Soja Torrada Engorda?

Especialista:
atualizado em 23/12/2019

Integrante do grupo das leguminosas, que também é composto pelo feijão, pela lentilha e pelo grão-de-bico, a soja torrada é um alimento que pode ser utilizado como substituto do amendoim. Isso é útil quando levamos em consideração que o amendoim é um dos alimentos que mais causam alergia.

O então presidente da Associação Brasileira de Alergia Imunologia (ASBAI), José Carlos Perini, contou ainda que a alergia ao amendoim é uma das alergias alimentares que mais registrou aumento no Brasil entre os anos de 2011 a 2015.

Ok, uma das utilidades culinárias do alimento nós já conseguimos entender, mas será que não devemos nos preocupar com os efeitos que a soja torrada pode provocar em relação ao nosso pelo corporal?

Será que a soja torrada engorda? 

Vamos começar a nossa análise para saber se a soja torrada engorda verificando a quantidade de calorias que são encontradas no alimento.

Uma xícara de soja torrada desidratada é composta por 776 calorias, o que corresponde a 39% do consumo total diário de calorias, para quem ingere 2 mil calorias diariamente.

A soja torrada sabor ervas finas apresenta 46 calorias a cada colher de sopa e 230 calorias em uma porção de 100 g (isso é 11,5% das calorias da dieta diária de 2 mil calorias).

A soja torrada salgada contém 80 calorias em uma colher de sopa e 400 calorias a cada 100 g (que representam 20% das calorias da dieta de 2 mil calorias).

O que esses dados nos demonstram? Que pode ser verdade que a soja torrada engorda caso ela seja consumida em excesso – veja novamente a diferença dos valores calóricos entre as porções de uma colher de sopa e de 100 g ou uma xícara.

Assim, a partir do ponto de vista calórico, o alimento pode aparecer na dieta de emagrecimento ou controle do peso desde que seja consumido em moderação. Já se o objetivo for engordar, porções maiores da soja torrada podem contribuir neste sentido.

Combustível para quem pratica exercícios físicos

O personal trainer Brian Willett afirmou que a xícara de soja torrada salgada pode servir como fornecimento de energia para as pessoas extremamente ativas, que se dedicam à prática de exercícios físicos, justamente por conta de seu alto teor de calorias.

De acordo com Willett, a porção equivalente a uma xícara do alimento fornece uma quantidade de calorias suficientes para servir de combustível para 1h31min de natação ou 1h19min de corrida, por exemplo.

As proteínas da soja torrada

No entanto, quando queremos verificar se a soja torrada engorda, não podemos nos ater somente à quantidade de calorias que ela apresenta – também precisamos verificar a composição do alimento.

Um dos nutrientes que merece destaque em sua composição são as proteínas – uma xícara de soja torrada desidratada possui 68 g de proteínas. Já 100 g da soja torrada sabor ervas finas trazem 16,65 g do nutriente, enquanto 100 g da soja torrada salgada apresentam 30 g de proteínas.

As proteínas são conhecidas por contribuírem com a saciedade do corpo. Segundo a nutricionista Jill Corleone, não se sabe exatamente como elas ajudam a controlar o apetite, porém, um artigo de 2005 publicado no American Journal of Clinical Nutrition (Jornal Americano de Nutrição Clínica, tradução livre) afirmou que o nutriente afeta os hormônios que regulam a fome.

Uma revisão publicada no ano de 2015 no The American Journal of Clinical Nutrition (O Jornal Americano de Nutrição Clínica, tradução livre) identificou que refeições que são compostas por, pelo menos, 25 g de proteínas pode auxiliar as pessoas a aumentar o seu nível de saciedade, fazendo com que elas não comam tanto mais tarde, o que contribui com o controle do peso corporal.

Outra função popular das proteínas é o seu papel no desenvolvimento dos músculos, motivo pelo qual elas são tão presentes nas dietas de quem treina com foco no crescimento muscular.

As fibras

A soja torrada também serve como fonte de fibras. Uma colher de sopa de soja torrada sabor ervas finas traz 1,2 g de fibras e 100 g do alimento apresentam 6 g do nutriente.

Já uma colher de sopa de soja torrada salgada possui 2 g de fibras, ao mesmo tempo que uma porção de 100 g do alimento carrega 10 g.

De acordo com a mestra em biologia celular e molecular, Sylvie Trembla, as fibras também trazem saciedade ao corpo e controlam os níveis de açúcar no sangue.

No entanto, Tremblay também alertou que qualquer comida consumida em excesso pode causar o ganho de peso. Portanto, se o objetivo não é engordar, comer muita soja torrada não parece muito vantajoso, até porque ela é rica em calorias, como vimos acima.

Outras considerações 

Quer você deseje ou necessite engordar ou emagrecer, o ideal é que converse com o seu nutricionista para entender se na opinião dele a soja torrada engorda ou emagrece, e como o alimento pode aparecer na sua dieta já que, como vimos, ele possui atributos que podem auxiliar ambos os casos.

Entretanto, precisamos ressaltar que não é um alimento sozinho que causa a perda ou o ganho de peso, mas sim toda a dieta que uma pessoa segue, assim como o contexto do seu estilo de vida. Por exemplo, fatores como estresse, qualidade de sono e nível de prática de exercícios físicos também podem influenciar o peso corporal.

Assim, qualquer que seja o seu objetivo, tenha a ajuda de um bom nutricionista para te guiar em como fazer para atingi-lo de maneira saudável, sem que a sua saúde seja comprometida.

Vale registrar ainda que a soja já foi apontada como causadora de problemas à saúde, portanto, também vale a pena consultar o médico para saber se não existe nenhuma restrição em relação ao seu consumo para você.

Você já imaginava que o consumo em excesso de soja torrada engorda? Já experimentou ou tem o costume de consumi-la? Comente abaixo!

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (5 votos, média: 4,60 de 5)
Loading...
Sobre Dra. Patricia Leite

Dra. Patricia é uma das nutricionistas mais conceituadas do país, sendo uma referência profissional em sua área e autora de artigos e vídeos de grande sucesso e reconhecimento. Tem pós-graduação em Nutrição pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, é especialista em Nutrição Esportiva pela Universidad Miguel de Cervantes (España) e é também membro da International Society of Sports Nutrition. É ainda a nutricionista com mais inscritos no YouTube em português. Dra. Patricia Leite é a revisora geral de todo conteúdo desenvolvido pela equipe de redatores especializados do Mundo Boa Forma.

Deixe um comentário

2 comentários em “Soja Torrada Engorda?”

  1. Muito boa essa matéria sobre a soja, gostaria de saber se a soja torrada também possui isoflavona como o leite de soja e a soja texturizada, obrigada