Isotretinoína (Roacutan®): para que serve, como tomar, cuidados e efeitos colaterais

publicado em

A isotretinoína é o princípio ativo do Roacutan®, medicamento utilizado no tratamento de tipos graves de acne, como a nódulo-cística e a conglobata, de acnes que podem marcar a pele permanentemente e de acnes resistentes a outros tratamentos. 

A isotretinoína é uma substância derivada da vitamina A, que age sobre as glândulas responsáveis pela produção de sebo na pele, diminuindo seu tamanho e atividade, por isso, o medicamento é bastante efetivo contra cravos e espinhas. 

O uso da isotretinoína precisa ser acompanhado por um médico ou médica, porque o medicamento possui contraindicações e está associado a muitos efeitos colaterais e ao risco de malformações fetais. 

A isotretinoína é encontrada em farmácias e drogarias na forma de cápsulas de 10 e 20 mg, e para adquiri-la é preciso apresentar receita médica, que fica retida no estabelecimento. Além disso, mulheres com menos de 55 anos de idade precisam apresentar um termo de conhecimento de risco e de consentimento, para atestar que estão cientes de que o fármaco pode causar malformações fetais, se usado durante a gravidez. 

Veja mais informações sobre a isotretinoína, para que serve, como age, quais são os possíveis efeitos colaterais, as contraindicações e os cuidados necessários. 

Para que serve a isotretinoína

Acne
A isotretinoína é um medicamento utilizado no tratamento de tipos graves de acne

A isotretinoína é um medicamento bastante eficiente contra a acne, porém normalmente não costuma ser a primeira escolha do(a) dermatologista, por causa dos riscos e dos efeitos colaterais. 

Assim, a isotretinoína serve para tratar quadros graves de acne, que não responderam aos tratamentos tópicos comuns e aos antibióticos. Veja, por exemplo, como é o tratamento da acne com o peróxido de benzoíla

Um dos tipos graves de acne é a nodular, caracterizada pela formação de vários nódulos inflamados na pele, geralmente maiores do que 0,5 cm. Esta forma grave de acne é mais comum em homens com antecedente familiar do problema, surgindo normalmente no rosto, mas podendo acometer também as costas, peito, ombros e nádegas. 

A acne rosácea, ou simplesmente rosácea, também pode ser tratada com isotretinoína. Este problema crônico de pele é facilmente reconhecido pela vermelhidão na pele do rosto, geralmente na zona central (nariz e bochechas), acompanhada de espinhas bem pequenas e vasos sanguíneos aparentes na pele. 

A isotretinoína também pode ser usada no tratamento de acnes que deixam muitas cicatrizes na pele ou que trazem um prejuízo social e psicológico para a pessoa. 

Como a isotretinoína age

A isotretinoína atrapalha o mecanismo de formação da acne, pois inibe a proliferação dos sebócitos, que saem do folículo piloso até a superfície da pele para liberarem o sebo. É o excesso de sebo e de queratina que provoca a obstrução do folículo piloso, iniciando um processo inflamatório. 

O sebo, ainda, serve de alimento para a bactéria Cutibacterium acnes. Com menos sebo sendo produzido, há menor proliferação de bactérias e inflamação nos folículos pilosos, diminuindo a formação de acnes na pele. 

Como tomar a isotretinoína

Acne
A dose diária do medicamento varia de acordo com o peso corporal e gravidade da acne

As cápsulas de isotretinoína devem ser tomadas de 1 a 2 vezes ao dia, com água e junto com as refeições. 

Como os efeitos colaterais são dependentes da dose, ela pode ser ajustada conforme a resposta ao tratamento, o que é feito de maneira individual. 

De início, a dose diária é calculada pela multiplicação de 0,5 mg para cada quilo de peso corporal. Para a maior parte dos casos, a dose/kg indicada fica dentro da faixa de 0,5 a 1,0 mg de isotretinoína. Acnes mais graves ou que afetam o tronco podem demandar um tratamento com miligramagem mais alta, de até 2,0 mg/kg. 

