Suco de Abacaxi com Limão Emagrece? 5 Receitas e Dicas

É muito fácil encontrarmos diversos truques, alimentos, produtos, e bebidas que prometem ajudar a alcançar o tão sonhado emagrecimento. Entretanto, antes de acreditar nas promessas e sair tomando, comendo e usando qualquer coisa por aí, é preciso certificar-se de que o método realmente pode auxiliar.

Por exemplo, você já ouviu falar que o suco de abacaxi com limão emagrece? É justamente sobre essa bebida que nós vamos falar mais abaixo, e descobriremos se a combinação é realmente poderosa no que se refere à eliminação de peso.

O suco de abacaxi com limão emagrece?

Para saber se a bebida realmente é benéfica para quem deseja mandar os quilos em excesso para o espaço, precisamos analisar os seus ingredientes.

Começando pelo abacaxi, temos uma fruta que é composta por 50 calorias em cada porção de 100 g ou 227 calorias por unidade da fruta, e dotada de nutrientes como potássio, fibras, vitamina A, vitamina B6, vitamina C, cálcio, ferro e magnésio.

A fruta contribui com a perda de peso pelo fato dela possuir propriedades diuréticas. Um alimento diurético é aquele que promove o aumento da eliminação de urina, o que ajuda e remover o líquido retido no organismo, que é responsável pelo efeito de inchaço no corpo.

A bromelaína

Além disso, a bromelaína, uma substância encontrada no abacaxi, torna o processo de digestão mais rápido, o que traz uma aceleração ao metabolismo. Um metabolismo mais rápido torna o processo de queima de gorduras e calorias mais eficiente.

No entanto, esse efeito não é de longo prazo.

As fibras

Por ser fonte de água e fibras – são encontradas 1,4 g do nutriente em 100 g de abacaxi – a fruta ajuda a saciar o corpo. Esse nutriente promove a sensação de saciedade no organismo, o que torna o controle do apetite e a diminuição da quantidade de calorias ingeridas ao longo do dia mais fácil.

Porém, como as fibras são trituradas quando a fruta é transformada em suco, o poder de ação do nutriente sofre uma diminuição quando o abacaxi é consumido em forma de bebida. E também não é uma quantidade de fibras tão grande, mesmo no consumo da fruta.

O limão 

O limão é composto por nutrientes como potássio, fibras, proteínas, vitamina A, vitamina B6, vitamina C, cálcio, ferro e magnésio. Cada unidade da fruta apresenta somente 17 calorias.

Como alimentos pouco calóricos e nutritivos beneficiam dietas de emagrecimento, visto que fornecem os compostos que o corpo precisa ao mesmo tempo que trazem poucas calorias, a fruta já apresenta um ponto positivo em relação à perda de peso nesse quesito.

A vitamina C

Outro ponto interessante em relação à perda de peso, é que ele é uma boa fonte de vitamina C – são 53 mg do nutriente a cada porção de 100 g do limão. Isso contribui para a boa forma porque a vitamina C é transformada em um antioxidante dentro do organismo, cuja ação causa a eliminação de resíduos desnecessários ao corpo, a redução do inchaço abdominal, além de combater a retenção de líquido. Vale lembrar que esses fatores costumam estar relacionados ao aumento de peso.

As fibras

Ainda precisamos mencionar que a fruta também fornece fibras: são 2,8 g do componente a cada 100 g do limão. Como já vimos no tópico anterior, elas colaboram com o controle do apetite e, por consequência, o emagrecimento.

Para não perder quase todo teor de fibras presentes no limão na hora de preparar um suco, nossa recomendação é fazer com a casca. Para isso, basta cortar a fruta em rodelas e bater com açúcar ou adoçante no liquidificador.

E então, o suco de abacaxi com limão emagrece? 

Tendo em vista os benefícios citados acima, podemos concluir que o suco de abacaxi com limão emagrece. Ou melhor, ele beneficia o processo de emagrecimento.

Isso porque, ao contrário do que afirmam algumas promessas, não existe nenhum truque, alimento, produto ou bebida mágica que garanta a perda de peso. Para emagrecer é fundamental seguir uma dieta saudável, equilibrada e controlada e praticar atividades físicas com regularidade.

Portanto, enquanto é verdade que incluir a bebida nas refeições pode dar uma forcinha em relação à perda de peso, também é fato que não adiantará nada tomar o suco de abacaxi com limão ao mesmo tempo em que leva uma vida sedentária e alimenta-se mal, consumindo comidas muito calóricas, pouco nutritivas e comendo muitas guloseimas.

