Leite de soja

Leite de Soja Faz Mal à Saúde?

A moda recente de dietas sem lactose certamente tem colaborado para o aumento no consumo de leite de soja no Brasil. Embora não contenha lactose (a proteína presente no leite que pode causar alergia), a bebida de soja tem gerado controvérsia, com muitas pessoas se perguntando se o leite de soja faz mal e se devem evitar o seu consumo.

Vamos ver as principais dúvidas em relação ao leite de soja e entender se ele deve ou não fazer parte da sua alimentação.

O que é leite de soja?

Chamado de leite devido à sua coloração semelhante ao leite de vaca, o produto derivado da soja é na verdade classificado como “bebida de soja”, pois não é de origem animal, como a denominação leite sugere.

Originário da China, onde é consumido há séculos, o leite de soja pode ser preparado de duas maneiras: a partir dos grãos de soja (que ficam de molho e são posteriormente triturados com água e coados) ou então a partir do extrato de soja em pó.

O teor de proteínas do leite de soja é semelhante ao encontrado no leite de vaca, e ao contrário do leite animal, o leite de soja contém pouca gordura saturada e nada de colesterol.

Benefícios do leite de soja

O leite de soja mantém praticamente todos os benefícios da soja, sendo eles:

– Hormônio natural

Como todos os produtos originados da soja, o leite também contém isoflavona, um tipo de fitoestrógeno. Como o nome sugere, o fitoestrógeno é uma substância que possui estrutura e função semelhante ao estrógeno, hormônio produzido pelo corpo humano.

Durante a menopausa, os níveis de estrógeno diminuem sensivelmente, causando efeitos indesejados às mulheres, como ondas de calor, maior risco de problemas cardíacos e obesidade, além de diminuição na libido. Para tentar amenizar esses desconfortos, muitos médicos indicam a reposição hormonal, feita com estrógeno sintético.

As isoflavonas são uma alternativa à utilização de estrógenos sintéticos, pois possuem todos os benefícios do estrógeno, sendo porém de origem natural.

– Saúde cardiovascular

Como já dissemos anteriormente, o leite de soja não possui colesterol e a maior parte de sua gordura é do tipo mono e poli-insaturada. Esses ácidos graxos do leite de soja ajudam a impedir o transporte de colesterol para a corrente sanguínea, diminuindo as concentrações de LDL (“colesterol ruim”) e triglicérides.

Ao mesmo tempo, a soja contribui para elevar os níveis de HDL, o “colesterol bom”, que ajuda a prevenir doenças cardiovasculares.

– Auxilia na perda de peso

O leite de soja possui menos açúcar natural que o leite de vaca: enquanto uma xícara de leite de vaca contém 12 gramas de açúcar, a mesma quantidade de leite de soja tem somente sete gramas.

Em termos energéticos, um copo de leite de soja contém aproximadamente 80 calorias, o que seria equivalente a um copo de leite desnatado. Além disso, os ácidos graxos monoinsaturados da soja dificultam a absorção de gordura na parede do intestino, o que obviamente é um grande benefício para quem precisa emagrecer.

E um dos benefícios pouco conhecidos do leite de soja é que ele possui uma boa quantidade de fibra: um copo contém 3g, que é aproximadamente 10% do teor diário recomendado. Além de auxiliar no funcionamento do intestino, as fibras também ajudam a prolongar a sensação de saciedade, mantendo a fome longe por mais tempo.

E é claro que nessa situação nós estamos levando em consideração o leite de soja natural, sem a adição de açúcares como muitas vezes ocorre com alguns tipos de leite industrializados.

– Evita a osteoporose

O leite de soja pode ajudar a acelerar a absorção do cálcio, contribuindo para a manutenção do tecido ósseo e evitando o surgimento da osteoporose. Como a quantidade de cálcio no leite de soja é baixa, opte pela versão fortificada com o nutriente, e também com a vitamina D, que ajuda a melhorar a absorção do cálcio

– Previne o câncer de próstata

O mesmo fitoestrógeno que auxilia as mulheres no período da menopausa pode também ajudar os homens a prevenir o câncer de próstata. Isso ocorre porque esse estrógeno natural pode inibir a produção de testosterona nos homens. E níveis baixos de testosterona estão associados a riscos menores de desenvolvimento de câncer de próstata.

E é claro que uma das vantagens do leite de soja é exatamente a ausência de lactose, a proteína do leite que pode causar intolerância em uma boa parte da população. Para vegetarianos, o leite de soja é uma excelente alternativa ao leite de vaca, pois possui uma ótima quantidade de proteínas de alta qualidade: sete gramas por copo.