Há indícios de que é preciso uma dose cumulativa de 120 a 150 mg/kg para os efeitos serem satisfatórios, ou seja, de parada do processo inflamatório e de prevenção de recorrências (volta da acne). Por isso, a duração do tratamento depende da dose diária utilizada. Em média, o tratamento com a isotretinoína dura de 16 a 24 semanas. 

Nas primeiras 2 a 3 semanas de tratamento, é comum observar um agravamento da acne, isso porque a isotretinoína estimula as glândulas a liberar todo o excesso de sebo já existente dentro delas. Passado esse período, a pele já começa a apresentar os sinais de melhora. 

Como essa resposta inicial pode levar à formação de úlceras nos casos mais graves de acne, é comum o/a dermatologista prescrever um tratamento com corticoide antes de iniciar com a isotretinoína. 

A cura completa e definitiva da acne ocorre em até 40% das pessoas que fazem o tratamento com a isotretinoína. O restante observa uma melhora significativa, mas precisa fazer tratamentos complementares com produtos de uso tópico comuns ou antibióticos, que antes não funcionavam, mas passam a funcionar após o tratamento com a isotretinoína. 

Infelizmente, a isotretinoína não age sobre cicatrizes já existentes, por isso o resultado estético tende a ser melhor, quando o tratamento é iniciado antes de já existirem muitas cicatrizes na pele. Veja como tratar e prevenir as cicatrizes deixadas pela acne.

Se houver reincidência da acne, o tratamento com isotretinoína pode ser repetido, porém deve-se esperar pelo menos 5 meses para iniciá-lo novamente. 

Possíveis efeitos colaterais da isotretinoína

Os efeitos colaterais muito comuns, que ocorrem em 10% ou mais das pessoas que utilizam a isotretinoína são: 

  • No sangue: anemia, aumento ou diminuição do número de plaquetas, aumento da taxa de sedimentação. 
  • Nos olhos: blefarite, conjuntivite, irritação ocular, ressecamento ocular.
  • No fígado: aumento transitório e reversível das transaminases hepáticas.
  • Na pele: afinamento da pele, prurido (coceira), ressecamento da pele e dos lábios.
  • No sistema musculoesquelético: dor lombar, muscular e articular.
  • No perfil lipídico (de gordura): aumento dos níveis de triglicérides e de colesterol LDL (colesterol ruim), e diminuição de HDL (colesterol bom).

Os efeitos colaterais comuns, que ocorrem entre 1 a 10% das pessoas que utilizam a isotretinoína são: 

  • No sangue: redução da contagem de neutrófilos, um tipo de glóbulo branco participante do sistema imunológico.
  • No sistema nervoso central: dor de cabeça.
  • No sistema respiratório: ressecamento da mucosa nasal.
  • No sistema urinário: hematúria e proteinúria, presença de sangue e proteína na urina, respectivamente. 

É importante mencionar que o uso de isotretinoína não causa o afinamento do nariz, como alguns acreditam. A percepção de afinamento do nariz só é real quando a pessoa apresenta, previamente, uma doença chamada rinofima, que leva ao aumento e deformação do nariz.

Também não há provas suficientes de que haja uma relação direta entre o uso da isotretinoína e a depressão. Na prática, a melhora do aspecto da pele com o uso do medicamento tende a melhorar o humor e a autoestima da pessoa em tratamento. 

O uso da isotretinoína também não é uma causa direta do ganho de peso. Este efeito pode ser consequência do uso concomitante de anticoncepcionais, que podem aumentar a retenção de líquidos, e do entendimento de que o medicamento é melhor absorvido quando tomado junto com alimentos mais gordurosos, o que pode incentivar algumas pessoas a ingerirem alimentos mais calóricos. 

Contraindicações da isotretinoína

A isotretinoína é fortemente contraindicada para mulheres grávidas ou que possam ficar grávidas durante o tratamento, pois a substância pode causar defeitos graves na face, nas orelhas, no coração e no sistema nervoso do bebê. 

