Remédio para infecção urinária – 5 mais usados

Especialista da área:
atualizado em 28/07/2021

A infecção urinária é um problema bastante comum, especialmente em mulheres, e por isso é importante conhecer os melhores remédios e tratamentos disponíveis.

  Continua Depois da Publicidade  

Esse problema pode ser causado por diversas bactérias, sendo a mais comum a Escherichia coli. Além disso, outros fatores podem aumentar o risco de aparecimento dessa infecção, como veremos no decorrer do texto.

Então, a seguir vamos entender melhor como ocorre essa infecção e conhecer os melhores tratamentos para o problema, além de saber formas de evitá-lo.

Mas, antes de iniciarmos o artigo, é essencial lembrar que o tratamento da infecção urinária deve sempre ser prescrito por um médico, principalmente porque envolve o uso de antibióticos.

O que é a infecção urinária?

Uma infecção nada mais é do que a multiplicação de micro-organismos nocivos para a saúde em nosso corpo. E no caso da infecção urinária, essa proliferação acontece nas vias urinárias, como bexiga, uretra e rins.

Os sintomas comuns de infecção urinária são:

  • Necessidade frequente ou urgente de urinar;
  • Dor ou sensação de queimação ao urinar;
  • Odor forte na urina;
  • Dor abdominal ou pélvica;
  • Sangue na urina;
  • Urina turva.

O diagnóstico é feito a partir de exames de urina, chamados de:

  Continua Depois da Publicidade  

  • Sumário de urina, que irá identificar a presença de micro-organismos, além de células de sangue;
  • Cultura de urina, usado para identificar o agente causador da infecção.

Entretanto, outros exames podem ser realizados, principalmente quando a infecção é mais grave.

infográfico infecção urinária

Tratando uma infecção urinária

Os antibióticos são os medicamentos mais usados para tratar a infecção urinária, já que ela geralmente é causada por bactérias. Mas, existem vários tipos de antibióticos que podem ser prescritos pelo médico e a escolha do melhor remédio vai depender de fatores como:

  • A gravidade da infecção;
  • O tipo de bactéria;
  • O tempo de infecção;
  • O histórico médico, como problemas de saúde associados.

Quanto tempo dura o tratamento?

O tempo de tratamento também vai depender do tipo de antibiótico escolhido, e pode variar bastante.

Remédios para infecção urinária mais usados

1. Trimetoprima e sulfametoxazol

A combinação dos compostos ativos trimetoprima e sulfametoxazol é conhecida como Bactrim, e é bastante usada para o tratamento de infecções não-complicadas.

2. Nitrofurantoína

A nitrofurantoína, ou Macrodantina, é um antibiótico usado no tratamento de infecções agudas e crônicas do trato urinário. Ele é bastante usado para o tratamento desse tipo de infecção durante a gravidez, algo muito comum no segundo e terceiro trimestres.

3. Fosfomicina

A fosfomicina trometamol (Monuril) é um antibiótico usado para tratar infecções urinárias leves, e é encontrado na forma de granulados em envelopes, que devem ser misturados em água.

  Continua Depois da Publicidade  

4. Amoxicilina

A amoxicilina é um dos antibióticos mais utilizados, inclusive no tratamento da infecção urinária. As doses utilizadas podem variar bastante, de acordo com a idade e o tipo de infecção a ser tratada. Por isso, o uso como automedicação pode causar problemas graves.

5. Fluoroquinolonas

Este grupo de antibióticos inclui o ciprofloxacino e a levofloxacina, que normalmente são utilizados quando a infecção não foi resolvida com o uso de outros medicamentos.

Tratamento Caseiro

mulher com infecção urinária

Além dos medicamentos citados acima, existem formas caseiras de prevenir e auxiliar na cura da infecção urinária. São elas:

1. Ingerir bastante líquidos

A água é um ótimo remédio caseiro para infecção urinária. Isso porque quanto mais líquidos você ingerir, mais vontade de urinar você vai sentir e maiores são as chances de o seu corpo eliminar bactérias nocivas do organismo por meio do xixi.

Mas isso não significa que apenas beber água irá curar a infecção, mas sim que a hidratação ajuda a prevenir o problema, além de auxiliar no tratamento medicamentoso.