Controvérsias sobre o leite de soja

Nos últimos anos, com o aumento da preocupação com a saúde e qualidade de vida, cada vez mais pessoas passaram a consumir produtos derivados da soja, como o tofu, o leite de soja e os próprios grãos inteiros.

Essa ampliação no consumo da soja veio acompanhada de algumas controvérsias relacionadas à sua segurança para o consumo humano. Alguns profissionais afirmam que o leite de soja faz mal à saúde, enquanto outros dizem que qualquer produto derivado da soja é seguro e deve fazer parte de uma dieta saudável.

Vamos ver alguns dos principais pontos de discórdia sobre o consumo do leite de soja:

– “A soja prejudica a tireoide”

A soja possui alguns compostos tidos como “antinutricionais”, ou seja, que dificultam a absorção de alguns nutrientes, como o ferro, o zinco e o iodo. Conhecidos como fitatos, esses compostos são anulados após o cozimento dos grãos de soja, mas alguns profissionais recomendam que pessoas que já tenham algum problema na tireoide evitem o consumo do leite de soja.

Pesquisas recentes sugerem que a soja talvez não afete as funções da tireoide em indivíduos saudáveis, mas se você tem histórico de hiper ou hipotireoidismo, diminua ou evite o consumo diário de leite de soja.

– “Leite de soja está relacionado ao câncer de mama”

Algumas pessoas associam o leite de soja ao câncer porque níveis elevados de estrogênio estão relacionados ao surgimento do câncer de mama. No entanto, os fitoestrógenos presentes na soja são muito mais fracos que o estrógeno produzido no corpo humano, não oferecendo assim os mesmos riscos.

Calcula-se que o estrógeno humano seja 1000 vezes mais potente que a isoflavona presente no leite de soja. E existem diversos estudos que ligam o consumo de soja a menores taxas de câncer de mama, sobretudo em mulheres de origem asiática, que possuem uma alimentação rica em soja.

– “Pode prejudicar a saúde masculina”

Assim como as mulheres, os homens também possuem receptores para estrógeno, portanto o consumo de soja poderia afetar negativamente a fertilidade masculina.

Segundo um estudo da Universidade de Harvard, o alto consumo de leite de soja pode diminuir a produção de esperma. Alguns profissionais também afirmam que a soja pode causar ginecomastia, que é o crescimento exagerado da mama masculina.

A soja também pode alterar a produção de testosterona, o hormônio que atua no reparo e crescimento celular, sistema imunológico e na função sexual.

No entanto, assim como as demais afirmações, essa também é bastante controversa, existindo pesquisas que afirmam que o leite de soja não faz mal à saúde masculina se consumido em quantidades moderadas.

Conclusão

A soja é um produto relativamente novo nos hábitos alimentares brasileiros, portanto é natural que seu consumo esteja associado a algumas dúvidas e que muitos pensem que o leite de soja faz mal. No entanto, inúmeras pesquisas têm demonstrado que o ele não faz mal à saúde, desde que consumido com moderação.

E o que é moderação? É consumir de 2 a 3 copos da bebida por dia, uma quantidade suficiente para obter todos os benefícios da soja sem oferecer qualquer risco à saúde. E lembre-se de evitar os leites de soja que já vêm adoçados e com outros aditivos (chocolate, frapê, etc), para não aumentar o seu valor calórico.

E se você não sabe como fazer leite de soja, não tem desculpa: é só deixar uma xícara de grãos de molho de um dia para o outro, jogar essa água fora no dia seguinte e bater a soja com 1,5 L de água mineral. Coe e leve o líquido ao fogo, deixando em fogo baixo por 10 minutos após a fervura.

Você é um dos que acredita que o leite de soja faz mal à saúde? De onde veio essa informação? Já tomou o leite de soja com alguma frequência? Comente abaixo!

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (39 votos, média: 3,92 de 5)
Loading...
Revisão Geral pela Dra. Patrícia Leite - (no G+)



ARTIGOS RELACIONADOS

17 comentários

  1. Quem quiser saber sobre os malefícios da soja, é só pesquisar no google: “Terceiro simpósio Internacional da Soja” e verá porque eu tive um principio de osteoporose, e só parou de me prejudicar graças a uma amiga farmacêutica que me alertou, para parar de beber o leite de soja. e eu tive provas de mais uma pessoa que estava reclamando de que toda vez que tomava a soja sentia dor nos ossos. Mesmo tendo havido trez simpósios internacionais da soja condenando-a, a nossa Anvisa, não deu bola, e consentiu que o veneno continuasse a ser plantado no nosso sagrado terreno brasileiro, para a alegria das multinacionais de medicamentos.

