Siri é remoso?

Especialista da área:
atualizado em 06/04/2021

O siri é um fruto do mar que dá para consumir gratinado ou por meio da famosa receita de casquinha de siri. Outra opção é fazer uma sopa de siri, por exemplo. Mas, quem já se sentiu meio estranho após comer pode se perguntar se o siri é remoso.

  Continua Depois da Publicidade  

O que são alimentos remosos?

É algo que precisamos compreender quando queremos saber se o siri é remoso, não é mesmo? Principalmente se você nunca ouviu a expressão.

A expressão remoso significa “capaz de prejudicar a saúde, que faz mal à saúde, especialmente ao sangue […]”. O termo ainda pode ser chamado de reimoso.

Esta não é classificação científica, mas uma expressão antiga, da sabedoria popular. Ela também pode definir os alimentos que podem provocar inflamação na pele, fruto de uma reação alérgica.

Popularmente, a reima é algo que pode ser considerado um alergênico e que causa reações. Por exemplo, coceira, diarreia e intoxicações mais sérias em algumas pessoas.

Além disso, alguns especialistas acreditam que um alimento reimoso ou remoso também pode interferir no processo de cicatrização. Já outros afirmam que não existem evidências científicas que os alimentos remosos ou reimosos prejudicam a cicatrização.

A explicação é que a cicatrização não está propriamente relacionada a alguns alimentos que se come. Mas, a um conjunto de cuidados junto à alimentação, como o repouso recomendado, medicamentos prescritos e características do organismo.

O siri é remoso ou não?

Siri é remoso?

Não há informações que confirmem se o siri é remoso ou não. Além disso, o alimento fornece proteínas, cálcio, magnésio, fósforo, zinco, vitamina A, vitaminas do complexo B e vitamina C.

Por outro lado, é possível manifestar uma alergia ao alimento. Isso porque os frutos do mar estão entre os alimentos que mais provocam alergia. Assim, é importante prestar atenção como o corpo reage após o consumo do siri e ficar de olho em possíveis reações alérgicas.

Aliás, os primeiros sintomas de uma crise alérgica como a coceira na língua, espirros e a sensação estranha na garganta já exigem a procura do auxílio médico.

  Continua Depois da Publicidade  

A questão da cicatrização

Cicatrização - Siri é remoso?

Conforme vimos acima, alguns especialistas consideram que os alimentos remosos ou reimosos são capazes de interferir no processo de cicatrização. Já outros não defendem muito essa hipótese.

Para garantir que não tenha maiores problemas, se você estiver se preparando para fazer uma cirurgia ou uma tatuagem (intervenções que envolvem uma cicatrização), converse com o médico sobre sua dúvida se o siri é remoso.

Pergunte a ele se o fruto do mar pode prejudicar a cicatrização e se você precisar tirar o siri da dieta antes e/ou depois da operação ou tatuagem.

Aproveite a oportunidade para perguntar qual é a alimentação mais apropriada para favorecer, ou ao menos não atrapalhar, o processo de cicatrização de uma cirurgia ou tatuagem.

Vídeo

Por fim, confira as dicas da nossa nutricionista sobre alimentação e cicatrização no vídeo abaixo:

Você costuma comer siri? Já teve alguma reação a ele? Então, conte como foi nos comentários!

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (1 votos, média 5,00)
Loading...
Sobre Dra. Patricia Leite

Dra. Patricia é Nutricionista - CRN-RJ 0510146-5. Ela é uma das mais conceituadas profissionais do país, sendo uma referência profissional em sua área e autora de artigos e vídeos de grande sucesso e reconhecimento. Tem pós-graduação em Nutrição pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, é especialista em Nutrição Esportiva pela Universidad Miguel de Cervantes (España) e é também membro da International Society of Sports Nutrition.

  Continua Depois da Publicidade  

Deixe um comentário