Saw Palmetto Funciona? Para Que Serve, Benefícios, Efeitos Colaterais e Dosagem

Especialista da área:
atualizado em 26/07/2017

A planta saw palmetto começou a ser usada na medicina pelos americanos nativos do sudeste dos Estados Unidos. Antigamente, nativos indígenas pertencentes à tribo Seminole, na Flórida, tradicionalmente comiam seus frutos para alimentação e para tratar problemas urinários e reprodutivos associados com a glândula da próstata alargada. Eles também usavam o fruto para tratar a tosse, indigestão, problemas de sono e problemas de infertilidade.

  Continua Depois da Publicidade  

No início de 1900, os homens começaram a usar seus frutos para tratar problemas do trato urinário, e até mesmo para aumentar a produção de esperma e aumentar a libido. Hoje, o principal uso de saw palmetto no mundo todo é para o tratamento da hiperplasia benigna da próstata (HBP), um aumento não-cancerígeno da próstata.

Em 2011, mais de 18 milhões de dólares em saw palmetto foi vendido somente nos Estados Unidos, chegando em terceiro lugar entre os suplementos dietéticos à base de plantas mais vendidos.

Vamos conferir o que é e como a saw palmetto funciona para os objetivos que as pessoas buscam, seja para a próstata ou para evitar a queda de cabelos.

A planta: O que é?

Saw palmetto é um pequeno tipo de palmeira nativa da América do Norte. Tem folhas verdes, pontiagudas, mas também apresenta ramos com frutos pequenos. Trata-se de uma palmeira que cresce como uma árvore ou um arbusto.

Ela pode atingir alturas de até 3 metros em climas quentes com aglomerados de folhas que podem chegar a 2 metros ou mais. Possui um padrão de crescimento horizontal. A planta tem flores brancas, que produzem frutos amarelos. Os frutos ficam acastanhadas quando maduros e são secos para uso medicinal.

Para que serve

A saw palmetto é mais conhecida por seu uso cientificamente provado na diminuição dos sintomas de próstata alargada ou Hiperplasia Benigna da Próstata (HBP) e infecções na próstata como prostatite.

Algumas pessoas usam-na para resfriados e tosse, dor de garganta, asma, bronquite crônica, síndrome da dor pélvica crônica e enxaqueca. Porém, esses usos não são comprovados cientificamente.

Também é usada para aumentar o fluxo de urina (como um diurético), para promover o relaxamento (como um sedativo), e para aumentar a pulsão sexual (como um afrodisíaco).

O suplemento é mais usado atualmente, principalmente nos Estados Unidos e na Europa, para tratar sintomas urinários mais comumente associados com a HBP.

  Continua Depois da Publicidade  

O saw palmetto é um suplemento de nível 2 para prostatite, o que significa que há estudos clínicos significativos e pesquisas por trás de seu uso. Estudos mostram que saw palmetto funciona melhor para a prostatite quando combinado com outros suplementos para a próstata, como extrato de raiz de urtiga, quercetina e curcumina.

Ele ajuda com a dor e inflamação associada com a prostatite e até tem se mostrado mais eficaz do que drogas farmacêuticas para o tratamento da dor, proporcionando leve a moderada melhoria nos sintomas urinários associados com prostatite e HBP, além de reduzir a micção noturna.

Além da prostatite e HBP, a saw palmetto também é usada para tratar:

  • Baixa contagem de espermatozóides;
  • Baixo desejo sexual;
  • Perda de cabelo;
  • Bronquite;
  • Diabetes;
  • Inflamação.

Uso

A Food and Drug Administration (FDA), órgão que regula os alimentos e medicamentos nos EUA, recomenda o saw palmetto como um tratamento fitoterápico alternativo para HBP. De acordo com a Mayo Clinic, uma ONG americana da área de serviços médicos e de pesquisas médico-hospitalares, mais de 2 milhões de americanos usam saw palmetto para tratar a BHP.

Composição 

Os ingredientes ativos do saw palmetto incluem ácidos graxos, esterois vegetais e flavonoides. Os frutos também contêm polissacarídeos de alto peso molecular (açúcares), que podem reduzir a inflamação e/ou fortalecer o sistema imunológico, adicionando o reforço do sistema imunológico à lista de benefícios do saw palmetto.

Benefícios

Até agora, os benefícios do saw palmetto estão associados com o câncer benigno de próstata ou HBP, o controle da queda de cabelo, infecções na bexiga, além de atuar contra a diminuição do desejo sexual. Saw palmetto funciona tão bem como alguns medicamentos prescritos, mas leva cerca de um ou dois meses de tratamento antes de começar a melhorar os sintomas.

– Atua contra HBP

A glândula da próstata pode se tornar inflamada ou ampliada conforme os homens envelhecem. A próstata, em seguida, comprime a uretra, levando a dificuldades com a micção que resulta em infecções da bexiga, podendo acarretar em casos de pedras nos rins e/ou vesícula.

