Benefícios da Beterraba – Para que serve e como usar

Especialista:
atualizado em 22/12/2020

Doce e suculenta, a parte da beterraba que mais consumimos é a sua raiz, onde estão concentrados muitos nutrientes que trazem diversos benefícios ao organismo.

  Continua Depois da Publicidade  

Mas as suas folhas também são muito nutritivas e podem ser usadas em sopas e saladas. Além disso, ela é pobre em gordura, rica em vitaminas, minerais e antioxidantes.

Então, vamos conhecer um pouco mais sobre essa raiz, seus benefícios, e entender para que serve esse alimento tão saudável.

Conheça melhor a beterraba

A beterraba foi cultivada inicialmente pelos romanos. Por volta do século 19 ela tinha grande valor comercial porque foi descoberto que o vegetal poderia ser matéria prima para fazer açúcar. Hoje, os principais produtores de beterraba são os EUA, a Rússia, a França, a Polônia e a Alemanha.

Ela pertencente à família da acelga e do espinafre, tanto as folhas quanto as raízes da beterraba podem ser comidos. As folhas têm um sabor amargo ao passo que a raiz é bastante doce. Normalmente a beterraba tem cor roxa bem forte, mas também há espécies brancas ou douradas.

As receitas clássicas a base de beterraba vêm principalmente da Europa Central e Oriental, incluindo a famosa sopa de beterraba conhecido como borscht (veja a receita no final).

Atualmente ela está presente em cardápios de restaurantes famosos e receitas de família em praticamente todos os continentes. Seu sabor é bem distinto e os benefícios da beterraba são muito interessantes

As propriedades nutricionais da beterraba

Salada de beterraba
Salada de beterraba

A beterraba é uma fonte excepcional de nutrientes, literalmente da raiz às folhas. As suas folhas verde-escuras são ricas em cálcio, ferro e vitaminas A e C. Já a raiz, roxa e doce, é uma excelente fonte de ácido fólico, fibras, magnésio e potássio.

Para se aproveitar bem a planta, o ideal é preparar uma receita com a raiz e outra com as folhas, que podem ser cozidas da mesma forma que o espinafre.

Veja abaixo a composição de macronutrientes por porção de 100g de beterraba crua e sem casca. No final do artigo você verá a tabela nutricional completa, com todas as vitaminas e minerais.

  Continua Depois da Publicidade  

ComponenteValor por 100g
Calorias46 kcal
Carboidrato11,1 g
Proteína1,95 g
Gorduras0,09 g
Fibra alimentar3,37 g

Benefícios da Beterraba

A beterraba vem sendo bastante estudada, assim como os benefícios do suco de beterraba em si. Ele ganhou popularidade desde que o medalhista paraolímpico britânico, David Weir, anunciou que o suco era o seu segredo de sucesso.

E, realmente alguns estudos mostram que ele serve para melhorar a oxigenação muscular e o desempenho de atletas. Então veremos agora como a beterraba pode trazer benefícios para a saúde e boa forma.

1. É rica em antioxidantes

A beterraba é rica em antioxidantes, como a vitamina C e as betacianinas. Essas substâncias ajudam a combater o efeito danosos do acúmulo de radicais livres no organismo, e assim auxiliam na prevenção de uma série de doenças, como:

  • Problemas inflamatórios e autoimunes: Os antioxidantes têm uma ação anti-inflamatória, uma vez que ajuda a regular o funcionamento do sistema imunológico
  • Câncer: Outra ação dos antioxidantes é a prevenção aos danos causados pelos radicais livres ao DNA das células, que estão entre as causas de alguns tipos de câncer
  • Doenças cardiovasculares: Essas substâncias também agem na prevenção do acúmulo de gordura nas artérias, combatendo o mau colesterol (LDL) e ajudando a evitar problemas como a aterosclerose
  • Problemas visuais: Por fim, os antioxidantes ajudam a evitar danos oculares, que ocorrem comumente na terceira idade.

2. Regula a pressão arterial

A beterraba é rica em minerais como o potássio e o magnésio, o que torna o seu consumo regular benéfico para o coração.

