Roacutan Engorda ou Emagrece?

🕐 26/03/2015

O Roacutan é um medicamento extremamente eficaz contra a acne, de modo que é frequentemente utilizado por pessoas que sofrem com quadros severos e duradouros da condição. Sua eficácia, porém, é acompanhada de riscos de muitos efeitos colaterais, como doenças gastrointestinais e renais, além de depressão.

Os riscos, porém, são frequentemente aceitos pelas pessoas que desejam se livrar dos prejuízos sociais e psicológicos da acne severa. Essa escolha provoca amplas discussões sobre os efeitos colaterais, de modo que muitos se tornam pontos polêmicos.

Um desses pontos é a influência do Roacutan sobre o peso. Enquanto algumas pessoas alegam que ganharam peso tomando o remédio, outras relatam casos de perda de peso. Afinal, o Roacutan engorda ou emagrece?

Roacutan Emagrece?

Os relatos de emagrecimento durante o tratamento com o Roacutan são numerosos. Muitas pessoas vigiam o peso corporal ao longo do tratamento, e relatam quedas consideráveis. As explicações para essa alteração no peso corporal são indiretas, e se relacionam aos efeitos colaterais desse medicamento.

Em primeiro lugar, é possível dizer que para algumas pessoas o Roacutan emagrece indiretamente através de sua influência sobre o apetite. Uma vez que a redução do apetite é um efeito colateral frequente, é de se esperar que muitos usuários emagreçam por comer menos durante o tratamento.

Além disso, é possível que a perda de peso seja uma consequência dos efeitos colaterais que desequilibram o sistema gastrointestinal, que podem eventualmente prejudicar a absorção dos nutrientes.

Roacutan Engorda?

Um número igualmente grande de pessoas diz que o Roacutan engorda durante o tratamento, de modo que se torna difícil dizer que se trata de um efeito colateral do medicamento.

Entretanto, assim como no caso do emagrecimento, é possível encontrar explicações lógicas para um eventual ganho de peso provocado pelo Roacutan. Dentre elas, a mais plausível é de longe a influência sobre o comportamento nutricional do paciente.

É possível dizer que o Roacutan engorda ao tornar a pessoa menos atenta à dieta. Pessoas que sofrem com acne normalmente aprendem a comer menos gorduras e açúcares para tentar aliviar o problema, mas muitos abandonam essa dieta quando apelam para a solução com o Roacutan. Esse abandono gera, naturalmente, um ganho de peso.

Conclusões

O Roacutan é um medicamento que causa efeitos colaterais muito diversos. O tratamento pode, portanto, afetar direta ou indiretamente uma infinidade de funções corporais, sendo que uma parte dos usuários afirma que o Roacutan engorda e muitos que ele emagrece.

Dito isso, a verdade é que as alterações de peso não são normalmente listadas como efeitos colaterais do Roacutan. Quando são, trata-se de algo muito raro, de modo que o nível de certeza sobre qualquer influência é mínimo.

Muitos se deixam impressionar pelos relatos de emagrecimento, ou pelos relatos de ganho de peso. A verdade, porém, é que essas alterações se devem muito provavelmente a outros fatores. É necessário ter em mente que o tratamento com o Roacutan é longo, de modo que muitas coisas podem acontecer nesse período, provocando as alterações que depois são falsamente atribuídas ao medicamento.

Diminuições severas no peso, se ocorrerem, são consequências dos efeitos colaterais gastrointestinais, de modo que demandam atenção médica.

Por fim, é necessário dizer que o Roacutan não é apropriado como um medicamento para perder ou ganhar peso. Esse uso é absolutamente inadequado, uma vez que o papel do medicamento é totalmente outro, para não mencionar os numerosos efeitos colaterais.

Para quem precisa do Roacutan, emagrecer ou engordar não deve ser uma preocupação. Da mesma forma, para quem quer emagrecer ou engordar, o Roacutan certamente não é uma solução.

Você já precisou de tratamento para acne com este remédio? Conhece alguém que tenha usado e afirmado que o Roacutan engorda ou emagrece? Comente abaixo!

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (52 votos, média: 3,92 de 5)
Loading...

14 comentários em “Roacutan Engorda ou Emagrece?”

  1. Estou tomando genérico do Roacutan, Isotretinoína da Valeant, há 3 meses. Venho tendo todos os sintomas de ressecamento esperado do medicado, inclusive intestinal, mesmo tomando muita água, mas como os efeitos de ressecamento é o esperado eu não estou me importando. No entanto, outros dois sintomas estão me incomodando muito, estou com muita fraqueza muscular, não consigo manter meu ritmo de atividade física que eu tinha e já perdi muita massa e, consequentemente por manter a mesma alimentação, ganhei gordura. Outro sintoma que vem me causando muito desconforto é o agravamento de um problema de circulação que eu já tinha, mas agora está muito pior, estou retendo muito líquido, mais do que retinha antes.

