Retemic (cloridrato de oxibutinina) é um medicamento que pode ser indicado para o tratamento da incontinência urinária, da urgência para urinar, da noctúria (aumento do volume de urina no período da noite) e da incontinência em pacientes com bexiga neurogênica.
O remédio também pode ser prescrito como auxiliar no tratamento da cistite (infecção da bexiga) e da prostatite crônica (inflamação da próstata).
Além disso, o médico ainda pode recomendar o uso de Retemic para distúrbios psicológicos relacionados à micção (urina) e para reduzir os episódios de incontinência da urina (enurese) noturna em crianças com cinco anos de idade ou mais.
A venda do medicamento é permitida somente com a apresentação da receita médica.
Será que Retemic engorda ou emagrece?
Agora que já sabemos para que serve o medicamento, podemos descobrir: será que Retemic engorda ou o remédio emagrece? Que efeitos colaterais pode trazer?
Bem, a bula apresenta o inchaço como um de seus possíveis efeitos colaterais. O sintoma é classificado como uma reação comum, ou seja, que afeta entre 1% e 10% dos usuários do remédio.
No entanto, isso não nos permite ser categóricos e afirmar que Retemic engorda porque a bula não especifica em que locais do corpo podemos observar esse inchaço, nem em que quantidade ele pode aparecer.
Portanto, não temos como saber se ele pode dar uma aparência de aumento de peso ou do tamanho da barriga.
O outro lado da moeda
Além disso, a bula menciona a perda de apetite como outra das possíveis reações adversas do medicamento. Ela aparece no grupo dos efeitos colaterais incomuns, ou seja, que afetam menos de 1% dos usuários do medicamento.
Ou seja, até é possível que algum paciente perceba que o Retemic emagrece por ter o seu apetite diminuído. Entretanto, as chances de que isso ocorra não são muito altas.
Com isso
Ao perceber durante o tratamento que o Retemic engorda ou emagrece para você, principalmente se isso acontecer de maneira expressiva, informe rapidamente o seu médico a respeito deste efeito colateral.
Vale lembrar que tanto o ganho quanto a diminuição do peso podem representar problemas para a saúde, especialmente quando são significativos.
Isso é importante para saber o que fazer para reverter a situação, descobrir se o remédio foi realmente o culpado pela mudança no peso ou se isso ocorreu por conta de outro fator que exige algum tratamento.
Entre estes fatores, estão uma alimentação ruim, dormir mal, algumas doenças e outros medicamentos também podem influenciar o peso.
Como tomar, efeitos colaterais e cuidados
Para entender melhor as indicações do remédio e como tomar, conhecer suas contraindicações e efeitos colaterais, além de ficar atento aos demais cuidados que precisa ter ao longo do tratamento com o medicamento, leia a íntegra da bula de Retemic via bulário da Anvisa.
Sinto muita tontura é desequilíbrio,melhorei bastante sobre minha urina
Olá!
Tive câncer de mama com receptores hormonais, por isso faço uso contínuo de medicações anti hormônios.
Como consequência tive menopausa iatrogênica (causada por medicação).
Os famosos calorões acabaram com a minha qualidade de vida.
Já tinha tentado outras alternativas e nada, foi qdo o meu oncologista receitou o abençoado Retemic para melhorar estes sintomas, percebi uma melhora em 80% dos sintomas.
Não sei dizer se ele engorda, eu percebi um leve inchaço, no entanto, o benefício é muito mais relevante.
Eu estou tomando Retemic e estou engordando. Não posso afirmar com toda certeza que é o remédio, mas coincidentemente isso está acontecendo agora durante o tratamento. Inclusive ja comecei uma dieta.