Stresstabs Engorda ou Emagrece?

Especialista:
atualizado em 20/05/2019

Divulgado como um multivitamínico indicado para prevenir o estresse físico e emocional, será que o Stresstabs engorda mesmo ou emagrece?

O zinco, presente em boas dosagens em sua fórmula, produz ótima ação sobre o aparelho reprodutor masculino, além de ser um mineral antioxidante. Contém vitaminas do complexo B e mais de 100 enzimas envolvidas que atuam no metabolismo e auxiliam na cicatrização e na digestão. É indicado para pessoas que sofrem de fadiga física e mental, falta de apetite e indisposição, bem como pessoas que realizam dietas inadequadas. Também atua no sistema imunológico, tem ação antioxidante e pode ser um auxiliar no tratamento de doenças crônicas ou em períodos de convalescença e após a realização de cirurgias.

Stresstabs® 600 com zinco apresenta em sua fórmula doses adequadas de vitaminas e minerais com ação antioxidante, substâncias que desempenham papel importante nos processos de proteção celular contra lesões desencadeadas por radicais livres de oxigênio. É produzido pelo laboratório Wyeth e junto do Centrum e Pharmaton é uma das vitaminas mais vendidas e difundidas no Brasil. Uma embalagem de uso oral de Stresstabs vem com 30 comprimidos revestidos.

Por atuar na digestão e, por ser uma vitamina que aumenta o apetite, muitas pessoas perguntam se o Stresstabs engorda ou ao menos ajuda no ganho de peso, mas a pergunta não é tão simples de ser respondida quanto parece. Para saber se o Stresstab pode ser o multivitamínico que você estava buscando para ganhar peso ou se você deve evitá-lo se estiver tentando emagrecer, acompanhe até o final.

Stresstabs engorda?

As vitaminas possuem funções reguladoras no organismo, não de construção muscular ou gordura, por isso, a vitamina em si não ajuda a engordar e nem mesmo emagrecer. O que ocorre é que as vitaminas do complexo B presentes na composição ajudam na síntese de proteínas nos músculos e atuam na digestão, além de aumentar o apetite, e isso sim pode levar ao ganho de peso. Ou seja, não a composição da vitamina em si, mas seus efeitos no organismo.

Para que uma vitamina funcione de acordo com seus objetivos, você deve estar atento e manter uma dieta equilibrada. Como a vitamina é reguladora, ela não fará nada sozinha, até mesmo porque como ela irá sintetizar proteína, por exemplo, se você não ingerir proteína?

Por este motivo, deve-se ingerir diferentes tipos de alimentos dos diversos grupos para ter uma saúde equilibrada e conseguir obter os benefícios das vitaminas. Um multivitamínico, assim como qualquer outro medicamento, não deve ser utilizado como substituto da refeição, além de não trazer resultados ainda pode prejudicar sua saúde. Converse sempre com uma nutricionista para te orientar nessa dieta.

Composição

%*
Vitamina B1 (como mononitrato de tiamina) 30 mg 2143
Vitamina B2 (riboflavina) 10 mg 625
Vitamina B6 (como cloridrato de piridoxina) 10 mg 500
Vitamina B12 (cianocobalamina) 25 mcg 2500
Vitamina C (ácido ascórbico) 600 mg 1000
Vitamina E (acetato de dl-alfa tocoferol) 45 UI 300
Ácido fólico 500 mcg 250
Ácido pantotênico (como pantotenato de cálcio) 25 mg 383
Niacina 100 mg 555
Cobre (como óxido cúprico) 3 mg 100
Zinco (como sulfato de zinco) 23,9 mg 159

Contraindicações e advertências

Pessoas que tenham alergia a algum dos componentes da fórmula devem evitar a ingestão de Stresstabs. Os riscos devem ser levados em conta ao se indicar este medicamento a pessoas com história de litíase renal ou hiperoxalúria, pois podem trazer efeitos indesejados.

A suplementação de vitamina C em doses acima de 1g por dia por período prolongado tem sido relacionada ao aumento de oxalato urinário, portanto também deve-se limitar seu consumo. Na dúvida, consulte sempre um médico para recomendação e possíveis exames antes de iniciar o uso de um medicamento, mesmo que seja apenas um multivitamínico.

