A filtragem do sangue e a eliminação de substâncias tóxicas do organismo são funções essenciais para a manutenção da saúde e prevenção de doenças. Os órgãos mais envolvidos na purificação do sangue são os rins e o fígado. Para ajudá-los nessa tarefa, existem ingredientes naturais que são verdadeiros remédios caseiros para purificar o sangue.
De todos os remédios caseiros para purificar o sangue, o principal é a água. Por isso, é importante não negligenciar a ingestão diária do líquido de, pelo menos, 30 mL para cada quilograma de peso corporal.
A ingestão de água é fundamental, pois participa da composição do sangue, garante o bom funcionamento dos rins e do fígado e está diretamente envolvida na produção de urina, suor e fezes, pelos quais os produtos do metabolismo e da limpeza do sangue são eliminados.
Diariamente, somos expostos a condições que levam ao acúmulo de toxinas no nosso sangue, como alimentação rica em gordura e industrializados, baixa ingestão de água, estresse, poluição, álcool, medicamentos e, em alguns casos, mau funcionamento dos rins ou fígado, por problemas de saúde.
Muitos sintomas “comuns” podem passar despercebidos no nosso dia a dia, sem chamar a nossa atenção para a necessidade de ajustes em nosso cardápio, que ajudam a purificar o sangue. Por exemplo, alergias, dores de cabeça, cansaço e acne são problemas comuns, que podem ter relação com o acúmulo de toxinas no sangue.
Veja algumas opções de remédios caseiros que podem ajudar seu organismo a purificar o sangue e te manter longe de problemas de saúde, garantindo boa qualidade de vida e disposição.
Suco de beterraba
A beterraba é rica em antioxidantes, dentre elas a betalaína, que age diretamente nas células do fígado reduzindo a inflamação e os danos causados pelos radicais livres. Ao melhorar o funcionamento e a saúde das células do fígado, a beterraba também contribui para o aumento da produção de enzimas que participam do processo de desintoxicação e purificação do sangue.
As folhas e os talos da beterraba também podem ser consumidos, pois possuem compostos bioativos (polifenóis), que auxiliam o fígado a metabolizar as gorduras. Saiba mais sobre os benefícios das folhas de beterraba.
Como preparar
Ingredientes:
- 2 beterrabas
- Folhas e talos de beterraba
- Água
Modo de fazer:
Lave muito bem as beterrabas, as folhas e os talos, para retirar todas as impurezas. Corte os elementos e coloque-os no liquidificador. Adicione água suficiente para bater os ingredientes e obter um suco. Coe e beba, preferencialmente, em jejum.
Pessoas que têm pedras nos rins devem consumir o suco de beterraba com moderação, pois a raiz é rica em oxalato, que pode agravar o quadro em algumas pessoas. Da mesma forma, pacientes com problemas renais que precisam fazer o controle do potássio, devem consumi-la com moderação, pois ela é rica nesse mineral. Nessas condições, consulte seu médico ou médica, antes de tomar o remédio caseiro.
Decocção de bardana (Arctium lappa L.)
A raiz de bardana é utilizada no preparo de chás por decocção (fervura da água com a planta), cápsulas e extrato, que são usados como remédios caseiros para purificar o sangue e o sistema linfático, reduzindo, também, o inchaço.
Neste sentido, a bardana é amplamente aplicada ao tratamento de gota, ácido úrico, acne, furúnculo e dermatite seborreica, pois elimina as toxinas através da pele, pelo suor, e da urina.
Sua ação depurativa, ou seja, de purificação do sangue, provém de sua capacidade de estimular a atividade do fígado e sua produção e secreção de bile.
Como preparar
Ingredientes:
- 40 gramas de raiz de bardana
- 1 litro de água
Modo de fazer:
Coloque a água e as raízes numa panela, para ferver durante 15 minutos. Depois disso, desligue o fogo, tampe a panela e espere amornar. Beba de 2 a 3 xícaras por dia.
Este chá é contraindicado para crianças, grávidas e lactantes, pois pode ser tóxico nesses grupos.
Infusão de dente-de-leão (Taraxacum officinale)
O chá de dente-de-leão carrega excelentes propriedades da planta que auxiliam na purificação do sangue, por sua ação diurética e antioxidante, que melhora o funcionamento do fígado e do intestino.
Assim, a infusão de dente-de-leão é indicada para combater o inchaço provocado pela retenção de líquidos e de toxinas no corpo, aumentando a produção de urina. Também melhora a digestão, aliviando a sensação de plenitude gástrica (barriga “pesada”) e gases.
Como preparar
Ingredientes:
- 1 colher (de chá) de erva de dente-de-leão
- 1 xícara de água
Modo de fazer:
Leve a água ao fogo, desligando-o assim que levantar fervura. Adicione a erva de dente-de-leão à água e tampe o recipiente, deixando em infusão por 10 minutos. Coe o chá e beba assim que amornar. Você pode consumir de 2 a 3 xícaras deste chá por dia.
Este chá é contraindicado para crianças menores de 2 anos, grávidas, lactantes, pessoas com obstrução nos ductos da vesícula biliar ou no intestino, hipertensos e pessoas com gastrite, úlcera ou glaucoma.