  Continua Depois da Publicidade  

A HBP pode ser causada por uma variedade de circunstâncias, incluindo alterações hormonais (como excesso de estrogênio), deterioração dos vasos sanguíneos e deficiência de zinco. A Associação de Urologia Americana (American Urological Association) relata que, com 60 anos, mais de 50% dos homens terão HBP e, aos 85 anos, 90% dos homens terão essa condição.

O saw palmetto é capaz de reduzir os sintomas da hipertrofia da próstata, que incluem:

  • Problemas com a micção;
  • Fluxo fraco e/ou doloroso de urina;
  • Micção frequente, especialmente durante a noite;
  • Sensação de bexiga cheia mesmo após a micção;
  • Incapacidade de urinar.

Em alguns casos, os homens correm o risco de desenvolver infecções do trato urinário e em casos mais graves podem precisar de cirurgia caso haja um bloqueio do fluxo de urina.

O saw palmetto age no alívio desses sintomas diminuindo a necessidade de urinar durante a noite. Isso ocorre porque o saw palmetto aumenta o fluxo de urina e isso torna mais fácil esvaziar a bexiga completamente. Desse modo, o indivíduo não sentirá a necessidade de ir ao banheiro com tanta frequência.

Pesquisas mostram que o saw palmetto inibe a testosterona de se ligar e estimular as células da próstata, o que reduz a multiplicação das células prostáticas, que é justamente o que aumenta a próstata. Isso é possível porque o beta-sitosterol presente no saw palmetto funciona para diminuir o nível de dihidrotestosterona (DHT), um hormônio masculino derivado da testosterona, que está ligado à HBP.

Outros tratamentos para a HBP como bloqueadores alfa e inibidores da 5-alfa-redutase, por exemplo, causam disfunções sexuais. Já o saw palmetto é um suplemento natural que não tem efeitos colaterais significativos.

O pesquisador Gerald Andriole diz que não há uma desvantagem em tomar saw palmetto, mas que o mesmo não substitui o medicamento. Certos medicamentos prescritos por um médico podem ajudar a tratar os sintomas de uma próstata aumentada.

Essas drogas ajudam a relaxar o tecido muscular da próstata para aumentar o fluxo de urina ou a encolher o alargamento da próstata e podem até impedir o seu crescimento. Porém, todo medicamento tem seus efeitos colaterais e é preciso atentar para isso ao consultar um médico.

Alguns homens, mesmo com o tratamento adequado, precisam de cirurgia para aliviar os sintomas associados a uma próstata alargada. Andriole diz que a cirurgia ajuda a reduzir as chances de desenvolver uma infecção do trato urinário e previne a retenção urinária observada em alguns casos.

De acordo com o estudo, tomar apenas saw palmetto não basta. O estudo incluiu mais de 300 homens com 45 anos ou mais que tinham sintomas moderados de um alargamento da próstata. Homens que participaram do estudo foram divididos em dois grupos.

O grupo 1 tomou doses crescentes de saw palmetto (320 mg a 960 mg) ao longo do estudo e o grupo 2 tomou um placebo. O estudo durou 72 semanas e foi observada uma ligeira melhora em ambos os grupos, o que permite concluir que o placebo foi tão eficaz quanto o uso do saw palmetto no alívio dos sintomas. Além disso, segundo Andriole, o aumento da dose de saw palmetto não fez nenhuma diferença quanto ao alívio dos sintomas dos problemas de micção.

Mas antes de afirmar que o saw palmetto é ineficaz para o propósito, é preciso levar em conta que o estudo usou o suplemento de um único fabricante e não é possível considerar essa conclusão para os demais tipos de suplementos disponíveis no mercado.

Uma segunda opinião sobre o estudo vem da urologista Elizabeth Kavaler, do Hospital Lenox Hill, em Nova York. Ela diz que não há nenhuma desvantagem do uso de saw palmetto. Mesmo que não traga o alívio dos sintomas, ele não fará mal.

De acordo com Duffy MacKay, Vice-Presidente de Assuntos Científicos e Regulatórios do Conselho de Nutrição Responsável (Council for Responsible Nutrition) nos EUA, órgão que representa a indústria de suplementos dietéticos, o saw palmetto e outros suplementos extraídos de plantas não produzem um efeito imediato e muito significativo.

Ele lembra que as pessoas precisam combinar atividades como prática de exercícios, perda de peso e algumas terapias direcionadas à inflamação no caso de homens com HPB. Ele ainda afirma que, se os sintomas não forem aliviados com o saw palmetto, é necessário recorrer a uma medicação mais forte que terá um efeito imediato, mas que apresenta seus riscos.

– Reduz o risco de câncer de próstata

Uma revisão sistemática de 11 estudos com suplementos de saw palmetto mostrou que o saw palmetto funciona como um inibidor da 5-alfa redutase, o que significa que ele retarda a conversão de testosterona para DHT, bloqueando a enzima e impedindo a sua formação. De acordo com a pesquisa, a DHT é a responsável pelo alargamento da próstata, que pode ser uma das causas do câncer de próstata.

O mecanismo de como isso ocorre ainda não foi explicado, mas estudos com 2 prescrições de inibidor de 5-alfa redutase, Finasterida (Proscar) e Dutasteride (Avodart), mostraram que homens que tomam qualquer um dos medicamentos são menos propensos a desenvolver câncer de próstata após vários anos do que homens que receberam um placebo.

