Retemic engorda ou emagrece? Para que serve?

Especialista da área:
atualizado em 24/11/2020

Retemic (cloridrato de oxibutinina) é um medicamento que pode ser indicado para o tratamento da incontinência urinária, da urgência para urinar, da noctúria (aumento do volume de urina no período da noite) e da incontinência em pacientes com bexiga neurogênica.

  Continua Depois da Publicidade  

O remédio também pode ser prescrito como auxiliar no tratamento da cistite (infecção da bexiga) e da prostatite crônica (inflamação da próstata).

Além disso, o médico ainda pode recomendar o uso de Retemic para distúrbios psicológicos relacionados à micção (urina) e para reduzir os episódios de incontinência da urina (enurese) noturna em crianças com cinco anos de idade ou mais.

A venda do medicamento é permitida somente com a apresentação da receita médica.  

Será que Retemic engorda ou emagrece?

Incontinência urinária

Agora que já sabemos para que serve o medicamento, podemos descobrir: será que Retemic engorda ou o remédio emagrece? Que efeitos colaterais pode trazer?

Bem, a bula apresenta o inchaço como um de seus possíveis efeitos colaterais. O sintoma é classificado como uma reação comum, ou seja, que afeta entre 1% e 10% dos usuários do remédio.

No entanto, isso não nos permite ser categóricos e afirmar que Retemic engorda porque a bula não especifica em que locais do corpo podemos observar esse inchaço, nem em que quantidade ele pode aparecer.

  Continua Depois da Publicidade  

Portanto, não temos como saber se ele pode dar uma aparência de aumento de peso ou do tamanho da barriga.

O outro lado da moeda

Além disso, a bula menciona a perda de apetite como outra das possíveis reações adversas do medicamento. Ela aparece no grupo dos efeitos colaterais incomuns, ou seja, que afetam menos de 1% dos usuários do medicamento.

Ou seja, até é possível que algum paciente perceba que o Retemic emagrece por ter o seu apetite diminuído. Entretanto, as chances de que isso ocorra não são muito altas.

Com isso

Ao perceber durante o tratamento que o Retemic engorda ou emagrece para você, principalmente se isso acontecer de maneira expressiva, informe rapidamente o seu médico a respeito deste efeito colateral.

Vale lembrar que tanto o ganho quanto a diminuição do peso podem representar problemas para a saúde, especialmente quando são significativos.

Isso é importante para saber o que fazer para reverter a situação, descobrir se o remédio foi realmente o culpado pela mudança no peso ou se isso ocorreu por conta de outro fator que exige algum tratamento.

  Continua Depois da Publicidade  

Entre estes fatores, estão uma alimentação ruim, dormir mal, algumas doenças e outros medicamentos também podem influenciar o peso.

Como tomar, efeitos colaterais e cuidados

Para entender melhor as indicações do remédio e como tomar, conhecer suas contraindicações e efeitos colaterais, além de ficar atento aos demais cuidados que precisa ter ao longo do tratamento com o medicamento, leia a íntegra da bula de Retemic via bulário da Anvisa.

Você conhece alguém que já tenha tomado e afirme que o Retemic engorda ou emagrece? Já teve esse medicamento receitado pelo médico? Comente abaixo!

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (18 votos, média 4,17)
Loading...
Sobre Equipe MundoBoaForma

Quando o assunto é saúde, você tem que saber em quem confiar. Sua qualidade de vida e bem-estar devem ser uma prioridade para você. Por isso contamos com uma equipe profissional diversificada e altamente qualificada, composta por médicos, nutricionistas, educadores físicos. Nosso objetivo é garantir a qualidade do conteúdo que publicamos, que é também baseado nas mais confiáveis fontes de informação. Tudo isso para que você tenha confiança no MundoBoaForma e faça daqui sua fonte preferencial de consulta para assuntos relacionados à saúde, boa forma e qualidade de vida.

Deixe um comentário

1 comentário em “Retemic engorda ou emagrece? Para que serve?”

  1. Eu estou tomando Retemic e estou engordando. Não posso afirmar com toda certeza que é o remédio, mas coincidentemente isso está acontecendo agora durante o tratamento. Inclusive ja comecei uma dieta.

    Responder