Saião emagrece mesmo? Análise e cuidados

Especialista da área:
atualizado em 13/07/2021

Quem não conhece alguém que luta contra o ganho de peso? Enquanto alguns recorrem a dieta e exercícios, outros buscam truques que prometem acelerar o processo. No meio dessa procura, alguns já podem ter ouvido falar que o saião emagrece.

  Continua Depois da Publicidade  

No entanto, antes de utilizar qualquer planta para tentar ajudar a perda de peso, é necessário garantir que ela realmente seja eficiente e, principalmente, segura para a sua saúde.

Sobre o saião (Kalanchoe brasiliensis Cambess)

Antes de entender se o saião emagrece, vale a pena conhecê-lo melhor. Pois bem, outros nomes desta planta são coirama, folha-da-fortuna, folha-da-costa ou orelha-de-monge.

É possível usá-lo na preparação de chás e sucos e na fabricação de pomadas. Além disso, o saião é uma planta que podemos encontrar em lojas de produtos naturais e em algumas farmácias de manipulação. 

O saião é uma planta medicinal que algumas pessoas utilizam para lidar lesões na pele como queimaduras, dermatites, verrugas e picadas de inseto, por exemplo.

Enquanto isso, outros chegam a usar o saião para ajudar o tratamento de problemas gastrointestinais. Isso porque acredita-se que ele promove um efeito calmante ou cicatrizante na mucosa do estômago e do intestino. 

No entanto, é claro que antes de usar a planta para essas finalidades é crucial procurar orientação médica.

E será que o saião emagrece?

Reflexiva - Saião emagrece?

Não encontramos nenhuma fonte de informação confiável com dados de pesquisas científicas ou explicações de especialistas da área que nos permitam bater o martelo e afirmar que o saião emagrece.

Entretanto, acredita-se que a planta possui efeito diurético. Isso significa que o saião foi associado ao aumento ou estímulo da urina. Isso poderia ser útil para os casos em que o corpo está mais inchado devido a uma retenção de líquidos.

No entanto, o problema é que não se especificou se isso poderia resultar em uma diminuição do inchaço na região da barriga ou uma contribuição, ainda que indireta ou aparente, como a redução do peso corporal.

  Continua Depois da Publicidade  

Assim, o mais indicado é marcar uma conversa com o médico ou nutricionista para verificar se a planta realmente pode contribuir de alguma maneira. 

Não há fórmula (ou planta) mágica

Não podemos dizer que o saião emagrece em um passe de mágica. Afinal, ao contrário do que muita gente gostaria de acreditar, não existe um produto, planta ou até alimento milagroso que promova magicamente a eliminação dos quilos em excesso.

Por isso, o ideal e mais seguro é procurar se livrar do peso a mais através de uma dieta balanceada, saudável, nutritiva e controlada, que pode ser complementada e auxiliada pela prática de exercícios físicos. 

Tenha sempre em mente que artigos como este servem unicamente para informar. Eles jamais podem substituir as orientações qualificadas de um médico, nutricionista, educador físico ou qualquer outro profissional da área da saúde. 

Contraindicações, efeitos colaterais e cuidados

Agora que já analisamos se o saião emagrece, vamos conhecer algumas de suas restrições, reações adversas e cautelas que o seu uso exige.

A planta é contraindicada para as mulheres grávidas e as mulheres que amamentam. Para as outras pessoas, é importante saber que o consumo do saião para qualquer finalidade deve ser feito sob a orientação do médico. 

Esse acompanhamento profissional é importante para todos, mas especialmente para as crianças, adolescentes, idosos e pessoas que têm algum tipo de doença ou condição específica, que podem apresentar uma saúde mais frágil ou ter necessidades especiais.

Precisamos lembrar sempre que mesmo os produtos naturais como as plantas podem ter contraindicações, provocar efeitos colaterais e interagir com medicamentos.

  Continua Depois da Publicidade  

Por isso, nessa conversa com o médico, que deve ocorrer antes de começar a usar a planta para qualquer finalidade, é necessário aproveitar para checar em que frequência e dose máxima pode-se usar o saião.

Estudo indicou que extrato aquoso da planta interferiu na função da tireoide

Tireoide - Saião emagrece?

Para quem deseja entender se o saião emagrece, vale a pena saber que em meados de 2002 noticiou-se que uma pesquisa em animais, de cientistas da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), apontou que o extrato aquoso do saião utilizado oralmente por três semanas seguidas provocou interferência na função tireóidea. 

Os resultados iniciais demonstraram uma tendência da diminuição do hormônio tireoidiano. Resta saber como isso pode funcionar em seres humanos.

Assim, caso experimente qualquer tipo de reação adversa enquanto estiver utilizando a planta, procure rapidamente o auxílio médico, mesmo que não imagine se tratar de um problema tão grave assim.

Isso é importante para verificar a real seriedade do efeito colateral, receber o tratamento necessário e saber se pode continuar a usar o saião. 

Vídeo

Está difícil vencer a luta contra a balança? Então, conheça e evite algumas armadilhas que te impedem a perder peso, que a nossa nutricionista apresenta no vídeo abaixo:

Fontes e referências adicionais:

Você já conhecia o saião? Já usou a planta? Comente abaixo!

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (1 votos, média 5,00)
Loading...
Sobre Dra. Patricia Leite

Dra. Patricia é Nutricionista - CRN-RJ 0510146-5. Ela é uma das mais conceituadas profissionais do país, sendo uma referência profissional em sua área e autora de artigos e vídeos de grande sucesso e reconhecimento. Tem pós-graduação em Nutrição pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, é especialista em Nutrição Esportiva pela Universidad Miguel de Cervantes (España) e é também membro da International Society of Sports Nutrition.

  Continua Depois da Publicidade  

Deixe um comentário