Sintomas, diagnóstico e tratamento do reumatismo

Especialista da área:
atualizado em 04/08/2022

O reumatismo, também conhecido como artrite reumatoide, é uma doença autoimune crônica que causa rigidez, inflamação e dor nas articulações. Os sintomas podem piorar gradualmente e afetar cartilagens e ossos. Geralmente, atinge mãos, pulsos e pés. 

Os sintomas variam de pessoa para pessoa e podem ficar mais leves ou mais intensos em alguns períodos. Se o caso se agravar, é possível ter crises de reumatismo com sintomas mais intensos.

  Continua Depois da Publicidade  

É uma condição muito presente em mulheres, pessoas com histórico familiar dessa doença, bem como em fumantes. Ela pode ser desenvolvida, ainda, com o avanço da idade.

Quais são os sintomas?

Dor no reumatismo
A dor faz parte de um quadro de reumatismo

Os principais sintomas provocados pelo reumatismo são:

  • Dor latejante e aguda que piora durante a manhã e ao ficar parado por muito tempo.
  • Rigidez nas articulações atingidas pela inflamação, impedindo de dobrar os dedos, por exemplo.
  • Inchaço, vermelhidão e sensação de calor na região.

Em alguns casos, podem ser formados nódulos de inflamação visível na pele ao redor da articulação afetada.

Também podem ser observados sintomas mais gerais, como:

  • Perda de peso
  • Cansaço excessivo
  • Perda de apetite
  • Sudorese
  • Febre
  • Olhos secos, se forem afetados pelo reumatismo
  • Dor peito, também se for uma região atingida

Se não for bem tratada, a artrite reumatoide pode causar danos graves, como deformação nas articulações e deficiência física, já que a mobilidade fica reduzida nos membros afetados.

  Continua Depois da Publicidade  

Diagnóstico

Essa é uma doença difícil de ser diagnosticada devido aos sintomas serem semelhantes com diversas outras condições e não ter um exame específico capaz de detectar o reumatismo.

O primeiro passo para saber se sua dor articular está relacionada ao reumatismo é se consultar com um clínico geral, ele irá realizar o exame físico avaliando sinais de rigidez e inflamação na articulação. É necessário informá-lo sobre os demais sintomas que estiver sentindo. 

Se o clínico geral suspeitar de que é um quadro de reumatismo, você será encaminhado para um especialista, o reumatologista. 

Ainda, o clínico ou o especialista poderão solicitar alguns exames para confirmar ou descartar o reumatismo, tais quais:

  • Proteína C reativa, para medir níveis de inflamação.
  • Hemograma completo, para descartar outras causas dos sintomas e obter informações gerais sobre a sua saúde. Também poderá ser avaliado se você tem anemia, que pode estar presente na artrite reumatoide. No entanto, estar com anemia não confirma haver reumatismo.
  • Fator reumatoide, para medir proteínas que ficam presentes no sangue quando ocorre um distúrbio autoimune.
  • Anti-CCP, um teste de anticorpos que indica uma maior probabilidade de artrite reumatoide. Entretanto, há casos de pessoas com reumatismo que não possuem esse anticorpo.
  • Raios-x e ressonância magnética, para rastrear os locais inflamados e fazer acompanhamento do desenvolvimento da inflamação.

Existe tratamento para o reumatismo?

Fisioterapia para reumatismo
Além dos remédios, a fisioterapia e terapia ocupacional ajudam o paciente que tem reumatismo

Não há uma cura definitiva para essa doença, mas há formas de controlar os sintomas e o avanço da inflamação.

O médico irá recomendar o medicamento mais adequado de acordo com seu grau de artrite reumatoide. Nesse caso, podem ser indicados:

  Continua Depois da Publicidade  

  • Anti-inflamatórios não esteroides (AINEs)
  • Corticosteroides
  • Drogas modificadoras de doença reumática (DMARDs)

Durante o tratamento, é ideal realizar sessões de fisioterapia e terapia ocupacional para melhorar a rigidez nas articulações. O terapeuta pode recomendar novas adaptações de tarefas diárias para se tornarem mais fáceis de serem realizadas. 

A cirurgia pode ser considerada para tratar articulações muito danificadas. Ela será útil para recuperar o movimento e reduzir a dor provocada pelo avanço do reumatismo.

Vivendo com o reumatismo

Uma pessoa com reumatismo precisa fazer algumas adaptações ao longo do desenvolvimento da doença. Algumas atividades cotidianas podem se tornar mais difíceis de serem executadas.

Para reduzir danos, evite pressionar demais as articulações inchadas e doloridas. Em dias de crise reumática, é válido tirar o dia de repouso para evitar piorar a inflamação e a dor.

É importante que você não subestime a doença e procure seguir o tratamento corretamente, que será essencial para prevenir crises e problemas físicos mais graves.

Por fim, tente se manter em contato constante com o seu médico para tirar quaisquer dúvidas e receios sobre a doença.

  Continua Depois da Publicidade  

Fontes e referências adicionais

Você ou alguém que você conhece já foi diagnosticado com reumatismo? Como foi o tratamento? Comente abaixo!

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (1 votos, média 5,00)
Loading...
Sobre Dr. João Hollanda

Dr. João Hollanda é Médico Ortopedista - CRM-SP 113136. Formou-se pela Santa Casa de São Paulo, com especialização em cirurgia do joelho. É também médico da Seleção Brasileira de Futebol Feminino desde 2016 e médico voluntário do Grupo de Traumatologia do Esporte da Santa Casa de São Paulo desde 2010. Você pode entrar em contato com o Dr. João através de seu site.

Deixe um comentário