Benefícios do chá de hibisco, como preparar e cuidados

Especialista:
atualizado em 24/03/2021

O chá de hibisco, bebida preparada com as flores secas de conhecida como Hibiscus sabdariffa, tem propriedades antioxidantes, ação diurética, age reduzindo a também para baixar a pressão arterial, além de ser um grande aliado da perda de peso.

  Continua Depois da Publicidade  

Os benefícios do chá de hibisco são muitos, e seu uso para melhorias da saúde, tanto física quanto mental, vem desde a antiguidade.

Entretanto, cabe lembrar que o hibisco usado nos chás não é daquele tipo encontrado habitualmente em jardins.

Flor de hibisco - Hibiscus sabdariffa
Flor de Hibiscus sabdariffa

Mas quais são os benefícios do chá de hibisco?

Os benefícios são vários, e ao longo do texto vamos abordar cada um deles.

Pode ajudar na perda de peso

Um estudo demonstrou que substâncias presentes no chá de hibisco podem diminuir a absorção e acúmulo de gordura, e esse efeito pode ajudar na perda de peso. Mas apesar de esse efeito ainda precisar de confirmação de estudos maiores, já é uma boa notícia para quem quer perder peso.

Mas é importante ter em mente que o chá de hibisco sozinho não vai eliminar a gordura corporal. Para isso, é preciso associar o consumo do chá com hábitos de vidas saudáveis, como uma alimentação equilibrada e a prática de exercícios.

Ajuda a reduzir os níveis de colesterol

Alguns estudos mostram que o chá de hibisco pode ajudar a reduzir os níveis de colesterol no sangue. Isso ocorreria pela ação das substâncias antioxidante presentes no chá.

Esse efeito também reduziria a formação de placas de gordura dentro das artérias, diminuindo assim o risco de problemas cardíacos.

Ajuda na prevenção do diabetes e da síndrome metabólica

Além de agir no controle do colesterol, alguns estudos mostram que o chá de pode ajudar a reduzir os níveis de açúcar no sangue, que são normalmente mais altos em quem tem diabetes. Sabe-se que controlar os níveis de glicose é outra maneira de evitar a síndrome metabólica.

Entretanto a Sociedade Brasileira de Diabetes não recomenda a substituição dos medicamentos usados no tratamento do diabetes por chás ou outros produtos naturais, pois os estudos ainda não são conclusivos.

  Continua Depois da Publicidade  

É diurético e ajuda a reduzir a pressão arterial

Estudos mostram que o chá de hibisco favorece a redução da pressão arterial, principalmente por seu efeito diurético. Entretanto, seu efeito é menor do que aquele apresentado por medicamentos, sendo indicado apenas como um auxílio no tratamento.

Além disso, o efeito diurético do chá de hibisco pode ajudar pessoas que apresentam certo grau retenção de líquidos, como aqueles relacionados ao ciclo menstrual.

Melhora o funcionamento do intestinal

O chá de hibisco possui efeito prebiótico, ou seja, ele mantém a flora intestinal saudável e melhora inflamações no intestino. Esse efeito anti-inflamatório pode ajudar no tratamento de estados inflamatórios causados pela má alimentação e obesidade, e mesmo em doenças intestinais.

É rico em antioxidantes

O chá de hibisco serve não apenas para reduzir as medidas, mas também para manter a saúde. Os antioxidantes das flores de hibisco têm um papel importante na redução nos danos as células causadas pelos radicais livres.

Assim como outros alimentos ricos em antioxidantes, o hibisco pode prevenir o crescimento de células cancerígenas através de uma redução na quantidade de radicais livres no corpo.

Outro efeito dos antioxidantes é o fortalecimento do sistema imunológico.

Existe alguma contraindicação ou efeito colateral?

  • Contraindicações

Como reduz a pressão arterial, o chá de hibisco deve ser evitado por pessoas com pressão naturalmente baixa. Além disso o chá também é contraindicado para mulheres que estejam grávidas ou amamentando, pelo risco de que as substâncias presentes no chá passem para o bebê.

