Bardana Emagrece? O Que é, Benefícios, Efeitos Colaterais e Como Tomar

Especialista:
atualizado em 12/12/2019

Utilizar os alimentos naturais a favor de nossa saúde é sempre a melhor opção de colaborar com a saúde. O uso de plantas e ervas para o equilíbrio nutricional sempre foi comum, mesmo antes de estudos mais aprofundados da medicina. Sabemos que diversas pessoas convivem com a dificuldade de perder peso, então é importantíssimo ampliar os conhecimentos sobre as propriedades das folhas que podem contribuir para o bem-estar destas.

Estudos recentes e voltados para um emagrecimento seguro apontam que a bardana emagrece. Dessa forma, o melhor meio de reconhecermos essa afirmativa é através das funcionalidades e benefícios que essa planta pode oferecer, para que então possamos considerar que bardana emagrece e assim inseri-la em uma dieta equilibrada.

O que é? 

A bardana é uma planta, sua raiz pode ser utilizada como alimento que favorece a diversas funções de nosso organismo. A sua raiz, a folha e as sementes são usadas para uso medicinal. Afirma-se que a bardana está associada a envenenamentos, pois alguns produtos foram contaminados com raízes como de beladona. Essas ervas, que provavelmente contaminaram a bardana, possuem uma substância química conhecida como atropina.

Essa planta tem sido utilizada para reduzir os impactos de diversos tipos de doenças, e particularmente para eliminar toxinas do nosso sangue. Os japoneses utilizam a planta não só para uso medicinal, mas também como iguaria em sua culinária. A bardana também é conhecida como “Gobo” e é utilizada como alimento. Ela pode ser ingerida crua, em forma de chá ou cozida e pode ser adicionada em sopas ou refogados, além de saladas e bebidas.

Benefícios

A bardana pode ser utilizada na alimentação, principalmente na cultura japonesa e em algumas partes da Europa. A principal contribuição da raiz é que ela pode proporcionar uma melhor digestão, pois contém inulina, que é uma das fibras que nosso corpo melhor absorve. A adição de mais fibras em uma dieta, especialmente a partir de suplementos alimentares saudáveis, sempre é uma vantagem.

Ela também possui probióticos, os quais estimulam o crescimento e a saúde das bactérias saudáveis que podem contribuir para a saúde do intestino, que muitas vezes é o responsável por problemas digestivos.

A medicina ocidental busca maiores informações sobre a eficiência da bardana, para que assim seus efeitos sejam comprovados. Um estudo na Universidade de Maryland Medical Center sugere que, mesmo sem muitas comprovações, essa planta pode contribuir com três poderosos antioxidantes, como os ácidos fenólicos, luetolina e quercetina.

Efeitos antibacterianos e anti-inflamatórios também são oferecidos pela planta, o que pode reduzir os impactos de inflamações devido a doenças. O uso mais comum da bardana é para contribuição diurética natural e para tratamentos para problemas de pele, como redução de acne, eczema e psoríase.

A bardana ainda pode auxiliar no controle de níveis de açúcar na corrente sanguínea, o que pode ser a propriedade almejada por pacientes diabéticos.

Algumas pessoas utilizam a bardana também para matar germes e reduzir febres. Ela pode ser consumida para tratamento de resfriados, anorexia nervosa e até problemas de reumatismos.

Sua raiz pode contribuir para a redução de pressão arterial elevada e doenças hepáticas, além de elevar o desejo sexual.

Ainda são necessários mais estudos aprofundados para a comprovação do uso de bardana para tratamento de Câncer de mama.

O consumo de bardana para diabéticos é apontado como benéfico principalmente junto com extrato de gengibre e água.

Bardana emagrece mesmo?

Afirma-se que a bardana emagrece pois ela pode contribuir de forma indireta para o organismo funcionar de uma forma mais funcional e voltada para uma menor absorção de gorduras. O efeito da planta para controlar os níveis de açúcar na corrente sanguínea é uma das principais influências que melhoram o metabolismo.

A bardana também pode reduzir a retenção de líquidos, pois pode favorecer com efeito diurético, assim eliminando toxinas indesejáveis ao organismo e que retardam o emagrecimento. É importante ressaltar inclusive que a bardana também favorece a saúde do estômago, assim reduzindo desconfortos abdominais que são comuns na adoção de novos planos alimentares voltados para a queima calórica. O uso da planta para emagrecimento ainda exige estudos mais aprofundados para comprovação de eficiência.

Efeitos colaterais

O uso de bardana como alimento é provavelmente seguro, principalmente quando consumida junto a outros alimentos. Não há informações suficientes para sabermos se o consumo de bardana para fins medicinais é seguro.

A planta pode causar reações alérgicas em pessoas sensíveis a certas ervas e flores; principalmente quando aplicada sobre a pele, é importante fazer um teste com uma dosagem mínima.

Contraindicações

Não há informações suficientes sobre a segurança do uso de bardana para gestantes e mulheres em fase de amamentação, então é importante que estas evitem o uso e priorizem a saúde e segurança.

Pessoas com distúrbios hemorrágicos devem evitar o consumo da planta, pois ela pode retardar a coagulação do sangue, assim aumentando a probabilidade de ocorrência de hemorragias. Em casos de cirurgias, o uso de bardana deve ser interrompido cerca de 15 dias antes do procedimento cirúrgico.