  2. Valbem de Jesus Santana

    O leite de soja afeta a sexualidade masculina

  3. Tem razão, Valbem de jesus Santana, não precisa falar mais nada à respeito do veneno contido na soja, o tal do ácido fítico que destroi os ossos, e acaba com o ormonio do homem e tamem da mulher.

  4. Alimentei minha filha com leite de soja logo após ter largado o peito. Ela consumia umas 2 colheres do leite de soja associado ao leite de vaca 3 vezes ao dia por mais de um ano. Coincidência ou não, aos13 anos foi diagnosticada com hipotireoidismo , a menstruação parecia hemorragia, a anemia era frequente e hj aos 25 anos tem endometrpose e ovários polissisticos.
    Será que tem a ver com o consumo de leite de soja nos primeiros anos de vida?

  5. Estou na menopausa. e tive todos os sintomas que a menopausa causa. Tinha intestino preso. Praticamente sem libido. O gineco sugeriu fazer reposição, fiquei com um pe atras visto que na família tem casos de cancer . Então por conta própria comecei faz 3 meses a usar o extato da soja. Os resultados são maravilhosos, intestino funciona todos os dias, não estou ganhando peso e minha libido melhorou muito. Nada ainda a reclamar da soja. Como hoje tudo causa cançer e quem toma leite de vaca tem osteoporose, vou continuar na soja. Se correr o bicho pega e se ficar o bicho come.

    • Mariá, desculpe a minha teimosia EM AFIRMAR QUE O LEITE DE SOJA FAZmal á saúde tomava dos os dias leitre de soja de manha e à tarde , e ainda por cima minha mulher cozinhava com óleo de soja,´pois bem, depois que uma amiga uma senhora FARMACEUTICA formada , Há muitos anos ficou sabendo que eu tomava leita de soja, ela me forneceu um dossiê, com varias paginas quew eu nem consewgui ler tudo em um só dia, que éra referente à três simp[osios Internacional da soja, feito na Europa, prevenindo as pessoas sobre o perigo desse suposto alimento. APOS EU TER LIDO, PAREI DE USÁ~LO, quando FIU FAZER UM EXAME DE CINTILOGRAFIA OSSEA, FOI CONSTATADO UM PRINCIPIO DE OSTEOPOROSE, E AINDA APOS ALGUM TEMPO DIMINUIU A MINHA POTENCIA NO QUE DIZ RESPEITO A TESTOSTERONA QUE DIMINUIU 90 POR CENTO. gRAÇAS A ESSA ENFERMEIRA AMIGA, PAREI EM TEMPO. pARA MIM AS PESSOAS QUE AINDA NÃO SABEM, NÃO PESQUIZARAM A LITERATURA DO TERCEIRO SIMOÓSIO INTERNACIONAL DA SOJA, POR ISSO AS MULTINACIONAIS DE MEDICAMENTOS DEITAM E ROLAM PARA VENDER MEDICAMENTOS, E A ANVISA TAMBEM GOSTA E EU DESCONFIO MUITO, ALEM DO MAIS EXISTEM TAMBEM OS AGROTOXICOS, QUE A REFERIDA ABVISA DEVIA DE PROHIBIR, E SOMENTE ACEITAR ADUBOS ORGANICOS NA LAVOURA. MINHA PREZADA AMIGA DESCULPE~ME OS ERROS DA MINHA ESCRITA, POIS ESTOU SEM A MINHA LENTE DE CONTACTO, E NÃO CONSIGO NEM LER DIREITO O QUE LHE ESTOU PASSANDO. NA DÚVIDA DAS INFORMAÇOES QUE EXISTE ENTRE DOIS LADOS, QIE EU JÁ LI À RESPEITO, PELO SIM OU PELO NÂO, EU PREFIRO CONTINUAR ME ALIMENTANDO SEM A SOJA E SEM O LEITE DA MESMA, POIS EU TENHO DIVERSOA LIVROS E LITERATURAS QUE EU PESQUISO HÁ MAIS DE 30 ANOS, SOBRE CURAS DE DIVERSAS MANEIRAS TAIS COMO, CURA PELAS ÁGUA, PELAS FRUTAS, PELA ACUMPUNTURA, PELA ÁGUA, PELA URINOTERAPIA,, PELAS PLANTAS, PELOS LEGUMES,, PELA yOGA, PELO kUNG~FÚ, QUE EU PRATIQUEI DURANTE 8 ANOS, PELOS SALMOS DE DAVÍ, QUE A PLEBE PENSA FOI ESCRITO POR UMA RELIGIÃO, E NÃO CONHECEM QUEM, FOI REALMENTE ESSE SER. MUITO OBRIGADO POR TER COLOCADO NA INTERNET A SUA POSIÇÃO, EU RESPEITO, POREM EU SEMPRE GOSTO DE OUVIR OS DOIS SINOS BATEREM, OU MAIS DE DOIS, POREM EU PREFIRO FICA NA MINHA. ok? mUUITA FELICIDADE PARA VOÇÊ, SE TIVER ALGUMA NOVIDADE PODE ME ENVIAR QUE EU AGRADEÇO, DUES DE ABENÇOE E TE PROTEJA E TE AJUDE SEMPRE. jOSÉ.

