Quem nunca ouviu a recomendação de um xarope para tosse caseiro? Vamos conhecer algumas opções de receitas de xarope para tosse caseiro, mas antes de chegarmos a esses remédios caseiros para tosse, precisamos apresentar algumas ressalvas.
A primeira é que não podemos considerar que um xarope caseiro será a solução para a tosse, ainda que ele ajude a amenizar o problema. Isso porque uma tosse pode ser provocada por diferentes problemas, e alguns deles são graves.
Enquanto tossir de vez em quando pode ser considerado normal e até saudável, uma tosse que persiste por semanas ou que vem acompanhada de muco descolorido ou sangrento pode ser sintoma de uma doença que exige cuidados médicos.
Portanto, se a sua tosse não melhorar e persistir, o médico deverá ser informado para que veja a origem do problema e indique o tratamento completo e adequado para o seu quadro em particular.
10 receitas de xarope para tosse caseiro
Agora, vamos às receitas de xarope para tosse caseiro e aproveite para conferir os benefícios de cada ingrediente para a sua condição:
1. Xarope de gengibre com limão e própolis
Um dos principais benefícios do gengibre é na ação respiratória, principalmente em casos de tosse, por exemplo.
As propriedades anti-inflamatórias do gengibre podem aliviar uma tosse seca ou asmática. Algumas substâncias anti-inflamatórias presentes no gengibre podem relaxar as membranas das vias respiratórias, o que poderia diminuir a tosse.
Ingredientes:
- 25 gramas de gengibre fresco fatiado e bem lavado ou 1 colher de gengibre em pó;
- 1 xícara de mel;
- 3 colheres de sopa de água;
- 3 colheres de sopa de suco do limão;
- 5 gotas de extrato de própolis.
Modo de preparo:
Despejar a água em uma panela e levar ao fogo para ferver. Uma vez que ela tiver fervido, adicionar o gengibre, tampar e deixar repousar ao longo de 10 minutos. Então, adicione o mel, o suco de limão e o própolis. Misturar bem até obter uma substância homogênea, que apresente a consistência viscosa de um xarope.
Armazenar o xarope em um recipiente esterilizado de vidro e fechar bem.
Como tomar
Para os adultos, a recomendação é tomar uma colher de sopa três vezes ao dia. Para as crianças, a indicação é tomar uma colher de chá três vezes ao dia. Entretanto, o ideal é consultar o médico para saber qual a dosagem e por quanto tempo o xarope pode ser utilizado.
2. Xarope de gengibre com alho, limão, guaco e alfavaca
Ingredientes:
- um limão com a casca separada do miolo;
- 1 dente de alho picado;
- 1 xícara de gengibre em lascas bem lavado e com a casca;
- Folhas de guaco e alfavaca secas ou frescas (um prato pequeno com um mix das duas);
- 1 xícara de chá de açúcar cristal.
Modo de preparo:
Despejar o açúcar em uma panela grande e levar ao fogo para fazer uma calda bem molinha, mexendo sempre para não grudar. Em seguida, adicionar o gengibre e as folhas de guaco e alfavaca.
Misturar sem parar com o auxílio de uma colher ao longo de aproximadamente 20 minutos. Então, acrescentar o miolo do limão e deixar cozinhar por aproximadamente 10 a 15 minutos, mexendo sempre. Após ferver bem, adicionar a canela em pau, a casca do limão e o dente de alho.
Então, dar mais uma misturada. Caso a calda fique muito grossa, despejar ½ copo de água, esperar ferver outra vez, tampar, desligar o fogo e deixar descansar ao longo de aproximadamente 30 minutos.
Então, armazenar o xarope, mantendo os ingredientes sólidos, em um recipiente esterilizado de vidro e fechar bem.
Como tomar
A orientação geral é consumir ½ xícara de café por dia do xarope para tosse caseiro quente, ao longo de no máximo 10 dias, mas converse com o seu médico.
3. Xarope de abacaxi com mel básico
Um estudo do ano de 2010 apontou o suco de abacaxi como dotado de habilidades para acalmar a garganta e dissolver o muco. Além disso, a mesma pesquisa apontou que uma mistura de suco de abacaxi, mel, sal e pimenta diminuiu a tosse.
O abacaxi é composto pela enzima bromelaína, conhecida por apresentar propriedades anti-inflamatórias que auxiliam a fragmentar e expelir o muco.
Ingredientes:
- 6 colheres de sopa de mel;
- 3 rodelas grandes de abacaxi descascado e lavado.
Modo de preparo:
Juntar os dois ingredientes e levar para bater no processador de alimentos. Em seguida, transferir a mistura obtida para uma panela e levar ao fogo. Aquecer até ferver, misturando sempre para não grudar. Então, desligar o fogo.
Armazenar esse xarope para tosse caseiro em um pote esterilizado de vidro e tampar bem.
Como tomar
Recomenda-se tomar duas colheres de sopa à noite, antes de dormir, mas o ideal é consultar o médico.
4. Xarope de abacaxi com mel e gengibre
Ingredientes:
- abacaxi médio;
- 1 colher de sopa de gengibre raspado;
- 1 xícara de mel.
