Especialista da Área:

Sopa de Batata e Cenoura Emagrece? Receitas e Dicas

🕐 24/12/2019

Tem coisa melhor do que uma sopa bem quentinha e saborosa para esquentar nos dias mais frios do ano? Melhor ainda se essa sopa der uma forcinha para o processo de perda de peso. Mas será que, por exemplo, uma sopa de batata e cenoura emagrece realmente?

Será que a sopa de batata e cenoura emagrece? 

Frequentemente, essa sopa está presente em cardápios de emagrecimento. Mas será que ela ajuda mesmo?

Os vegetais realmente podem ajudar a pessoa a se sentir saciada ao tomar a sopa. E se a pessoa fica mais satisfeita ao tomar a sopa, fica mais fácil se controlar e evitar de comer mais do que o necessário e resistir à tentação de comer besteiras depois de ter se alimentado.

Uma xícara de batata inglesa cozida (forma como o alimento aparece na sopa) possui 124 calorias; 27,57 g de carboidratos, nutriente conhecido pelo seu papel em relação ao fornecimento de energia para o corpo; e 3,3 g de fibras, que estão associadas à promoção da saciedade ao organismo.

Entretanto, um estudo prospectivo publicado no New England Journal of Medicine verificou quais alimentos eram os responsáveis mais frequentes pelo aumento de peso entre um grupo grande de enfermeiras.

O estudo apontou que não somente os chips de batata e a batata frita, como também a batata normal, causaram mais ganho de peso entre elas do que as bebidas açucaradas. Conforme a Harvard Health Publications, seja assada, seja frita, a batata pode provocar um aumento rápido nos níveis de açúcar no sangue e nas taxas de insulina, o que pode resultar em impactos negativos em relação ao apetite e ao peso.

Por outro lado, nos casos em que a pessoa diminui o seu consumo geral de calorias para emagrecer, não espera-se que comer a batata possa dificultar o processo.

Para embasar sua afirmação, uma pesquisa do ano de 2014 publicada no Journal of the American College of Nutrition, ao avaliar a perda de peso em um grupo de pessoas que seguia uma dieta com redução de calorias, identificou que o consumo de batatas não provocou o aumento de peso.

Se for uma quantidade moderada por vez e como parte de um plano diário saudável, a sopa de batata e cenoura emagrece, sim. Mas é preciso lembrar que não há nada especial na combinação de batata e cenoura que provoque por si só a perda de peso.

Cuidado com a sopa cremosa

É preciso ter cuidado com a sopa de batata preparada com uma base cremosa. A sopa de batata pode até ser saudável, porém, quando é preparada com a base cremosa, ela pode aparecer carregada de calorias e gorduras saturadas.

Ou seja, para quem deseja e/ou precisa perder peso, a dica é deixar de lado as sopas cremosas de batata e cenoura.

Também podemos concluir que conforme o modo, a quantidade e o contexto da dieta no qual ocorre o consumo da batata influenciam se ela estimula o ganho do peso.

As cenouras

Agora que já falamos das batatas, precisamos voltar os nossos olhos para a cenoura para entender se a sopa de batata e cenoura emagrece.

As cenouras são uma boa alternativa de alimento para a dieta de quem deseja emagrecer porque são pobres em calorias. Uma xícara de cenouras cozidas (como acontece na preparação de uma sopa) é composta por somente 54 calorias.

As cenouras são ainda ricas em vitamina A – uma xícara do vegetal cozido apresente 532% do valor diário do nutriente que uma pessoa deve consumir. O organismo converte a vitamina A em substâncias químicas conhecidas pelo nome de retinoides, que interagem com as células e tecidos do corpo.

Uma revisão divulgada no ano de 2015 na publicação Archives of Biochemistry and Biophysics algumas formas de vitamina A se comunicam com as células de gorduras e influenciam o crescimento de novas células de gorduras, o armazenamento de gorduras e a obesidade.

A revisão também apontou que a vitamina A pode atuar em relação à diminuição da obesidade abdominal – um tipo de obesidade que está associada a sérios riscos à saúde.

Segundo estudo divulgado em 2015 na publicação Scientific Reports, as pessoas que sofrem com a obesidade tendem a apresentar baixos níveis de vitamina A.