Em casos de anemia perniciosa, o ácido fólico pode mascarar o quadro clínico, uma vez que pode haver reversão do quadro sanguíneo periférico ao normal, enquanto as manifestações neurológicas podem continuar progredindo, portanto, faça exames regulares e tenha um acompanhamento médico.

Mulheres grávidas e lactantes podem ingerir a vitamina desde que sob supervisão médica. Pode ser necessária a redução da dose do suplemento nos casos de insuficiência renal ou hepática graves.

Efeitos colaterais do Stresstabs

Ocasionalmente, podem ocorrer distúrbios gastrintestinais, dependendo da sensibilidade do estômago de cada um. A suplementação de vitamina C em doses acima de 1g por dia, por período prolongado, tem sido relacionada ao aumento de oxalato na urina, que pode levar à formação de cálculos no trato urinário em pacientes com história de litíase renal.

A cor da urina pode sofrer alteração ficando com um aspecto amarelo escuro ou laranja e um odor mais forte, durante o uso do medicamento. Isto se deve à excreção, pela urina, de vitaminas do complexo B. Essa alteração é normal e não representa qualquer risco. Para evitar ou diminuir esse efeito consuma mais água para ajudar a dissolver.

Quanto tomar?

O melhor horário para tomar Stresstabs é durante ou logo após as refeições. Não deve-se ingerir mais de um comprimido por dia para não exceder a dose diária de vitaminas. Os alimentos ajudam na absorção das vitaminas A, D, E e K. Quando tomados com estômago vazio ou após uma alimentação muito leve, os complexos vitamínicos podem provocar náusea e dor gástrica, pois não terão o que sintetizar.

Pode-se tomar mais de uma vitamina por vez, sem causar problemas para a saúde, pois uma vitamina não interfere na ação da outra e nem competem na absorção. Crianças acima de 12 anos, adultos e idosos podem usar a vitamina, desde que necessário e através de acompanhamento médico.

O produto deve ser mantido em sua embalagem original e em temperatura inferior a 30°C. Os suplementos de vitaminas e minerais são muito sensíveis à umidade, por isso evite manipular todos os comprimidos de uma vez. Recomenda-se retirar parcialmente o lacre do frasco, permitindo apenas a passagem do comprimido que será utilizado.

Você conhece alguém que tome regularmente e afirme que Stresstabs engorda? Este multivitamínico foi receitado por algum especialista para você? Comente abaixo!

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (167 votos, média: 3,76 de 5)
Loading...
Sobre Julio Bittar e Dra. Patricia Leite

Quando se trata de saúde, é muito importante poder contar com uma fonte confiável de informações. Afinal de contas sabemos que o sua qualidade de vida e bem-estar devem estar em primeiro lugar para você. Por isso contamos com uma equipe profissional diversificada, com redatores e editores que desenvolvem um conteúdo de qualidade, adaptando-o a uma linguagem de fácil compreensão para o público em geral, tendo por base as mais confiáveis fontes de informação. Depois disso todo artigo é revisado por profissional especialista da área, para garantir que as informações são verídicas, e só então ele é publicado no site. Tudo isso para que você tenha confiança no MundoBoaForma e faça daqui sua fonte preferencial de consulta para assuntos relacionados a saúde, boa forma e qualidade de vida. Conheça mais sobre os profissionais que contribuem para a qualidade editorial do portal.

Deixe um comentário

5 comentários em “Stresstabs Engorda ou Emagrece?”

  1. Comecei a fazer uso desse medicamento principalmente por causa do zinco e consequentemente aumentar minha imunidade, ainda mais nesse período de pandemia, porém, percebo que o meu apetite aumentou muito. Já sou obesa, se continuar com essa fome toda vou engordar muito mais. Estou ficando preocupada.

  2. Bom dia uo boa noite ? Quem toma e minha mãe pois o médico dela foi que passou ?apos uma queda para restaura o nervo machucado na perna dela e Ta quarse Boa ? Eu filha dele quero tomar mais tenho medo de engorda pois já tenho posso o bastente

  3. Meu médico me receitou stresstabs há mais de 20 anos. Desde então nunca mais deixei de usá-lo. Sou naturalmente magra, mas quando dou pausa com o stresstabs perco peso.