Remada na máquina de cabos sentado e com pegada aberta – Como fazer e erros comuns

atualizado em

A remada na máquina de cabos sentado e com pegada aberta é um ótimo exercício para as costas.

Ao usar a pegada aberta na barra, você também pode ativar músculos superiores como os rombóides, os redondos, os deltóides posteriores e o trapézio. Mas o foco principal é o latíssimo do dorso (grande dorsal ou apenas “lats”).

Chamada também de remada aberta no cabo, esse exercício é feito com a pegada aberta e pronada, isto é, com as mãos afastadas entre si em uma distância maior do que a largura dos ombros e as palmas das mãos voltadas para baixo.

Dentre os principais benefícios deste exercício se destacam a redução das dores nas costas, o fortalecimento dos músculos da parte posterior do corpo, a correção da postura, a prevenção de lesões nos ombros e costas e um melhor desempenho em exercícios que envolvem arremessos ou esportes como por exemplo o tênis, o vôlei, o basquete e o beisebol.

Além do mais, a remada quando feita na máquina de cabos permite uma resistência constante ao movimento, o que faz com que os músculos trabalhem o tempo todo. Isso é muito bom tanto para ajudar a promover a hipertrofia muscular quanto para corrigir possíveis desequilíbrios musculares

Como fazer remada na máquina de cabos sentado e com pegada aberta

remada na maquina de cabos sentado e com pegada aberta

Primeiramente, selecione a carga na máquina de cabos e coloque uma barra reta acoplada à polia baixa.

Em seguida, sente-se no chão em frente à máquina de cabos com as pernas esticadas à sua frente e os joelhos levemente dobrados. Deixe os pés afastados na mesma largura dos ombros. Mantenha o tronco reto e levemente inclinado para trás.

Então, segure a barra com a pegada aberta com as mãos próximas das extremidades do acessório. Fique com os braços esticados e inclinados para baixo, e se prepare para começar o movimento.

Puxe a barra em direção ao peito flexionando os cotovelos para trás enquanto solta a respiração e inclina levemente o tronco para trás. Faça uma breve pausa, puxe o ar e volte para a posição inicial com cuidado para não bater os pesos.

Repita quantas vezes for necessário para completar a sua série. Geralmente, é indicado fazer de 2 a 3 séries com 12 a 15 repetições cada.

Vale lembrar que o tipo de pegada na barra faz toda a diferença, uma vez que a pegada aberta faz você recrutar mais os músculos das costas enquanto que a pegada fechada exige um trabalho maior do bíceps. 

Caso queira facilitar um pouco o exercício sem perder os seus benefícios, é possível colocar menos carga ou fazer menos repetições. Para dificultar, você pode segurar o cabo por mais tempo antes de voltar para a posição inicial ou aumentar o peso na máquina.

Erros comuns

Remada aberta no cabo
Saiba o que não fazer durante a remada na máquina de cabos para evitar lesões e dores após o treino

Se inclinar para a frente

Tenha cautela para não curvar as costas para a frente, pois isso diminui a tensão nos músculos e aumenta o risco de lesão. O ideal é manter uma postura neutra com as costas retas. 

Se for muito difícil manter a coluna reta, pode ser que você precise reduzir um pouco a carga para garantir uma boa execução. Além disso, contrair os músculos do abdômen durante a remada ajuda a manter a postura correta.

Movimentar o tronco

Às vezes, o tronco se movimenta junto com o cabo, principalmente no fim da série, quando o corpo já está cansado do exercício. Esse é um erro grave que pode fazer você se machucar. É muito importante não usar o impulso para completar o movimento. Portanto, se concentre em mexer apenas os braços, mantendo o tronco estático.

Voltar rapidamente para a posição inicial

Soltar os cabos com muita velocidade pode causar uma lesão. Devido à tensão constante fornecida pela polia, é importante controlar o movimento na hora de esticar os braços. Do contŕario, você pode bater os pesos com força e sentir um “tranco” nas articulações, o que não é seguro.

Não completar o movimento

É importante fazer todas as repetições com excelência e evitar reduzir a amplitude de movimento ao longo da série. Quando você não consegue puxar o cabo até o final, é um sinal de que a carga está muito alta ou que você está fazendo mais repetições do que o seu condicionamento físico permite.

Nesses casos, a sugestão é diminuir o peso ou o número de repetições para conseguir fazer o movimento completo.

Encolher os ombros

Mantenha seus ombros para trás e encaixados. Além de prejudicar a postura, relaxar os ombros e deixá-los caídos para a frente pode causar dores depois do exercício e colocar tensão excessiva no trapézio.

Por último, evite fazer qualquer tipo de remada se houver uma lesão pré-existente no ombro ou na lombar. E só volte a se exercitar após conversar com seu médico.

Fontes e referências adicionais

Você gosta de fazer esse exercício diretamente sobre o chão ou prefere a versão em que você usa um banco e um apoio para os pés? Comente abaixo!

Foi útil?
1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas
Loading...
Sobre Francisco Santana

Francisco José Santana é Personal Trainer - CREF 1859 G/SE. Formado pela Univer Cidade RJ 2007, com certificação CORE360º treinamento funcional, Certificação Internacional FNS I e II em avaliação funcional, especializações em suplementação nutricional esportiva, Crosstraining - Scientific Sport, Cineantropometria aplicada, Primeiras ações em emergência, Prevenção de Doenças Laborais, Musculação, Ginástica Corretiva, Spinning (Johnny G), Técnica de Tecidos Moles - Miofacial, e Inteligência Emocional - ASICC

Deixe um comentário