O problema em consumir estas drogas reside nos efeitos colaterais desses medicamentos, que incluem desejo sexual reduzido e impotência. O saw palmetto, por outro lado, também pode inibir DHT e ajudar com problemas urinários de BPH, além de regular os níveis de testosterona, ajudar com a libido e funcionar como um remédio natural para a impotência.

Estudos também descobriram que saw palmetto funciona inibindo o crescimento de células de câncer de próstata e pode destruir células perigosas. Um estudo realizado no Departamento de Bioquímica e Biologia Molecular em Pequim encontrou que saw palmetto induz o bloqueio de crescimento de câncer de próstata e do hormônio DHT.

 – Cirurgia da próstata

A cirurgia de próstata (conhecida como ressecção transuretral da próstata ou TURP) pode exigir um longo período de recuperação, mas uma pesquisa mostra que tomar 320 miligramas de saw palmetto diariamente durante dois meses antes da cirurgia da próstata pode reduzir o tempo gasto em cirurgia.

Ele também ajuda com a perda de sangue, o desenvolvimento de problemas durante a cirurgia e o tempo total gasto no hospital. Pesquisas preliminares sugerem que o saw palmetto pode melhorar a eficácia da cirurgia, assim como reduzir o sangramento e a duração do uso do catéter. Isso tem um efeito positivo sobre o tempo de recuperação pós-cirurgia.

– Reduz a perda de cabelo

A perda de cabelo em homens e mulheres é chamada de alopecia androgenética, e é comum conforme envelhecemos. Ela é causada quando o hormônio testosterona é convertido na DHT. Esta alteração da testosterona faz com que os folículos capilares encolham. Como o folículo capilar é o local onde os cabelos são produzidos e crescem, o seu encolhimento resulta em uma vida mais curta e diminuição da produção de fios de cabelo.

Como os homens têm mais testosterona do que as mulheres, a calvície é mais comum nos homens. A perda de cabelo é algo muito comum e as pessoas recorrem a muitos remédios à base de plantas para tentar reverter ou bloquear esse processo.

O saw palmetto é um dos remédios mais populares que as pessoas usam para tentar diminuir a perda de cabelo, pois não apresentam os efeitos colaterais de outros medicamentos indicados para esse fim.

Um estudo conduzido na Rede de Pesquisa e Desenvolvimento Clínico no Colorado testou 34 homens e 28 mulheres, com idades entre 18-48 anos, que aplicaram topicamente extrato de saw palmetto em loção e shampoo por 3 meses. Os resultados mostraram que 35% dos participantes do estudo apresentaram um aumento na densidade do cabelo.

– Retém níveis de testosterona

Como o saw palmetto inibe a conversão de testosterona em DHT, o corpo mantém níveis normais de testosterona. Isso ajuda com diversos aspectos como: perda de peso, gerenciamento de força, resposta à dor, perda de cabelo e desejo sexual. Para se ter ideia, um homem com níveis baixos de testosterona, além da diminuição da libido podem sentir fadiga crônica e mal estar. 

– Suporta o sistema urológico

Saw palmetto suporta o sistema urológico em homens que têm HBP. Isso ocorre devido a uma interação com os receptores no trato urinário inferior que pode levar a disfunção urinária e bexiga hiperativa.

Saw palmetto funciona também para tratar enfraquecimento órgãos urinários em pessoas idosas ou mulheres após a menopausa porque fortalece os órgãos urinários e tem sido recomendado como um remédio natural para cálculos renais. O Journal of American Medical Association publicou uma revisão em 1998 afirmando que o saw palmetto funciona na melhoria dos sintomas urológicos e fluxo de urina.

Para a revisão, 18 ensaios aleatórios com quase 3.000 participantes do sexo masculino foram feitos e analisados e os resultados mostraram que 28% dos homens que usaram saw palmetto sentiram menos do trato urinário, 24% mostraram melhora no fluxo de urina de pico e 43% apresentaram melhora no fluxo de urina global.

Outro estudo feito na Escola de Medicina Pritzker, da Universidade de Chicago, envolveu 85 homens que receberam aleatoriamente saw palmetto ou um placebo por 6 meses. Os resultados indicaram que a utilização de saw palmetto leva a uma melhoria significativa nos sintomas urinários em homens com sintomas de trato urinário inferior em comparação com o placebo.

– Melhora a libido

Baixos níveis de testosterona estão associados com baixa libido em homens e mulheres. Saw palmetto funciona para aumentar a libido, aumentando os níveis de testosterona do corpo. Nos homens, a produção de esperma é guiada pela testosterona. Pouca testosterona resulta em baixa contagem de esperma.

Da mesma forma, a testosterona desempenha um papel na produção de óvulos por mulheres, com muito pouco testosterona reduzindo a produção de óvulos. Desta forma, o saw palmetto pode aumentar a fertilidade masculina e feminina ao aumentar o nível de testosterona do corpo.

Onde e como comprar?