Isso ocorre porque esses dois minerais ajudam a reduzir a pressão arterial, como demonstrado em um estudo publicado no periódico Nutrients em 2019.

3. Previne a má-formação em bebês

A beterraba é rica em ácido fólico, um nutriente essencial para a prevenção de defeitos no tubo neural de bebês durante a gravidez.

4. A beterraba contém açúcar que faz bem

Beterraba tem um dos mais altos teores de açúcar entre os vegetais. Mas o açúcar da beterraba é liberado lentamente no organismo, o que não causa picos de glicemia.

E por ser pouco calórica e praticamente livre de gorduras, a beterraba é uma excelente aliada para quem pratica exercícios físicos.

  Continua Depois da Publicidade  

5. Melhora a saúde digestiva

Tanto a beterraba quanto o e suco são uma excelente escolha para aqueles com problemas digestivos. A alta concentração de fibras em ambos ajuda a melhorar a saúde digestiva, uma vez que elas regulam os movimentos intestinais.

6. Pode melhorar a resistência física

Além de todos os benefícios da beterraba já listados, ela também fornece energia e aumenta a resistência do organismo nos exercícios físicos.

Nesse sentido, um estudo publicado em 2009 pelo University of Exeter mostrou que o consumo do suco de beterraba pode impulsionar a estamina e aumentar a resistência ao exercício físico em até 16%.

O estudo incluiu oito homens, com idades entre 19 e 38 anos, que consumiram 500 ml por dia de suco de beterraba orgânica, por seis dias consecutivos. Em seguida, eles completaram uma série de testes em uma bicicleta ergométrica.

Os mesmos testes foram repetidos, só que dessa vez com o consumo de um placebo (suco de groselha) por seis dias.

Depois de consumir o suco de beterraba, os homens conseguiram pedalar por uma média de 11,25 minutos – 92 segundos a mais do que após consumir a bebida placebo.

Além disso, os homens também tiveram uma diminuição da pressão arterial em repouso, após consumir o suco de beterraba.

Receita

sopa de beterraba

Borsch – A tradicional sopa russa de beterraba

Borsch é uma sopa tradicional consumida por diversas famílias russas. Ela é servida também em muitos países orientais e da Europa Central, e pode ser apreciada quente ou gelada.

As receitas de borsch também variam, mas legumes e creme de leite são sempre os principais ingredientes, sendo que a beterraba dá á sopa sua marca principal: a cor avermelhada.

Ingredientes
  • 1,5 litro de caldo de carne caseiro ou 4 tabletes dissolvidos na mesma quantidade de água;
  • 1 cabeça pequena de repolho;
  • 5 batatas grandes;
  • 1 cenoura grande;
  • 2 beterrabas médias;
  • 1 cebola média;
  • 1 folha de louro;
  • 2 colheres de sopa de extrato de tomate;
  • 4 dentes de alho;
  • Cheiro verde a gosto;
  • Creme de leite a gosto;
Modo de preparo do caldo de carne caseiro:
  • Ferva um pedaço de carne vermelha da sua preferência na água, por pelo menos uma hora e meia. Em seguida coe bem.
Modo de preparo da Borsch
  1. Descasque as beterrabas, corte-as em tiras finas e cozinhe na água por meia hora;
  2. Ferva o caldo de carne e adicione as batatas em cubos. Quando o caldo voltar a ferver, adicione a beterraba cozida e a folha de louro;
  3. Então, corte a cenoura da mesma forma que a beterraba, cozinhe e depois adicione ao caldo;
  4. Corte a cebola, frite em ambos os lados, acrescente a massa de tomate. Misture tudo e frite por mais algum tempo;
  5. Adicione o alho amassado;
  6. Corte o repolho em tiras finas e adicione aos poucos ao caldo quando a batata estiver quase cozida;
  7. Tampe a panela do caldo, agora já considerado borsch, deixe ferver por mais cinco minutos. Em seguida, adicione a cebola frita com o alho e misture tudo;
  8. Tampe novamente e cozinhe por mais 3 minutos, e em seguida, adicione o cheiro verde;
  9. Por fim, retire o borsch do fogo e deixe descoberto.
Dica
  • O creme de leite é colocado com uma colher sobre o borsch antes de servir.
  • Você também pode usar frango em vez de caldo de carne.

