Batata Engorda ou Emagrece?

Especialista:
atualizado em 11/09/2019

Bem, ela certamente pode engordar… a batata engorda como qualquer outro alimento: se você comer demais, você engorda.

Isso é verdade para as batatas da mesma forma que para cupcakes, pizza e qualquer outro alimento – saudável ou não – que você possa pensar.

O que as pessoas não percebem é que a batata engorda apenas se consumida em excesso, isso porque ela não tem um carboidrato ruim, portanto, não é inerentemente engordativa e não é um vegetal ruim que deve ser evitado por quem faz dieta e que deve ser eliminado até das lanchonetes das escolas. Na verdade a batata emagrece se consumida da forma certa!

A batata merece muito mais respeito do que ser categorizada como um carboidrato refinado que teve todo seu valor nutricional retirado. Pelo contrário, em uma dieta com restrição de calorias para perda de peso, a batata emagrece e pode ser uma das suas melhores amigas.

Calorias da Batata e Valor Nutricional

Uma batata pequena (cerca de 100 gramas) pode estar pronta para comer em apena alguns minutos. Prepará-la leva cerca de 30 segundos: lave a batata, fure com uma faca, embrulhe a batata molhada em papel toalha, coloque no microondas.

Servida com queijo cottage e/ou frango grelhado ou carne magra e algumas colheres de salsa, ela compõe um almoço ou jantar nutritivo, saboroso e saciante. A palavra chave é saciedade: a batata oferece uma grande saciedade, o que quer dizer que ela diminui sua fome por muito tempo.

Aquela batata pequena te ajuda a se sentir cheia por muito, muito mais tempo do que meia xícara de arroz integral ou uma fatia e meia de pão integral, ou qualquer porção similar de outro carboidrato saudável.

Agora vamos falar de nutrição. Você percebe que a batata se compara de forma muito favorável ao arroz integral, que todos sabem que é muito nutritivo?

Vamos analisar 100 gramas de batata assada com casca, preparada sem sal, e 100 gramas (cerca de meia xícara) de arroz integral cozido. All values come from the USDA National Nutrient Database.

Valor nutricional a cada 100 gramas batata arroz integral
calorias 93 111
proteína 2,5 gramas. 2,6 gramas.
carboidratos 21 gramas. 23 gramas.
gordura .13 gramas. .9 gramas.
fibra 2,2 gramas. 1,8 gramas.
potássio 535 miligramas 43 miligramas
vitamina C 9,6 miligramas. 0 miligramas

A única vantagem do arroz integral é uma quantidade maior de vitaminas B, e mesmo assim a batata tem uma quantidade considerável.

Fonte de Potássio

Note que a batata é uma das melhores fontes de potássio. Muitas pessoas têm deficiência desse nutriente, que é associado com a redução do risco de hipertensão, doença cardíaca, derrame, artrite, câncer, problemas digestivos e infertilidade.

Um adulto deve consumir 4700 miligramas de potássio por sia – uma quantidade difícil de conseguir a menos que você coma muita banana, leire, frutas cítricas, vegetais verdes e outras coisas saudáveis.

E nenhum dos itens da lista contém tanto potássio em uma porção de 100 gramas quando a batata (535 miligramas a cada 100 gramas).

Índice Glicêmico

E o índice glicêmico? Talvez você esteja preocupado se a batata engorda porque você tem medo que ela tenha um índice glicêmico muito alto – uma medida de quão rápido um alimento influencia o nível de glicose (açúcar) no seu sangue.

A principal base de dados online de índice glicêmico indica que 150 gramas de batata com casca tem um IG de 69; 150 gramas de arroz integral tem um IG de 66. Assim, os dois são considerados “médios” na escala.

Mais importante, se você está preocupada com o índice glicêmico, você deve saber que a refeição inteira é o que determina a resposta dos seus níveis de açúcar no sangue, não cada alimento.

Então quando você come aquela batata com proteína e gordura (como quando você a combina com queijo cottage ou proteína magra, mais uma salada), a refeição tem um IG muito mais baixo que a batata (ou qualquer amido) teria sozinho.

Considerações Finais

Muitas pessoas que fazem dieta recomendam reduzir sua ingestão de carboidratos, o que pode te fazer pensar se a batata pode ser uma parte de uma dieta de perda de peso. Não se concentre em banir alimentos, ou grupos de alimentos, da sua dieta. Ao invés disso, considere cada alimento e se as calorias e nutrientes justificam que você o inclua na sua dieta. A batata tem muitos benefícios nutricionais e uma quantidade modesta de calorias, tornando-a um bom alimento para incluir no seu plano de alimentação para perda de peso. A verdade é que a batata engorda e emagrece, só depende do contexto que você a come e quantidade. Mas tenha em mente que ela não é por natureza um alimento ruim.

Como você mais gosta de comer batatas? Para você a batata engorda ou emagrece? Comente abaixo!

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (61 votos, média: 3,77 de 5)
Loading...
Sobre Julio Bittar e Dra. Patricia Leite

Quando se trata de saúde, é muito importante poder contar com uma fonte confiável de informações. Afinal de contas sabemos que o sua qualidade de vida e bem-estar devem estar em primeiro lugar para você. Por isso contamos com uma equipe profissional diversificada, com redatores e editores que desenvolvem um conteúdo de qualidade, adaptando-o a uma linguagem de fácil compreensão para o público em geral, tendo por base as mais confiáveis fontes de informação. Depois disso todo artigo é revisado por profissional especialista da área, para garantir que as informações são verídicas, e só então ele é publicado no site. Tudo isso para que você tenha confiança no MundoBoaForma e faça daqui sua fonte preferencial de consulta para assuntos relacionados a saúde, boa forma e qualidade de vida. Conheça mais sobre os profissionais que contribuem para a qualidade editorial do portal.

Deixe um comentário

6 comentários em “Batata Engorda ou Emagrece?”

  1. Olá …eu como batata cozida no azeite…uma colher de azeite . faço na panela de pressão picadinha, com o mínimo de água, de forma que a água seque enquanto cozinha…deixo dar uma douradinha no fundo da panela. Fica uma delícia ! Substitue o arroz.

    • Sim estou fazendo isso e notando um grande resultado além da batata te dar saciedade diferente do arroz que da mais vontade de comer.

  2. Boa noite como batata praticamente todo dia cozinho ela com sal e tempero com vinagre de maça azeite cebola e salsinha deixo na geladeira como arroz ou macarrão mas e muito dificil e tmb com salada

  3. Devemos pensar que qualquer coisa em excesso é prejudicial ao equilíbrio de nossa saúde ❗️
    Por isso devemos equacionar tudo como um todo e assim criar um hábito saudável ❗️