  • Efeitos Colaterais

Apesar dos vários benefícios, o chá de hibisco pode causar alguns efeitos indesejáveis, principalmente quando consumido em excesso. O principal risco está relacionado ao fígado, já que o chá de hibisco em excesso pode causar danos hepáticos.

  Continua Depois da Publicidade  

O hibisco pode também causar uma descompensação de quadros de diabetes, levando a uma diminuição excessiva da concentração de açúcar no sangue. Isso acontece porque ele pode potencializar os efeitos dos medicamentos que a pessoa normalmente usa no tratamento.

Por isso, o consumo do chá de hibisco não deve passar de duas xícaras por dia, e é importante sempre informar ao médico sobre os chás que esteja usando.

Saiba mais sobre os efeitos colaterais do chá de hibisco e tome os devidos cuidados em relação à bebida.

Como preparar o chá de hibisco

  1. Aqueça 200 ml de água e desligue o fogo assim que começar a ferver;
  2. Em seguida acrescente 1 colher chá das flores secas do hibisco, ou um sachê;
  3. Cubra a caneca ou xícara e aguarde cerca de cinco minutos;
  4. Por fim o chá pode ser servido quente ou gelado.

Se quiser aumentar o efeito termogênico do chá de hibisco, acrescente gengibre ou canela à bebida já pronta, e para usufruir mais dos benefícios, o ideal é tomá-lo sem açúcar ou adoçantes.

Lembrando que todo exagero pode fazer mal, é importante não tomar mais do que duas xícaras do chá de hibisco por dia

Onde encontrar

O chá de hibisco pode ser facilmente encontrado tanto a granel como em sachês, das mais diversas marcas.

Quer saber mais sobre os benefícios do chá de hibisco? Assista aos vídeos da nossa nutricionista e descubra como a bebida pode ter efeitos positivos para sua saúde e seu bem-estar:

Por fim, aproveite para conferir esse vídeo da nossa nutricionista em que ela lista cuidados ao tomar chá de hibisco:

Gostou das dicas?

Fontes e Referências Adicionais

Você já imaginava que o chá de hibisco poderia trazer todos esses benefícios à saúde e boa forma? Já tem o hábito de tomá-lo frequentemente? Comente abaixo!

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (274 votos, média: 4,10 de 5)
Loading...
Sobre Dra. Patricia Leite

Dra. Patricia é Nutricionista - CRN-RJ 0510146-5. Ela é uma das mais conceituadas profissionais do país, sendo uma referência profissional em sua área e autora de artigos e vídeos de grande sucesso e reconhecimento. Tem pós-graduação em Nutrição pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, é especialista em Nutrição Esportiva pela Universidad Miguel de Cervantes (España) e é também membro da International Society of Sports Nutrition. É ainda a nutricionista com mais inscritos no YouTube em português. Dra. Patricia Leite é a revisora geral de todo conteúdo desenvolvido pela equipe de redatores especializados do Mundo Boa Forma.

  Continua Depois da Publicidade  

Deixe um comentário

86 comentários em “Benefícios do chá de hibisco, como preparar e cuidados”

  1. Ola sera que consigo emagrecer com cha de hibisco e dietavou fazer 44 anos e peso 80 kilos.
    Obrigada

  2. Ola bom dia, eu n tomo pilula mas pus o implante no braço. Podem me dizer se o chá corta o efeito?? E quando devo tomar o chá, antes ou depois das refeições? ?

  3. Cha de hibisco é ótimo tomo de manha vc pode tb colocar pedaços de abacaxi maçã pera q fica uma delicia agora eu tomo um copo todos os dias cortei o açúcar e farinha branca estou indo no endocrinologista e nutrulogo acabou a diabetes colesterol mas eu comprei o hibisco por quilo e da para mais de meses mas tem q cortar o açúcar e refrigerantes e adoçantes emagreci 40 silos na boa sem ficar pelanca