2. Urinar sempre que sentir vontade

Segurar o xixi pode causar muito desconforto, além de aumentar a chance de multiplicação de bactérias que ficam presas no trato urinário. Assim, é indicado urinar sempre que sentir vontade, para que tais bactérias sejam eliminadas na urina e não tenham chance de se proliferar.

  Continua Depois da Publicidade  

3. Usar compressa quente

A aplicação de uma compressa quente na região do abdômen inferior pode reduzir o desconforto e a dor causados pela infecção.

4. Tomar suco de cranberry

De acordo com um estudo publicado no Journal of Medicinal Food, o cranberry contém um composto que impede a adesão de bactérias nocivas às paredes do trato urinário. 

Assim, consumir o suco desta fruta pode ajudar a prevenir o problema, embora mais estudos sejam necessários para definir o exato efeito e a quantidade ideal a ser ingerida.

5. Usar probióticos

Os alimentos probióticos ajudam a promover o equilíbrio de bactérias no trato urinário, aumentando a quantidade de bactérias boas para a saúde e reduzindo o risco de novas infecções.

Esse efeito foi demonstrado em dois estudos, publicados no Canadian Journal of Urology e no World Journal of Gastroenterology.

6. Consumir vitamina C

Uma pesquisa de 2013 publicada na revista científica Reviews in Urology mostrou que aumentar a ingestão de vitamina C não só fortalece o sistema imunológico como também pode deixar a urina mais ácida. 

  Continua Depois da Publicidade  

Esse ambiente ácido dificulta a multiplicação das bactérias responsáveis pela infecção, e pode ajudar a prevenir o problema.

Veja também: 18 alimentos ricos em vitamina C

7. Limpar a região genital da frente para trás

Essa dica é especialmente importante para as mulheres. Ao usar o banheiro, é recomendado limpar a região genital sempre da frente para trás. 

Isso é importante porque a limpeza de trás para a frente pode favorecer a migração de bactérias das fezes para o trato urinário, o que aumenta os riscos de infecção urinária.

8. Ter uma boa higiene sexual

Muitas bactérias são transmitidas por meio de uma relação sexual, e adotar algumas medidas de higiene simples podem diminuir o risco de uma infecção.

Exemplos incluem urinar antes e depois de ter uma relação sexual, usar preservativo e lavar os órgãos genitais ou trocar de preservativo depois de fazer sexo anal.

Quando ir ao médico?

mulher no consultório do ginecologista

É preciso procurar um médico se:

  • Os sintomas não desaparecerem;
  • Os sintomas piorarem;
  • Efeitos colaterais surgirem durante o uso do medicamento;
  • Os sintomas voltarem logo depois do tratamento.

No caso de infecções graves, pode ser necessário usar antibióticos em doses mais altas ou por via intravenosa em um hospital, para tratar o problema e evitar complicações mais graves de saúde.

Dicas e cuidados

As informações deste artigo não substituem a orientação de um médico. Por isso, caso sinta alguns dos sintomas que descrevemos, procure um profissional para realizar o diagnóstico e prescrever o melhor tratamento para o seu caso.

Além disso, alguns cuidados devem ser tomados, como:

  • Siga corretamente a forma de uso dos medicamentos e o tempo de tratamento, para assim evitar que a infecção volte;
  • Evite o uso de roupas íntimas apertadas e de tecido sintético, para melhorar a oxigenação da região.

Por fim, fique atento aos efeitos colaterais dos antibióticos, que incluem:

  • Náuseas;
  • Vômitos;
  • Diarreia;
  • Dores abdominais;
  • Falta de apetite.

Apesar de desagradáveis, esses efeitos são bastante comuns e costumam melhorar no decorrer do tratamento. Mas, caso não melhorem, procure um profissional de saúde.

Vídeo

Fontes e referências adicionais

Você já conhecia os remédios para infecção urinaria? Já foi diagnosticado com essa condição? Comente abaixo!

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (2 votos, média 5,00)
Loading...
Sobre Marcela Gottschald

Marcela Gottschald é Farmacêutica Clinica - CRF-BA 8022. Graduada em farmácia pela Universidade Federal da Bahia (UFBA) em 2013. Residência em Saúde mental pela Universidade do Estado da Bahia (UNEB). Experiência em pediatria e nefrologia, com ênfase em unidade de terapia intensiva. Ela faz parte da equipe de redatores do MundoBoaForma.

Deixe um comentário

3 comentários em “Remédio para infecção urinária – 5 mais usados”