Regeneração do Fígado após Álcool, Gorduras e Remédios – Como Acontece?

atualizado em

O fígado é um órgão vital para o organismo humano. Ele apoia quase todos os outros órgãos presentes no corpo e sem um fígado saudável, uma pessoa não é capaz de sobreviver. Classificado como uma glândula, uma de suas funções é produzir a bile, uma substância necessária para a digestão de gorduras.

Além disso, o órgão também armazena glicose, vitaminas e ferro, converte o açúcar armazenado em açúcar funcional quando os níveis de glicose estão abaixo do normal e desintoxica o sangue de substâncias maléficas como álcool e drogas.

O fígado também quebra a hemoglobina (proteína encontrada no sangue) e hormônios como a insulina, converte amônia em ureia, algo que é vital para o metabolismo, destrói os glóbulos vermelhos antigos, controla a produção e excreção de colesterol e regula o armazenamento de gordura.

O álcool e processo de regeneração do fígado  

De acordo com a Mayo Clinic, organização da área de serviços médicos e pesquisas médico-hospitalares, o fígado é o órgão com maior capacidade de regeneração de todo o organismo humano.

Em entrevista concedida ao médico Drauzio Varella, o médico e professor de histologia da Universidade de São Paula (USP), Luís Caetano da Silva, explicou que quando metade do fígado é retirada, o órgão volta ao seu tamanho normal em poucos meses.

  Continua Depois da Publicidade  

O órgão é capaz de regenerar até 75% de seus tecidos danificados. O fígado pode ter o seu tamanho dobrado em um período que dura entre três a quatro semanas. Isso acontece por meio de um processo bastante similar ao estágio embrionário do desenvolvimento do fígado.

Impactos do álcool

Entre os fatores que podem afetar o funcionamento do fígado, encontra-se o consumo de bebida alcoólica. A ingestão de álcool aumenta as chances de desenvolvimento de doença no fígado e o excesso da bebida pode afetar o órgão de duas maneiras principais.

  1. Uma delas é por meio do estresse oxidativo. Quando o órgão tenta quebrar o álcool, a reação química que resulta do processo pode danificar as células do fígado. A consequência disso pode ser o surgimento de inflamação e cicatrizes enquanto o órgão tenta se regenerar.
  2. A outra forma pela qual o álcool afeta o fígado é através das toxinas encontradas nas bactérias do intestino. O que acontece é que a bebida alcoólica danifica o intestino, fazendo com que as toxinas de suas bactérias cheguem até o fígado. O resultado também pode ser o aparecimento de inflamação e cicatrizes.

Além disso, o excesso de ingestão de bebidas alcoólicas também pode fazer com que o fígado fique gorduroso. O álcool ainda contribui com o desenvolvimento de doenças como hepatite e cirrose, que são conhecidas por danificar o órgão além do seu processo de reparação, caso não sejam tomadas medidas para amenizar os efeitos negativos do álcool.

É possível comparar o processo de cura e regeneração do fígado com o que acontece quando nos cortamos e o processo de cura da ferida deixa uma cicatriz. No fígado, quando uma célula morre, um tecido de cicatrização é desenvolvido, em um processo que é conhecido como cirrose hepática. Se o excesso de álcool e o desenvolvimento de muitas cicatrizes continuam ao longo do tempo, o fígado pode ficar muito cicatrizado a ponto de não ser mais capaz de funcionar adequadamente.

  Continua Depois da Publicidade  

Por mais que o fígado seja capaz de se regenerar após o consumo de álcool, as informações acima demonstram que o abuso do consumo de bebida podem prejudicar a eficiência do órgão. Também é importante saber que fatores como genética, gênero, peso e saúde geral influenciam a maneira pela qual o fígado se comporta frente à presença de bebida alcoólica.

Assim, se você deseja manter o seu fígado saudável, é fundamental que aprenda a beber moderadamente e não cometa abusos. E se um dia você abusar, não repita isso no dia seguinte. Especialistas alertam que é preciso deixar alguns dias para o fígado se recuperar. Se você diariamente o bombardeia com bebidas alcoólicas em quantidade, isso pode ficar muito mais difícil.

A boa notícia é que alguns danos associados ao álcool que surgem no fígado podem ser revertidos caso a ingestão da bebida seja cortada nos primeiros estágios das doenças. Nesses casos, a cura pode começar entre dias até semanas após a pessoa parar com o álcool.

Entretanto, se os danos forem mais severos, o processo pode durar meses. De acordo com o médico e hepatologista de transplante, Lance Stein, quando o dano causado ao fígado for de longo prazo, é possível que o processo não possa ser revertido.

As gorduras e o processo de regeneração do fígado 

A ingestão excessiva de calorias, principalmente na forma de carboidratos, pode causar a formação de depósitos de gorduras no fígado.

  Continua Depois da Publicidade  

Ainda que a presença de gordura no fígado seja considerada normal, caso mais do que 5% a 10% do peso do órgão corresponda a gorduras, têm-se um caso de esteatose hepática ou doença hepática gordurosa.

Em casos mais graves, o excesso de gordura no fígado pode causar câncer de fígado, esteato-hepatite e a cirrose.

