Suco de Amora Emagrece? Receitas e Dicas

Especialista:
atualizado em 23/12/2019

A amora é uma frutinha pequenina e saborosa, que é fruto da amoreira silvestre ou silveira. Além de comermos a fruta ao natural, é possível saboreá-la por meio de tortas, bolos, vitaminas, geleias, licores, chás, pudins e biscoitos.

Sem esquecermos também do suco feito com a fruta. Já parou para pensar se o suco de amora emagrece? Como essa bebida pode influenciar a nossa forma?

O suco de amora emagrece? 

Em vez de dizermos que o suco de amora emagrece, talvez seria mais correto afirmar que o suco de amora contribui com o processo de perda de peso. Um dos motivos para dizermos isso é que, ao ser colocado no lugar de outras bebidas que são mais calóricas do que ela, o suco de amora pode colaborar com a diminuição da quantidade de calorias totais que são consumidas em um dia.

Vamos ver como isso funciona na prática? Um suco de amora feito somente com 150 g de amora, água e adoçante zero calorias resulta em uma bebida com 64,5 calorias.

Já se a bebida for preparada com uma xícara de amoras, uma xícara de morangos e 400 ml de água de coco, o que temos é um suco com 191 calorias totais e 95,5 calorias por porção, assumindo que a receita rende duas porções.

Esses valores não são altos e são menores, por exemplo, do que bebidas como uma lata de Coca-Cola com 149 calorias, 200 ml de suco de uva de caixinha com 120 calorias, 300 ml de milkshake de flocos com 482 calorias e uma xícara de leite com chocolate integral que carrega 208 calorias.

Ao longo do tempo, a substituição das bebidas mais calóricas pelo suco de amora emagrece ao trazer uma diminuição significativa na quantidade de calorias ingeridas, dando assim uma força para o processo de emagrecimento.

Frutinha é rica em água

A amora apresenta teores elevados de água, o que faz com que o alimento contribua para nos deixar saciados. Isso é importante durante um processo de perda de peso porque ajuda a controlar o apetite.

Com o apetite dominado, fica mais fácil não comer mais do que deve, não exceder nas calorias e resistir as guloseimas e alimentos cheios de calorias e pobres em nutrientes que costumam aparecer na nossa frente no dia a dia.

Amora é fonte de antioxidantes 

A fruta é fonte de antioxidantes conhecidos pelo nome de antocianinas, que são as responsáveis por darem a coloração forte e profunda que o alimento apresenta.

Uma pesquisa feita por cientistas da Universidade da Flórida identificou que indivíduos que consomem mais antioxidantes pesam menos, ainda que não ingiram uma quantidade menor de calorias. Durante o experimento, os pesquisadores elaboraram um índice – chamado de índice fitoquímico ou PI (sigla em inglês para phytochemical index) – para classificar o número de calorias ingeridas oriundas de alimentos vegetais (que costumam ser fonte de antioxidantes) comparando com a ingestão geral de calorias.

Para ter uma ideia de como esse índice funciona, uma dieta vegana, baseada em vegetais e que exclui bebidas alcoólicas e açúcares refinados alcançaria a pontuação 100, enquanto uma alimentação com carne, açúcar, frituras e pobre em frutas e vegetais teria menos do que 20 pontos no índice.

A conclusão à qual os pesquisadores chegaram foi que, mesmo que diferentes grupos de pessoas consumissem a mesma quantidade de calorias, aqueles com as pontuações mais baixas no índice PI pesavam mais, tinham cinturas maiores e apresentaram percentuais de gorduras mais elevados.

É claro que para obter os benefícios apontados pela pesquisa é necessário que toda a alimentação seja rica em antioxidantes e o consumo de suco de amora pode não ser suficiente neste sentido, ainda que possa contribuir com o aporte dessas substâncias ao organismo.

Considerações

Recomenda-se consumir as amoras com moderação, principalmente durante um processo de emagrecimento.

A justificativa é que ingerir a fruta de maneira excessiva significa que você pode estar fornecendo poucas proteínas e gorduras saudáveis ao seu organismo durante o regime de perda de peso.

Além disso, não precisamos nem dizer que é um equívoco pensar que suco de amora emagrece em um passe de mágica, não é mesmo? Portanto, ainda que o seu processo de perda de peso possa ser beneficiado com a inserção da bebida nas refeições, para se livrar dos quilos a mais é fundamental que toda a dieta seja saudável, controlado, nutritiva e equilibrada.

A prática de atividades físicas com frequência também contribui neste sentido, tendo em vista que maximiza a quantidade de calorias que são queimadas. 

Receitas de suco de amora

Agora que já entendemos se e como o suco de amora emagrece, que tal aprendermos a preparar algumas receitas da bebida?

2. Receita de suco natural de amora

Ingredientes: 

  • 150 g de amora;
  • Adoçante a gosto.
  • 400 ml de água.

Modo de preparo:

  1. Lavar bem as amoras e levá-las ao liquidificador;
  2. Acrescentar a água e bater bem. Na sequência adoçar com o adoçante a gosto e servir-se imediatamente.

2. Receitas de suco de amora com morango e água de coco 

Ingredientes: 

  • 1 xícara de chá de amora;
  • 1 xícara de chá de morango;
  • 400 ml de água de coco.

Modo de preparo:

  1. Colocar todos os ingredientes no liquidificador;
  2. Bater bem e servir-se imediatamente.

Atenção: é importante tomar o suco natural de amora imediatamente depois do seu preparo porque a bebida pode perder logo as suas propriedades nutricionais e, portanto, os seus benefícios. O chamado processo de oxidação que acontece por meio do calor e da exposição ao oxigênio e à luz pode fazer com que certos nutrientes percam a sua eficiência.

Por isso, quando não for possível tomar o suco na hora em que ele for feito, a sugestão é armazená-lo em garrafas escuras muito bem vedadas para evitar ou atrasar o processo.

Vídeo:

Gostou das dicas?

Você já tinha ouvido falar que o suco de amora emagrece? Tem curiosidade de experimentar essa bebida? Comente abaixo!

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (7 votos, média: 3,86 de 5)
Loading...
Sobre Dra. Patricia Leite

Dra. Patricia é uma das nutricionistas mais conceituadas do país, sendo uma referência profissional em sua área e autora de artigos e vídeos de grande sucesso e reconhecimento. Tem pós-graduação em Nutrição pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, é especialista em Nutrição Esportiva pela Universidad Miguel de Cervantes (España) e é também membro da International Society of Sports Nutrition. É ainda a nutricionista com mais inscritos no YouTube em português. Dra. Patricia Leite é a revisora geral de todo conteúdo desenvolvido pela equipe de redatores especializados do Mundo Boa Forma.

Deixe um comentário