Requeijão Tem Carboidrato? E Glúten? Tipos, Variações e Dicas

Especialista:
atualizado em 27/12/2019

Conhecido como um produto laticínio produzido no nosso país e tipicamente brasileiro, o requeijão é apresentado como um alimento similar, em certa medida, aos queijos processados, ainda que seja fabricado a partir de massa fresca, o que não acontece com os processados.

É possível encontrar o requeijão no formato de corte, culinário – que aparece em bisnagas e é geralmente utilizado nas pizzarias – e cremoso.

No dia a dia, podemos utilizar o requeijão em pães, torradas ou pão de queijo ou encontrar o produto como ingrediente em receitas de pizzas, tortas, quiches, escondidinhos, molhos e suflês.

Mas será que o requeijão tem carboidrato?

Que o requeijão é saboroso, nós já sabemos. Entretanto, para quem segue uma alimentação com restrição ou diminuição na ingestão de carboidratos, seja por questões de saúde, seja por uma escolha pessoal com o objetivo de emagrecer, vale a pena saber se o requeijão tem carboidrato ou não e que quantidade do nutriente pode ser encontrada no produto.

Pois bem, o requeijão tem carboidrato em sua composição, entretanto, a quantidade do nutriente encontrada no produto não é muito elevada.

No entanto, diferentes marcas podem produzir seus requeijões de diferentes maneiras e com diferentes ingredientes, o que faz com que seja possível encontrar divergências na quantidade de carboidratos presente em diferentes tipos de requeijão.

Para você ter uma noção de como isso pode funcionar na prática, preparamos uma lista que apresenta a quantidade de carboidratos, em gramas, que diferentes tipos, marcas e porções de requeijão podem conter. Dê só uma conferida:

  • Requeijão (genérico): aproximadamente 0,4 g de carboidratos em uma porção correspondente a uma colher de sopa;
  • Requeijão cremoso tradicional da marca Vigor: 1 g de carboidrato em uma porção correspondente a uma colher de sopa ou 30 g;
  • Requeijão light da marca Vigor: 1,1 g de carboidratos em uma porção correspondente a uma colher de sopa ou 30 g;
  • Requeijão cremoso da marca Catupiry: 1 g de carboidrato em uma porção correspondente a uma colher de sopa ou 30g;
  • Requeijão cremoso light da marca Catupiry: 3 g de carboidratos em uma porção de 50 g;
  • Requeijão tradicional da marca Itambé: 0,6 g de carboidratos em uma porção correspondente a uma colher de sopa ou 30 g;
  • Requeijão em tablete da marca Selita: 0 g de carboidratos em uma fatia fina de 30 g;
  • Requeijão sabor ervas finas da marca Itambé: 0,6 g de carboidratos em uma porção correspondente a uma colher de soa;
  • Requeijão sabor azeitonas pretas da marca Catupiry: 1 g de carboidrato em uma porção correspondente a uma colher de sopa;
  • Requeijão Sadia Speciale: 0,8 g de carboidratos em uma porção correspondente a uma colher de sopa;
  • Requeijão sabor cheddar da marca Polenghi: 0 g de carboidratos em uma porção correspondente a uma colher de sopa ou 30 g;
  • Requeijão cremoso sabor cheddar da marca Santa Clara: 0,9 g de carboidratos em uma porção correspondente a uma colher ou 30 g.

Mas atenção: nós não submetemos os requeijões da lista a análises nutricionais, simplesmente reproduzimos as informações disponibilizadas na internet, nos sites de seus fabricantes.

Como o valor nutricional de cada marca de requeijão varia, você precisa olhar a tabela nutricional do requeijão que adquirir para confirmar a quantia de carboidratos, em gramas, que o produto em questão apresenta.

E será que o requeijão tem glúten?

Quem sofre com a doença celíaca ou foi diagnosticado com intolerância ou sensibilidade ao glúten não pode ingerir a substância em suas refeições do dia a dia. Existem ainda as pessoas que simplesmente escolheram excluir o glúten da sua alimentação, mesmo sem ter essas condições.

