Se Você Faz Isso Antes de Dormir, Pode Ser o Motivo de Noites de Sono Ruins

Quantas vezes você olha a tela do seu telefone celular por dia? Quão conectado você está a ele durante o dia inteiro? Se você está inserido na sociedade atual, certamente são muitas vezes.

Todo esse tempo olhando para a tela do smartphone provavelmente está prejudicando nosso sono, de acordo com um novo estudo publicado na revista PLOS ONE. As pessoas participante sdo estudo que usavam mais os seus telefones, especialmente na hora de dormir, tinham menos horas de sono e de pior qualidade do que os outros.

Isso é preocupante, segundo o Dr. Gregory Marcus, um dos autores do estudo e diretor de pesquisa clínica para a divisão de cardiologia da Universidade da Califórnia, em San Francisco. “Há cada vez mais evidências de que a má qualidade do sono não está simplesmente associada à dificuldade de concentração e ao mau humor no dia seguinte, mas pode ser um fator de risco realmente importante para várias doenças”.

Para o estudo de 30 dias, 653 adultos americanos baixaram um aplicativo que funcionava nos seus smartphones e monitorava o tempo de tela ligada. Os participantes do estudo registraram quanto tempo e quão bem dormiram a cada noite, seguindo escalas de sono padronizadas.

As pessoas interagiam com seus telefones cerca de 3,7 minutos por hora. “Descobrimos que, em geral, aqueles que tinham maior uso de smartphones tendem a ter um sono de qualidade reduzida”, explicou Marcus.

O estudo não prova que o uso de tela de celular cause um sono pior. Na verdade, pode até ser o caminho inverso. “Não podemos excluir a possibilidade de que as pessoas que simplesmente não conseguem dormir por alguma razão aleatória passem esse tempo usando seu smartphone”, diz Marcus.

Mas acontece que outras pesquisas apoiam a ideia de que as telas de smartphones atrapalham o sono. Alguns dados sugerem que a luz azul que seu telefone emite suprime a melatonina, um hormônio que ajuda o corpo humano a manter ritmos circadianos saudáveis.

“Sabemos também que transtorno emocional, ou qualquer outro estímulo além do uso de smartphones pode afetar negativamente a qualidade do sono, e que o envolvimento com o Twitter ou Facebook ou e-mail pode causar esse tipo de estímulo”, diz Marcus.

As reações ao tempo submetido à luz emitida pela tela do celular podem variar de pessoa para pessoa. Mas se você tiver dificuldade em pegar no sono ou dormir bem, preste atenção nisso, diz Marcus. “A qualidade do sono é tão importante, que eu acho que é útil para os indivíduos tomarem isso como um conselho e pelo menos distanciarem-se de seus smartphones uma hora antes ou na hora de ir para a cama como uma tentativa de ver se isso ajuda.”

Você tem o costume de utilizar o celular antes de ir dormir? E durante o dia, passa muito tempo o acessando? Comente abaixo!

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