Saw palmetto pode ser comprado como frutos secos, cápsulas em pó, comprimidos e extratos líquidos. Geralmente é encontrado na seção de vitaminas e a etiqueta do produto deve indicar que os conteúdos são padronizados e conter de 85 a 95% de ácidos graxos e esterois em sua composição.

Posologia: Como tomar?

Os comprimidos e as cápsulas são os mais fáceis de encontrar e são as únicas formas que foram totalmente examinadas por pesquisadores. Já o chá feito dos frutos secos de saw palmetto é provavelmente ineficaz porque os compostos inativos (ácidos graxos) não são solúveis em água.

Antes de tomar qualquer novo suplemento, é importante consultar o seu médico sobre quantidades de dosagem segura. Com base em estudos científicos, especialistas recomendam 160 miligramas, até duas vezes ao dia, para o tratamento de uma próstata aumentada.

Efeitos colaterais e interações com outros medicamentos e ervas

Ervas como o saw palmetto podem desencadear efeitos colaterais e interagir com outras ervas, suplementos ou medicamentos. Por estas razões, você deve tomar ervas com cuidado e sempre consultar um profissional da saúde sobre possíveis interações.

Os efeitos colaterais são muito raros, embora tenham sido relatados alguns casos de cefaléia, náusea, diarréia e tontura. 

  • Alterações hormonais: Saw palmetto pode ter efeitos semelhantes a alguns hormônios e não deve ser usado por mulheres grávidas, que estejam amamentando ou que tiveram ou apresentam problemas hormonais.
  • Interferência na absorção de ferro: Saw palmetto pode interferir na absorção de ferro. Assim, pessoas com pré-disposição à anemia devem ficar atentas com o uso.
  • Interferência com medicamentos contra HBP: Como o saw palmetto pode trabalhar de forma semelhante ao finasteride (Proscar), não é recomendado usar esta erva em combinação com finasteride ou outros medicamentos utilizados para tratar a HPB, a menos que indicado pelo seu médico.
  • Interações com antiplaquetários e anticoagulantes: O saw palmetto pode afetar a capacidade do sangue de coagular retardando a coagulação do sangue e pode interferir com drogas que diluem o sangue, incluindo: Varfarina (Coumadin), Clopidogrel (Plavix) , Aspirina, Clopidogrel (Plavix), Diclofenaco (Voltaren), Ibuprofeno, Naproxeno e Heparina.
  • Anulação do efeito de contraceptivos: A maioria das pílulas anticoncepcionais contêm o hormônio estrogênio, e o saw palmetto, ao aumentar a quantidade de testosterona no organismo, pode reduzir os efeitos do estrogênio no corpo, aumentando o risco de uma gravidez não planejada.
  • Interferência na pressão arterial: O saw palmetto pode afetar a pressão arterial pois o ingrediente ativo beta-sitosterol dilata os vasos sanguíneos, podendo reduzir a pressão arterial. Assim, pessoas que já tomam remédios para controlar a hipertensão devem ficar atentas ao uso da erva. 

Armazenamento adequado

Guarde o suplemento à temperatura ambiente longe do calor, da umidade e da luz, a menos que indicado de outra forma na etiqueta da embalagem. Não armazene no banheiro. Assim como qualquer produto que tenha propriedades medicinais, é recomendado guardar o saw palmetto fora do alcance das crianças e longe de animais de estimação.

Antes de usar saw palmetto, tenha sempre em mente que algumas condições médicas podem interagir com ele. Informe o seu médico ou farmacêutico especialmente: Se está grávida, planeja engravidar ou está amamentando; Se estiver tomando qualquer medicamento com ou sem prescrição, ou qualquer preparação à base de plantas ou suplemento dietético; Se tem alergia a medicamentos, alimentos ou outras substâncias.

Fontes e Referências Adicionais:

Você conhece alguém que tenha tomado e afirme que a suplementação de saw palmetto funciona? Tem curiosidade de experimentar para conferir os benefícios? Comente abaixo!

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (134 votos, média 3,93)
Loading...
Sobre Julio Bittar e Dra. Patricia Leite

Quando se trata de saúde, é muito importante poder contar com uma fonte confiável de informações. Afinal de contas sabemos que o sua qualidade de vida e bem-estar devem estar em primeiro lugar para você. Por isso contamos com uma equipe profissional diversificada, com redatores e editores que desenvolvem um conteúdo de qualidade, adaptando-o a uma linguagem de fácil compreensão para o público em geral, tendo por base as mais confiáveis fontes de informação. Depois disso todo artigo é revisado por profissional especialista da área, para garantir que as informações são verídicas, e só então ele é publicado no site. Tudo isso para que você tenha confiança no MundoBoaForma e faça daqui sua fonte preferencial de consulta para assuntos relacionados a saúde, boa forma e qualidade de vida. Conheça mais sobre os profissionais que contribuem para a qualidade editorial do portal.

  Continua Depois da Publicidade  

Deixe um comentário

54 comentários em “Saw Palmetto Funciona? Para Que Serve, Benefícios, Efeitos Colaterais e Dosagem”

  1. Boa tarde Pessoal!

    Meu nome é Valdomiro.

