Algumas pessoas ainda sentem dificuldades em ter boas noites de sono e buscam alternativas para um descanso melhor. Recentemente, uma tendência tomou conta das redes sociais e prometeu ajudar a dormir melhor: o sleepmaxxing.
A prática abrange desde a implementação de rotinas relaxantes até o uso de dispositivos especializados para alcançar um sono reparador. Os usuários do TikTok mostraram alguns dos métodos que utilizavam, como fitas adesivas, expansores de narinas ou até mesmo coquetéis de magnésio e comer kiwi antes de dormir.
Embora as técnicas possam ter seus benefícios, especialistas demonstram preocupações, pois pode aumentar os riscos à saúde devido aos instrumentos utilizados. Carleara Weiss, consultora de ciência do sono da Aeroflow Sleep, por exemplo, diz que o marketing do soo como produto é preocupante. “Devemos ter cuidado para não desviar o foco do real bem-estar para outro, de apenas comprar mais e mais produtos”, destacou a profissional.
O termo sleepmaxxing abrange qualquer tipo de dica ou truque que pode ajudar a adormecer mais rápido e por mais tempo – por isso, muitos internautas estão aderindo à nova tendência. As pessoas vêm buscando cada vez mais formas de conseguir um sono reparador, por entenderem que é importante o corpo recuperar energia da melhor maneira possível.
No entanto, ainda há quem pergunte se a técnica realmente é eficaz e quão benéfica é para a saúde. Alguns especialistas alertam que, embora as práticas sejam úteis, elas carecem de respaldo científico e podem ser contraproducentes.
Um exemplo disso são as fitas bucais para promover a respiração nasal durante o sono, que podem não ser adequadas para todos e, em alguns casos, até mesmo representar riscos á saúde.
“Pesquisas limitadas mostram que a fita adesiva na boca pode não ser eficaz para todos os respiradores bucais durante o sono e, em alguns casos, piora o fluxo de ar durante o sono. Também há risco de aspirar catarro e conteúdo refluído para os pulmões se a boca for tapada; ouvi falar de pacientes que desenvolveram pneumonia por aspiração após tapar a boca”, alertou Clete A. Kushida, neurologista e especialista em sono da Stanford Health Care.
Mas há outros métodos do sleepmaxxing que são úteis, como o óculos bloqueador de luz azul, que ajuda a regular os ritmos circadianos. Comer kiwis antes de dormir, por sua vez, demonstrou aumentar os níveis de serotonina e melatonina e melhorar a qualidade do sono.