Você já ouviu falar de RPG para coluna? Saberia dizer o que é isso? Pois bem, de acordo com a Sociedade Brasileira de RPG (SBRPG), RPG é uma sigla para Reeducação Postural Global, um método fisioterapêutico, que teve a sua origem no trabalho do francês Philippe Souchard, depois de 15 anos de pesquisas no domínio da biomecânica.
O método se aplica a todas as condições que exigem a fisioterapia como problemas morfológicos, problemas posturais, lesões articulares, patologias reumáticas, sequelas neurológicas espásticas, problemas traumáticos e doenças respiratórias, explicou a SBRPG.
A instituição informou ainda que para ser um profissional de RPG é preciso ser um fisioterapeuta formado, que tenha feito o curso de RPG. Segundo a organização, existem mais de 22 mil fisioterapeutas formados em RPG em todo o país.
Doenças que a RPG pode tratar
O método pode ser utilizado no tratamento das seguintes condições:
- Ortopédicas: como pés planos e cavos, joelhos valgos (em x), joelhos varos (do cowboy), joanetes, escoliose, dores cervicais e dorsais e lombociatalgias (dores ciáticas);
- Neurológicas: como hérnias de disco e labirintite;
- Reumatológicas: como artrites, artrose, bursite e tendinite;
- Respiratórias: como asma e bronquite;
- Somáticas: como estresse, distúrbios circulatórios e digestivos;
- Oculares: como estrabismo.
- Outras doenças como lombalgia (dor lombar), enxaqueca, lordose (lombar curvada para dentro), cifose (corcundez) e torcicolo, por exemplo.
De maneira geral, a RPG é indicada para o tratamento de qualquer dor ou deformidade que estejam relacionados a origens musculares ou articulares. As informações são da SBRPG.
Como funciona RPG para coluna?
Ainda conforme a SBRPG, a técnica é baseada em três princípios fundamentais. São eles:
- Individualidade: cada paciente é único e apresenta diferentes reações. De acordo com o presidente da SBRPG, Oldack Borges de Barros, não existem dores iguais e nem corpos iguais. O objetivo básico (da RPG) é tratar a patologia do indivíduo e não apenas a patologia.
- Causalidade: a verdadeira causa (origem) de um problema pode estar distante dos seus sintomas. O presidente da SBRPG disse ainda que o método procura tratar o corpo como um todo, mesmo que a dor esteja concentrada em uma única parte. “Não buscamos apenas os sintomas, mas sim as causas dos problemas”, afirmou Barros.
- Globalidade: o corpo deve ser tratado como um todo e deve-se buscar identificar as responsabilidades das retrações dos músculos que afetam as condições musculoesqueléticas.
A organização explicou ainda que como os músculos podem encurtar-se e perder a sua flexibilidade, ao serem solicitados em permanência, um dos princípios do método RPG para coluna é alongar os músculos que são responsáveis pela alteração da postura.
A SBRPG informou ainda que um dos diferenciais da RPG é justamente a revalorização da função estática dos músculos.
De acordo com a organização, o tratamento acontece de maneira individual e cada consulta tem a duração de aproximadamente uma hora.
Conforme o site da instituição, trata-se de um método que previne e trata lesões osteomusculares e alterações posturais através de posturas terapêuticas.
De acordo com os fisioterapeutas, esses exercícios “alongam, equilibram, e reeducam as cadeias musculares de forma global ao corpo do paciente”.
Durante a primeira consulta de RPG para coluna, o fisioterapeuta avalia as condições do paciente para ter uma previsão de quais serão as suas necessidades, detalhou a SBRPG.
O número de sessões necessárias varia de acordo com a necessidade de cada pessoa – por exemplo, uma lesão recente pode requerer somente uma consulta, enquanto um caso de escoliose infantil necessita de muitas sessões, além de que a criança seja acompanhada de perto durante todo o seu crescimento, completou a organização.
De acordo com a SBRPG, geralmente as consultas acontecem uma vez por semana, entretanto, em alguns quadros como escolioses graves e dores em situações agudas ou para pacientes frágeis pode haver a necessidade de duas sessões semanais.
RPG para dor na coluna
De acordo com informações da SBRPG, uma pesquisa da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp), realizada por fisioterapeutas concluiu o método é mais eficiente do que a fisioterapia convencional para tratar as dores nas costas.
O estudo identificou que 70% dos pacientes tratados com RPG tiveram diminuição da dor depois da 10ª sessão, enquanto as pessoas que foram tratadas com a fisioterapia ou outros métodos registraram um índice de 40% de resultados positivos, detalhou a SBRPG.
O paciente não precisa necessariamente estar sentindo algum tipo de incômodo para fazer RPG, pois a técnica também serve para a prevenção e para ensinar a pessoa a ter consciência corporal, adotando a postura correta, para evitar problemas no futuro.
Exercícios
O vídeo a seguir traz uma reportagem do Jornal Hoje, da Rede Globo, que apresentou alguns exercícios da RPG:
Antes e depois
Confira a seguir algumas fotos de antes e depois atribuídas ao tratamento da RPG que encontramos na internet:
Imagem: via fotosantesedepois.com
Imagem: via Fisio Vida
Imagem: via Fisio Vida
Imagem: via Fisio Vida
Cuidados
Se você se interessou em fazer RPG para coluna ou para tratar outro tipo de condição, é fundamental que converse com o seu médico a respeito disso para ter certeza de que a técnica realmente pode te ajudar e peça que ele te indique um bom fisioterapeuta apto a aplicar o método.
Não faça as sessões com uma pessoa não qualificada porque, além de não ter resultados eficazes, você corre o risco de afetar prejudicialmente o seu corpo.
Infelizmente não nunca pratique o RPG . tenho dores na coluna que me incomoda .já fui ao fisioterapia só que ele só passou fisioterapia não passou o GPG. O exame que fiz acusou um desvio na coluna e deu artrose na coluna estou preocupada. Como devo trata ?