    Moro em SP zona norte.

    Por favor, alguém pode me indicar uma farmácia de manipulação confiável que vende este produto??

    Aguardo, retorno.

    Obrigado.

    Responder
  2. Mando fazer em capsula gastrorresiste pra nao atacar o estomago, gastrite,etc.tomar nas refeicoes pois precisa de gordura pra absorver bem, idea uma colher de azeite de oliva junto. Faz 2 anos e glandula sem aumento e diminuicao das miccoes,etc. Continua tudo bem, mas……. sempre atento.

    Responder
  3. Tomo duas capsulas de 160 mg.mando fazer em capsulas gastroressistentes, pois tenho gastrite.faz 2 anos que o peso da prostata contínua o mesmo e liquido residual desprezivel, mas quem tem alargamento no lobo medio da prostata, logo tera de operar, ja que nem fina nem dutasterida, resolvem.

    Responder
  4. Vou fazer o caminho inverso do relatado pelo Sidney. Como já postei anteriormente, em meados de março/2018, meu Urologista indicou fazer o tratamento com o Combodart no qual ainda não iniciei o tratamento.
    Como já relatei, tentei fazer o uso do Saw Palmetto por 03 meses, fazendo várias interrupções, devido a sentir efeitos colaterais de irritação na garganta, dor de estomago e sangramento no nariz. Cheguei à conclusão que os efeitos colaterais foram devido ao uso do Saw Palmetto. Após interromper o uso por alguns dias, os efeitos colaterais cessaram. O que tive de positivo é que o meu PSA diminuiu de 0,94 para 0,80.
    O que estou fazendo no momento é mastigando semente de abóbora e comendo castanha do Pará, que é indicada para amenizar o HBP.
    Vou fazer o exame para verificar qual o tamanho da minha próstata (no último exame ela tinha 43 gramas) e irei iniciar o uso do Combodart uma vez ao dia, indicado pelo meu Urologista. Espero não apresentar nenhum efeito colateral prejudicial a minha saúde, que seja significante para interromper o tratamento.
    Se alguém já fez uso do Combodart e quiser comentar como foi à experiência, agradeço.
    Abraço a todos!

    Responder
  5. tomava norfroxacino p/ prostata ,mas sempre voltava a infecção. Agora c/ saw palmetto,tudo melhorou!!!

    Responder
  6. Tenho 55 anos e HBP que foi diagnosticada acerca de um ano atrás. Meu PSA já chegou 11 e hoje está em 6,2. Minha próstata já chegou ao tamanho de 72 gramas e na última ressonância magnética da prostata que fiz já tinha reduzido para 48 gramas. Meu Urologista me receitou o Tansulosina do qual faço uso diariamente, de um comprimido após o jantar. Tomo também diariamente o Saw Palmetto em comprimidos de 160 mg. Um após o café da manhã e outro após o jantar. Do que li em diversas pesquisas sobre o tema de HBP e sites de assuntos relacionados, percebi que o Saw Palmetto desempenha a mesma função do Finasterida ou o do Dudasteride. Descobri também que o medicamento Combodart é uma junção do Tansulosina, que é indicado para relaxar a próstata, e o Dudasteride que é indicado para reduzir o tamanho da próstata no longo prazo. Então resolvi tomar o Saw Palmetto, um fitoterápico, no lugar do Dudasteride, pois ambos cumprem a mesma função no tratamento da HBP, qual seja, melhorar a micção e reduzir o tamanho da próstata. Já estou tomando ambos acerca de 5 meses e, até agora, só obtive melhoras. Meu objetivo no longo prazo é reduzir o tamanho da próstata para melhorar a minha micção e reduzir o PSA e,espero, desse modo, parar de tomar o Tansulosina, ficando apenas com o Saw Palmetto. Espero que tenha contribuído de alguma maneira com os colegas e que todos obtenha êxitos nos seus tratamentos.

    Responder
  7. Gostaria de saber se posso usar saw palmetto juntamente com hidroclorotiazida e xarelto?
    Muito grato por qualquer informação.

    Responder
  8. Tenho HPB, Já li bastante sobre o assunto é tomei Saw Palmetto por conta propria por dois meses e senti uma leve melhora no fluxo urinário. Fui em dois urologistas, um indicou o Combodart e o outro o Tansulosina. Já li muito a respeito dos dois é cheguei a conclusão que o Combodart é melhor, pois além de ter na sua composição a Tansulosina, reduz com o tempo o tamanho da próstata. Estou na dúvida se início o tratamento com o Combodart, ou retorno ao Saw Palmetto. O que me leva a esta dúvida é devido ao risco de ter os efeitos colaterais do Combodart, ou então retornar para o Saw Palmetto, com pouco efeitos colaterais, porém com receio de não obter os resultados desejados. O Saw Palmetto me chamou a atenção por ser um tratamento natural com pouco risco de agredir meu organismo.
    Já li que o Saw Palmetto também faz a função de reduzir o tamanho da prostata. Minha dúvida é: se eu decidir pelo Saw Palmetto, vou ter que tomar para o resto da vida, ou se, os exames constatarem melhoras significativas, poderei parar de tomar um dia?