Antes de iniciar o tratamento, é feito um teste de gravidez e a mulher é orientada a usar dois métodos contraceptivos durante o tratamento. O médico ou a médica informa sobre todos os riscos existentes para o feto, e a mulher assina um termo afirmando que está ciente de todos eles. 

Durante o uso do medicamento, a mulher não pode doar sangue, pelo risco de uma gestante recebê-lo e sofrer os efeitos colaterais da droga. 

Somente após 5 semanas é que a mulher está liberada para interromper os métodos contraceptivos e engravidar. 

A isotretinoína também é contraindicada para os seguintes casos:

  • Lactantes
  • Menores de 12 anos
  • Hipervitaminose A (excesso de vitamina A)
  • Uso de tetraciclinas e derivados, uma classe de antibióticos.
  • Níveis de triglicérides e/ou colesterol muito elevados.  
  • Alergia à isotretinoína e a qualquer componente da fórmula. Como o medicamento contém óleo de soja, ele é contraindicado para alérgicos à soja.
  • Insuficiência hepática

Cuidados durante o tratamento com a isotretinoína

Durante o tratamento, evite o consumo de bebidas alcoólicas, pois o álcool e a isotretinoína são metabolizados no fígado, que pode ficar sobrecarregado. 

Redobre os cuidados com a pele, pois ela fica mais sensível e ressecada com o tratamento. Procure manter os seguintes cuidados:

  • Tome banhos mornos, mas não muito longos. 
  • Hidrate a pele e os lábios com frequência.
  • Use filtro solar não oleoso diariamente, mesmo que esteja nublado ou chuvoso.
  • Evite limpezas de pele agressivas, que envolvam esfoliação, dermoabrasão ou laser.
  • Evite se depilar com cera até 6 meses após o tratamento, para dar tempo da pele se recuperar e ficar mais resistente. A depilação com cera pode gerar marcas e provocar alergias na pele. 
  • Beba bastante água, para hidratar as mucosas do corpo, que também podem ficar ressecadas. Beba, pelo menos, 30 mL para cada quilo de peso corporal. 
  • Lave seu nariz com soro fisiológico, para ajudar a manter a mucosa hidratada.
  • Use óculos ao invés de lentes de contato, pois os olhos podem ficar ressecados e irritados. Se precisar, aplique gotas de lágrimas artificiais para lubrificá-los.
  • Faça exercícios de intensidade leve a moderada, de forma a não agravar as dores articulares e musculares, que podem surgir durante o tratamento.
  • Use dois métodos contraceptivos eficazes 1 mês antes, durante e 1 mês após o tratamento, para garantir que você não ficará grávida durante ou logo após o tratamento. 

Quando interromper o tratamento com a isotretinoína

É comum que durante o tratamento você tenha que fazer exames de sangue com frequência, para acompanhar o seu estado geral de saúde, a fim de verificar se estão ocorrendo efeitos colaterais importantes. 

Muitas vezes, por causa desses efeitos, a dose tem que ser ajustada, mas em alguns casos, o tratamento deve ser imediatamente interrompido, são eles:

Fontes e referências adicionais

Você já tentou tratar a acne com quais medicamentos? Já usou ou terá de usar a isotretinoína? Quais efeitos colaterais você teve ou tem receio de ter com o tratamento? Comente abaixo?

Foi útil?
1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas
Loading...
Sobre Dra. Akemi Martins

Dra. Akemi Martins Higa é bióloga, formada pela Universidade Federal de São Carlos em 2011. Doutora na área de Medicina Tropical e Saúde Internacional, com ênfase em doenças neurodegenerativas, pela Universidade de São Paulo. Tem experiência na área de nanotecnologia e imunologia aplicada ao diagnóstico de neuromielite óptica e esclerose múltipla. Para mais informações, entre em contato.

Deixe um comentário