A doença, que também está associada ao excesso de gordura no fígado, causa o comprometimento da capacidade de regeneração do fígado. O médico Luís Caetano da Silva explicou que quando há um quadro da doença, algumas células do órgão morrem, enquanto as outras que estão vivas são regeneradas e tentam compensar as perdas.

O problema é que a regeneração do fígado é bloqueada pelas cicatrizes fibrosas que foram formadas no órgão. O resultado disso é que ele se torna menor e mais rígido. Além disso, durante a tentativa de recuperação executada pelo fígado, suas células formam nódulos que exigem observação constante.

É importante saber que em relação à esteatose hepática, o problema não é apenas o consumo de gorduras, mas o volume de comida em geral. Assim, para não causar problemas e atrapalhar o processo de regeneração do fígado, é fundamental preocupar não somente com a qualidade, mas também com a quantidade dos alimentos ingeridos. 

  Continua Depois da Publicidade  

Como o uso de medicamentos pode afetar o fígado

Há uma série de medicamentos que podem afetar o funcionamento do fígado, especialmente se eles forem consumidos em excesso. A lista inclui:

  • Complexos vitamínicos;
  • Paracetamol;
  • Eritromicina;
  • Amiodarona;
  • Tetraciclinas;
  • Acetaminofeno;
  • Fenitoína;
  • Oxifenisatina;
  • Nimesulida;
  • Estatinas;
  • Antidepressivos tricíclicos;
  • Isoniazida;
  • Halotano;
  • Amiodarona;
  • Metildopa;
  • Tiazolidinedionas;
  • Tolcapona;
  • Fluoroquinolonas;
  • Rifampicina;
  • Valporato de sódio;
  • Rifampicina;
  • Extrato de valeriana.

Tais remédios podem causar a hepatite medicamentosa, uma inflamação grave no fígado que pode resultar em hepatite aguda ou hepatite fulminante. Os sintomas da condição incluem: amarelamento da pele e da parte branca dos olhos, coceira no corpo, dor no lado direito do abdômen, vômito, náuseas, mal-estar, coloração escura da urina e cor clara nas fezes.

O tratamento da doença envolve a interrupção imediata do medicamento. Caso isso não seja suficiente, o médico pode sugerir a utilização de corticoides durante cerca de dois meses ou até a normalização dos exames de fígado.

Além disso, o tratamento de regeneração do fígado exige que o paciente consuma bastante água, aumente a sua ingestão de alimentos naturais como legumes, verduras frutas e cereais e diminua a quantidade de bebidas alcoólicas e comidas ricas em gorduras que consome como forma de desintoxicar o órgão.

Vídeos Relacionados:

Gostou das dicas?

Fontes e Referências Adicionais:

Você já precisou passar pela regeneração do fígado por conta de algum destes motivos listados acima? Comente abaixo!

Foi útil?
1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas
Loading...
Sobre Dr. Lucio Pacheco

Dr. Lucio Pacheco é Cirurgião do aparelho digestivo, Cirurgião geral - CRM 597798 RJ/ CBCD. Formou-se em Medicina pela UFRJ em 1994. Em 1996 fez um curso de aperfeiçoamento em transplantes no Hospital Paul Brousse, da Universidade de Paris-Sud, um dos mais especializados na Europa. Concluiu o mestrado em Medicina (Cirurgia Geral) em 2000 e o Doutorado em Medicina (Clinica Médica) pela UFRJ em 2010. Dr. Lucio Pacheco é autor de diversos livros e artigos sobre transplante de fígado. Atualmente é médico-cirurgião, chefe da equipe de transplante hepático do Hospital Copa Star, Hospital Quinta D'Or e do Hospital Copa D'Or. Além disso é diretor médico do Instituto de Transplantes. Suas áreas de atuação principais são: cirurgia geral, oncologia cirúrgica, hepatologia, e transplante de fígado. Para mais informações, entre em contato.

Deixe um comentário

25 comentários em “Regeneração do Fígado após Álcool, Gorduras e Remédios – Como Acontece?”

  1. Tenho 42 anos e fiz uso esporádico de drogas como cocaína grande parte da minha vida,junto com ela bebia cerveja tbm em excesso nos dias de uso, estava com obesidade , tomava benzodiazepínicos para dormir diariamente. a 7 meses atrás meu fígado inflamou de uma forma absurda, olhos amarelos,pele amarela, urina cor de Coca cola, fezes esbranquiçadas , estado de confusão , vômito etc etc , Fiquei internado 2 dias e + 2 em outro local,meu pênis ficou inchado por dias , sentia agulhadas pelo corpo ,pensei que estava com câncer ou cirrose e iria morrer em breve, meu fígado quase 2 vezes seu tamanho normal, hoje TD se reestabeleceu dps de TD esse tempo sem álcool, drogas lícitas/ilícitas com Alimentação hiper saudável exercícios diariamente e emagrecimento de 28kg minha respiração ótima,
    Bilirrubina normal, colesterol ruim baixo e colesterol bom em. Alta etc e TD dentro dos parâmetros, dps de meses e meses de exames é evidente que ainda tenha esteatose hepática (gordura no fígado)mas com alimentação top e exercícios diários ainda vou eliminar isso , ontem dps de 7 meses tomei um copo de cerveja apenas pra descontrair e mais ND , penso em como agredi meu corpo e me arrependo muito , problemas do passado e ansiedade me ajudaram a me auto-detonarar
    Sei que parar de beber qualquer quantidade é fundamental nesse processo, sem beber , sem fumar , sem remédios,sem guloseimas etc comendo o mínimo possível apenas para suprir as necessidades do organismo, morando sozinho a gente se deprime facilmente. Os exercícios são minha salvação nesse processo TD , ainda tem mais exames pela frente e espero só notícias boa , nunca mais agrido meu corpo dessa forma.