    Responder
      • Algumas pessoas tem dúvida em utilizar o Saw Palmetto com outros medicamentos (Combodart, Tansulosina, etc). Em pesquisa feita sobre o assunto, obtive a informação que nunca se deve fazer isto. Você estaria misturando e dobrando o uso de substâncias que poderão trazer efeitos negativos para o seu organismo. Nunca se deve utilizar também com a Aspirina, porque igualmente o Saw Palmetto tem substâncias que afinam o sangue. O uso em conjunto poderá duplicar o problema.
        Com o uso do Saw Palmetto, já tive uma experiência em cortar o dedo e demorar para a coagulação do sangue.
        Informo que não sou especialista da área médica, as informações que estou passando, são obtidas através de auto pesquisa.
        Estou tomando o Saw Palmetto desde abril deste ano, 02 comprimidos por dia. Neste período, por algumas vezes, interrompi o uso por alguns dias e retornei, e agora estou questionando se continuo a utilizar o Saw Palmetto, ou não.
        Explico: Durante o uso, observei uma ligeira melhora no jato da urina e diminuição de vezes em ter que acordar para ir no banheiro (de 03 para 01 vez). Algumas vezes, tive que interromper o uso por alguns dias (variando de 1, 2, 5, 10 a 15 dias), porque comecei a sentir refluxo, dor no estômago, irritação na garganta (sensação de coceira na garganta) e ao soar o nariz a narina do lado direito apresenta sangue coagulado.
        Nas interrupções do uso, estes sintomas foram diminuindo até parar.
        Cheguei a reduzir de 02 para 01 comprimido por dia para ver se os sintomas diminuem e por enquanto, não tive esta melhora.
        No momento, estou a 05 dias sem tomar o Saw Palmetto, mas, retornarei hoje para continuar a fazer a avaliação. Creio que se voltar a ter os efeitos colaterais, irei interromper o uso definitivamente.
        Estou resistente em utilizar o medicamento tradicional receitado pelo meu urologista, como já informei em outro post (Combodart com Tansulosina), devido aos sérios efeitos colaterais que eles podem causar.
        O que tenho feito diariamente é mastigar semente de Abobora que segundo pesquisa, tem substancias que diminuem o tamanho da Próstata. Não sinto até o momento, nenhum efeito colateral por este uso.
        Se alguém tiver algum outro tratamento natural para o controle do HPB que eu possa utilizar, agradeço e abraço a todos!

        Responder
        • Posso lhe fazer uma pergunta? De quantos miligramas eram os comprimidos que você tomava? Pergunto porque comprei numa casa de produtos naturais no começo do ano capsulas de 500 miligramas e, como você, meu estômago foi atacado e refluxo (coisa que nunca tive) passei a ter também logo no início do uso, não sei se pela dose ou até mesmo por algum tipo de alergia mesmo.
          Agradeço antecipadamente a resposta.

          Responder
    • Fique acamado por parte do sofrimento da prostata, mas apartir do momento que me ensinaram a usar o chá da folha de amora, estou muito bem, vou estou tomando agora o saw palmeto na esperança da prostata diminuir !!!

      Responder
  9. Moro no interior de MG. Convivo ha mais de vinte anos com HPB. O meu PS total, chegou a 30,0. ng/ml. Com tudo isso, não tenho problemas de micçao, nem de impotência, mesmo com a minha idade de 76 anos. Ja tomei vários medicamentos farmacológicos e naturais para a HPB. Ja fiz cinco biopsias e felismente deu sempre negativo Uso diariamente, pela manhã no liquidificador, há mais de dois anos, polpa de graviola com laranja, uma pitada de canela moida, um tomate e linhaça moida. Creio que isso e muita ação de Deus, tem me sustentado. Tomei ha uns doze meses, um vidro de saw palmeto. Não comprovei resultados. Ontem retomei o uso. Espero que funcione.

    Responder
  10. Olá amigos! Eu tenho 60 anos e fui diagnosticado com HBP aos 49. Desde então tomo diariamente Mesilato de Doxasozina. Comecei com 2mg e depois de tres anos passei para 4mg. Há cerca de cinco anos, comprei Saw Palmetto dos EUA através de uma pessoa conhecida, pois aqui no Brasil ainda não estava à venda. Comprei 100 cápsulas,que tomei e quando acabaram não tive mais como comprar, de modo que interrompi o tratamento. Como agora já existe no Brasil, comprei 60 cápsulas em uma farmácia de manipulação confiável. Estou tomando junto com o Doxasozina. Ocorre que no segundo dia que tomei o Saw, fiz exames de rotina e notei que o meu PSA estava um pouco acima do normal. Agora, após 25 dias tomando, repeti o exame e para meu espanto o PSA aumentou! Já tenho consulta agendada com o urologista e exames de ultrassom agendados, mas gostaria de saber se alguém tem a informação de que o Saw Palmetto pode interferir na dosagem desse hormônio, ou é pelo fato de eu estar tomando juntamente com o remédio farmaceutico. Desde já meu muito obrigado por qualquer informação!