Modo de preparo:
Descascar, lavar e cortar o abacaxi em pedaços pequenos. Então, levar esses pedaços ao fogo médio em uma panela (não pode ser de metal), mexendo sempre para não grudar, até soltar a água da fruta.
Depois que desligar o fogo, cobrir com o mel e tampar a panela. Deixar descansar até esfriar bem. Então, coar, espremendo muito bem a fruta para soltar o seu líquido.
Em seguida, transferir o líquido obtido para um recipiente de vidro esterilizado, adicionar o gengibre, tampar bem e guardar o xarope na geladeira.
Como tomar
A orientação é consumir até quatro colheres de sopa do xarope por dia. No entanto, o ideal é consultar o médico.
5. Xarope de chicória
A tosse é um dos usos populares associados ao xarope de chicória, especialmente para as crianças pequenas. Entretanto, é fundamental ter cuidado e consultar o médico para saber como tratar a tosse da criança.
Ingredientes:
- Suco de 500 gramas da raiz fresca de chicória;
- 500 gramas de açúcar.
Modo de preparo:
Juntar o suco da raiz fresca de chicória com o açúcar em uma panela. Levar ao fogo baixo e cozinhar, mexendo sempre para não grudar na panela, até adquirir a consistência de um xarope.
Então, desligar o fogo e armazenar o xarope dentro de um recipiente de vidro esterilizado e bem tampado, longe da luz.
Como tomar
A recomendação é consumir uma colher de café até três vezes ao dia. Entretanto, é importante consultar o médico.
6. Xarope de cebola e mel
Este xarope para tosse caseiro tem propriedades que auxiliam a descongestionar as vias aéreas. Além disso, podem ajudar a eliminar com maior rapidez a tosse persistente e o catarro.
Entretanto, as evidências a respeito do uso e da efetividade da cebola para a tosse são consideradas insuficientes.
Ingredientes:
- 1 cebola grande;
- 2 colheres de sopa de mel;
- 1 copo de água.
Modo de preparo:
Cortar a cebola em quatro pedaços e em seguida levar junto com a água em uma panela ao fogo baixo. Depois que a cebola estiver cozida, desligar o fogo, tampar a panela e deixar descansar ao longo de uma hora.
Então, coar a água da água e misturar bem com o mel. Em seguida, armazenar o xarope obtido em um recipiente esterilizado de vidro bem tampado.
7. Xarope de cebola com mel e limão
Ingredientes:
- 3 cebolas;
- 3 colheres de sopa de mel, aproximadamente;
- Suco de 3 limões.
Modo de preparo:
Ralar a cebola ou passá-la no processador para liberar a água que o alimento solta. Medir em colheres de sopa a quantidade de água que foi liberada pela cebola. Isso porque a quantia de mel utilizada deve ser exatamente a mesma quantidade de água que o alimento soltou.
Então, juntar a água da cebola e o mel com o suco de limão e misturar. Em seguida, transferir o xarope para um recipiente esterilizado de vidro e fechar. Deixar descansar ao longo de duas horas antes de usar.
8. Xarope de cebola e alho
Ingredientes:
- 1 alho cru;
- 2 xícaras de água;
- 1 xícara de açúcar;
- 1 cebola.
Modo de preparo:
Cortar o alho e a cebola no formato de cubos pequenos. Então, juntar todos os ingredientes em uma panela e deixar ferver até caramelizar.
Em seguida, despejar todo o conteúdo em um recipiente de vidro esterilizado, tampar bem e deixar repousar até esfriar.
Como tomar
A recomendação para os adultos é tomar até quatro colheres de sobremesa por dia do xarope para tosse caseiro ao longo de sete a 10 dias. No entanto, por questões de segurança e eficácia, o ideal é que você consulte o médico.
10. Xarope de guaco
O guaco apresentado como um remédio alternativo para a tosse no Formulário de Fitoterápicos da Farmacopeia Brasileira da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).
Entretanto, o uso do xarope de guaco não elimina a necessidade de avaliações médicas.
Ingredientes:
- 10 folhas frescas de guaco;
- 2 xícaras de água;
- 2 xícaras de mel.
Modo de preparo:
Picar as folhas frescas de guaco e juntá-las com a água em uma panela ou outro recipiente próprio para fogão. Então, levar ao fogo para ferver. Uma vez que tiver fervido, tampar a panela ou recipiente ao longo de aproximadamente 10 minutos, até amornar.
Em seguida, coar, transferir para um recipiente de vidro com tampa, acrescentar o mel e misturar.
Como tomar
Este xarope caseiro para tosse pode ser conservado por até dois meses e a recomendação é tomar 1 colher de sopa três vezes ao dia. Mas o ideal é que você consulte o seu médico sempre.
Fontes e Referências Adicionais
- Portal Anvisa
- American Journal of Respiratory Cell and Molecular Biology – Effects of Ginger and Its Constituents on Airway Smooth Muscle Relaxation and Calcium Regulation
- WebMD – Onion
- American Lung Association – Cough
Fontes e Referências Adicionais
- Portal Anvisa
- American Journal of Respiratory Cell and Molecular Biology – Effects of Ginger and Its Constituents on Airway Smooth Muscle Relaxation and Calcium Regulation
- WebMD – Onion
- American Lung Association – Cough