    Responder
  2. Ola tudo bem?estou com hepatite alcoolica cronica sem fibrose
    Esse quadro è revercivel?se sim quanto tempo demora?obs.meus exames de sangue deram todos normais.

    Responder
  3. Fiz exame de sangue e deu alterado meu fígado na bilirrubinas na direita deu 0,35 e o normal é menor que 0,4 e na esquerda deu 1,19 e o normal é menor que 0,8 comprei um remédio forfig para tomar tinha parado de beber fazia umas duas semanas tinha melhorado um pouco eu passava muito mal tontura e sentindo mal ai eu bebi esses dias de novo e estou passando mal de novo quanto tempo devo ficar sem beber?

    Responder
  4. Gostaria de saber se tem alguma planta ou ervas que e capaz de regenerar o figado.
    Ou mesmo medicamento os médico dizem no exame que a hepática c foi curada mais ficou so o sintoma mais de vez enquando começo a pele ficar colenta e sinto muitas dores no fígado o que será embora os médico me diz quenão tem mais o vírus o a marca.
    O que devo fazer pra resolver de vez .

    Responder
  5. BOA NOITE,SENTE ALGUMAS DORES DO LADO ESQUERDO POR UM TEMPO DAI PROCUREI UM MEDICO ,O MEDICO PEDI PRA MIM DA UM TEMPO DA BEBIDA,POIS MEU FIGADO TA COMPROMETIDO O QUE EU GOSTARIA DE SABER É SE VCS SENTEM DIFICULDADES PARA RESPIRAR POIS EU SINTO ATÉ NOS MENORES ESFORÇOS.

    Responder
  6. Sou portador de colangite esclerosante primária (inflamações que danificam os canais biliares, impedindo que o liquido desça para a vesícula e intestino causando uma coceira insuportável. Será que seria possível tirar metade do meu figado e passado um tempo tirar a outra metade para ele se regenerar?

    Responder
  7. Galera.
    Há 3 semanas atrás eu fui ao médico levar meus exames e deu alteração no Gama tbm.
    O médico pediu pra eu parar de beber por 3 meses.
    Hoje faz 3 semanas…
    Eu sentia uma dor no lado direito da barriga e um gosto de ferro na boca.
    Alguém mais sentia isso ?
    Estou morrendo de medo..
    A dor quase zerou…
    O gosto de ferro aparece de vez enquando a noite perto da hora de dormir…

    Alguém mais sentiu isso ?

    Responder
    • Léla,

      Meu Gama gt em 180, mas nunca tive sintomas. Por opiniões de dois médicos, um recomendou parar com álcool e medicamentos por pelo menos 60 dias e a outra parar com medicamentos que possam intoxicar por 6 meses.

      Responder
    • Eu tb sentir no meu figado deu grau 3 2 meses de tratamento caminhada todos dias alimentação verduras legumes carnes brancas e caminhada todos os dias segunda segunda sentir melhoras.

      Responder
      • O meu exame tbem, deu super alterado, fui ao médico e ele está trocando o antidepressivo. Mas tô com medo de o outro medicamento também fazer mal. Se alguém tiver passado por alguma experiência semelhante me relata por favor

        Responder
  8. Tenho um fígado cirrótico grau 4 tenho epatite D e será que existe algum processo de regeneração para ele sem ser feito transplante de fígado

    Responder
  9. Tomei fluconazol sem orientação médica por quatro meses e nele contém ramficina, será se danifiquei meu fígado?

    Responder
  10. Tenho um fígado cirrótico grau 4 tinha epatite c e fui curado será que existe algum processo de regeneração para ele sem ser transplante de fígado

    Responder
  11. Tive uma intoxicação por excesso de medicamentos, minhas enzimas hepáticas passaram de 6000 nos exames, o fígado já normalizou nos exames de sangue, fiz uma tomografia e busco o resultado daqui a 2 dias.

    Responder
      • Claudio meu Exame de GT estava alto tbm, alterou tudo… cosgulação, FA Tbm alterou, depois foram baixando. Mas o TGP e TGO deram uma recaída esses dias, agora fiz uma biópsia e pego o resultado em 4 dias.

        Responder
  12. Fui ao médico e ele falou q eu estava com gordura no fígado por causa do álcool. Falou para eu ficar sem beber uns três meses e depois eu retornasse para ele. Fui hoje E estAr a mesma coisa

    Responder