    Responder
  11. Há 5 meses tomo dois comprimidos diários de Saw Paumeto, na dose de 160mg, e posso afirmar que estou tendo mais qualidade de vida. Há anos dormia muito mal e levantava várias vezes para urinar, e quando cheguei a urinar 10(dez) vezes, à noite, fui ao urologista e ele receitou Tamsulon para HPB. Comprei 30 comprimidos, caro por sinal, mas tomei apenas durante dois dias, por causa dos efeitos colaterais catastróficos, como dor de cabeça, fraqueza, indisposição, agitação e talvez seja pelo fato de eu já fazer uso de enalapril e anlodipino, para hipertensão, sendo que o medicamento receitado para HPB é também usado para pessoas com hipertensão. Nos primeiros dias que comecei a tomar Saw Paumeto, já notei melhoras, sendo que passei a acordar menos para urinar à noite, já não tendo mais a sensação de correr para urinar, pois às vezes, durante as caminhadas, tinha que parar umas quatro vezes para urinar e tinha que ser rápido, tamanha a sensação de que não iria conseguir segurar. Com o passar do tempo, houve uma melhora considerável e hoje levanto no máximo três vezes para urinar à noite,mesmo depois de tomar cerveja, e estou dormindo mais e muito disposto durante o dia, bem como não me causou nenhum efeito colateral. Há uns dois meses atrás, retornei ao médico e pedi que me desse um encaminhamento para eu fazer ultrassom da próstata, sendo que consta que tenho HPB há muitos anos, já fiz vários ultrassom, de vias urinários, pélvico, isto também porque eu tinha cálculos renais, mas lembrei que nunca tinha feito da próstata. O que mais me chamou a atenção é que durante o exame o médico que o fez disse estar surpreso com o tamanho da minha próstata. Assim que disse isto fiquei assustado, pensando que ela estivesse enorme, mas, para minha surpresa, ele falou que minha próstata era muito pequena e isto o chamou a atenção. Terminado o exame disse a ele que algo devia estar errado, porque eu tenho HPB há anos, no que ele afirmou que minha próstata é normal, aliás, pequena considerando meus 57 anos de idade. Retornei ao urologista e ele disse que realmente no exame de imagem estava tudo muito bem comigo e que eu podia retornar a consulta só um ano depois, sendo que minhas consultas eram semestrais. Outra coisa: Um cálculo no rim direito que eu acompanhava em exames semestrais há anos desapareceu. Não possuo mais cálculos renais, sendo que possuía um em cada rim, conseguindo expelir o do esquerdo e o do direito persistia. Não sei dizer se foi devido ao uso do Saw Paumeto, ou coincidência, mas uma coisa é certa, fiquei muito feliz assim que passei a dormir melhor e urinar menos e principalmente depois do exame de próstata quando o médico de imagem disse que não tenho HPB. Tinha pedido o exame prostático, porque estava confiante no uso do Saw Palmeto e depois do resultado fiquei muito feliz quanto ao resultado. Somente depois do resultado é que informei aos dois médicos sobre o uso de Saw Palmeto e a resposta foi: “se está te fazendo bem, continue tomando”. Descobri o Saw Paumeto depois que o médico falou em cirurgia de próstata. Fiquei apavorado, tomei o Tansulom e não deu certo, não sabia o que fazer, aí me veio a idéia de buscar informações na internet, foi aí que descobri a erva. Eu tomaria qualquer coisa que me mandassem para evitar tal cirurgia, então, após ler tudo sobre a erva, resolvi por mim mesmo fazer o uso. Tudo foi no desespero. Posso afirmar que para mim deu certo. Continuo tomando duas vezes ao dia e tomo também meus medicamentos de pressão e não vejo nenhum problema. Cada pessoa tem um metabolismo diferente, isso quer dizer que se não teve efeito colateral para mim não quer dizer que não vai ter para outra pessoa. Mas sempre comento o fato para as pessoas na minha faixa-etária, porque vale a pena tentar o uso de um remédio que não possui efeito colateral, e saliento sempre que pra mim tem dado bons frutos. Não estou fazendo propaganda do Saw Paumeto, não consultei nenhum homeopata e nem meu urologista antes do uso, porque a gente sabe que os médicos convencionais não tem interesse em que vc resolva seu problemas sem gastar com consultas e medicamentos, ou seja, o fiz por conta própria.

    Responder
    • Olá, Rogério. Adquiri, tb, por conta própria esse medicamento, após muitas pesquisas. Minha próstata tá aumentada e meu urologista receitou-me um medicamento que aumentava a minha pressão, ficava tonto, sem apetite sexual. Um horror. Acontece, segundo médicos homeopatas, que esses remédios não mantem Seminários e Congressos da Classe Médica em geral. Daí o pq deles estarem apenas no nosso boca a boca. Como ainda não fiz uso e não tem posologia, gostaria de saber como tomas esse medicamento: Antes do café da manha, almoço ou jantar? Grato pela sua resposta.

      Responder
    • Boa tarde Rogério!