As cenouras servem como fonte de fibras, nutriente que auxilia a promoção de saciedade no organismo – uma xícara do alimento cozido corresponde a 18% do valor diário do nutriente que recomenda-se que uma pessoa consuma. As cenouras também contribuem com o fornecimento de vitamina C ao organismo, apresentando 10% do valor diário do nutriente que cada indivíduo deve ingerir. A vitamina C já mostrou-se importante para a queima de gorduras durante a prática de exercícios.

Isso foi identificado por meio de uma pesquisa divulgada em 2006 na publicação Nutrition & Metabolism, que indicou que jovens adultos que tinham níveis abaixo do ideal de vitamina C queimaram 25% a menos de gorduras do que aqueles que apresentavam níveis normais do nutriente.

Considerações importantes para quem deseja e/ou necessita emagrecer

Por mais que algumas evidências levem a crer que a sopa de batata e cenoura emagrece, ela não é capaz de operar milagres neste sentido. Nenhuma sopa ou alimento é capaz de promover magicamente o emagrecimento.

Portanto, para quem deseja livrar-se dos quilos em excesso, além de incluir sopas que auxiliem a dieta de perda de peso, é fundamental seguir toda uma alimentação apropriada para alcançar esse objetivo e que seja saudável, nutritiva, controlada e equilibrada.

Até porque de que adianta tomar uma sopinha light à noite se durante o dia a pessoa almoçar em restaurantes fast-food, se encher de refrigerante e comer coxinha na hora do lanche? Muito difícil que emagreça, não é verdade?

Além de tomar conta da dieta, para quem deseja perder peso também vale a pena praticar exercícios físicos regularmente como forma de maximizar a sua queima de calorias.

Lembrando que todo esse processo se torna bem mais eficiente, saudável e seguro quando a pessoa conta com o acompanhamento de profissionais qualificados como nutricionista e educador físico. 

Receitas de sopa de batata e cenoura

Receita 1 

Ingredientes: 

  • 5 batatas grandes;
  • 2 cenouras grandes;
  • 1 dente de alho amassado;
  • 1 ½ cebolas grandes picadas;
  • Coentro picado a gosto;
  • Água;
  • Azeite de oliva extra virgem a gosto.

Modo de preparo:

Descascar, lavar bem e fatiar as batatas e as cenouras; Em uma panela adicionar o azeite de oliva extra virgem, o alho e as cebolas. Refogar; Após, acrescentar a água e colocar as batatas e as cenouras para cozinhar; Depois que cozinhar, esperar esfriar um pouco e levar o conteúdo para bater no liquidificador; Devolver a sopa para a panela, deixar cozinhar mais um pouco e adicionar o coentro. Então, desligar o fogo e servir-se.

A receita rende muitas porções, pelo menos 5.

Receita 2 

Ingredientes:

  • 1 batata inglesa pequena;
  • 1 cenoura pequena;
  • 1 cubo de peito de frango;
  • Cebola picada a gosto;
  •  Alho picado a gosto;
  • Cheiro verde a gosto;
  • 1 fio de azeite de oliva extravirgem;
  • 1 pitada de sal;
  • Quantidade de água suficiente para cobrir os legumes;
  • Queijo ralado e sementes de chia a gosto para decorar.

Modo de preparo:

Descascar a batata e a cenoura; Colocar a batata e a cenoura dentro de um recipiente apropriado para micro-ondas e cobrir com água; Adicionar o frango, a cebola, o alho, o cheiro verde, o azeite de oliva extravirgem e o sal; Levar ao micro-ondas em potência alta durante 10 minutos; Checar se os legumes e os frangos estão cozidos – se eles não estiverem, colocar novamente no micro-ondas durante mais alguns minutos.

Passar os ingredientes para o liquidificador ou para o mixer e bater; Passar para um recipiente adequado e decorar com sementes de chia e queijo ralado. Servir-se.

Você já imaginava que uma sopa de batata e cenoura emagrece? O que achou dessas receitas? Pretende inserir em sua dieta? Comente abaixo!

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (2 votos, média: 5,00 de 5)
Loading...

Deixe um comentário