5 receitas de suco de abacaxi com limão 

Agora que já vimos como o suco de abacaxi com limão emagrece, vamos conhecer alguns modelos de receita da bebida. Confira a seguir:

1. Suco de abacaxi com hortelã e limão

  • 10 g de hortelã;
  • 1 abacaxi cortado em pedaços;
  • 1 colher de sopa de raspas de limão;
  • 1 l de água;
  • Adoçante a gosto.

Modo de preparo:

  1. Juntar os ingredientes e levar ao liquidificador;
  2. Bater durante dois minutos e passar a bebida para uma jarra. Servir-se e bom apetite!

2. Suco de abacaxi com limão

Ingredientes:

  • 2 xícaras de chá de suco natural de abacaxi;
  • 2 limões cortados em fatias com a casca;
  • Adoçante a gosto;
  • Cubos de gelo a gosto.

Modo de preparo:

  1. Juntar todos os ingredientes, com exceção do gelo, e adicionar ao liquidificador;
  2. Bater bem e transferir para uma jarra. Servir com os cubos de gelo.

3. Suco de abacaxi com gengibre e limão

Ingredientes:

  • 3 rodelas médias de abacaxi;
  • Suco de dois limões;
  • 1 rodela pequena de gengibre sem casca;
  • Adoçante a gosto;
  • Gelo a gosto.

Modo de preparo:

  1. Levar todos os ingredientes, com exceção do gelo e do adoçante, ao liquidificador;
  2. Bater durante dois minutos, acrescentar o gelo e o adoçante e servir-se.

4. Suco de abacaxi com limão e água de coco

Ingredientes:

  • ½ abacaxi;
  • 1 limão cortado em fatias com a casca;
  • Gelo a gosto;
  • Adoçante a gosto;
  • ½ l de água de coco.

Modo de preparo:

  1. Colocar o abacaxi e a água de coco no liquidificador. Pulsar três vezes;
  2. Colocar o limão com a casca e retirar a parte do miolo para não ficar amargo, se assim desejar;
  3. Bater mais uma vez. Servir com cubos de gelo e adoçante a gosto. 

5. Suco de abacaxi com limão e cenoura

Ingredientes:

  • 1 xícara de chá de abacaxi em cubos;
  • 1 cenoura;
  • 1 xícara de chá de talos de erva doce;
  • 1 suco de limão;
  • Água a gosto;
  • Raspas de casca de limão.

Modo de preparo:

  1. Juntar todos os ingredientes e levar ao liquidificador ou centrífuga;
  2. Bater bem e servir. Caso queira obter um suco mais cremoso, utilizar a medida de meio copo de água.

Cuidados com o abacaxi

O abacaxi possui compostos que podem causar sensibilidade em algumas pessoas, principalmente naquelas que já têm alergias ao pólen ou outros alimentos. Ao experimentar sinais como coceira e inchaço na garganta após ingerir a fruta, recomenda-se buscar ajuda do médico rapidamente.

Quem possui refluxo gástrico ou úlceras pépticas ou duodenais não deve incluir o abacaxi na sua alimentação. Além disso, por tratar-se de um alimento bastante ácido, a indicação é não exagerar no consumo da fruta.

A bromelaína presente no abacaxi pode interagir com alguns medicamentos. Portanto, quem usa remédios deve consultar seu médico para saber se pode ou não ingerir o abacaxi.

Cuidados com o limão 

É importante não exagerar no consumo de limão porque o seu ácido cítrico pode causar erosão no esmalte dos dentes, aumentar a sensibilidade dentária para substâncias quentes e frias, causar descoloração e perda do brilho dos dentes. Tomar muito suco de limão também pode trazer efeitos colaterais gastrointestinais.

Consumir muito limão ainda pode causar alergia à fruta, e existe a possibilidade de haver uma ligação entre a alergia a amendoim e a sensibilidade ao limão. Ou seja, se você sofre com alergia ao amendoim, vale a pena checar se também não terá problemas ao ingerir a fruta.

Pessoas que sofrem com a doença do refluxo gastroesofágico não devem consumir limão porque ele pode agravar a inflamação ou irritação do esôfago e causar azia.

Você já imaginava que o consumo do suco de abacaxi com limão emagrece? O que achou dessas receitas listadas acima? Comente abaixo.

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (7 votos, média: 3,71 de 5)
Loading...

1 comentário em “Suco de Abacaxi com Limão Emagrece? 5 Receitas e Dicas”

Deixe um comentário