Infusão de urtiga (Urtica dioica)
O chá de urtiga melhora a circulação sanguínea e, por isso, é considerado um remédio caseiro para purificar o sangue. A estimulação da circulação sanguínea resulta em um efeito depurativo, principalmente pela eliminação do excesso de ácido úrico, o que pode contribuir para o tratamento da gota (artrite gotosa).
Sua ação depurativa é, naturalmente, acompanhada da ação diurética, que ajuda na eliminação de ureia e sais, prevenindo quadros de infecção urinária e de pedras nos rins.
Como preparar
Ingredientes:
- 1 colher (de chá) de erva seca de urtiga
- 1 xícara de água
Modo de fazer:
Leve a água ao fogo e assim que ela começar a borbulhar, desligue-o. Adicione a erva seca de urtiga à água fervente e tampe o recipiente, deixando em infusão por 15 minutos. Coe e espere amornar para tomar o chá. Você pode consumir até 3 xícaras de chá de urtiga por dia.
A urtiga é considerada abortiva, por isso não é indicada para gestantes e nem para mulheres que estão amamentando. Pessoas com insuficiência renal, cardíaca ou que apresentam alterações nos mecanismos de coagulação do sangue também não devem usar o chá de urtiga como remédio caseiro para purificar o sangue.
Infusão de sabugueiro (Sambucus australis)
A ação farmacológica do chá de sabugueiro como remédio caseiro para purificar o sangue provém da atividade diurética e diaforética (que aumenta a transpiração) dos compostos fenólicos presentes na planta. Através desses mecanismos, o chá ajuda a eliminar o excesso de toxinas presentes no sangue.
Como preparar
Ingredientes:
- 1 colher (de chá) de flores secas de sabugueiro
- 1 xícara de água
Modo de fazer:
Coloque a água para ferver e, quando estiver fervendo, desligue o fogo e adicione as flores secas de sabugueiro, deixando em infusão por 15 minutos.
O chá pode ser consumido 3 vezes ao dia e deve ser evitado por gestantes, lactantes e crianças menores do que 2 anos.
Suchá de hibisco, limão e canela
Suchá é um tipo de bebida que leva uma mistura de ervas com o suco de alguma fruta. O chá de hibisco é muito conhecido por sua propriedade diurética, o que já ajuda nos processos de purificação do sangue.
Mas, além de ser diurético, o chá de hibisco também é hepatoprotetor, ou seja, sua atividade antioxidante age no fígado, ajudando-o a eliminar toxinas, que podem causar doenças.
A canela é rica em polifenois, substâncias altamente antioxidantes que, no chá de hibisco, aumentam sua eficiência como remédio caseiro para purificar o sangue.
O limão, além de dar refrescância à bebida, contribui com vitamina C e outros componentes antioxidantes, como polifenois, limonoides e ácido cafeico.
Como preparar
Ingredientes:
- 1 colher (de sopa) de hibisco seco
- 1 litro de água
- Suco de meio limão
- 1 pau de canela
Modo de fazer:
O preparo do suchá de hibisco começa com o chá. Para fazer o chá de hibisco, basta ferver a água e, depois, adicionar a planta e abafar o recipiente, para deixá-la em infusão durante 15 minutos. Você pode armazenar o chá em um recipiente de vidro ou cerâmica e deixar na geladeira por até 6 horas.
Separe meia xícara do chá de hibisco para preparar o suchá. Adicione o suco de meio limão e o pau de canela, deixando a mistura descansar por 1 hora. Passado esse tempo, retire o pau de canela e beba o seu suchá. Você pode consumir até 2 xícaras de suchá, de preferência após uma refeição.
Mulheres grávidas, lactantes e pessoas com diabetes ou pressão baixa devem, preferencialmente, consumir o suchá e o chá de hibisco com autorização médica.
Suco verde ou suco detox
Os sucos verdes contêm uma combinação de antioxidantes, que estimulam a atividade dos rins e do fígado na purificação do sangue e eliminação de toxinas. Eles são especialmente úteis no alívio do inchaço causado pelos exageros alimentares.
Neste contexto, o suco verde ou suco detox pode ser consumido no lugar do café da manhã, por exemplo, que te ajudará a se livrar do inchaço, eliminar toxinas do sangue e começar o dia mais leve.
Como preparar
Ingredientes:
- 5 folhas de espinafre
- 3 folhas de acelga
- 2 ramos de salsa
- ½ pepino
- 2 maçãs verdes
- Suco de 1 limão
- 2 copos de água
Modo de fazer:
Lave bem as folhas (espinafre, acelga e salsa) e pique-as. Descasque o pepino e as maçãs e retire suas sementes.
No liquidificador, junte os ingredientes lavados e descascados à água e ao suco de limão e bata tudo até ficar sem nenhum pedaço.
Confira outras ideias de suco verde desintoxicante.
Fontes e referências adicionais
- Uréa e função renal: depuração renal do sangue (urea blood clearence), Revista de Medicina, 1938; 22(64): 35-50.
- Terapia nutricional em pacientes portadores de insuficiência renal crônica em hemodiálise, Revista Contexto & Saúde, 2010; 10(19): 67-72.
Fontes e referências adicionais
- Uréa e função renal: depuração renal do sangue (urea blood clearence), Revista de Medicina, 1938; 22(64): 35-50.
- Terapia nutricional em pacientes portadores de insuficiência renal crônica em hemodiálise, Revista Contexto & Saúde, 2010; 10(19): 67-72.
Ainda não usei nenhum vou fazer uso