Roacutan Engorda ou Emagrece?

Especialista:
atualizado em 26/03/2015

O Roacutan é um medicamento extremamente eficaz contra a acne, de modo que é frequentemente utilizado por pessoas que sofrem com quadros severos e duradouros da condição. Sua eficácia, porém, é acompanhada de riscos de muitos efeitos colaterais, como doenças gastrointestinais e renais, além de depressão.

Os riscos, porém, são frequentemente aceitos pelas pessoas que desejam se livrar dos prejuízos sociais e psicológicos da acne severa. Essa escolha provoca amplas discussões sobre os efeitos colaterais, de modo que muitos se tornam pontos polêmicos.

Um desses pontos é a influência do Roacutan sobre o peso. Enquanto algumas pessoas alegam que ganharam peso tomando o remédio, outras relatam casos de perda de peso. Afinal, o Roacutan engorda ou emagrece?

Roacutan Emagrece?

Os relatos de emagrecimento durante o tratamento com o Roacutan são numerosos. Muitas pessoas vigiam o peso corporal ao longo do tratamento, e relatam quedas consideráveis. As explicações para essa alteração no peso corporal são indiretas, e se relacionam aos efeitos colaterais desse medicamento.

Em primeiro lugar, é possível dizer que para algumas pessoas o Roacutan emagrece indiretamente através de sua influência sobre o apetite. Uma vez que a redução do apetite é um efeito colateral frequente, é de se esperar que muitos usuários emagreçam por comer menos durante o tratamento.

Além disso, é possível que a perda de peso seja uma consequência dos efeitos colaterais que desequilibram o sistema gastrointestinal, que podem eventualmente prejudicar a absorção dos nutrientes.

Roacutan Engorda?

Um número igualmente grande de pessoas diz que o Roacutan engorda durante o tratamento, de modo que se torna difícil dizer que se trata de um efeito colateral do medicamento.

Entretanto, assim como no caso do emagrecimento, é possível encontrar explicações lógicas para um eventual ganho de peso provocado pelo Roacutan. Dentre elas, a mais plausível é de longe a influência sobre o comportamento nutricional do paciente.

É possível dizer que o Roacutan engorda ao tornar a pessoa menos atenta à dieta. Pessoas que sofrem com acne normalmente aprendem a comer menos gorduras e açúcares para tentar aliviar o problema, mas muitos abandonam essa dieta quando apelam para a solução com o Roacutan. Esse abandono gera, naturalmente, um ganho de peso.

Conclusões

O Roacutan é um medicamento que causa efeitos colaterais muito diversos. O tratamento pode, portanto, afetar direta ou indiretamente uma infinidade de funções corporais, sendo que uma parte dos usuários afirma que o Roacutan engorda e muitos que ele emagrece.

Dito isso, a verdade é que as alterações de peso não são normalmente listadas como efeitos colaterais do Roacutan. Quando são, trata-se de algo muito raro, de modo que o nível de certeza sobre qualquer influência é mínimo.

Muitos se deixam impressionar pelos relatos de emagrecimento, ou pelos relatos de ganho de peso. A verdade, porém, é que essas alterações se devem muito provavelmente a outros fatores. É necessário ter em mente que o tratamento com o Roacutan é longo, de modo que muitas coisas podem acontecer nesse período, provocando as alterações que depois são falsamente atribuídas ao medicamento.

Diminuições severas no peso, se ocorrerem, são consequências dos efeitos colaterais gastrointestinais, de modo que demandam atenção médica.

Por fim, é necessário dizer que o Roacutan não é apropriado como um medicamento para perder ou ganhar peso. Esse uso é absolutamente inadequado, uma vez que o papel do medicamento é totalmente outro, para não mencionar os numerosos efeitos colaterais.

Para quem precisa do Roacutan, emagrecer ou engordar não deve ser uma preocupação. Da mesma forma, para quem quer emagrecer ou engordar, o Roacutan certamente não é uma solução.

Você já precisou de tratamento para acne com este remédio? Conhece alguém que tenha usado e afirmado que o Roacutan engorda ou emagrece? Comente abaixo!

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (54 votos, média: 3,93 de 5)
Loading...
Sobre Julio Bittar e Dra. Patricia Leite

Quando se trata de saúde, é muito importante poder contar com uma fonte confiável de informações. Afinal de contas sabemos que o sua qualidade de vida e bem-estar devem estar em primeiro lugar para você. Por isso contamos com uma equipe profissional diversificada, com redatores e editores que desenvolvem um conteúdo de qualidade, adaptando-o a uma linguagem de fácil compreensão para o público em geral, tendo por base as mais confiáveis fontes de informação. Depois disso todo artigo é revisado por profissional especialista da área, para garantir que as informações são verídicas, e só então ele é publicado no site. Tudo isso para que você tenha confiança no MundoBoaForma e faça daqui sua fonte preferencial de consulta para assuntos relacionados a saúde, boa forma e qualidade de vida. Conheça mais sobre os profissionais que contribuem para a qualidade editorial do portal.

Deixe um comentário