Tabela nutricional

Porção de 100g de beterraba crua e sem casca.

ComponenteValor por 100g
Calorias46 kcal
Carboidrato11,1 g
Proteína1,95 g
Gorduras0,09 g
Fibra alimentar3,37 g
Cinzas0,87 g
Colesterol0
Gorduras saturadas0,01 g
Gorduras monoinsaturadas0,02 g
Gorduras poliinsaturadas0,03 g
Gorduras trans0
Cálcio14,4 mg
Ferro0,32 mg
Sódio9,72 mg
Magnésio21,7 mg
Fósforo19,4 mg
Potássio375 mg
Zinco0,52 mg
Cobre0,08 mg
Selênio0,2 mcg
Vitamina A (RE)1,76 mcg
Vitamina A (RAE)0,88 mcg
Alfa-tocoferol (Vitamina E)0,02 mg
Tiamina0,04 mg
Vitamina B60,04 mg
Vitamina C3,12 mg
Equivalente de folato122 mcg
Fonte: Tabela Brasileira de Composição dos Alimentos (TBCA)
Sobre Marcela Gottschald

Marcela Gottschald é Farmacêutica Clinica - CRF-BA 8022. Graduada em farmácia pela Universidade Federal da Bahia (UFBA) em 2013. Residência em Saúde mental pela Universidade do Estado da Bahia (UNEB). Experiência em pediatria e nefrologia, com ênfase em unidade de terapia intensiva. Ela faz parte da equipe de redatores do MundoBoaForma.

  Continua Depois da Publicidade  

Deixe um comentário

16 comentários em “Benefícios da Beterraba – Para que serve e como usar”

  1. Olá! Eu achava a beterraba visualmente sem atrativos. Mas! Devido a uma situação financeira e cansada de comer ovo, resolvi fazer uma salada,o preço na feira estava ótimo…Bederraba, pimentão e cebola para substituitr a carne e dá um tempo no ovo, aff! E amei! Não sentir a menor falta da carne e muito menos do ovo kkk! Adorei tudo que foi dito sobre a beterraba! Abraços!

  2. mesmo acha ela visualmente sem atrativos. Mas! Devido a uma situação financeira e cansada de comer ovo, rsolvi fazer uma salada,o preço na feira estava ótimo…Bederraba, pimentão e cebola para substituitr a carne e dá um tempo no ovo, aff! E amei! Não sentir a menor falata da cqrne e muito menos do ovo kkk! Adorei tudo que foi dito sobre a beterraba! Abraços!

  3. Ola! Gostei dos comentarios sobre o suco de beterraba.Comecei a tomar para aumentar as plaquetas que sao de 140 a 400 mil e a minha deu 143000.A hemoglobina esta normal.Tomo medicamento para pressao alta e a taxa de glicose 101.Devo tomar ou nao o suco?
    .

  4. Não sabia que a beterraba era tão boa. A minha tensão arterial está muito alta e vou aproveitar os vossos conselhos comendo beterraba, que é deliciosa. Obrigada.

  5. Informação muito importante e útil. Fácil de aceita-las, pois que a beterraba para além de todas as vantagens provadas, as saladas da beterraba são altamente saborosas
    Amei a informação e vou partilha-la
    Passei a produzir a beterraba com um propósito de ajudar a melhorar a disponibilidade do produto no mercado da minha cidade, em resposta a procura para melhorar os níveis de hemoglobina….

  6. Gostaria de dizer que faço uso da beterraba desde há muito tempo. Adotei-a em minhas refeiçoes diárias sendo consumidas cruas , evitando assim a perda de seus valores nutricionais. Percebo hoje que até minha cor (branca) mudou. Basta pegar um pouco de SOL que fico com uma cor bem saudável como se estivesse na praia. Talvez seja essa uma nova dica pra ser acrescentada á suas propriedades.. Obrigado

  7. adorei as informações, já faço uso do suco da beterraba muito bom da energia e faz vc se sentir muito bem…