      Meu nome é valdomiro.

      Moro em S. Paulo Z. Norte.

      Por favor poderia me indicar onde comprar este produto?

      Responder
  12. JÁ usei duasterida, mas provoca efeitos colaterais na parte sexual, agora estou usando saw palmetto, tenho urinado melhor

    Responder
  13. Boa noite gostaria de saber se ssw palmetto contem finasterida,,pelo que que que li essa substância. É muito perigosa

    Responder
  14. Boa tarde Carlos Roberto! Por tudo que li a respeito, não é aconselhável usar o saw palmetto com outro medicamento para hpb. Mas é melhor é você consultar o seu médico. Eu por exemplo, tive que suspender o uso de aspirina prevent por causa do efeito colateral do saw palmetto, que também funciona como anticoagulante.

    Responder
  15. boa tarde, eu tomo o tansulosina! eu gostaria de uma informação si alguem puder me dar, será que quem esta tomando o tansulosina pode também tomar o saw palmetto?

    Responder
    • Eu tomei Tansulon somente três dias, mas suspendi por conta própria e falei ao médico. Ele então falou em cirurgia para a HPB. Então entrei em desespero e fiquei buscando todo tipo de informação na internet sobre a doença, e foi aí que descobri o Saw Paumeto, pois até então nunca tinha ouvido falar. Estou tomando dois comprimidos de 160mg, há 5 meses, por conta própria, três meses depois do uso fiz um ultrassom de próstata, e o laudo consta que minha próstata é normal, pequena. Ao exame, até uma pedra renal que tinha e fazia exame periódicos por causa dela, desapareceu. Só depois do exame prostático que informei aos médicos sobre o uso de Saw Palmeto. Tudo que disseram é que se está me fazendo bem, devo continuar com o uso. Já levantei até dez vezes à noite para urinar, e hoje não passa de três. Veja minha publicação abaixo, com detalhes, sobre o uso de Saw Palmeto.

      Responder
  16. Ubirajara A. Ribeiro, o Sr.pode procurar o Saw Palmetto nas casas que vendem produtos naturais.Achei aqui em Imbituba-SC e minha cidade é relativamente pequena.Já estou sentindo diferença no meu organismo e estou bem otimista.

    Responder
        • Pode ser encontrado em lojas de produtos naturais. Observar quando comprar, a dosagem do produto, que muitas vezes eh apresentado em 500 mg, enquanto que a dosagem sugerida eh 2 X 160 mg ao dia.

          Responder
        • Pode ser encontrado em lojas de produtos naturais. Observar quando comprar, a dosagem do produto, que muitas vezes eh apresentado em 500 mg, enquanto que a dosagem sugerida eh 2 X 160 mg ao dia.

          Responder
  17. Prezados senhores,tenho 68 anos e minha prostata aumentou que tenho que urinar quase sempre,principalmente de noite, além disso tenho um carcinoma de próstata que durante 3 meses tomo injeção zoladex, que me dá efeito colaterol nas mãos e pés, dormência que por isso perdi o interesse sexual devido bloqueio hormonal que também não tenho prazer, uso comprimido tadalafila que só acontece ereção de manhã, portanto preciso saber se saw palmeto irá me ajudar conforme relato e aonde encontrar, pois não consigo achar. moro em Niterói-RJ e lugar nenhum tem, agradeço em poderem me ajudar,amém.

    Responder
    • Estou usando saw palmetto há 3 meses para hpb. Sinto que já houve uma melhora na micção. Diminui a ida ao banheiro, principalmente à noite. O jato urinário está mais forte e a sensação de bexiga cheia pós-micção diminuiu bastante. Não tinha problemas com desejo sexual, porém sinto que houve um aumento neste quesito também. Ainda não fiz novos exames, mas tenho grande esperança de que o tamanho da próstata vá diminuindo ao longo do uso contínuo. Quanto onde comprar, existem vários sites que vendem, porém preferi mandar fazer as cápsulas de 160 mg em uma farmácia de manipulação.
      Espero ter colaborado.

      Responder
      • Olá Paulo. Comprei esse medicamento. No entanto, não tenho a posologia. Pergunto: Como fazes uso do Saw Palmetto?

        Responder
        • Boa tarde Wellington. A recomendação para o tratamento de HPB é de 2 cápsulas de 160 mg ao dia, de preferência após as refeições. Eu tomo após o café da manhã e após o jantar. Boa sorte!
          Espero ter ajudado.

          Responder
    • oi o saw palmeto é achado no mercado livre mais lembre que o melhor e mais eficaz é o que contém capsulas em gel ok

      Responder
    • Caros amigos tenho 54 anos e fui diagnosticado com HPB tomei varios remédio e nada deu certo . Até que comecei a tomar o SAW PALMETO e comecei a sentir melhoras em todos os quesitos . Não urino mais à noite e aumentou bastante a libido sexual . Mandei preparar em farmácia de manipulação e tomo 160 mg de dia e 160 a noite. Associado ao SAW PALMETO tomo 150!mg de URTICA DIÓICA.a farmácia é a essência em Florianópolis.

      Responder