista falando mais sobre os benefícios do suco de tomate.

Tabela nutricional

Porção de 100 g de tomate in natura.

ComponenteValor por 100 g
Calorias17 kcal
Carboidratos3,82 g
Proteína1,04 g
Gorduras0,17 g
Fibra alimentar1,6 g
Gorduras saturadas0,02 g
Gorduras monoinsaturadas0,03 g
Gorduras poli-insaturadas0,07 g
Cálcio6,94 mg
Ferro0,3 mg
Sódio3,13 mg
Magnésio10 mg
Fósforo21,8 mg
Potássio191 mg
Zinco0,15 mg
Cobre0,07 mg
Selênio0,2 mcg
Vitamina A (RE)101 mcg
Vitamina A (RAE)50,6 mcg
Alfa-tocoferol (Vitamina E)0,46 mg
Tiamina0,09 mg
Riboflavina0,02 mg
Vitamina B60,04 mg
Vitamina C15,5 mg
Equivalente de folato15,1 mcg
Fonte: Tabela Brasileira de Composição de Alimentos (TACO)

Gostou das dicas?

Fontes e referências adicionais

O que você achou de todos esses benefícios do suco de tomate? Pretende aprender como fazer essas receitas para aproveitar as propriedades? Comente abaixo!

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (34 votos, média 4,35)
Loading...
Sobre Dra. Patricia Leite

Dra. Patricia é Nutricionista - CRN-RJ 0510146-5. Ela é uma das mais conceituadas profissionais do país, sendo uma referência profissional em sua área e autora de artigos e vídeos de grande sucesso e reconhecimento. Tem pós-graduação em Nutrição pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, é especialista em Nutrição Esportiva pela Universidad Miguel de Cervantes (España) e é também membro da International Society of Sports Nutrition.

  Continua Depois da Publicidade  

Deixe um comentário

15 comentários em “Benefícios do suco de tomate – Receitas e dicas”

  1. Sensacional dra Patrícia, eu as vezes tomo o suco de tomate sim , agora sabendo de tantos benefícios irei continuar a tomar com mais frequência , parabéns dra .

    Responder
  2. Depois que eu li todo o artigo e comentários sobre o tomate, fiquei bastante impressionado com os benefícios do mesmo. Eu já faço uso do suco de tomate por algum tempo, mais não tinha o conhecimento de seus benefícios. Agora tenho.

    Responder
  3. Comecei a tomar o suco de tomate, agregado a cenoura e ao pepino há uma semana atrás. Confesso que me senti bem melhor com a digestão, pele e mudança para curar ferimentos.

    Responder
  4. Irei fazer essa receita do suco de tomate com cenoura e pepino. Na salada, o tomate, é imprescindível…Adoroo..

    Responder
  5. Eu tenho experimentado o sulco de tomate e realmente tenho observado mudanças positivas no meu organismo, eu tenho feito o suco de tomate de forma simples, tipo:
    – dois tomates cortados (retiro as sementes, pois, não sei se as sementes fazem mal, caso alguém saiba, por favor me avisem).
    – um pouco de água.
    – uma pitada de sal.
    Obs: Fica muito bom!
    Mas gostei das receitas ensinadas acima principalmente o suco de tomate com cenoura, irei testa- la. Abraço a todos e Deus abençoes a todos.

    Responder
  6. Sempre gostei de tomate e depois desta descoberta não mim separarei jamais desta fruta. Só tenho a agradecer ? Deus abençoe.

    Responder
  7. Apos ter uma ampla explicação bem direta e objetiva. Pretendo testar estas receitas para otimizar o meu organismo.

    Responder
  8. A Paz do senhor Jesus. Gostei muito das informações. Do suco de tomate e uma fruta muito poderosa.tanto na saúde como na culinária.muito obrigado. E Fiquem com Deus.

    Responder
  9. Ola’,costumo acrescentar tomate no arroz nos guisados de legumes…Consigo aproveitar os beneficios do tomate ou deve ser apenas no suco para aproveita-lo?

    Responder