    • Concordo com vc , tomo leite de soja a anos e não estou sentindo nenhum sintoma ruim da menopausa ,meu intestino passou a funcionar melhor e não engordou nada com o consumo desse leite ,para mim só coisa boa com o uso do leite de soja !!!

  6. Quando iniciei o período de menopausa, minha médica receitou hormônios sintéticos, porém nada resolvia em relação ao calor intenso que eu sentia, então comecei a tomar todos os dias dois copos de leite de soja, sendo um pela manhã e um a noite após 3 dias ja não sentia nenhum sintoma da menopausa.
    Tomei nesta sequencia por um periodo de 10 anos. Hoje aos 60 anos não tomo todos os dias, porém não tenho nenhum problema de saude. Não tenho osteosporose , nem problemas de tiroide. Trabalho, e sou muito ativa para caminhar e executar minhas tarefas diarias, Esta é minha experiência pessoal sobre o assunto.

  7. Tomar ou nao tomar leite de soja? Eis a questão!

  8. Meu filho nunca tomou leite de soja, mas adora aquele famoso suco de maça e com 5 ou 6 anos foi diagnosticado com problema de tireóide acho que é hipotireoidismo ,aquele que engorda, sei que fazem pelo menos uns dois anos que não compro mais esse suco, mas ele gosta muito de coisas que contém soja, agora ele estava comendo sobremesas com soja,os flan ou sobremesa de chocolate (cremes) ,mas não sei se corto essas sobremesas da alimentação dele?O que faço me aconselhem!Aguardo.

    • alessandra se esses produtos que ele consome for artificial e bom parar de consumir pela experiencia de vida produtos artificiais , antes de melhorar a saude ele abate a saude . agora sobre o soja nao posso dizer muito porque ainda o nao conheço ,direito mas e melhor timar o leite de soja , do que ingerir produtos que nao seja natural.

  9. Ele está com 10 anos vai 11 mês que vêm.

  10. eu sempre soube que o leite de soja e muito bom para a saude . agora ha tres dias atras hoje dia 09/02 2018 tomei tomei na terça .na quarta e na quinta enfim tres dias e no segundo dia me senti um pouco de falta de ar , a pesar que ja tenha um pouco de falta de ar mas aumentou bastante ; agora que aconteceu isso me alembro em 1992 que eu fiz um supletivo ; e na escola andei tomando leite de soja tambem na quela epoca me senti meio estranho nao me senti bem. o meu problema da falta de ar e do sistema nervoso e nao e da tiroide pois quero dizer uma coisa pode ser que esse mal e pra bem , uns 15 anos atras eu nao podia comer tomate , limao e nem leite de vaca quando eu ingeria esses produtos me sentia muito mal ; mas pela esperiencia da vida eu sabia que na inscistencia eu ia comer e com o tempo iria me sentir bem mas en todo caso VOU SUSPENDER O SOJA POIS NAO O CONHEÇO BEM .

  11. EU TOMEI TRES DIAS O LEITE SOJA E ME SENTI UM MAL ESTAR NAO RECOMENDO

  12. EM 1992 andei tomando o leite de soja na escola , toda vez que eu tomava nao me sentia muito bem , sentia um tipo de mal estar mas nao sabia porque? e agora tomei por tres dias seguido e me deu falta de ar e ate vim no computador pesquisar sobre o soja por minha decepçao vi muitos comentarios negativo sobre o soja eu acho que nao faz bem

  13. Leite de soja é vida. Lactose é morte.

Deixe uma resposta

Seu email não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados *

*