Para todas elas, em vez de saber se o requeijão tem carboidrato, é importante entender se o requeijão tem glúten ou não para a hora de montar as refeições da sua alimentação diária.

Uma lista divulgada pela Associação dos Celíacos do Brasil (ACELBRA) informou que para saber se um requeijão tem glúten em sua composição é necessário verificar as observações presentes na embalagem do produto.

É possível que a farinha de trigo – famosa por conter o glúten – seja utilizada na fabricação de alguns tipos de requeijões ou queijos cremosos com o objetivo de deixar o produto mais consistente.

Portanto, só lendo e verificando mesmo as informações contidas nas embalagens dos requeijões para descobrir se eles contêm ou não o glúten.

O requeijão tem gordura hidrogenada?

“As gorduras hidrogenadas são feitas de óleos vegetais que são muito instáveis em sua forma natural, o que significa que eles se tornam rançosos (azedos) facilmente. Isso representa problemas de transporte, armazenamento e prazo de validade. Para evitar esses problemas, os fabricantes de alimento alteram a gordura em um nível molecular, adicionando átomos de hidrogênio para estabilizar o óleo. Em outras palavras, eles hidrogenam o óleo, solidificando um óleo que antes estava em temperatura ambiente. A margarina é um exemplo clássico de gordura hidrogenada. Esses óleos não existem na natureza, são irreconhecíveis e bastante prejudiciais ao corpo”, explicou a profissional da terapia nutricional, Margaret Floyd.

A nutricionista clínica Ena Shakkour esclareceu que o processo de hidrogenação transforma uma gordura que um dia foi saudável em uma gordura não saudável.

De acordo com a nutricionista, hoje a gordura hidrogenada está mais sólida e mais perigosa. “Cheque os rótulos e fique longe de produtos que possuem ‘gorduras hidrogenadas’ e ‘gorduras parcialmente hidrogenadas’ listadas como ingredientes”, aconselhou Shakkour.

Mas será que o requeijão é um desses produtos que contêm a gordura hidrogenada na sua composição?

Os requeijões muito cremosos fazem parte da lista de alimentos que possuem a gordura hidrogenada. Para se certificar de que o requeijão que você deseja comprar tem gordura hidrogenada ou não, siga o conselho da nutricionista Ena Shakkour e não deixe de checar a lista de ingredientes que deve aparecer na embalagem do produto.

E o requeijão tem lactose?

Assim como acontece com o glúten, algumas pessoas sofrem com a intolerância à lactose e precisam ficar longe ou, no mínimo, evitar os produtos que contenham a substância em sua composição.

O requeijão é um alimento que possui sim a lactose. Se você sabe que tem a intolerância à lactose, vale a pena conversar com o médico para saber que tipos de alimentos o seu quadro da doença permite que sejam consumidos.

Também é interessante saber que existem receitas e versões industrializadas do requeijão sem lactose.

Você já sabia que requeijão tem carboidrato e glúten? Tem receio de utilizá-lo na dieta por conta disso? Comente abaixo!

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (2 votos, média: 5,00 de 5)
Loading...
Sobre Dra. Patricia Leite

Dra. Patricia é uma das nutricionistas mais conceituadas do país, sendo uma referência profissional em sua área e autora de artigos e vídeos de grande sucesso e reconhecimento. Tem pós-graduação em Nutrição pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, é especialista em Nutrição Esportiva pela Universidad Miguel de Cervantes (España) e é também membro da International Society of Sports Nutrition. É ainda a nutricionista com mais inscritos no YouTube em português. Dra. Patricia Leite é a revisora geral de todo conteúdo desenvolvido pela equipe de redatores especializados do Mundo Boa Forma.

Deixe um comentário

1 comentário em “Requeijão Tem Carboidrato? E Glúten? Tipos, Variações e Dicas”