4 remédios caseiros para cisto no ovário

Especialista da área:
atualizado em 10/03/2022

Nem toda mulher com cisto no ovário tem sintomas. Entretanto, há casos em que podem surgir dor pélvica, na lombar, nas coxas e durante a relação sexual, vômito, inchaço e náusea, e conhecer os remédios caseiros para o cisto no ovário pode ser de grande ajuda.

Há uma série deles, que com sua ação anti-inflamatória, antioxidante ou analgésica, prometem reduzir a dor e inflamação no ovário, aliviar outros sintomas e ajudar a regular o ciclo menstrual.

  Continua Depois da Publicidade  

No entanto, antes de conhecer alguns é importante ressaltar que nenhum deles vai trazer a cura imediata ou pode substituir qualquer tratamento ou orientação que o médico já tenha passado. A ideia é usá-los apenas para auxiliar o tratamento, não como substituto.

Então, o que vai resolver o problema?

O tratamento do cisto no ovário depende da idade da mulher, do tipo e tamanho do cisto e dos sintomas.

Por exemplo, quando o cisto é simples e pequeno, o médico pode recomendar esperar e refazer periodicamente os exames para ver se o cisto some dentro de alguns meses ou se muda de tamanho.

Além disso, o profissional pode prescrever remédios contraceptivos hormonais para evitar a recorrência dos cistos. Por outro lado, se o cisto é grande, está crescendo, permanece durante dois ou três ciclos menstruais ou causa dor, o médico pode indicar uma cirurgia. 

4 remédios caseiros para cisto no ovário

Chá de camomila
O chá de camomila é um dos remédios caseiros para cisto no ovário

1. Bolsa térmica

Colocar uma bolsa térmica na parte inferior do abdômen pode ajudar a aliviar a dor causada pelo cisto. Se não tiver uma bolsa térmica em casa, a solução é usar uma garrafa de água quente ou uma toalha mergulhada na água quente. Além disso, outra opção é tomar um banho quente e relaxante com sal de Epsom.

  Continua Depois da Publicidade  

2. Amêndoas

A oleaginosa possui o mineral magnésio, que também pode ser útil contra o desconforto. Aliás, alguns estudos já apontaram que suplementar a dieta com o nutriente pode auxiliar em relação à dor crônica.

Afinal, não é à toa que as amêndoas costumam ser um dos lanchinhos indicados para incluir na dieta durante a TPM (Tensão Pré-Menstrual) ou menstruação.

3. Chá de camomila

Estava sentindo falta de um chá nesta lista de remédios caseiros para cisto no ovário? Então, calma que o chá de camomila é uma opção! 

Com suas propriedades anti-inflamatórias, a erva pode ajudar em relação à cólica, além de ser uma boa opção para relaxar à noite, perto da hora de dormir. Saiba mais sobre os benefícios do chá de camomila, aprenda receitas e conheça os cuidados que ele exige.

4. Chá de gengibre

O gengibre possui compostos fenólicos, como o gingerol, que contêm propriedades anti-inflamatórias e antioxidantes. Acredita-se que o chá de gengibre pode auxiliar a reduzir a inflamação e a amenizar sintomas do cisto no ovário como dor, inchaço, náuseas e vômito. 

Confira outros benefícios do gengibre, aprenda a receita do chá e saiba quais cuidados deve ter com ele.

  Continua Depois da Publicidade  

Atenção aos sintomas que exigem ajuda médica imediata

Dor abdominal
Dores abdominais são um dos sinais que requerem atenção

Ao apresentar os seguintes sintomas, a mulher deve receber atenção médica imediata: 

  • Dor pélvica ou abdominal repentina, severa ou acentuada
  • Dor com febre ou vômito
  • Tontura
  • Desmaio
  • Sinais de choque, como pele fria e úmida, respiração rápida, vertigem ou fraqueza.

Esses sinais podem indicar que o cisto rompeu ou que houve uma torção de ovário, complicações que podem ter consequências graves como sangramento interno e dor intensa.

Fontes e referências adicionais

Você conhece alguém ou já diagnosticada com cisto no ovário? Já tinha ouvido falar desses remédios caseiros? Comente abaixo!

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (1 votos, média 5,00)
Loading...
Sobre Equipe MundoBoaForma

Quando o assunto é saúde, você tem que saber em quem confiar. Sua qualidade de vida e bem-estar devem ser uma prioridade para você. Por isso contamos com uma equipe profissional diversificada e altamente qualificada, composta por médicos, nutricionistas, educadores físicos. Nosso objetivo é garantir a qualidade do conteúdo que publicamos, que é também baseado nas mais confiáveis fontes de informação. Tudo isso para que você tenha confiança no MundoBoaForma e faça daqui sua fonte preferencial de consulta para assuntos relacionados à saúde, boa forma e qualidade de vida.

Deixe um comentário