A bardana pode ocasionar reação alérgica em pessoas que são sensíveis à família Asteraceace/Compositae. Essa família envolve a ambrósia, crisântemos, cravos, margaridas e muitos outros. É fundamental que se você possui alergia, busque avaliação médica

O uso de bardana para a redução dos níveis de açúcar na corrente sanguínea já foi exposto, dessa forma, é importante atentar para o uso junto a remédios com essa mesma funcionalidade.

Interações 

Tomar bardana junto com remédios que retardam a coagulação sanguínea pode elevar a probabilidade de ocorrência de hematomas e sangramentos. Dentre eles, podemos incluir a aspirina, ibuprofeno (Motrin, advil e outros), Diclofenac (Cataflam, Voltaren), clopidogrel, dalteparina, heparina, varfarina, enoxaparina e muitos outros.

Como tomar? 

A dosagem apropriada da planta para uso de tratamento medicinal depende de diversos fatores, como a idade do usuário, deficiências nutricionais e particularidades. Não há informações científicas suficientes para determinar uma medida adequada de bardana. Devemos ressaltar que o fato do produto ser natural não confirma a segurança no consumo, ao mesmo tempo que não é logicamente possível afirmar que bardana emagrece mais conforme sua dosagem aumente. É fundamental seguir as instruções contidas em rótulos e recomendações médicas e farmacêuticas antes de usar.

Onde comprar? 

Você pode comprar a bardana em lojas de produtos naturais. Ela pode ser encontrada em sua forma natural e também em cápsulas. Essa segunda forma pode ser encontrada também em lojas de suplementos alimentares. Há lojas online que disponibilizam a compra da planta, mas é indispensável que você faça uma pesquisa voltada para a confiabilidade desses sites.

Hábitos saudáveis 

Se você deseja perder peso, priorize os artifícios saudáveis, para que seu corpo se mantenha saudável e seguro diante das adversidades externas. O uso de alimentos naturais também pode contribuir para a redução da eficiência do seu sistema imunológico, então, não considere cegamente que a bardana emagrece, principalmente por que ainda são necessárias mais evidências para a comprovação dessa afirmativa.

Escolha inicialmente meios seguros, exercícios físicos e uma dieta equilibrada, nutritiva e com poucas substâncias que retardem o funcionamento adequado de seu metabolismo. Você deve reconhecer que mesmo a bardana contribuindo para o emagrecimento, ela não oferecerá um efeito milagroso, o que independentemente exigiria a adoção de uma dieta.

Você já tinha ouvido falar que bardana emagrece? De qual forma tem vontade de prová-la? Como alimento, chá ou suplemento? Comente abaixo.

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (36 votos, média: 4,06 de 5)
Loading...
Sobre Dra. Patricia Leite

Dra. Patricia é Nutricionista - CRN-RJ 0510146-5. Ela é uma das mais conceituadas profissionais do país, sendo uma referência profissional em sua área e autora de artigos e vídeos de grande sucesso e reconhecimento. Tem pós-graduação em Nutrição pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, é especialista em Nutrição Esportiva pela Universidad Miguel de Cervantes (España) e é também membro da International Society of Sports Nutrition. É ainda a nutricionista com mais inscritos no YouTube em português. Dra. Patricia Leite é a revisora geral de todo conteúdo desenvolvido pela equipe de redatores especializados do Mundo Boa Forma.

Deixe um comentário

6 comentários em “Bardana Emagrece? O Que é, Benefícios, Efeitos Colaterais e Como Tomar”

  1. Olá a todos!
    Faço o uso da Bardana à risca já tem quase 2 meses. Tomo o chá 3 vezes ao dia (manhã, tarde, noite).
    Ela realmente emagrece, ja perdi 5kg, mesmo não querendo pq ja sou magra. Eu a uso para o problema da acne. Tenho 28 anos e parei com o anticoncepcional Diane, pois o mesmo me fazia muito mal. Porém, eu era dependente dele pelas maravilhas que fazia à pele e aos cabelos.
    Pesquisei bastante e encontrei ótimas informações sobre a Bardana. É um método natural e que não traz nenhum mal à saúde.
    Eu já notei uma melhora significante na minha pele. A acne diminuiu bastante, pois sem o Diane eu lotava de acne pra todos os lados. E notei q meu inchaço foi embora… antea fazia xixi umas 3x por dia. Após o uso da Bardana eu faço no mínimo umas 8x.
    Eu aprovo. Porém, só gostaria de saber por quanto tempo ainda devo tomar o chá. Se ele cura mesmo a acne ou se tenho q tomar sempre pra fazer uma certa “manutenção”…
    Quem souber, por favor, me fale.
    Obrigada!
    E boa sorte aos demais

    • Eu comprei e quando abri o pacote da bardana seca tem folhas grudadas, mofadas, é assim mesmo? Vence em 2019 apenas.

  2. Tenho psoríase e estou tomando diversos chás para o mesmo, porém não estou vendo retorno nenhum , então pergunto , quanto tempo demora para se ter efeito tomando esses chás. ? Inclusive a bardana

  3. Desejo experimentar a bardana em forma de chá, pra saber se serve como alívio dos sintomas da psoríase e
    problemas hepáticos.