  2. No início do tratamento com isetrotinoina eu pesava 74kg, hoje estou indo para o 6 mês de uso da medicação estou tomando 60 mg e perdi muito peso 8kg, estou muito assustada. Marquei até endocrinologista para avaliar se a causa está sendo realmente o uso da medicação, meu dermaro diz que é normal perder peso mais tanto assim tô achando demais… Efeitos colaterais tenho os normais boca muito ressecada, olhos secos, pele seca, cabelo seco e muito problema de ressecamento. Tô sofrendo muito, mais falta pouco tempo e o resultado é fantástico, tô na luta.

  3. Estou tomando Roacutan também, tô no 4 mês agora e gostaria de tirar uma dúvida… Eu perdi peso durante o tratamento do Roacutan, eu devo diminuir a dose do Roacutan ou mantê-la? Exemplo: minha dermatologista falou pra eu tomar 10800ml do Roacutan, 40ml por dia durante 9 meses quando eu pesava 72kg, hoje eu peso 70kg e não sei se eu continuo a tomar 10800ml do Roacutan ou se tomo 10500ml… Me respondam por favor!! Obrigado.

      • Tomei esse medicamento e simplesmente minhas rosácea sumiram do meu rosto,nada resolvia até descobrir uma dermatologista que prescreveu e resolveu meuboroblema de pele

  4. Sou fisicuturista e estou fazendo o uso de roacutan. Percebi que oque houve foi uma perda de massa magra e um aumento de gordura corporal. Por isso a variação de peso!

  5. Eu estou tomando ruacutam a 9 meses, o resultado do tratamento veio no primeiro mês de uso, a minha pele ja estava bem limpa e sujou muito pouco, mas eu sempre tive acne e eu ouvia muito que ia ficar bem feio quando tomasse e por isso morria de medo mas não ficou porque o que manda muito também é a alimentação, bem antes de tomar eu fiz uma reeducação alimentar e isso ajudou bastante a não sujar e nos primeiros meses até emagreci mas depois desleixo e engordei pq comia qualquer coisa e o remédio ja aumenta naturalmente o colesterol e os triglicerídeos, então foi por isso, então se vc não quer engordar e nem sujar muito a sua pele tenta fazer uma dieta saudável com a ajuda do seu médico, e sobre os efeitos colaterais, o meu foi so ressecamento dos lábios, pele e cabelo e uma vez sangre o nariz e tbm sinto dores lombares se fazer esforço mas nada demais, tudo está na bula, e se fosse pra eu fazer dinovo Faria com certeza, pq é um ótimo resultado e passaria por tudo outra vez, vale a pena.

  6. Já tomei roacutan 4 vezes. Todas elas valeram muito à pena. Por ter sérios problemas da parte hormonal, tive que fazer reforços, mas não foi ineficiência do medicamento. Não tive efeitos colaterais além dos já conhecidos como os ressecamentos de lábios, córnea e mãos, a ponto de perder minhas digitais (?). Nas três primeiras vezes emagreci bem, na ultima vez engordei… vai saber, acho que a idade chegou (?). A primeira vez que tomei tinha 25 anos e não tinha filhos, após engravidei e precisei fazer mais três reforços depois da gravidez. O último reforço, fiz com 35 anos. Meu filho nasceu perfeito, pra quem tem dúvidas de toma antes de engravidar, mas precisa esperar o tempo de pausa do roacutan. Espero ajudar!!

    • Você tomou roacutan 4 vezes? Teoricamente o roacutan foi feito pra curar a acne e nunca mais aparecer da forma que era antes, o que aconteceu pra vc ter que tomar 4 vezes? O remedio n funcionou como deveria ou seu nivel de acne é muito grave?

  7. Estou tomando roacutan a quatro meses e estou extremamente contente a pele está lisinha um pouco manchada porém tive um quadro de queimadura causado por uma esteticista porém fora isso está ótima e tenho emagrecido três quilos o que me deixou mais contente?vale a pena tomar roacutan super indico

  8. Comecei o tratamento do roacutan em torno de 2 meses atrás. Excelente remédio, recomendo, já notei enorme diferença na pele e para melhoras. Emagraci um pouco, dps q passei a tomá-lo tive uma enorme falta de apetite. Estou extremamente ansiosa para o término do tratamento!

    • Q bom Flávia, vou começar a tomar amanhã ….to com um pouco de medo rsrs ….Se vc recomenda, sinal q, nao é taoo ruim os efeitos colaterais . Bjo.

Deixe um comentário